SalarioPT – Cálculo do seu salário e respectivos descontos

39 Comentários

Actualmente o cálculo dos salários nem é assim tão difícil pois cada vez estes são mais pequenos, o que não confere grande dificuldade para achas o “resto”. Mas mesmo assim, com os impostos e taxas a que estamos sujeitos, nada como ter uma app no smartphone para saber o que contar no ordenado ao final do mês.

Assim surge a ideia do SalarioPT, uma aplicação para calcular o seu salário e respesctivos descontos, no Windows Phone.


Esta app, o SalárioPT, calcula o seu salário líquido, baseando-se no seu vencimento base e outros pormenores, recorrendo depois a tabelas de IRS e Segurança Social actualizadas e aos procedimentos de cálculo correctos.

As taxas dos regimes da Segurança Social, bem como os limites do subsídio de alimentação e os escalões de IRS são actualizados sempre que se verificar uma alteração. A aplicação tentará, a cada inicialização, actualizar a sua base de dados, caso detecte que possuí uma versão desactualizada.

Se não existir ligação de dados, a aplicação leva como padrão as taxas e escalões como em 2013.

anterior próxima
Embora seja uma aplicação simples, é, contudo, muito interessante pois tem previstos campos para deixarmos a informação sobre o estado civil, se temos ou não dependentes, se somos funcionários públicos, se pretendemos a distribuição dos subsídios de natal e férias em duodécimos… tudo de forma fácil e muito intuitiva.

Os dados fixos estão já colocados na base de dados da app, ela depois apenas apresenta cálculos mensais e anuais. É gratuita e pode fazer jeito!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Phone 7.5+
Download: SalarioPT 1.4.0.0 [2MB]
Homepage: SergioRibeiro

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Psof
    Psof

    E para Android, alguem conhece uma aplicaçao deste estilo? Antigamente ainda se encontravam ate umas folhas em Excel para fazer o mesmo mas nunca mais encontrei atualizadas…

    1. Avatar de helder silva
      helder silva

      então não eram os fanboys de android que diziam que para android existiam mais aplicações do que para WP??
      Se é assim procura na play store! não percebo o porque de haver aqui dois comentários a pedir a aplicação para android!!

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Que raio de maneira de responder a uma pergunta normal e feita de maneira educada. Não te irrites.

      2. Avatar de Mickey
        Mickey

        Quem te trouxe?

      3. Avatar de ruben silva
        ruben silva

        kids…

      4. Avatar de Vítor M.

        helder silva, nem vás por aí… deixa as pessoas solicitarem, o que não invalida que não haja, há e “às paletes”.

        Cump.

        1. Avatar de helder silva
          helder silva

          foi só mesmo para provocar os fanboys que ainda não perceberam que o WP está ai para dar luta ao android e IOS!
          Que ainda não perceberam que…
          …não existe um S.O ideal para todas as pessoas!
          …vai existir sempre uma parte boa e uma má em todos os S.O.
          …a concorrência é boa para nós (users)!!!
          … a inovação pode vir de qualquer parte do planeta!
          …etc!

    2. Avatar de FR90
      FR90

      Existe momentos que mais vale estar “calado”.

  2. Avatar de Jota Ribas
    Jota Ribas

    …Olá a todos….e para Android….era bom existir esta aplicação para a todos os momentos verificarmos quando surrupia mensalmente o desgoverno do PPC….

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Aqui está uma oportunidade para os programadores. Uma aplicação que ainda não existe no mercado (que se veja no Play). Fácil de fazer e que muita gente faria download por um valor simbólico de 0,50€. Apenas obrigava a manter a base dados actualizada e ir fazendo uns acréscimos de funcionalidades ao longo do tempo.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Nada melhor do que uma folha de cálculo para registar os gastos.

    Até aconselho 2 separadores, 1 separador para fazermos o nosso orçamento mensal (receitas e despesas que esperamos), e outro separador para registarmos diariamente as despesas, por exemplo:
    2013-08-01 Recebimento do salário +xxxxx€
    2013-08-01 Bilhete de cinema -yyyyy€
    2013-08-02 Compras no hipermercado -zzzzz€
    …………….
    2013-08-31 ida ao café com amigos -wwwww€

    Saldo mensal = +/- aaaaa€

    E assim sabem exactamente para onde vai o vosso dinheiro e mais tarde se tiverem dúvidas quanto custou algo, etc, podem sempre recorrer à folha de cálculo.

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Para ter noção de inde gastamos o dinheiro nada melhor que essa opção. O problema é que pessoas como eu não têm pachorra para todos os dias apontar as suas despesas (para isso era preciso lembrar-me de quanto gastei e onde).
      A minha filosofia é muito simples: se faz falta, compro. Se não faz, não compro. Muito raramente compro por impulso e quase sempre é porque faz falta (salvo o cinema, cafés e pouco mais…)

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sim, eu próprio já me cansei de registar tudo 🙂

        Mas fiz vários meses e permitiu-me identificar claramente gastos desnecessários. De vez em quando ainda registo um mês ou outro para aplicar “os cortes” 🙂

        1. Avatar de MigM.
          MigM.

          O BES tem um app interna no homebank que permite controlar bem is nossos gastos. Por acaso dá muito para quem, como eu, não tem paciência para registar tudo.

  4. Avatar de Mário Pereira
    Mário Pereira

    E para android? 🙂

  5. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    *OFF*

    Caraca, ainda não postaram a notícia sobre o Hugo Barra? oO

    1. Avatar de Gilberto Pereira
      Gilberto Pereira

      O que tem de especial?

      Saiu da Google e foi para vice presidente de uma empresa chinesa de telemóveis.

      Passou de moço de recados para patrão. No fundo a empresa chinesa estreitou caminho com a Google e o ecossistema Android.

      Nada mais que isto.

  6. Avatar de elsaldanha
    elsaldanha

    Mau…não percebo. O android não tem uma aplicação destas? O windows Phone é mesmo uma treta!!!

    1. Avatar de Pedro
  7. Avatar de newJ
    newJ

    Off topic: Tribunal constitucional chumbou novas regras da função pública.
    Por favor, alguém mate o presidente da República de uma vez por todas..

    1. Avatar de MigM.
      MigM.

      Ou os juízes…

      1. Avatar de pixar
        pixar

        Nenhum deles tem culpa. Se alguma coisa está mal, é a constituição.
        O presidente, em caso de dúvida, deve enviar as leis para o tribunal. O tribunal tem de ler a constituição, interpretar e verificar se a nova lei vai contra. Se for esse o caso, tem de a chumbar.
        Se a constituição está mal, alterem-na!

        1. Avatar de newJ
          newJ

          E com o passar do tempo, como só vejo isto piorar e não melhorar, o futuro negro que vejo para o País é que apenas fiquem cá funcionários públicos e reformados, os da parte da despesa e os restantes a emigrarem que são a parte da receita.. Até que vai chegar a um ponto em que os que ficam cá vão andar a matar-se uns aos outros..

          1. Avatar de pixar
            pixar

            Não conheço em particular a proposta de lei para a função pública, mas parece-me que aquilo tem pouco jeito. Então acham normal que um trabalhador, por não ter trabalho, anda 6 meses a ganhar 63% e mais 6 meses a 50%? Só depois é que será despedido? As coisas deviam ser muito mais simples como acontece no privado: tem trabalho? optimo; não tem neste posto de trabalho e tem noutro? então muda; Não tem trabalho em lado nenhum? despedido.
            Meio termo durante um ano? Isso é o quê?
            É chato ser despedido? Claro que sim. É o fim do mundo? Não me parece, salvo raras excepções!

          2. Avatar de MigM.
            MigM.

            O problema é que os funcionários públicos não podem ser despedidos.

          3. Avatar de newJ
            newJ

            Só que este Presidente jamais permitirá que endireitem o país, enquanto ele mandar..
            Mas já que ninguém o vai matar, já chega de offtopic.

        2. Avatar de João Cardoso

          A constituição?!? Estão no gozo? A constituição existe por um motivo. Dizer tal coisa revela desconhecimento da mesma. Mas na realidade vivemos num país onde 90% dos alunos nunca têm a constituição como tema e o devido aprofundamento na escola.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ou como já foi muito bem proposto, todos aqueles que entraram para a Função Pública por Nomeação, deviam ser corridos!!! Se houve concursos públicos é porque havia necessidade de determinados funcionários para determinadas áreas de trabalho! Com as nomeações, para cargos de direcção, chefia ou acessoria, com ordenados principescos, para além de serem nomeados por compadrio ou camaradagem, produzem 0 e ainda gastam violentamente o dinheiro de todos nós.
      É claro que essa proposta, até agora ainda não foi aceite porque não querem tirar os tachos aos amigalhaços…

      1. Avatar de newJ
        newJ

        A máfia continua..

  8. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    Para android têm o “net wage PT”, parece estar com as especificações portuguesas de descontos e etc, mas está em inglês…

  9. Avatar de Marcio
    Marcio

    E boa app, mas incompleta, tal como a meu salario.
    Não da para colocar horas extra ou noturnas por ex.

    1. Avatar de Pedro Lamas

      Já me pediram isso algumas vezes n’O Meu Salário, mas ainda não tive oportunidade de implementar…

      1. Avatar de Marcio
        Marcio

        Por isso fica bastante simples e não serve para calculo certo. Também há quem receba subsidio de turno, ajudas de custo,…

  10. Avatar de pixar
    pixar

    As contas, infelizmente para a maioria das pessoas, são fáceis de fazer: no final dos descontos, pouco fica!

  11. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    ja agora aqui fica 1 para android 🙂

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.appscot.salarioliquido&hl=pt_PT
    estou a instalar agora no me telemovel

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Com tanto “ténico” programador de android, ninguem consegue imitar esta app?

    Encontrei duas, mas pede o salario bruto. Eu sei é o base e o resto, pplware lança ai o desafio 🙂

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sim este que indicaste e muito bom principalmente para android -_-‘

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Se ainda não existisse para Android eu até fazia… 🙂
    Um bom trabalho do Sérgio Ribeiro, que tem mais aplicações interessantes no seu site.