WinLaunch 0.4.6.1 – Launchpad do Mac OS X Lion no Windows

6 Comentários

Uma das novidades que a Apple apresentou no Mac OS X Lion foi a possibilidade de acedermos às aplicações que temos instaladas através do Launchpad. É uma forma de vermos essas aplicações num menu ao estilo do que está disponível no iOS.

O WinLaunch traz para o Windows 7 e 8 essa mesma funcionalidade, copiando na íntegra todas as funções que temos no Mac OS X Lion.

winlaunch_00-pplware


O WinLaunch é um launcher de aplicações que pode ser usado para terem acesso rápido às aplicações que mais usam. Ao contrário do que acontece com no Mac OS X, o WinLaunch permite que adicionem apenas as aplicações que pretenderem, o que torna este launcher mais simples de usar.

A interface do WinLaunch ocupa o ecrã na totalidade para que tenham espaço para colocarem as vossas aplicações preferidas e acederem-lhe de forma rápida. Esta interface sobrepõem-se ao vosso ambiente de trabalho, mas deixa que o vejam pois apenas aplica uma sobra transparente ou até mesmo uma cor ou um outro wallpaper à nossa disposição.

Para poderem usar o WinLaunch só têm de arrastar para a sua interface as vossas aplicações preferidas. Podem arrumá-las da forma que pretenderem, bastando arrastá-las para os locais pretendidos.

O WinLaunch funciona com atalhos de teclado ou com o rato, o que facilita ainda mais a sua utilização. Não necessitam estar a ter de clicar várias vezes para acederem às aplicações que pretendem.

winlaunch_01-pplware

Outra funcionalidade interessante que o WinLaunch tem é a possibilidade de criarem pastas com aplicações, tal como podem fazer no iOS.

A forma de criar essas pastas é a mesma que é usada no iOS. Basta que arrastem para cima de uma aplicação outa que pretendam agrupar. Também como no iOS podem renomear essas pastas, para que seja simples e rápido o acesso a essas aplicações.

As teclas que devem ter presentes para usar o WinLaunch de forma completa são as seguintes:

  • Shift + Tab – Chamar o WinLaunch
  • ESC – Sair do WinLaunch
  • F – Mudar entre Ecrã inteiro e modo janela
  • Setas Esquerda/Direita – Mudar entre páginas
  • F3 – Activar modo de edição
  • Barra Espaço – Sair do modo de edição

Nas definições do WinLaunch podem apenas definir a sequência de teclas para acederem à interface do WinLaunch, Shift + Tab por omissão, ou decidir em que monitor é apresentada a interface, caso tenham mais do que um monitor a uso.

O WinLaunch é uma aplicação portátil e por isso podem transportá-la para utilização em qualquer PC. As definições que forem criando ou alterando podem ser também transportadas, bastando para isso que copiem os ficheiros XML que são criados.

Testem o WinLaunch e tenham no vosso Windows 7 e 8 o Launchpad do Mac OS X Lion. É simples de usar e rápido a adicionarem as vossas aplicações preferidas. No Windows 8 poderão definir para deixar a aplicação num dos hotcorners tornando o menu activo cada vez que deslocarem o rato para um desses cantos.

O melhor de tudo é que o programa é 100% portátil e traz consigo uma versão 32 e 64 Bits.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7 e 8
Download: WinLaunch 0.4.6.1 [20.07 MB]
Homepage: WinLaunch

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx

    É uma pena este software nunca mais ter sido atualizado, estava com um ritmo de desenvolvimento excelente.

    Ainda cheguei a escrever a tradução PT-PT, mas passado alguns meses nunca mais saiu nenhum update.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas,

    a julgar pela descrição pergunto-me qual a necessidade deste programa quando se usa o Windows 8 e o seu “novo” menu Iniciar.

    1. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      A existência de opções para os utilizadores não fazem mal nenhum, muito pelo contrário.

      P.S: Sou um utilizador e defensor do Metro.

  3. Avatar de irlm
    irlm

    no Rosa já existia com o KDE, portanto não é exclusivo MacOS

  4. Avatar de sakura
    sakura

    só se for para ajudar as (Ipessoas) que os x –> windows 8
    pq quem usa windows usa o Ambiente de trabalho desde win 3.1 198?.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Isso não é razão nenhuma, o OS X também tem Ambiente de Trabalho onde se pode ter o que se quiser.

      Isto é apenas uma outra forma de se poder ter acesso às aplicações mantendo um ambiente de trabalho minimalista e sem excesso de icones.