Windows 7 coloca utilizadores em risco? MS diz que não

40 Comentários

Depois de termos publicado conclusões de um relatório onde eram apontadas falhas na práticas da Microsoft e mais concretamente ao mais recente Windows, apontando falhas graves na segurança, a Microsoft reagiu e contrapõe as conclusões e resultados apresentados. O Windows 7 não tem nenhuma falha, como adianta a seguir a empresa de Redmond.

A vulnerabilidade descrita pela F-Secure não é um problema de segurança no Windows 7 – Por forma a ter sucesso, o malware teria de estar presente na máquina e o utilizador teria de pro-activamente abrir o ficheiro executável.

Tal como todas as versões do Windows desde o Windows 2000, o Windows 7 irá, por omissão, esconder a extensão do ficheiro (exemplo: .exe, .pdf, .docx).

De qualquer modo, os utilizadores podem alterar este modo por omissão a qualquer altura no menu Opções de Pastas no Windows Explorer, desactivando a opção “Ocultar extensões para tipos de ficheiros conhecidos“.

Adicionalmente os utilizadores podem seleccionar ver “Detalhes”, que irá mostrar os nomes completos dos ficheiros, incluído as extensões.

O Windows 7 e o Internet Explorer 8 contêm importantes protecções de segurança para ajudar a manter as máquinas dos utilizadores livres de malware, tais como o Windows Defender e o SmartScreen Filter. Também recomendamos a instalação de uma protecção anti-vírus de um fabricante de antivírus de confiança.

Os utilizadores devem também manter os seus PC’s actualizados com os updates do Windows, os seus programas antivírus actualizados e nunca executar ficheiros de fontes desconhecidas.

A resposta da Microsoft reporta-se ao relatório sobre a prática da Microsoft (desde o Windows 2000) de representar no Windows as tipologias de ficheiros por ícone e escondendo a extensão dos ficheiros (exemplo: texto.docx). De acordo com a F-Secure, esta prática coloca os utilizadores em risco devido à possibilidade de um vírus se renomear para uma extensão conhecida (virus.docx.exe) e o Windows mostrar o vírus como um ícone e esconder a extensão .exe.

Artigo relacionado:

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ELE DIZ

    Não tem falhas até começarem a sair as actualizações em massa, nem sei para que continuam a dizer isso!!! Pelo que dizem é realmente melhor que o vista, mas no fundo não passa de um update. Não existe uma quebra real com o anterior sistema operativo.

    http://www.elediz.blogspot.com/

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Ja o expriemntaste? ou so usas linux/mac?

    2. Avatar de tagravado.com

      só por correr programas desenvolvidos para XP já é muito melhor q o vista! 😀

      http://www.tagravado.com

      1. Avatar de BM
        BM

        Eu corro programas desenvolvidos para o XP no Vista.

  2. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    No meu pc nunca consigo correr nenhuma aplicação nao assinada, sem que ele me indique que se trata de uma aplicação e que pode ser potencialmente perigosa bla bla bla… Se tenho um Jpeg que me mostra esta mensagem ao abri-lo so o executo se quiser!

    Avisos e protecçoes existem! agora so cai quem quer!

  3. Avatar de Jean Santos

    Claro que não (põe os utilizadores em risco) mas isso já tinha sido comentado no post de Hélio Moreira.

  4. Avatar de Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro

    Vieram confirmar o que já tinha sido discutido no outro artigo: Não é uma falha de segurança.

    É uma funcionalidade do Windows. Falha era se o Windows não reconhecesse que aquilo era um executável e o UAC não desse cor de si.

    Agora, como queremos que o Windows trate as extensões, a meu ver, depende de cada um de nós.

  5. Avatar de anjodefogo
    anjodefogo

    +/- off topic 😉

    Alguém sabe indicar como tirar a “marca de água” do ambiente de trabalho da versão RC do windows 7!?

    Abraço!

  6. Avatar de Shogun
    Shogun

    Mas havia duvidas?!

    Na volta o relatorio foi encomendado pela Cannonical 😛

    1. Avatar de Tijó
      Tijó

      Por favor,não lançem suspeitas sem fundamento “para o ar”,alguém pode interpretar como verdade.

      Isto de esconder ou não as extensões cabe ao utilizador escolher como quer ver o ficheiro,pessoalmente gostava com extensão visivel.
      Nunca foi falha de segurança,como quiseram dar a entender o contrário.

      Cumps,
      Tijó

    2. Avatar de Shogun
      Shogun

      Não estava a levantar nenhuma suspeita, inclusive coloquei o smile logo a seguir, foi apenas uma piada.

  7. Avatar de atxim
    atxim

    Digam-me uma coisa: no Windows 7 já está resolvido o problema do folder view do Windows Vista, nomeadamente, o facto de estar constantemente a mudar?

  8. Avatar de Vítor M.

    Continuo a dizer que o binómio Windows 7 – ESET Smart Suite é tão seguro como qualquer outro sistema operativo,(se não for mais seguro, tendo em conta o numero de aplicações que corre e o numero de utilizadores que serve).

    Claro, este Windows anda a atormentar… principalmente aos que ganham dinheiro a dizer mal do Windows… há coisas aborrecidas não há?

    Seja como for e porque a Microsoft aumentou os seus factores de consciência, é bom não dormir agora à sombra dos louros.

    E porque sei que responsáveis da Microsoft Portugal vão ler este meu comentário, sugeria que tivessem uma postura mais próxima do utilizador, conforme tiveram connosco ao enviar logo de seguida argumentos para refutar as acusações que foram feitas no post em causa.

    É bom ver esta nova atitude da Microsoft 😉

    1. Avatar de Tijó
      Tijó

      Foi preciso lançarem o Vista para aprenderem a ser mais humildes,a ter mais preocupaçao com as expectativas dos utilizadores e não os defraudarem.
      É preciso haver um desastre para mudarem de estratégia,como está a acontecer com o Seven,se não acontecê-se continuava-se com a actuação arrogante do costume.Já deviam ter aprendido com o lançamento do ME.

      Cumps,
      Tijó

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Mas olha aí está um ponto chave, Windows mais um bom antivírus, firewall, antispyware… é tão seguro como qualquer outro sistema operativo…

      Concordo a 100% contigo, mas não seria responsabilidade da Microsoft em oferecer já que não consegue eliminar as suas próprias falhas que permitem aos antivírus e afins penetrarem o sistema, este serviços?

      A Microsoft para afirmar que tem um sistema seguro deveria garantir de fábrica que o seu sistema operativo realmente é seguro, e não que se torna-se seguro a instalar uma panóplia de software extra que muitas vezes tem que ser pago para garantir qualidade…

      1. Avatar de Xavier Oliveira
        Xavier Oliveira

        A Microsoft já oferente o Windows Defender… se oferecer o AV ai vêm os defensores da saudável concorrência, ora então não deixam o utilizador escolher.

        Em relação à Garantia, gostava de saber de algum software que oferece garantia de fábrica em relação à segurança. Alías… gostava de saber de algum equipamento com garantia de fábrica em relação à segurança.

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          Mas aí não podem reclamar muito porque a Microsoft pode alegar que está a corrigir apenas os erros que cometeu e isso é ela que tem que fazer não outra empresa qualquer…

          As empresas de antivírus só têm que fazer produtos melhores que os produtos da Microsoft, senão vejamos, o Windows trás uma ferramenta para desfragmentar o disco num entanto várias empresas têm software para desfragmentar o disco e nem por isso se queixam… Para além disso eu não estou a dizer que a Microsoft deva integrar estes softwares no Windows mas apenas que ela deve oferecer estes softwares na sua pagina…

  9. Avatar de Henrique Graça
    Henrique Graça

    Essa também era uma das minhas “chatices” com o vista.
    Mas resolvi seguindo este tutorial.

    http://www.vistax64.com/tutorials/70819-windows-explorer-folder-view-settings.html

    Quanto á tua questão, sim já está resolvido no 7 e a navegação entre pastas anterior e seguinte também foi muito melhorada, está fantástico agora.

    Cumprimentos

  10. Avatar de NanoFerias.com

    Sempre usei este sistema de mostrar todas as extensões ocultas.
    Este windows (apesar de precisar de uma boa maquina) está bastante bom!

    —-
    http://www.nanoferias.com

  11. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    O Windows 7 não tem nenhuma falha?

    Wow!!! Esta é brutal!

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      É obvio que só nao compreendes porque não queres.
      É claro que se estava a referir a esta situação em concreto!
      Em relação a este aaspecto o windows nao tem qq falha, porque isto nunca poderá ser considerado como tal!

  12. Avatar de aospapeis.blogspot.com

    Então? Querem a Gripe ou o Windows7? De qual preferem ter mais medo? Eun confesso que me chateia ter dois medinhos ao mesmo tempo. Tira-me energias…

  13. Avatar de Brunomz
    Brunomz

    Claro que irao sempre atirar pedras ao seven porque ele vai incomodar o mercado!

  14. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Estou a trabalhar com a versão RC há 3 dias e só posso tecer comentários positivos. Então a virtualização dos SO está fantástica. Resolveu-me um problema que com o VirtualBox ou o VMware não conseguia. O Xp virtal corre de forma fluida, com acesso à Net, sem ter que me preocupar com configurações complicadas de rede.

    1. Avatar de Mr. Ironic
      Mr. Ironic

      Uhull. windows eh isso ae!!!! é bom mesmo!!!!

  15. Avatar de Navyseal

    “o utilizador teria de pro-activamente abrir o ficheiro executável.”

    Coisa que nunca acontece no Windows, os utilizadores nunca fazem isso… LOL cof cof

  16. Avatar de Kayn
    Kayn

    yet again. mais do mesmo.
    Houve muitas alturas que discordei do que a M$ dizia. Mas esta não é uma delas. Isto não é nem nunca foi uma falha. Quem diz o contrario ou não sabe o que diz ou então tem alguma coisa a lucrar com contra-informação.

  17. Avatar de JP
    JP

    concordo com a Microsoft… Não é bug, mas sim uma opção ou funcionalidade do Windows. Acho que o afirmar que é bug é uma grande difamação ao Windows… O que se pode dizer é que esta opção deveria ser desactivada por omissão… e não dizer que é bug… E os fãs de linux/mac aproveitarem-se desta situação para “gozar” o windows e a microsoft sem fundamento fica-lhes muito mal… mas pronto este mundo é assim ingrato… eu 1 dia gostava que me respondessem a uma questão se o linux é assim tão bom e é gratuito porque é que as pessoas optam por uma coisa paga e pior… será que existe tantos “burros” neste mundo???

    1. Avatar de Filipe

      Dizer que o windows tem um BUG não é difamar, é conversa de café. É tão normal que não é apenas um bug que o difama, mas um conjunto deles.

      Segundo, para que é que os fanboys da mac vão gozar com o windows? Acho que devem é ter pena por ver o seu adversário estar tão em baixo… Vamos lá ver como se comporta este 7 Janelas. Estou com boas esperanças.

      PS: quando puderes vai a uma Apple Store, que eles deixam-te mexer nos mac’s. Experimenta e vê como um PC havia de trabalhar nos dias de hoje….

  18. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Dizer que o Windows 7 não tem falhas é um exagero porque qualquer SO tem falhas, agora considerar isso uma falha grave também é um exagero…

  19. Avatar de Mig.Golf
    Mig.Golf

    isto é uma acusação tão estúpida que nem tenho nada para dizer, a não ser que, com tanta coisa mal que a Microsoft tem feito, podiam ter a inteligência de pegar em algo realmente frave e não no opção default do setting de ver as extensões – Eu também gosto de ver tudo e por isso é uma das primeiras coisas que faço depois de instalar um SO Microsoft é activar a aopção de se ser as extensões… e pronto…

    Isto só poderá ser mesmo um problema para débeis mentais… mas esses também não devem usar o Windows, por isso não há problema nenhuma.

    Deixei-se de inventar problemas e curtam o Windows 7, que, para variar, está fantástico e faz-nos esquecer aqueles acesso de vómitos que todos tivemos quando trabalhamos a primeira vez com o Vista e que nos fez loho re-formatar os PC com o XP…. 🙂

  20. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Isto de bug não tem nada falha também não embora ache que a opção de ocultar extensões devia vir desactivada e permitir aos utilizadores activá-la…

    É óbvio que quanto mais tentamos esconder do utilizador como extensões, funcionalidades avançadas como por exemplo o msconfig.exe só pode ser acedido por alguém com alguns conhecimentos, a maioria dos utilizadores nem sequer sabe que isto existe, num entanto é útil para retirar-mos facilmente aqueles programas de arranque que não queremos, mais ignorância vamos criar no utilizador comum que leva a que muitos vírus se espalhem facilmente…

  21. Avatar de softclean
    softclean

    Lá voltamos ao mesmo… Isto pode ser usado para obter uma falha, mas a definição em si NÃO é uma falha.

  22. Avatar de mjam
    mjam

    ola pessoal querem o win 7 em pt pt ?

    pois aqui vai o torrente

    ISO.Windows.7.RC.7100.Português.PT.PT.torrent

  23. Avatar de gcha
    gcha

    Olá. Desculpem a minha ignorância, mas este windows 7 é a versão final ou ainda vai sair outra?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      ja o viste a venda na loja? Deu no telejornal? como é obvio, basicamente é a versão final em fase de testes, mas ainda não é a versão final..

      1. Avatar de gcha
        gcha

        ok obrigado. Por acaso n vi no telejornal

  24. Avatar de Ferias Nano

    O Windows 7 é o melhor Windows que se fabricou até hoje. Foi uma boa forma de a Microsoft fazer esquecer o Vista.