Superb Mini Server – Um Linux simples e poderoso

8 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje damos a conhecer o SMS – Superb Mini Server.

sms_000

O SMS – Superb Mini Server, é uma distribuição Linux, baseada no Slackware que recorre ao Webmin para a gestão dos mais diversos serviços que disponibiliza, dos quais se destacam o Apache2, sendmail, postfix, spamassassin, clamav, squid, iptables, MailScanner, mysql e o cups.

Além dos serviços referidos, o SMS pode também funcionar como um verdadeiro cliente de torrents, uma vez que vem com o TorrentFlux – um potente cliente desenvolvido em PHP para download de torrents.

sms_04

Como experimentar o SMS?

O SMS está disponível em versão LIVECD, podendo também o utilizador  instalá-lo directamente no disco. Para experimentar o SMS no seu PC, deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1) Escolher a opção Run SMS

sms_00

Depois do sistema ter arrancado, são apresentadas as passwords por omissão para o Webmin, TorrentFlux, Samba, FTP, etc

sms_01

Para aceder ao Webmin, basta que introduza o endereço IP atribuído à distribuição (podem ver essa informação com o comando ifconfig) seguido do porto 10000. Algo do tipo :10000″>:10000″>https://<ip>:10000

sms_02

Os outros serviços, incluindo o Webmin, podem ser acedidos a partir de https://<IP>. Como podem ver, podemos aceder ao CUPS, TorrentFlux, WebERP, etc

sms_03

Esta é uma distribuição ligeiramente diferente das que temos apresentado, uma vez que a gestão da mesma assenta em interfaces Web. A distribuição tem uma boa performance, não necessita de muitos recursos ao nível de hardware e pode ser uma boa solução para os mais diversos cenários. De referir que o utilizador pode, caso pretenda, instalar um ambiente gráfico nesta distribuição.

Licença: GPL
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: SMS

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Areias
    Carlos Areias

    Muito bem, gostei de terem falado sobre este tipo de sistemas…

  2. Avatar de joao
    joao

    da para montar um pequeno webserver?

    1. Avatar de Rafael Ramos
      Rafael Ramos

      Pequeno ??

      Com webmin montas um webserver ao nivel de whm’s, cpanel’s e afins.

      1. Avatar de joao
        joao

        uuii isso ja é muito bom!!
        ja vi que nos requesitos pede uma maquina decente, gostava de montar tb um faxserver, alguem sabe explicar como? quais os comandos necessarios para tal?
        obrigado

  3. Avatar de j@rge
    j@rge

    off topic,tenho o knoppix instalado num cartao de memoria num magalhaes 1 sem disco,mas ja li algures que a partiçao swap irá corromper o cartão num apice . Alguém me confirma que sim
    ou é uma afirmação falsa.

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      Não é de todo corromper, mas o SWAP faz muitas leituras e escritas e como os cartões de memória têm tempo de vida limitado por esse tipo de processos… o mais provável é morrer novo.

      1. Avatar de j@rge
        j@rge

        Ok,obrigado pela resposta,apesar de gostar do knoppix vou trocar pelo slax , tem a opçao de correr na ram prolongando a vida util do cartao de memoria.

  4. Avatar de sSs
    sSs

    Se alguém tiver um RPie e puder testar isto lá, era um artigo muito interessante.