Mozilla revela planos agressivos para o Firefox OS

18 Comentários

O lançamento do novo sistema operativo móvel da Mozilla veio aumentar a oferta que os fabricantes têm para equipar os seus equipamentos. É uma alternativa completamente diferente do que até agora estava disponível, sendo o SO indicado para hardware mais limitado e com menor capacidade.

Mas como SO recente que é, necessita de se impor pelas suas capacidades e pelo que de novo e diferente tem para oferecer.

A Mozilla pretende tornar o Firefox OS como um player do mercado e por isso apresentou os planos de desenvolvimentos que tem pensados para este seu novo sistema operativo.

firefox_os_1

Da mesma forma que faz desenvolvimentos para as diferentes versões do seu browser, a Mozilla pretende que o seu SO móvel esteja sempre actualizado, tendo o mínimo de tempo entre a disponibilização dessas actualizações.

A necessidade destas actualizações e melhorias está associada a compromissos que a Mozilla estabeleceu com os fabricantes e com os operadores que vão disponibilizar os equipamentos com o Firefox OS.

Os planos da Mozilla para os desenvolvimentos do Firefox OS são muito similares aos que estão já a ser aplicados no Firefox. A cada três meses está pensado o lançamento de uma nova versão com novidades e novas funcionalidades.

Mas como vão surgir muito provavelmente problemas de segurança neste sistema operativo, situação normal em todos, a Mozilla espera lançar uma versão de actualização de segurança a cada seis semanas.

firefox_os_2

Ao adoptar estes ciclos de desenvolvimento, muito similares ao que têm implementados para o Firefox, a Mozilla vai conseguir ter o seu SO móvel sempre actualizado a nível de segurança, ao mesmo tempo que disponibiliza novas funcionalidades em curtos intervalos de tempo.

Na publicação onde anunciou estes planos, a Mozilla fez notar que provavelmente estes são os planos mais agressivos de desenvolvimento que existem para um sistema operativo.

As far as I know, that’s the most aggressive mobile OS release strategy out there (and may still require some tweaking).

Estas são boas noticias para todos os que investirem num equipamento com o Firefox OS instalado. O empenho que a Mozilla está a por neste seu novo produto contrasta com o que a concorrência tem apresentado a nível de desenvolvimentos.

Homepage: Firefox OS

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    continuo a dizer que algo não bate certo. Programação alto nivel (grande overhead) e target com baixas especificações.

    Ainda não experimentei e tenho de dar o benificio da dúvida, mas as minhas expectativas é que não virá aí boa coisa.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Nunca experimentei este FirefoxOS, por este facto arrisco-me a dizer asneiras, mas não é suposto utilizar-se linguagens web para fazer apps para este browser? Se sim está em parte explicado a tua questão.
      Agora claro está, este tipo de abordagem tem as suas vantagens como os seus defeitos, mas até acredito que se fizerem um sistema bem optimizado possa fazer concorrência aos androids low cost (convenhamos que Android neste target é uma completa cagada), basta a mozilla ter um bom produto e um bom marketing

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        a questão é mesmo esta. Queres algo mais alto nivel que linguagens web (sim, eu sei que até as há). Mas linguagens a tão alto nivel não foram pensadas para optimizição. Portanto ou muito me engano, ou isto vai engasgar-se por todo o lado

        1. Avatar de Alex
          Alex

          HTML + CSS + Javascript e por ventura AJAX não são propriamente linguagens pesadas.

          O conceito das WebApps não é novo, o IOS já as tem há algum tempo e diga-se de passagem funcionam relativamente bem.

          Linguagens pesadas e de alto nível são o Java por exemplo (usado no Android), dai a pasmaceira que é o sistema em terminais low cost.

          1. Avatar de Paraoh
            Paraoh

            Não queiras comparar o desempenho de Webapps com aplicações nativas.
            Além disso tens uma melhor integração com o sistema.

          2. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            não são linguagens pesadas? Já viste as camadas que tens? o código que é gerado?
            Claro que já tiveste no iOS, mas tem sido abandonado por causa disso mesmo

          3. Avatar de Alex
            Alex

            Tens de ter em conta que por muitas camadas possa existir uma linguagem interpretada é bastante diferente das restantes. Se por sua vez o html e o css são extremamente leves, o jquery/javascript podem ser pesadas se forem mal programadas…mas se formos a ver todas as linguagens acontece isto.

            Se formos a analisar, no bolo todo, este tipo de abordagem acaba por ser mais leve que uma aplicação desenvolvida sobre uma maquina virtual (java, .net, etc) claro que tem as suas limitações, mas tem igualmente o seu mercado…tal como as Webapps do IOS.

            Se o Firefox falhar, na minha opinião certamente não vai ser por ai.

        2. Avatar de pikax
          pikax

          As linguagens de alto nivel, podem ser optimizadas para ter um overhead minimo.

          O NDK mesmo sendo nativo(linguagem mais low level que java) nao ganhas tanta performance num panorama geral, mas o teu trabalho aumenta muito mais…

  2. Avatar de Tiago Fonseca
    Tiago Fonseca

    Testei no meu Galaxy Nexus, e apenas não uso, porque não é uma versão oficial. Achei excelente o OS.

  3. Avatar de Jaime Veredas
    Jaime Veredas

    Penso que seria interessante dedicarem um artigo a este smartphone chamado Fairphone.
    http://www.fairphone.com/

  4. Avatar de sergio
    sergio

    Bom era estar funcional para dispositivos como xperia arc s e outros mais antigos, ganharia muitos adeptos

    1. Avatar de sergio
      sergio

      Já está instalado no meu arc S 🙂

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Já agora, como fizeste?

        1. Avatar de sergio
          sergio

          tens no xda, se precisares do link avisa

        2. Avatar de sergio
          sergio

          Aviso ja que ten muitos bugs mas em 2 dias 2 actualizacoes, ontem Mao dava para lugar a redes Wi-Fi protegidas hoje ja da, estou a gostar muito

  5. Avatar de NT
    NT

    Isto sim parece ser um sistema que vai criar mossa no mercado mobile 🙂

  6. Avatar de Matheus Bastos

    Eu uso o Firefox OS e é muito bom, os apps são super leves, por exemplo um game que eu jogo no android o Chrono Cash que é de 12MB ou mais, no Firefox OS é apenas 1MB.
    Também desenvolvo aplicativos para esse OS, que também é muito fácil!
    E os gráficos 3D são em WebGL!
    Na minha opinião, tem tudo para dar certo! 😀