Nokia HERE Auto: Ligue o seu carro à cloud

15 Comentários

Depois dos smartphones, dos tablets, dos GPS em todos o lado, depois da cloud e dos sistemas operativos integrados, chega a vez da tecnologia da mobilidade se virar para o segmento Auto.

Várias empresas que gravitam em torno dos dispositivos mobile anunciaram projectos para este segmento. Agora é a vez da Nokia que apresenta um novo produto da família HERE.

Falamos no HERE Auto, este é dispositivo de navegação por GPS integrado ao painel do seu veículo e possui uma aplicação para as plataformas Android e Windows Phone.

HERE_Auto_6


Actualmente tudo pode ser ligado à Internet, pois o HUB foi criado. Não é nada mais nada menos que a cloud, este espaço intermédio, na nuvem, é o HUB que permite que tudo possa ser ligado à Internet e levar toda a tecnologia aos automóveis e não estamos a falar somente na integração com os smartphones.

Assim, o serviço da Nokia, a integrar nos automóveis ligados à web, está assente nos seguintes factores:

  • A informação correcta, na hora certa: os mapas híbridos do HERE (que funcionam tanto online como offline) estão sempre disponíveis, mesmo quando há interrupções na ligação e quando conectados trazem informações relevantes para o utilizador (informações de trânsito, locais para estacionar, locais de abastecimento, etc.) e correções automáticas dos mapas.
  • Comunicação: imagine que seu carro passe por um buraco ou problemas na estrada e outros carros recebam esta informação da nuvem, diretamente no painel de seus carros, avisando sobre o problema à frente
  • Personalização: Porque não ter à sua disposição os seus contatos favoritos, locais, rotas, músicas recebidas da nuvem para o seu carro?

Com estes 3 pontos, a Nokia não quer apenas integrar um smartphone com os sistemas do carro. A empresa finlandesa pretende que o HERE Auto, e a app desenvolvida para complementar o serviço, possa transformar as rotinas que o condutor está sujeito, pois com o carro ligado à web, ligado ao seu smartphone e ligado à cloud, o domínio da informação é muito maior. Há muito mais a beneficiar dentro do habitáculo.

Mas onde poderá fazer a diferença este serviço HERE Auto?

  • Pode planear as viagens logo no automóvel ou fazer em casa no smartphone, o serviço irá integrar tudo, apenas recorrendo ao Here.com.
  • Pode utilizar os mapas usando a navegação assistida por voz, assim o serviço irá mostrar as rotas automáticas para evitar o trânsito. Além disso terá informações do preço dos combustíveis. Este serviço está já disponível em 95 países.
  • Pode obter informações e imagens do destino, terá imagens da rua, terá assinalados os locais para estacionar e terá pormenor dos mapas do local onde quer parar.
Informações sobre trajectos, parque e imagens reais da rua de destino
Informações sobre trajectos, parque e imagens reais da rua de destino

 

Tal como os restantes produtos da família HERE, o HERE Auto foi desenvolvido com os conhecidos mapas da Nokia. Estes mapas são utilizados por 4 em cada 5 serviços de navegação GPS instalados pelos fabricantes de automóveis.

O serviço actual permite um grande grau de exactidão, no momento certo e até com alguns preciosismos, como a visão periférica tipo helicóptero. As outras visualizações existentes, são as tradicionais,  ao nível da rua e mais pormenorizadas assim que se aproxima o destino.

Mas a Nokia quer mais e disponibilizou  uma API para que sejam criados mais serviços que usufruam desta plataforma, independentemente do sistema operativo utilizado.

Com a API disponível as opções estarão acessíveis ao utilizador independentemente de qual o  SO utilizado.
Com a API disponível as opções estarão acessíveis ao utilizador independentemente do SO utilizado

HERE Auto Companion  é a app disponível para Android e Windows Phone. Desta forma o automóvel terá mais funcionalidades disponíveis remotamente, usando o smartphone.

Com esta app é possível saber onde foi deixado o automóvel, usando o recurso de LiveSight (Realidade aumentada) e estar em contacto com todos os sensores do veículo, por exemplo, pode saber o nível de combustível , a pressão dos pneus, travar e destravar o seu carro ou controlar o ar condicionado.

A app HERE Auto Companion está disponível para Android e Windows Phone
A app HERE Auto Companion está disponível para Android e Windows Phone

A solução HERE Auto está já integrada na próxima geração de produtos da Continental e outras parcerias estão também em andamento, como a Magnetti Marelli, por exemplo, de forma a trazer o HERE Auto ao mercado dentro dos próximos meses.

Via | Nokia Conversations

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Nokia sempre a inovar e a trazer produtos de excelência! Assim que as pessoas comecarem a olhar para o Windows phone como um excelente SO pode ser que tenhamos a velha Nokia de volta assim espero!

    1. Avatar de Zefra
      Zefra

      Epa eu em hardware sempre achei os telephones Nokia muito bons. Falta-lhes ser um pouco mais arrojados em termos de qualidades dos Acabamentos. Os tais Lumias inicias, sem ser plástico, estavam bons mas voltaram a mexer onde não deveriam. São falta a Nokia ter um SO próprio. O Windows Phone parece um produto inacabado. Eu tenho um uso-o pontualmente por achar ser bastante limitado. Preciso de mais..

      1. Avatar de MigM
        MigM

        Precisas de mais?! Do que sentes falta?
        Eu uso WP e, actualmente, o Android parece-me uma trapalhada.

        1. Avatar de tavares
          tavares

          Também não sei o que falta ao WP…talvez tirar “bicas e imperiais” ou “sacar” as notas do Multibanco!! Mas já não deve demorar muito para ter essas funcionalidades…

        2. Avatar de newJ
          newJ

          Falta muita lag e desorganização.. São as características que mais saltam à vista no Android.

      2. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Eu tive Android durante alguns anos em 3 telemóveis diferentes, todos de gama média. Cansei-me! Root, roms, kernels, recoverys, benchmarks, lentidões, arrastamentos, etc…. Estava farto.

        Mudei para um Lumia 820, que já tem a actualização Amber e estou maravilhado. Tenho as aplicações todas que queria, é rápido, estável e… simplesmente funciona!
        Tem algumas arestas por limar é certo, mas está no bom caminho!

        1. Avatar de zelig
          zelig

          Passo pelo mesmo problema, só que eu preciso de um phone windows 8 dual sim….
          é que ando desesperado com o android…

          1. Avatar de Zefra
            Zefra

            Não desgosto do Windows Phone. Queria era evitar de comprar um telefone sem poder atualiza-lo pelo menos durante 1 ano e meio. Só mesmo por isso. A MS não e conhecida por atualizar os seus produtos com a frequência de outros SO. De resto opa… Os Lumia, sem ser os de plástico,

      3. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Precisas mais do quê? Tenho um Lumia 820 e só te posso dizer que voltar aos Breaks e Lags da trapalhada SO chamada Android nunca mais! Tenho tudo o que preciso no WP claro que ele ainda não está concluido mas pouco falta e quando isso acontecer acredito que mais pessoas olharão para a simplicidade do SO e não irão querer voltar ao Android. Pelo menos espero.

  2. Avatar de SerginhoM

    Nokia sempre a inovar! Depois da grande e acertada aposta no Windows Phone, venha até nós o segmento automóvel.

  3. Avatar de pixar
    pixar

    Ora aqu está uma coisa que nunca percebi: sendo proibido usar telemóvel enquanto de conduz, porque os carros estão cada vez mais cheios de distrações para condução? E que nuinguem me diga que é só para usar enquanto o carro está parado, porque todos sabemos que poucas pessoas param o carro para introduzir endereços de GPS ou coisa do género.
    Em resumo: o telemóvel é uma distração medonha e estes computadores com acesso à internet e GPS não distraem nada…
    Eu que o diga que há cerca de 2 meses levei uma traseirada porque o tipo atrás de mim estava tentar localizar-se com o GPS e… perdeu-se!

    1. Avatar de zelig
      zelig

      concordo contigo pá…

    2. Avatar de tavares
      tavares

      De certesa que o “tipo” que te deu a “traseirada” estava a ser “conduzido” com os mapas da Apple…rsrsrr!!

    3. Avatar de newJ
      newJ

      Uma coisa não implica obrigatoriamente a outra, a responsabilidade é dos utilizadores.
      Decerto que alguém vai comparar com as armas nos USA, mas não é a mesma coisa, até porque quem compra um carro com esta tecnologia não é um miúdo e não vai querer matar ninguém muito menos a si próprio..

      1. Avatar de pixar
        pixar

        É certo que ninguém tem acidentes por querer. Mas isso já se passa com o telemóvel. A responsabilidade é dos utilizadores, mas o aumento dos acidentes provocados pelo seu uso decretou a sua proibição em andamento.
        A questão que levantei é se estes gadgets não serão uma fonte ainda maior de distrção que o tlm. E se depois disso não virá uma lei qualquer a proibir ou a limitar o seu uso (limitar apenas ao GPS).