No futuro use a janela para carregar o Smartphone

24 Comentários

O mundo da tecnologia não pára de inovar e a procura das energias limpas e alternativas, de fácil acesso, é uma ansiedade dos criativos. Esta sugestão é ainda um concept mas poderá ser uma solução interessante, será a ponte para os modelos de carga actual e o futuro onde a energia solar e as formas de recarregar baterias irão evitar as tomadas.

A Window Socket, criada pelos designers Kyuho Song & Boa Oh, oferece uma forma inteligente de aproveitar a luz solar como fonte de energia.

 


Esta solução é desenvolvida em plástico, tem a particularidade de fornecer energia directamente ao dispositivo, ao contrário das soluções que já conhecíamos que funcionam com bateria solar, mas nada com um plug-in directo como a Window Socket.

A Window Socket cola-se na janela através de uma ventosa

Esta tomada portátil solar é de concepção simples e o modo de usar é intuitivo, tal como qualquer outra, basta vermos o seu aspecto.

Para carregar os dispositivos, quaisquer que sejam, basta colocar a tomada, usando a ventosa, numa janela onde o sol ilumine abundantemente a tomada e ligar o aparelho a essa tomada.

Ligue o dispositivo à tomada, mas tenha em atenção que esta esteja bem exposta ao sol

Segundo os designers e criadores, Kyuho Song e Boa Oh, a Windows Socket leva de 5 a 8 horas para carregar completamente e a energia armazenada dura 10 horas.

Pode ser colocada na janela do carro, de casa e transportada para qualquer lugar

Assim o produto apresenta-se como uma tomada que recolhe a energia da luz solar, é de fácil transport e pode ser colocada em qualquer janela com exposição ao sol.

A Window Socket tem um botão para ligar e desligar o que permite gerir o fornecimento de energia

O produto ainda não existe, é apenas um concept dos designers, mas em breve pode ser uma realidade dado o detalhe tecnológico envolvido e as empresas já disponíveis para avançar com o projecto.

Simples de colocar em qualquer superfície exposta ao sol

A bateria deste dispositivo é pequena, apenas de 1000mAh, mas fornece energia para carregar pequenos electrodomésticos, como os Smartphones, por exemplo. Mas, como referimos, a ideia é mesmo desenvolver essa capacidade e aumentar o poder de armazenamento.

Via | Yanko

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Pinheiro

    Ideia fenomenal. Literalmente vamos passar a ter tomadas onde quisermos! (Sim, porque isto tem TUDO para que se torne mais que comum.)

  2. Avatar de Gabriel Queiroz

    Compraria, aqui na região norte faz sol 365 dias por ano, e muito sol

    1. Avatar de Gabriel Queiroz

      Corrigindo: Região norte do Brasil

  3. Avatar de Nuno Castro
    Nuno Castro

    O único problema é que isso é electricidade grátis e vai haver sempre um bando de capitalistas que querer que paguemos uma taxa qualquer por usarmos qualquer coisa que seja grátis e livre para todos….

    1. Avatar de miguel
      miguel

      lool eletrecidade gratis com aquilo, por amor de deus, nem um painel de 1 m^3 da para tu usufruíres muito….
      como esta descrito no post é apenas para smartphones, mp3, e pequenas coisas.

      mas nao deixa de ser uma bela engenhoca ja me tinha dado jeito certas vezes… (electricidade móvel)

      ps: painéis solares passado 5 anos a sua rentabilidade desce cerca de 60 %.. logo nunca vai ser futuro nenhum, é mais marketing para vender..
      futuro sim é energia eólica, ou nuclear(é a mais barata ns dias de hoje)

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        E lá por só ter capacidade de carregar pequenos domésticos, não deixa de ser electricidade e grátis?

        1. Avatar de miguel
          miguel

          é, mas achas que são os capitalistas que vão estar interessados nesta bujiganga ??
          o nuno pintou isto como se fosse uma evolução energética que não o é
          o monopólio energético este preocupado com coisas bem maiores (ex: centrais nucleres, incrementação na cabeça do ze povinho que é uma coisa má, mas é a única solução para portugal ser minimamente sustentável energicamente, alem do mais que o impacto ambiental é inferior ao das barragens… mas em vez disso toca a dar dinheiro aos alemães, franceses, etc)

          1. Avatar de brunobola
            brunobola

            É de louvar que existam projectos como este, pois senão ainda todos tinham ecrãs de raios catódicos e ninguém evoluia, o capitalismo infelismente tem poder, mas é porque “o zé povinho” de Portugal é maioritariamente “antigo”. A comunidade de inovadores é afastada compulsivamente, aliás se bem se lembram existiu uma investigadora PORTUGUESA, sim TUGA que “inventou” transistores de papel. Aplicabilidade?!! Bem a imaginação é o limite, onde está ela agora? Abafada (fora de PORTUGAL, tanto quanto sei) pois não teve financiamento, porque será ?!!!

  4. Avatar de Sharp Random

    Sob camadas de pó, Tesla.

  5. Avatar de Valente
    Valente

    Desenvolvam mas não se esqueçam de registar a patente.

  6. Avatar de Valente
    Valente

    No pequeno telemóvel LG Pop GD510 já tenho há muito tempo uma tampa trazeira que é um painal solar ref. PCB100. Demorava algum tempo a carregar mas paciência. (digo demorava porque já não o uso). Levava-o no tablier do carro com a trazeira para cima e lá ia carregando.
    Foi pena não terem continuado com o desenvolvimento disto até á era dos smartphones.
    Não é uma ventosa mas também o colocava no parapeito da janela ao sol.

  7. Avatar de Nunes
    Nunes

    É uma ideia interessante mas para resultar vão ter que usar materiais de grande qualidade!
    As ventosas na maioria dos casos perdem aderência com o tempo, e estando expostas a grandes variações de temperatura e às radiações a perda de aderência será mais do que provável!
    Este género de painéis solares demoram tempo a carregar baterias, daí tb só usar pilha/bateria de 1A, o que não é suficiente para carregar completamente um telemóvel. Na minha opinião deveriam apostar em algo que conseguisse carregar no mínimo uma bateria de 2A com 1 dia de exposição!

  8. Avatar de André Silva

    No eBay, se procurarmos por “solar charger window”, também existem uns dispositivos similares, mas para usb. O conceito não é novo, como o título dá a entender, mas as possibilidades são sem dúvidas maiores com esta invenção, ao permitir muitos mais equipamentos.

  9. Avatar de miguel
    miguel

    isto não vai passar de um gadget chines, por muito que a personagem que desenhou isto tenha boas intenções, falta a tecnologia, hoje em dia ainda é impossível ligares + do que cenas USB, a ficha é só para inglês ver, porque dá mais jeito ser USB que por ficha.

    experimenta ligar la um portátil só serve para acender o led do transformador e carregar o condenador haaha e mesmo o condenador ia demorar um bocadinho

    1. Avatar de miguel
      miguel

      condensador*

    2. Avatar de miguel
      miguel

      mas se não estou enganado, quase todos os gadgets hoje em dia sao carregados USB, a ficha esta lá quara que?? para haver + desperdício energético num inversor (1 “transformador”, um rectificador de onda”quadrada que aquilo é chines”, 2 condeçadores no mínimo).

      isto tudo so naquela bujiganga para ter ficha, depois + desperdício no transformador que vais la por (1 transformador, uma ponte de grantz, e + 2 condeçadores )

      isto são as minhas contas por alto… não era + facil sair logo corrente continua, com poucas perdas??? digo eu que sei pouco de eletronica

      1. Avatar de César Teixeira

        “experimenta ligar la um portátil só serve para acender o led do transformador e carregar o condenador haaha e mesmo o condenador ia demorar um bocadinho”

        Apenas comentei em relação a esta tua afirmação.

        Se fui um pouco mais agressivo não foi com intenção… Mas a questão é que ficou bem explícito que era para pequenos gadgets e não para portáteis como o exemplo que referes em cima.

        PS: Não é preciso ser muito entendido (nem fazer-se de tal) para perceber que isto tem algumas falhas em larga escala ou para dispositivos de maior porte… Mas penso que as pessoas muitas vezes criticam porque levam as coisas demasiado à letra e às era desnecessário… Por vezes devia dar-se mais valor aos conceitos do que propriamente ao produto.

        Cumprimentos,
        César Teixeira

  10. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    nada de novo, se desenvolvessem as células foto-voltaicas era outra conversa, isto é mais um daqueles gadgets para quem nao tem mais que fazer.

    1. Avatar de Nelson R.
      Nelson R.

      Sim, apoiado. Invistam nas células e depois integrem-nas directamente da traseira dos smartphones, nos portateis, tablets e afins.

  11. Avatar de Vagner

    Não é o Padrão Brasileiro ABNT2

  12. Avatar de Mike
    Mike

    Com um painel solar daquele tamanho, mais vale meter directamente na traseira do telemovel, pois meter um conversor DC para 230V AC e mais o inverso para alimentar o telemovel desperdiça uma boa parte do que já é pouco.
    Talvez resulte para um telemovel “burro”, pois os smartphones hoje em dia mandam uma bateria de 2000ma abaixo em 10 horas, o que quer dizer que com um painel solar daqueles um bom dia de sol proavelmente nem chegava para encher a bateria estando sempre ligado.

  13. Avatar de jouze
    jouze

    Há mesmo ideias fantásticas, natualmente que necessite de ser oprimizada, mas não deixa de ser uma boa ideia! 😀

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Dava cá um jeitasso! 😀