Transforme o seu Windows 8 num Media Center

38 Comentários

O Windows 8 é hoje em dia um dos sistemas operativos mais populares e estáveis. São muitas as funcionalidades que acompanham esta plataforma da Microsoft, mas há sempre aplicações de terceiros que oferecem novas funções e serviços.

Sabia que o seu Windows 8 pode ser transformados num autêntico media Center? O Pplware apresenta-lhe hoje 3 soluções para esse efeito.

media_center

Xbox Media Center

O XBMC é um fantástico gestor de dados multimédia. Com ele podemos facilmente organizar, catalogar, reproduzir todo o tipo de dados multimédia (áudio e vídeo). Tudo acontece dentro do próprio XBMC que oferece ao utilizador um ambiente agradável e muito funcional.

frodo_00

O XBMC é provavelmente o melhor media player gratuito. Além do Linux, o XBMC  está também disponível para Windows, MacOS, Apple TV, etc. O XBMC Disponibiliza um conjunto de funcionalidades que assentam num interface muito profissional e intuitivo.

Homepage: XBMC

MediaPortal

MediaPortal é uma aplicação Open Source ideal para converter o PC num centro Multimédia avançado. Com o MediaPortal pode ouvir as suas músicas, rádio, ver os seus filmes gravados no PC, DVD’s, ver informações sobre a meteorologia , bem como ver, gravar e até agendar gravações de programas televisivos.

mediportal

Homepage: Media Portal

Plex

O Plex é uma das soluções para completas quando se fala em media centers. Além da plataforma multimédia, esta soluções dispõe ainda de aplicações para dispositivos móveis que permitem facilmente a reprodução de conteúdos (musica, vídeo, podcast, etc) em qualquer lugar/dispositivo. Esta solução tem uma fantástica interface e é muito simples de organizar e reproduzir os conteúdos.

plex

Homepage: Plex

Tendo em conta as três soluções apresentadas, consideramos que tanto o XBMC como o Plex oferecem as melhores funcionalidades para transformar qualquer PC com Windows num Media Center. Todas as soluções são gratuitas e usadas por milhões de utilizadores.

Já alguma vez transformou o seu POC num media Center?

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JC
    JC

    Esqueçam o Windows 8, e instalem logo o XBMCbuntu. Isso é que é um verdadeiro Media Center com custos muito mais baixos, e menor “necessidade” de hardware.

      1. Avatar de Jardel
        Jardel

        Esquece sistemas operativos open-source ou ate mesmo da apple.

        O único com suporte para som HD é o Windows.

        1. Avatar de Kimbas
          Kimbas

          Isso nao corresponde á verdade, eu uso o xbmcbuntu 12 e tem suporte a som HD.

        2. Avatar de David Ferreira
          David Ferreira

          por sua vez o OS da apple sempre teve suporte para som hd =/…

          aliás a os da apple é mais usado pelos designes e movie makers devido ao sincronismo do som e video e a sua compilaçao

  2. Avatar de Rui Manuel da Silva Martins
    Rui Manuel da Silva Martins

    A melhor solução será o XBMC, sem dúvida. Usei o MediaPortal durante uns tempos, mas comparado com o XBMC ainda é um bocado cru.
    O Plex, nunca experimentei, mas parece-me um clone do XBMC …

    1. Avatar de arpinacio
      arpinacio

      Parece porque é um fork do XBMC, faltou referir isso no artigo.

      São dois projectos independentes mas que derivam da mesma base.

  3. Avatar de Sérgio Teixeira
    Sérgio Teixeira

    Para mim o Plex é o melhor tambem é o unico que corre na apple tv3.
    Como tal o mesmo é indepensavel.

  4. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Uso o XBMC em Windows 7, e é excelente. Satisfaz todas as minhas exigências, e eu sou exigente.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mais um bom artigo. Parabéns.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    o problema do plex para windows phone 8 é pago.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Alguém sabe onde é que se pode comprar uma sala daquele tamanho?

    :p

    1. Avatar de Mario
      Mario

      ikea tem tudo 😀

  8. Avatar de JJ
    JJ

    O tenho outro problema… o meu Media Player da sala, não consegue aceder aos dados partilhados na rede, a partir do PC com Windows 8, pede-me sempre user/password onde já tentei de tudo e nada. Curioso é conseguir aceder aos mesmos dados a partir do tablet android.

    Já me fartei de fazer configurações no Win8, para ver se dá e nada. A meu ver será do Media Player (Seagate Theater Plus) o problema, pois apesar de só ter 2 anos, já é um produto descontinuado e já não recebe updates. Apesar de ser bom e estar satisfeito com ele, desde que tenho o Win8, tenho de andar com pen de um lado para o outro.

    Já encontrei algumas soluções… mas acabam por dar problemas com as legendas externas.

    Se alguém tiver alguma dica… agradeço.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Também me aconteceu há uns tempos. Vai ás definições de internet, definições avançadas de partilha e desliga a opção que pede a pass para partilha de ficheiros. (Peço desculpa não ser mais específico, mas neste momento só tenho o Mac disponivel).

      Para além disso, se mesmo assim não funcionar, muda a maneira como estás a indicar o PC como fonte. Em vez de meteres como fonte smb://192.168.1.10. muda para o nome do pc na rede. Por exemplo: smb://MC-JJ/

      Espero que funcione.

  9. Avatar de Paulo Guerra
    Paulo Guerra

    E porque não o Openelec ? É um xbmc embebido em Linux…não rquer know-how para instalação e instala em apenas 4 minutos (sem custos de licenciamento)…tem requisitos de hardware muito baixos e compilações para varios tipos de arquitectura diferentes !

    1. Avatar de Pedro Pinto

      também é bom, sem duvida

  10. Avatar de Renato Alberto
    Renato Alberto

    Eu costumo usar também o Media Browser para o Windows Media Center, muito bom também.

    http://www.mediabrowser.tv/

  11. Avatar de rrb
    rrb

    experimentem o mediabrowser3. além de funcionar no pc, tem apps para android, ios, wp8, roku…monta .iso’s e ainda funciona em qualquer browser. o único problema é que ainda está tudo em beta. mas vai ser difícil bater este quando passar a produto final. muito bom.

  12. Avatar de Luis Caldas
    Luis Caldas

    Gostaria de colocar uma questão pode ser que alguém saiba. Numa LG smart TV é possível os canais do futebol etc…tipo first row sem instalar nada de pens android com o XBMC por ex. Ou seja aceder directamente da TV.
    Alguem sabe?

  13. Avatar de hilario
    hilario

    Já testei todos eles.

    Optei pelo plex, pois é o mais flexivel e podes levar o teu Media center para todo o lado.
    Ipad’s, androids, acesso em qualquer computador através do webplay.Um espectáculo.
    Ainda dá para instalar on raspberry (rasplex ).

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já uso o XBMC em cima do Win7 há uns anos, e estou muito satisfeito. Experimentei fazê-lo com o Win8, mas tive de “voltar atrás” por causa dos drivers para o PC (Acer Revo 3610).

    1. Avatar de Kimbas
      Kimbas

      Tambem tenho esse pc como leitor multimedia na sala, com o xbmcbuntu. 🙂

  15. Avatar de António
    António

    Porquê o Windows 8?
    Isso funciona com outras versões do Windows, várias distribuições de Linux e Mac OS.
    Não percebo qual é a lógica ou necessidade de referir especificamente o Windows 8 neste artigo.

  16. Avatar de Miguel Ribeiro

    Eu cá acho o XBMC fenomenal!
    Um pouco instável, mas näo posso pedir mais!
    Para quem está fora do país, com os plugins da TV Portuguesa, é uma maravilha! 🙂
    Recomendo vivamente!

    1. Avatar de Kimbas
      Kimbas

      E tb podes instalar o addon do ratotv… É brutal

  17. Avatar de pedro elias
    pedro elias

    Xbmc no win8 com os addons certos “mama”tudo o que queremos.Recomendo.

    1. Avatar de aaa
      aaa

      + 1

      os addons pra ver filmes no wareztuga e pra ver tv sem pagar. com uma boa conexão até dá pra ver tv em hd e deixar de lado a tv. a não ser pra ligar ao pc 🙂

  18. Avatar de Marco Faria
    Marco Faria

    Ja a algum tempo que uso o Plex atraves do meu leitor bluray da Samsung e nao quero outra coisa!
    Super intuitivo e com um visual grafico magnifico.
    Uma das minhas funcoes favoritas e o facto de descarregar as legendas da web automaticamente!
    Recomendo vivamente!
    Abraco enorme para todos!

  19. Avatar de Gato Guga

    Faço uso avançado do xbmc e não é possível comparar ele com nenhum outro, ele é realmente único. Na verdade o xbmc, agora na versão 12 Gotham é muito mais do que é citado no post, mas não é para todos. Usuários comuns teriam muita dificuldade em utilizar face a necessidade de configurações do próprio software e do hardware necessário para a melhor experiência.

  20. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Windows 8 ?! Isso já não morreu ?

  21. Avatar de Fausto
    Fausto

    Esqueceu de falar do próprio Media Center Pack do Windows 8, que pode ser baixado em separado.

  22. Avatar de Alisson
    Alisson

    Eu uso o XBMC no modo portable, o XBMC fica no mesmo HD que ficam os filmes, o que me permite usa-lo em qualquer computador com windows.

  23. Avatar de Ezequiel
    Ezequiel

    Estou de acordo com os demais comentários: Não é necessário o Windows 8 – ou mesmo do Windows para ter um Média Center ou um HTPC.

    Utilizo o XBMC já a mais de dois anos sobre o Windows 7. É um excelente programa. Apenas alguns formatos de vídeos e áudios mais exóticos que não tocam. Para isto tenho também instalado o MPC-Media Player Classic com os codec K-Lite.

  24. Avatar de Devanir Nunes Filho

    Me permitam uma adição ao texto da matéria:
    Claro que usar um PC como Media Center é muito prático. O grande espaço em disco ou a capacidade de acessar pastas compartilhadas em outros computadores é o modo mais simples de reproduzir conteúdo. Eu mesmo costumo ligar o notebook de minha esposa na TV para reproduzir conteúdo que baixei no meu desktop (que fica no outro comodo).
    Mas e quem só tem 1 computador e o mesmo não está perto da TV?
    Muitas vezes se pode usar a própria TV, Blu-ray ou videogame como media center. Muitos desses dispositivos hoje seguem o padrão DLNA e podem acessar um Media Server.
    Dentre todos os programas que testei o melhor foi o Universal Media Server.
    Esse programa além de ser um servidor DLNA também converte (transcoding em tempo real) formatos de vídeo que normalmente não seriam aceitos pelo cliente DLNA do media center.

  25. Avatar de João
    João

    Eu ainda sou um novato nisto dos media centers, mas a minha questão é como posso eu configurar o meu pc (SO: Windows 8) com a minha tv (Samsung Smart Tv)?