Aprenda a criar um instalador com o Windows

22 Comentários

Actualmente, quando procedemos à instalação de algum software, recorremos por norma a um ficheiro, criado para esse propósito, que simplifica todo o processo de instalação. Esse ficheiro é normalmente designado de instalador e na prática o que faz é extrair ficheiros/directórios para um determinado local, entre outras acções de configuração.

Hoje vamos ensinar como criar um instalador no Windows, sem a necessidade de recorrer a software de terceiros.Vamos conhecer o iexpress.

iexpress_00

Desde o Windows XP, que a Microsoft “esconde” uma ferramenta que permite criar facilmente instaladores. Essa ferramenta tem o nome de iexpress e disponibiliza um conjunto de operações interessantes para quem pretende criar instaladores personalizados. Com o iexpress, é possível incluir num único ficheiro vários ficheiros e dar indicações/instruções ao utilizador relativamente ao processo de instalação.

Para criar um instalador personalizado, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1) Executar o iexpress

iexpress_001

Passo 2) Para criar um instalador deverá escolher a opção “Create new Self Extraction Directive file

iexpress_01

Passo 3) Agora escolhemos a opção “Extract files only”. Existem outras opções que podem ser interessantes… mediante o processo de instalação que se pretende.

iexpress_02

Passo 4) Podemos também acrescentar uma menu para confirmar se o utilizador pretende mesmo instalar o pacote em questão. Para este exemplo, não vamos fazer uso dessa opção e vamos escolher “No Prompt

iexpress_04

Passo 5) Caso queiramos incluir alguma licença…é neste passo que tratamos disso. Caso contrário selecionamos “Do not display a license

iexpress_05

Passo 6) Neste passo indicamos quais os ficheiros a incluir no instalador

iexpress_06

Passo 7) Agora escolhemos como pretendemos que a janela do instalador deve aparecer. Vamos escolher Default para este exemplo.

iexpress_07

Passo 8) Caso queiramos adicionar uma mensagem, basta seleccionar a opção Display message…e escrever a mensagem.

iexpress_08

Passo 9) Vamos agora indicar onde deverá ser criado o instalador e atribuímos-lhe um nome

iexpress_09

Passo 10) Caso o utilizador queira guardar o SED, que permite editar o instalador à posteriori, basta selecionar essa opção.

iexpress_10

Passo 11) Por fim basta aguardar uns momentos para que o instalador seja criado.

iexpress_11

Como podem ver pela imagem inicial do artigo, o software cria o instalar e o respectivo SED. Esta ferramenta é muito simples de usar e dará certamente muito jeito em algumas situações.

Já conheciam esta ferramenta? Que outros instaladores conhecem?

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Teles
    João Teles

    Não conhecia, muito bom =)

  2. Avatar de JJ
    JJ

    Um programa interessante. Só conhecia programas de terceiros, que utilizei em tempos, quando precisava.

    1. Avatar de Márcio

      Ainda assim prefiro usar o Winrar, alem de ser um ótimo descompactador, criando um arquivo sfx é possível configurar algumas opções avançadas que permitem criar um instalador bem idêntico aos de programas, famosos. Ele ainda permite configurar a execução de um arquivo após a instalação, assim dá pra criar um arquivo bat com todos os parâmetros (adicionar atalho no menu iniciar, por exemplo) e que será executado no fim da instalação. Não é criado um “desinstalador”, mas da mesma forma, é só criar um arquivo bat que realize o serviço, se quiser, basta criar um atalho e personalizar o ícone.

  3. Avatar de Armando
    Armando

    Também não conhecia, nem percebo porque é que o Windows “esconde” esta ferramenta.
    Tenho uma pergunta, sera que esta ferramenta é uma boa opção para criar instaladores das nossas próprias aplicações? Por exemplo, estou a fazer uma aplicação em C#, sera esta uma boa aplicação para no fim criar um instalador?

    Cumps

    1. Avatar de Jorge Franco
      Jorge Franco

      o proprio visual studio faz um projecto de instalador

  4. Avatar de Zé Pinho
    Zé Pinho

    ISto também dá para colocar o Windows 7 numa pendrive de arranque?

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de Márcio

        Prefiro usar o yumi para isto, serve tando para criar USB Boot de windows quanto apra linux e outros sistemas.
        http://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    conhecia por necessidade, achei bastante básico mas funcional.

  6. Avatar de Paulo Simões
    Paulo Simões

    Muito bom, não conhecia e a mexer em windows desde o Win95.
    Mas não se compreende, a razão que a microsoft inclui um programa destes no SO e não diz nada a ninguém…

    Muito obrigado pela a informação.

  7. Avatar de Zek
    Zek

    Não tem a ver com isto mas é um problem(inh)a. Quando abro o PPLW (e só o PPLW) no IE (e só no IE) aparece-me uma cortina azul sobre o texto. Como posso removê-la?

    Obrigado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Podes mandar imagem sff.

    2. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      No meu caso aparece o texto a preto em cima de fundo azul. Não dá para ler nada…
      Acontece-me o mesmo se gravar uma página (html + imagens) e a abrir do disco.

  8. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    O problema não é a Microsoft não dizer nada a ninguém. O problema é o gajo que está na 23ª secretária a programar isto não se lembrar de avisar o supervisor que incluiu isto na versão X.pto do Windows e mais ninguém saber sem explorar.

  9. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Para mim já tem uma falha: podia dar para definir o local para onde extrair por default. Mas está fixe, não conhecia.

  10. Avatar de Osiris2
    Osiris2

    escondida, mas bem escondida. foi preciso escrever o nome completo para ela aparecer (parece que não está indexada)

    não conhecia. costumo usar o 7-zip. o winrar também permite fazer isso, mas desde que comecei a usar o 7-Zip, deixei o winrar

  11. Avatar de andre

    fixe, mt util quando fazemos mods para jogos!

  12. Avatar de tfae
    tfae

    Sempre utilizei o WinRAR para isso, e faz bem o seu trabalho, sendo possível personalizar com ícones e muito mais 🙂

  13. Avatar de Francisco A
    Francisco A

    Eu uso o inno setup 😀

    http://www.jrsoftware.org/isinfo.php

    Cumps

  14. Avatar de Tiago T
    Tiago T

    Hoje em dia o ClickOnce da Microsoft parece-me uma melhor alternativa: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/t71a733d.aspx

  15. Avatar de Rod
    Rod

    Creating CAB file. Please wait…

    Error creating Cabinet.

    1. Avatar de Nubotchko
      Nubotchko

      A mesma coisa aqui! alguma solução?