Conheça o Macintosh mais pequeno do mundo…e a funcionar!

25 Comentários

Projecto foi desenvolvido com base num Raspberry PI

Ter um Raspberry Pi e uma ideia diferente é meio caminho ando para criar um projecto interessante. Na Internet são muitos os projectos que assentam neste popular mini PC, e que disponibilizam toda a documentação/instruções,  para que cada um de nós consiga fazer algo idêntico.

Depois de vos termos apresentado os projectos Wet Pi, LittleBox e o projecto PATOSS, vamos hoje conhecer o Macintosh mais pequeno do mundo.

mac_mini_00

Com recurso ao RaspberryPI, o segredo é ter boas ideias. Desta vez, o projecto que temos para vos apresentar é nada mais  que o mais pequeno Macintosh, a funcionar, do mundo (repare pela imagem inicial que o Macintosh consegue ser ainda mais pequeno que uma estátua de Steve Jobs).

Este projecto foi criado por John Leake, co-anfitrião do projecto RetroMacCast que juntou algumas peças , um Raspberry Pi e um emulador do Mac a rodar sobre Linux..e ao qual deu o nome de Mac Mini.

MiniMac-withJohn

O Mac Mini foi concebido à escala 1/3 e demorou cerca de 12h a estar operacional e funcional. Leak desenvolveu a caixa do projecto recorrendo a folhas de PVC brancas, de 3 mm. Todos os pormenores do original foram “clonados” para este mini-PC, tal como podemos ver na imagem seguinte.

MiniMac-profile

O ecrã LCD do pequeno equipamento tem apenas 3,5” e o RaspberryPI tem funções de motherboard. Ao RaspberryPI está ligado um HUB USB, que permite ter duas portas USB viradas para fora. A interface HDMI permitirá ligar, por exemplo, um monitor externo ou uma TV.

MiniMac-inside2

Como podem ver pela imagem seguinte, agora já com tampa, o Mac Mini fica compacto e com muito bom aspecto. De referir ainda que foi necessário cortar o cartão SD, que encaixa no PI para que a tampa possa ser fechada.

MiniMac-backcase

Vejam aqui um pequeno vídeo do Mac Mini

Ao nível do Software, o Raspberry Pi corre uma versão modificada do Raspbian, uma versão modificada do Debian Linux. Ao nível do emulador, o Mini Mac recorre ao Mini vMac emulator.

Conhecem outros projectos interessantes com Raspberry PI?

Homepage: RetroMacCast

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    hdmi naquela altura anos 80, muito à frente

    1. Avatar de Dércio Gaspar
      Dércio Gaspar

      Dizes isso come se já houvesse usb 2.0 e ethernet na altura

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…a ethernet começou a ser utilizada em 1980, e o standard que conhecemos hoje…802.3 foi desenvolvido em 1985, a sua primeira versão…

        A Portugal é que tudo chegava com cerca de 15 a 20 anos de atraso na altura…hoje em dia talves 6 meses a um ano, nas coisas mais banais…

        cmps

  2. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Muito bom, adorei! mas se fosse um produto oficial apple iria custar no mercado não menos do que 1000€ esse “brinquedo” -.-

  3. Avatar de fornost
    fornost

    off:
    “mais pequeno” em Portugal está correto?

    —-
    ON: muito legal o que fizeram! gostei bastante do “gadget”

    1. Avatar de Alfie
      Alfie

      Correctíssimo (grafia antes do acordo). Usa-se esta forma para indicar um valor absoluto e único. Se fosse para incluyir num conjunto seria “pequeníssimo”. Para uma indicação relativa seria “menor que” (pressupõe uma comparação). E para mais dúvidas consultar: http://www.priberam.pt

      1. Avatar de Alfie
        Alfie

        Incluir e não “incluyir”, obviamente!

      1. Avatar de fornost
        fornost

        indo mais além no OFF:

        obrigado @Pedro/@Alfie!!

        Aqui não se usa esse termo “mais pequeno” “mais alto” etc. É ensinado que esta forma estaria incorreta (português – Brasil)

        O correto seria “menor”/”maior”.

        Salvo engano isso ainda não mudou, nem mesmo com o acordo (mas confesso que estou bem desatualizado nas normas/grafia etc)

        Por isso gosto de conversar com portugueses/ler artigos, além dos termos/expressões próprias, que acho muito interessantes, aprendo novas palavras (de uso comum em Portugal, mas raras aqui; além disso percebo várias regras diferentes e interessantes 🙂

    2. Avatar de lmx
      lmx

      é um termo de comparação…

      mais pequeno do que os outros macs…mas podes escrever por exemplo “é o mais pequeno dos macs”…

      Como fazem a comparação no brasil?

      porque ou é mais pequeno, ou maior , ou igual…

      não vale usar termos menor/maior…porque neste caso não sabes em que o equipamento é menor…é no preço?no tamanho?na largura/altura?

      cmps

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Creio que em Portugal não há propriamente uma regra para usar um vez do outro (“mais pequeno” = “menor”). Este é simplesmente um caso de excepção para os comparativos irregulares, sendo muito mais comum usar “mais pequeno” em vez de “menor”, ao ponto de soar mal quando se usa menor em muitos casos
        No Brasil acho que é mais comum usar “menor”

        1. Avatar de lmx
          lmx

          não sei mesmo se mais pequeno=menor…

          menor não quantifica tão fortemente algo como o faz o termo “mais pequeno”…

          dos pequenos…este é o mais pequeno…implícito tamanho…menor não esta implícito o tamanho…

          “o menor dos macs”…menor em quê(tamanho, performance, custo)??

          “Hoje de fato vesti um fato”??
          “Hoje de facto vesti um fato”..acção…peça de roupa.

          alguém bebeu alguma coisa?? 😀

          cmps

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Mais pequeno é o comparativo de pequeno, tal como menor é o comparativo de pequeno, daí se designar por irregular!
            o que tu falas é sobre o teu uso normal, sobre o soar bem, e de facto é muito mais comum usar “mais pequeno” do que menor e aqui até soa melhor, mas o significado é o mesmo não é errado usar “menor” em alternativa!
            “O menor dos Macs” tem um significado óbvio, ninguém vai pensar em preço ou performance, pois o adjectivo está a ser aplicado ao objecto Mac, e pequeno caracteriza o tamanho.
            Se estivesses a falar sobre preço terias que dizer “o Mac com menor preço” ou “o Mac com o preço mais pequeno” ou “o Mac mais barato”

          2. Avatar de lmx
            lmx

            boas…

            até concordo que possa ser uma questão de habito…

            mas acho o “mais pequeno” muito mais “cirurgico” do que o termo “menor”, este parece-me mais abstrato…

            imagina 3 macs de tamanhos iguais, mas o primeiro é o menos performante e portanto o mais barato(ou não…)…

            podes dizer que o primeiro é o menor dos macs, mas não podes dizer que ele é o mais pequeno…

            a palavra menor é genérica e não esta associada a tamanho…é genérica.

            mais pequeno por sua vez esta associada a tamanho, não faz sentido dizer que ele é o mais pequeno dos MAc’s a não ser que justifiques a tua afirmação…

            O que eu quero dizer com cirurgico, é que o termo “mais pequeno”, dispensa descrição sobre o que estamos a falar e o termo menor poderá não dispensar justificação.

            Haverá coisas que por fácil associação dispensará descrição sobre em que termos ele é menor, mas eu acho que em grande parte teremos, para que fique claro, de descrever aquilo que estamos a comparar…

            O Português é meio tramado, o inglês neste aspecto é como o Português do Brasil…quando vestimos um fato, imos de fato vestidos com um fato.

            cmps

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            essas frases não têm lógica para o sentido que queres dar!
            Pequeno é um adjectivo que caracteriza tamanho ou grau, não tens qualquer forma de ligar a performance sem dizer expressamente performance ou equivalente; e sendo “menor” o comparativo de pequeno, da mesma que forma que “mais pequeno”, o seu uso é relativo a tamanho dum sujeito/objecto!
            Não tens forma de dizer menor sem que tenha sido indicado o sujeito a que te referes, e se o sujeito é um Mac então estás a falar sobre o tamanho do Mac. Se queres comparar performance então o sujeito passa a ser “performance” e tem que ter sido dito performance, não dá para omitir a palavra da conversa!
            Vê um dicionário ou uma gramática, ou pesquisa na internet. Vais descobrir o que te estou a dizer

    3. Avatar de Joel
      Joel

      Está correcto em Português, não em Portugal. Qualquer país que fale Português usa a mesma expressâo. Obviamente que o Brasil não pertence a esse grupo.

      1. Avatar de fornost
        fornost

        Viés preconceituoso, talvez? Prefiro pensar que não.

    4. Avatar de Paulo Sousa
      Paulo Sousa

      Está incorrecto. É menor. Sem volta a dar, sem mariquices.

  4. Avatar de sky
    sky

    exemplos de moldes de plásticos por exemplo para fabricar uma caixa para o raspberry:

    http://www.youtube.com/watch?v=Nd-4OlY49bI

    ou

    http://www.youtube.com/watch?v=yOOdNyJjhD8