Google apresenta serviço de localização para dispositivos Android

27 Comentários

Venha conhecer o Android Device Manager

Um dos maiores dilemas que temos sempre que compramos um novo dispositivo móvel é a possibilidade que existe de o perdermos ou que este nos seja roubado. Todos conhecemos histórias de alguém a quem aconteceu este infortúnio.

Algumas marcas disponibilizam formas simples de descobrir onde está o nosso equipamento, permitindo ainda que este emita sons ou até que se apague de forma completa.

A Google, com o seu Android, não tinha ainda um serviço destes, tendo os seus utilizadores de recorrer a terceiros para ter esta funcionalidade. Mas muito em breve todos os utilizadores de Android vão poder descobrir os seus dispositivos, recorrendo ao Android Device Manager.

AndroidDeviceManager

O Android Device Manager vem suprir uma lacuna existente no ecossistema Android e que muitos utilizadores pediam que fosse implementada.

A possibilidade de encontrar um qualquer dispositivo de forma simples e remota permite a todos os que perderem os seus dispositivos os encontrarem de forma muito rápida.

Este serviço irá permitir que vejam num mapa onde o dispositivo se encontra, com uma precisão elevada, o que leva a que estes sejam encontrados.

O Android Device Manager tem como base um site web, onde podem efectuar várias acções sobre os dispositivos e será acompanhado por uma aplicação que poderá ser instalada no Android para que possam fazer a mesma gestão.

Para poderem usar o Android Device Manager vão ter de usar uma conta Google. Dentro do serviço vão poder definir que o equipamento tocará com o volume no máximo, mesmo que ele esteja em modo silêncio ou, caso não esteja próximo dos utilizadores, localizá-lo num mapa, sempre em tempo real.

Se preferirem, o Android Device Manager permitirá também fazer a eliminação de todos os dados que vão constar do equipamento.

No anúncio que fez para apresentação do Android Device Manager, a Google não adiantou muito sobre outras funções adicionais. Revelou no entanto que para poder ser usada esta funcionalidade, os dispositivos devem ter instalada a versão 2.2 do Android, ou posterior.

A Google espera lançar o Android Device Manager mais para o final do mês, sem no entanto ter anunciado uma data exacta.

Este novo serviço é sem dúvida um excelente complemento aos serviços que a Google já disponibiliza no Android e irá ser extremamente útil a todos os que têm este SO nos seus equipamentos.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JMCS
    JMCS

    Ontei instalei a mesma coisa no SAMSUNG… a Google está atrasada.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      A Samsung também tem um serviço de localização, mas como em tudo, uns são melhores do que outros.
      Pessoalmente tentei usar o sistema de localização da Samsung e não o consegui fazer com que ele funcionasse, detectando sempre o equipamento como se não estivesse ligado à internet.

      1. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        Eu tenho um samsung galaxy s2 mas nao conheco essa aplicação. Qual é o nome da app?

        thx 😉

      2. Avatar de arkan
        arkan

        estranho hélder ferreira, eu uso o samsung dive, e eu consigo remotamente ativar meu tablet, e o meu s4 i9500 e o s4 9505.

        com o avast tenho erro de 10 metros de precisão, embora nao consiga ativar ele o GPS, já com o prey testando a versao free de 3 dispositivos, eu consigo erros piores de 100 metros.

    2. Avatar de miguel
      miguel

      e eu ja tenho desde 2010 com o encontrar iPhone. O resto é conversa e cópias rafeiras

      1. Avatar de Marco Pinheiro

        já cá faltava kkkk
        Nós tambem já temos há ANOS, simplesmente não era a google a fazê-lo 😉 mania que estes fanboys têm de serem os maiores xD

        1. Avatar de Marco
          Marco

          tem um complexo de inferioridade incrivel os fanboys,cada marca com os seus pros e contras,a google nao tinha ainda o serviço mas como o android podes instalar e configurar as maisvariadas coisas. tinhas a samsung ou outros programas que tambem faziam o mesmo.eu percebo que o iphoone esteja limitado a apenas um.porque é que estao sempre a tentar provar que o iphone é superior cada pessoa compra o tlm e de que marca quiser.nao tem que migrar todos para a apple metam isso na cabeça de uma vez por todas.

      2. Avatar de Edgar
        Edgar

        caros amigos,o meu iphone4s desapareceu,caso consigam ajudar a encontrar,agradeço e pago o serviço,sendo que se estiverem disponíveis ligem 939430631…abrço a todos

  2. Avatar de André
    André

    Isto de nada serve se a pessoa que o roubar desligar o GPS certo? Ou até mesmo se fizer um reset ao telemovel.

  3. Avatar de quimkaos
    quimkaos

    “Um dos maiores dilemas que temos sempre que compramos um novo dispositivo móvel é a possibilidade que existe de o perdermos ou que este nos seja roubado. ”

    a sério? de certeza? mas a sério, tens a certeza do que estás a dizer?

  4. Avatar de Rafael Souto

    Ainda outro dia estava a comentar com o Helder que faltava uma aplicação “made by Google” para a localização. E cá está ela… Vamos ver como correr

  5. Avatar de Jojo
    Jojo

    Demoraram. Windows Phone e iOS/Mac OSX ja têm isto…

  6. Avatar de João Silva
    João Silva

    A microsoft ja tem isso à algum tempo, quer no meu hd2(7.8) e no lumia 820 (8)

  7. Avatar de Pedro Viveiros
    Pedro Viveiros

    E começarem a fazer comentários mais instrutivos do que andarem sempre a deitar a baixo as novidades de cada marca e de fazer comparações estúpidas?

    Se já existe nós já sabemos todos isso, mas não é bom haver concorrencia? Sem concorrencia não há evolução/melhoramento dos conceitos.

    Deixem-se de comentarios fanáticos e de parvoices e comecem a tornar os comentários algo agradavel de se ler e podermos aprender ou discutir ideias em vez de só criticarem.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      nada verdade não traz nenhuma melhoria no conceito! falta-lhe inclusive a capacidade de bloquear o telemóvel. Por isso, muito provavelmente as pessoas estarão mais bem servidas com as soluções que já existiam!

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Exacto!! Mais do mesmo=Android

  8. Avatar de Pedro

    Vodafone Protect … para clientes vodaofone (penso eu), não precisam de gps em daodos activos, basta estar ligado há rede …

  9. Avatar de Daniel isidro
    Daniel isidro

    Software made by Eduard Snowden @ NSA….
    Ah não espera, este não é para sermos espiados!!
    É memso para sermos nós próprios a anunciar ao Universo inteiro onde estamos e o que estamos a fazer…. com uma precisão de 20 metros… fraquinho!!
    A seguir venham queixar-se que os Americanos sabem quanto tempo demoram na casa de banho!!

    1. Avatar de FSantos
      FSantos

      Sim Daniel,

      Até porque só depois da Google criar este software é que passas a ser espiado. Lol

      1. Avatar de Daniel isidro
        Daniel isidro

        Bom a nivél pessoal, nem me chateia muito porque durante 6 meses por ano trabalho numa zona do Golfo Persico onde nem sequer há cobertura GSM, so rádio VHF e UHF para comunicar com barcos e o helicopetros para mundaça de tripulação, além do sistema VSAT para dados e VOIP, nesse sim, além de poder ser espiado (com um bocadinho mais dificuldade), nesse até tem de dar a conhecer a posição GPS para alinhar a antena. Nos os outros 6 meses que tou em Portugal, embora tenha uma “espécie” de Smartphone já com 2/3 anos além de ter essas funcionalidades desactivadas, dou um uso básico ao telemovél. Se aleguém me espia, não sei nem me interessa, embora deseje que toda a classe politica do pais morra de morte lenta e dolorosa, nos dias de hoje se isso fosse crime, então teriamos perto de 10 milhões de criminosos a solta, penso eu… Logo como pensar até ver não é crime, acho que não pratiquei nenhum acto ilicito!

        No que diz respeito há aplicação em si, dando a minha singela opnião de eng. electrotécnico, apreciador de gadgets e tecnologia e sua evolução, bom, é gira, não deixa de ser, mas o meu comentário, era básicamente uma tentativa de ironia, (peço de desculpa senão consegui) uma vez que nos ultimos tempos temos sido brindados pela comunicação soscial com todo o tipo de noticias que somos todos espiados, que governos, ou pior, entidades mais ou menos privdas com agendas no minimo duvidosas, podem espiar toda gente de qualquer maneira e feitio sem ter de passsar cartuxo a niguém.
        Toda a gente fica estérica e melindrada por lembrar-se que mandou aqui a umas semanas a atrás uma foto em cuecas a namorada/o, ou que combinou um encontro com o/a amante, etc… e depois disto, agora nas ultimas semanas são anunciadas aplicações expõem deliberadamente informação do utilizador de um modo quase automático. Eu pessoalmente acho cómico-trágico, embora admire a técnoligia por si.

        Não deixa de ser interessante por um lado a explosão de criticas sobre um sistema de espionagem HI-TECH a nivél mundial de bilões de dollares,a contraastar com o regozijo sobre uma aplicação gratis ou poucos euros que faz o serviço de borla!!

        Tentando dar mais um laivo de humor a conversa. Poderemos considerar que os Americanos estão a ver mal o filme. Em vez de torrarem biliões no PRISM, compram uns milhoões de smartphones e oferecem-nos a população mundial. Assim basta um PC no gabinete do director da NSA com uma conta de twiter, facebook e uns quantos provedores de email para controlar o mumdo… e muito mais barato!!

  10. Avatar de Marco
    Marco

    deveria exibir a localização do equipamento mesmo quando alguém apaga a conta e entra com uma outra, algo que os operadores deveriam fornecer à policia mesmo sem ordem do tribunal..

    quer pra androids ou iphones, assim acabava-se os assaltos a automoveis, roubos de carteiras e muitos outros …

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      se é para acabar com os roubos não é com isso que lá vais! basta enviarem os telemóveis para outros países e deixas de poder recorrer à polícia. Para acabar com os roubos, os equipamentos simplesmente não podem ser activados por outros, mesmo apagando o sistema

  11. Avatar de Antonio Medes
    Antonio Medes

    Vou ja por no da minha mulher ! A partir de agora sei sempre onde ela anda !

  12. Avatar de Andrey de Oliveira
    Andrey de Oliveira

    Antes tarde do que nunca. Pra quem fornecia um serviço como o Latitude, fazer um serviço de localização e exclusão de dados remoto era pura falta de vontade.

    Uso o Cerberus App a 3 anos, um dos melhores e mais leves que já testei.

    Até tentei usar o que a Motorola disponibilizava, mas como tudo no MotoBlur, não podia ser diferente. Era uma porcaria, nunca funcionava, levava até 15 minutos pra indicar uma localização incorreta.

  13. Avatar de santos
    santos

    publicidade á parte, para android talvez o mais completo que exista seja o cerberus … entao se tivermos root no telemovel melhor ainda, podes integrar na rom impossibilitando a sua desinstalaçao por terceiros a nao ser que instalem uma rom nova, consegues activar gps, tirar screens, capturar sms’s, chamadas, o que tu quiseres 🙂 . Nao é de borla, mas pagas uma ninharia por uma licença que podes usar em até 5 dispositivos android.
    Experimentei o Prey, boa porcaria, o meu anterior telemovel que me foi furtado foi completamente inutil….
    O sw da samsung também deixa algo a desejar…

  14. Avatar de CDias
    CDias

    Bom, para tudo bonito e até certo ponto, pode até funcionar.
    No entanto, e como aconteceu comigo que me roubaram um Galaxy S4, tinha activo o sistema de protecção da Samsung, mas ……pois mas bastou mudarem de cartão SIM para tudo ir por “água abaixo”. Disseram-me que estes sistemas apenas funcionam com o mesmo SIM (numero de telefone) e desde que a funçao de dados esteja activa. Caso contrario é tempo perdido. Aparentemente estes programas, não detectam os telemóveis pelo IMEI. Aí sim,seria algo mesmo interessante.