Imagens do smartphone Ubuntu Edge vazam na Internet

38 Comentários

Mais uma vez parece que o segredo nunca é bem guardado e o Google+ foi desta vez o local onde vazaram uma série de imagens do Ubuntu Edge – o suposto smartphone da Canonical com o Ubuntu Touch. Neste momento o link onde estavam as imagens (site pertencente à Canonical – ver aqui) já não contem nenhuma informação mas rapidamente as imagens foram sacadas e já correm mundo.

edge_01

Como é natural, ainda não existe qualquer informação oficial sobre o produto e nem se sabe ao certo se será mesmo o Ubuntu Edge a ser lançado nos próximos dias. As coincidências são muitas até porque um leitor do Pplware descobriu também código HTML com indicações para o Ubuntu Edge na própria página do anuncio e no dia 10 de Julho a canonical registou a marca “Ubuntu edge”.

edge_00

Faltam apenas dois dias para desvendar o que a Canonical tenta esconder. De referir que a ser verdade, a Canonical adianta-se relativamente à Google/Motorola que apenas apresentarão o Moto X a 1 de Agosto.

edge_02

Ubuntu Edge…Line where two surfaces meet” (A linha onde duas superfícies se encontram). Agora faz sentido.

O que esperar do Ubuntu Edge? Terá lugar neste segmento cada vez mais dominado pelo Android e iOS?

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    À primeira vista lembrei-me disto 🙂

    http://goo.gl/kGJiy

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem duvida. Não vale a pena esconder…a ser aquilo..é cópia descarada 🙂

    2. Avatar de Lógico
      Lógico

      A não ser que os estudos de mercado sejam mal feitos, os resultados serão semelhantes, logo, os produtos são semelhantes.

      Há depois a questão de que nem Microsoft nem Ubuntu fazem hardware (nem Samsung ou Apple), sejam os chips ou o exterior dos dispositivos, pois é tudo feito nas mesmas fábricas do Silicone Valley Chinês.

      Se por acaso fizessem um smartphone redondo e em Cobalto, ninguém comprava.

      É como os automóveis. São todos umas cópias uns dos outros, algumas marcas partilham designs e fábricas e o mercado é satisfeito assim porque é isso mesmo que quer. Se aparecer um automóvel com 5 rodas e com os faróis no tejadilho, se calhar é inovador, mas não vende.
      Algumas marcas correm riscos em setores destinados a excêntricos, mas nos setores low e mid range, a aposta tem de ser sólida e apostar em algo que dê garantias, mesmo que não seja nada de novo.

      Resumindo e concluíndo, não passa de especulação e pode até ser uma imagem “fan-made”, mas mesmo que seja real, não é uma “cópia descarada”, mas sim aquilo que tem de ser.
      Além disso, sendo um telemóvel sem nada de novo no design, permite que as atenções se concentrem no essencial: o novo sistema operativo.

      1. Avatar de Lógico
        Lógico

        Só quero acrescentar que ambos os designs são minimalistas, que por acaso até é a moda do momento nas tecnologias.

        Já não há mercado para coisas aberrantes como os Motorola RAZR de abrir (concha, ou flip-flop) de cores dourado ou rosa…

    3. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      Não tinha visto nenhuma imagem do surface phone. a primeira coisa que pensei quando vi o suposto edge foi que tinham feito parceria com a sony.

  2. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    Eu não queria dizer nada para não ser violentamente atacado pelos fanboys mas ya a mim também me faz lembrar.

  3. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    se formos comparar toda gama de smartphones samsung, iphone e outros lol é tudo igual xD

    1. Avatar de Miguel Marques
      Miguel Marques

      Touché brother… 😀

  4. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Proximo investimento!

      1. Avatar de Tiago Oliveira
        Tiago Oliveira

        +1

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      -1
      Não tenho nada contra o Ubuntu, mas ainda é fresco. Além disso acho o smartphone demasiado chique! Não é para mim! Vou deixar o tempo passar para deixar o sistema criar raízes estáveis.

  5. Avatar de Mokiwaa
    Mokiwaa

    A não ser lhe dar umas orelhas, será que da para inovar muito mais no design de um smartphone..!!?!

  6. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    Se essa imagem for real, ou o sensor da camera traseira é minúsculo ou o aparelho é gigante.

  7. Avatar de Emanuel José Duarte Vitorino
    Emanuel José Duarte Vitorino

    seja cópia do surface phone ou nao, acho bastante fixe o design! eu compraria! especialmente se correr aplicações do android ou se der para meter o android.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Correr android ou meter android? wtf??

      Para que queres um ubuntu phone para meter android?
      Por causa do design???

      Este ubuntu está muito bom… É um possível substituto do android/iOS

      1. Avatar de Monkeyz
        Monkeyz

        deixa, esta mania de que tudo quem te vir com android já atingiu muitos

    2. Avatar de Telmo
      Telmo

      Lol. Já pensaste em comprar um Mac só para lhe pôr Windows?

      1. Avatar de Monkeyz
        Monkeyz

        nepia, já tens os ultrabooks (design igual aos macbooks) e vem com windows 8 😀

      2. Avatar de PapiMigas

        Já vendi mts Mac sob condição de instalar o Windows!

      3. Avatar de Dogzilla
        Dogzilla

        É a tal coisa. Comprar um Mac para lhe instalar Windows é como ir ao McDonalds e comer uma salada.

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Eiiiii tenho comido muitas saladas lá e são bem boas. 😀

          1. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            Só o sabor não conta. Se soubesses como são feitas…

  8. Avatar de Simão
    Simão

    Ora também convenhamos que começa a ser difícil fugir ás linhas mais usuais. Para deixar de haver semelhanças entre marcas, só se um dia uma delas fizer um smartphone triangular… -.- Deixem-se de comparar o aspecto exterior, olhem mas é para dentro, acho que este aparelho a destacar-se, irá começar por aí…por dentro, pelo OS.

  9. Avatar de luislelis

    Em minha opiniao acho que e diferente.
    Basta ver a textura e a propria prespectiva retangolica. Nota claramente um distanciamento entre o retangulo e o retangulo dito convencional.
    Um toque algo de pessoal nos cantos.Como se fosse uma assinatura se tratasse.
    Se olharem para o brilho, e prestarem atencao, ele imita o vidro de uma forma inteligente. Para obter esse resultado, da a impressao de um retangulo de vidro numa caixa de plastico.
    Vale a pena ogservar aquelas paralelas rigurasamente alinhadas uma de cada lado do aparelho tocando-se so nas extremidades.
    Ou seja um trabalho muito diferente de outras marcas, que apresentam o retangulo sem lhe dar a importancia devida. Espera se q numa sehunda faze venha a ser adoptado o rectangulo mini , que e uma outra forma menos comercial do retangulo que estamos habituados a ver.
    Aquele abraco

    1. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      DORGAS MANOLO ! 😆

  10. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Gosto! Especialmente o facto de nao ter letras à frente =)
    E tou a gostar muito do que tenho visto do SO mas estou a prever que este smartphone nao seja barato! Ao menos podemos colocar o SO noutros smartphones android =D

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Há muitos equipamentos que não têm qualquer tipo de letras na parte da frente. O meu por exemplo não tem, e para além disso não tem também qualquer botão.

  11. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Parece-me interessante… Porém preferia ver o Firefox OS nas lojas, isso sim parece-me um sistema muito bom, e nos tempos que correm que toda a gente tem “medo” da NSA acho que a Mozilla tem lutado bastante pelo opensource… Lá vem o flame que o Ubuntu também o é…
    Ok a comudidade linux deve muito ao ubuntu em termos de publicidade, porém o que a Canonical parece querer é ter o Ubuntu linux (esquecer que derivam do Debian) e ter outras plataformas linux, se acham que não tenho razão… upstart ou lá que raio, unity, MIR etc…

  12. Avatar de Michael Santos

    Tinha postado o código no facebook, e como visto estava certo. Pela prévia do OS, o ubuntu parece ser bastante promissor. Espero ansiosamente a saída do SO e do Aparelho.

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Acho que é um excelente passo da Canonical e é o caminho que têm planeado desde 2009, entrar no setor “mobile”. E acredito que a ligação entre o Ubuntu Desktop e este Ubuntu Edge deverá ser uma mais valia. Mas terão de ter um preço para atrair as grandes massas, caso contrário se isto se tornar um fiasco acredito que possa colocar a companhia em más lençoís porque não têm o poder económico de uma Microsoft, Google, etc., para brincar aos smartphones e suportar fracassos.

  14. Avatar de Igor
    Igor

    Eu só estou interessado, se puder usar todas aplicações do Android no Ubuntu, e tambem se posso usar o telemovel como PC completo (usando a dock station).

  15. Avatar de Alberto
    Alberto

    Que treta… mas será que já não vamos voltar a ter teclas a sério? passa a ser tudo virtual?

  16. Avatar de Gualter
    Gualter

    Muito bom o Design, o OS não conheço, mas se é ubuntu, tem bom nome, logo é confiável.
    Não sei como se vai lançar contra a forte corrente da concorrência, vai ter uma tarefa complicada convencer o comprador :p

  17. Avatar de KOizo
    KOizo

    Por mim desde que fosse diferente do iPhone e do Android, especifiamente em aspectos de criptografia e segurança nas comunicações como acho que faz a blackberry por mim até adoptava este sistema. Mas parece-me ser mais um saco aberto onde quase todo o mundo pode espreitar para o que ando a fazer com o telemovel.

  18. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    Já foi anunciado o smartphone!

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fFN4k-AFEbw

    Vai avançar como um projeto crowdfunding no indiegogo.com:
    http://www.indiegogo.com/projects/ubuntu-edge