Reino Unido: programa para espiar Internet

50 Comentários

O governo britânico está a desenvolver uma tecnologia secreta, para controlar todas as mensagens electrónicas enviadas através da Internet, noticia o jornal «The Sunday Times», citado pela agência EFE.

O jornal britânico escreve que o governo inglês está a desenvolver uma tecnologia para monitorizar todos os e-mails enviados e recebidos pelos cidadãos. Para isso, vão ser inseridas secretamente uma série de «caixas-negras» na infraestrutura de comunicações, afirma o jornal.

Na semana passada, a ministra do Interior britânica, Jacqui Smith, anunciou que o governo tinha decidido renunciar o polémico plano para criar uma base de dados única, na qual seriam guardadas todas as comunicações feitas no país.

A ministra não mencionou, no entanto, que o governo tinha decidido destinar mais de um milhão de euros durante três anos para o programa de espionagem anunciado, refere o jornal britânico.

Segundo a directora da organização de defesa dos direitos humanos «Liberty», Shami Chakrabarti, uma vítima recente da espionagem do Governo, o anúncio da ministra serve apenas como «uma cortina de fumo».

«Estivemos contra a base de dados «Big Brother» porque permitia ao Estado ter acesso directamente às comunicações de todos os cidadãos. Mas, com esta rede de caixas-negras, pretende-se exactamente o mesmo, mas pela porta traseira», afirmou a advogada.

Segundo fontes citadas pelo «The Sunday Times», o governo já concedeu um contrato no valor de 200 milhões de libras (224 milhões de euros) ao gigante americano do sector da defesa Lockheed Martin. Foi também assinado outro contrato com a Detica, empresa britânica de tecnologia da informação, que mantém estreitos vínculos com a espionagem britânica. TVI24

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sonoro
    sonoro

    É bem precisamos muito disso!

    O que se segue depois?

    1. Avatar de Morbus

      C’est le big brothere mon ami!

      😛

      Vive la liberté!

      —–
      http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

      1. Avatar de Edgar Sousa
        Edgar Sousa

        C’est le Big brothere?

        Talvez “C’est le Grand Frère”

    2. Avatar de Stênio
      Stênio

      Provavelmente se este software for inventado muitos cracker’s tentarão roubalo, se isto acontece mesmo todos estamos em perigo.

  2. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Ora aí está algo de útil….um software de espionagem digital, seguindo os passos dos EUA, e outros países que já tem isso em funcionamento.

    Eles andam aí, e que ninguem se engane. Já somos vigiados 24h/dia. Câmeras nas auto-estradas, nos multibancos, na internet com todos os rastos que deixamos, pagamentos VISA, comunicações móveis que permitem escutas mesmo com o telemóvel desligado.

    The Big Brother is watching you…

  3. Avatar de Alain
    Alain

    absurdo…

  4. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    É muito fácil resolver o problema.
    Começa-se a enviar o texto dentro de um ficheiro 7Zip com código dentro de outro ficheiro 7Zip com código.

    De certeza que para o abrirem vão demorar uma eternidade.

    1. Avatar de marotoweb
      marotoweb

      É melhor encriptas o texto, fazer um split dessa encriptação e voltas a encriptar cada split, depois dissimulas essas várias partes por fotos e envias apenas as pics lol

  5. Avatar de rob
    rob

    Existe muitas formas de ocultar informação sensível que se quer passar a alguém, muitas nem levantam suspeitas, no entanto com a reputação que uk tem no que refere a perda de dados e bd’s completas, o novo sistema será mais um vulnerável a essa perda.

  6. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    por mim tão há vontade ate na casa de banho podem por… se o pessoal não andasse a fazer merd* ao invés de ir jogar matraquilhos de certeza que não era preciso

    1. Avatar de Davi Henrique
      Davi Henrique

      A questão é quando o governo começar a determinar o que é “certo” e o que é “errado” de acordo com parâmetros absurdos, tendo esse meio de espionagem nas mãos.

      Ou seja, um monte de gente pode começar a “fazer merd*”, sem mais nem menos, pois o governo decidiu assim.

      Você mesmo, BrunoM, por um motivo ou outro pode vir a ser detido como criminoso se o governo decidir isso, tendo como base seus e-mails e tudo mais.

      Porém, como muitos já disseram, o controle já existe em todo canto. A internet, está deixando de ser “no man’s land” há tempos já…

      1. Avatar de Miguel Jeri

        Ora aí está uma excelente resposta.

        A mim, mais do que esta medida, assusta-me a passividade com que as pessoas a recebem.

        Como dizia o Luther Kink… “não me assuta os gritos dos maus, mas o silêncio dos bons”.

      2. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Mais uma vez o documentário Zeitgeist fala disso..

        O Terrorismo e afins são apenas desculpas para poder controlar as pessoas!

        Tudo serve para roubar a liberdade!

  7. Avatar de kekes

    Epa la vai a privacidade, mas o custo da segurança, temos que admitir, se bem que as ruas de Londres ja sao um autentico como lhe chamaram «Big Brother», e não é que até axo bem? É lixado… É, mas e para segurança

  8. Avatar de Erich Oliveira
    Erich Oliveira

    Sou literalmente contra a espionagem dos governos!!!

    Daqui a pouco vão querer criar um transltr.

    para quem já leu fortaleza Digital de Dan Brown, sabe bem do que estou falando!!!

  9. Avatar de Tijó
    Tijó

    A questão é simples:mais informação = mais poder = mais controlo do cidadão.
    Depois de montado o sistema deitam “areia para os nossos olhos” e dizem que para uma questão de segurança porque estão a combater o terrorismo ou similar e o “Zé Povinho” engole.
    Gastam milhoẽs nesta porcaria em vez de ajudar neste momento de crise os seus concidadãos.
    A democracia vai de mal a pior.

    Cumps,
    Tijó

    1. Avatar de Henriques
      Henriques

      Assim é que é… até pareces um politico 😀

      1. Avatar de Away

        Vamos todo votar nele!!!
        _______________
        http://poupar-energia.iespana.es/

        1. Avatar de Alain
          Alain

          Eu votaria!! ;D
          ele está certíssimo …sem falar nos que passam fome…eles preferem domar sua população para continuar no poder do que ajudar ao próximo.Este sim que são os verdadeiros porcos causadores de crises e gripes!

          1. Avatar de Tijó
            Tijó

            Acham que se fosse politico faria um comentário destes?
            Básicamente,para mim, um politico = mentiroso.

            Pensando bem,os politicos tem mesmo a demagogia suficiente para dizer isso mesmo e muito mais…porra para os politicos,nacionais e estranjeiros!!

  10. Avatar de Devin
    Devin

    daqui a nada metem uma câmera na sanita para ver a cor dos dejectos. isto está cada vez pior e soa-me mais a uma ditadura digital que outra coisa.

  11. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Mas o que é que é feito da privacidade neste mundo?

    A m**** dos c**** dos ministros nacionais e internacionais tão a perder a cabeça de vez!
    Mas quando é que a nossa geração chega aos governos………

    Este tipo de noticias deixa-me mesmo furioso! :@

    Se usa-sem os milhoes de milhoes que investem em porcarias deste género, mas em combater a crise, ajudar países carenciados e ouras infinidades de coisas, apostava tudo em como vivíamos todos muito melhor …

    Só há uma mensagem para este tipo de gente: Cresçam!

    Desculpem o desabafo.. se quiserem podem moderar

    1. Avatar de nehalem
      nehalem

      Quem detém a informação, detém o poder!
      Enquanto pudermos usufruir de uma net não espartilhada (censurada) poderemos partilhar informação que de outro modo não seria tão acessível.
      Ora o simples facto de o povão ainda ter esta hipótese de partilha acessível de informação dá-lhe poder! Poder de não ser facilmente manipulado, porque há sempre alguém que alerta. A internet tem muita solidariedade, não propriamente na definição/signo mais habitual mas, ela existe. Por exemplo: dicas informáticas (pplware)!
      Assim, o poder que a net dá ao cidadão, diminui o poder dos grandes interesses instalados. Daí, as actuais tentativas de o diminuir… a bem de todos os consumidores, claro!

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Uma noticia da treta

  13. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Há uma questão simples…

    Se isto ajudar a evitar qualquer tipo de ataque terrorista e outro tipo de crimes graves até concordo, não tenho problemas nenhum que todas as minhas mensagens por um filtro de segurança (nota um programa que procura-se por expressões chaves como bomba, terrorista, pedofilia, etc, não uma pessoa que anda-se a vasculhar todo o meu mail), se toda a informação for devidamente protegida (que os meus contactos e mensagens só sejam acedidos por uma organização governamental, chama-lhe uma agência de espionagem, e não por qualquer empresa ou pessoa), que não seja mantida as minhas conversações, ou seja, todas as mensagens verificadas não fiquem armazenadas indefinidamente apenas o suficiente para detectar em caso de terroristas por exemplo ou pedófilos padrões de conversação, não vejo problemas nenhuns num programa destes…

    Agora a questão é mesmo essa o programa só poderia funcionar sobre estes propósitos, evitar ataques terroristas, redes de pedofilia, droga, tráfego de escravos… Não quero que me andei a bisbilhotar aquilo que eu saco da net, se tem licença ou não, se são filmes porno ou as músicas de um grupo qualquer, nem que usem esta informação para tentarem definir padrões de comportamento da sociedade comum… Este tipo de informações seriam uma mina de ouro para qualquer empresa que trabalhe no ramo do marketing…

    Se tudo isto fosse garantido não vejo motivo para qualquer pessoa comum sem nada a esconder se opor a ideia…

    1. Avatar de gcha
      gcha

      *andasse em vez de anda-se

    2. Avatar de nehalem
      nehalem

      O terrorismo é outra manipulação, igualzinha às gripes (aves;porcos e outras)! Convém amedrontar os cidadãos, para que fiquem muito calminhos no seu canto e não espreitem o que anda o “poder” (verdadeiro terrorismo) a fazer com o erário público (e não só)!

  14. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Claro que quem quiser transmitir informação de forma a que seja muito difícil bisbilhotar o que lá vai dentro vai ser sempre capaz de o fazer e claro está poucas são as pessoas de bem que se vão dar ao trabalho de fazer isto.

    Tal como já disseram é só mais uma maneira de controlar a liberdade dos cidadãos não resolve nada e certamente também não evita problemas graves.

  15. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    “O governo britânico está a desenvolver uma tecnologia secreta”

    Uma tecnologia secreta daquelas que toda a gente sabe, e que aparece no The Sunday Time? Uau… lol

  16. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Andam a ver filmes a mais….

    http://www.cidadeviseu.com

  17. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Concordo em tudo com o Paulo Martins, na primeira parte do comentário.
    Quando dizes que “as mensagens verificadas não fiquem armazenadas indefinidamente”, porque é que o Google é a marca mais cara do mundo? Que responda quem quiser!

  18. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    …….PRIVACIDADE PROCURA-SE…….

    Abraço,

    ——-

  19. Avatar de dajosova

    Depois queixam-se que as pessoas sigam atalhos na vida social!

    Estamos a poucos passos de sermos uma sociedade controlada. Já a Bíblia Sagrada menciona isso. Mas há pessoas que insistem em não querer ver.

    Que venha daí o primeiro comentário ignorante afirmar o contrário…

  20. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    @dajosova
    Em que sítio da Biblia?

    1. Avatar de dajosova

      Apocalipse Cap. 13, v.16
      ———

  21. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Privacidade????
    Que é isso?

    Acho graça aos primeiros a “levantarem” a voz contra a espionagem digital são também os primeiros a instalar tudo o que lhes aparece na frente (Só porque é giro)…
    Neste momento o Homem, Ser Humano está é a atravessar uma crise de consciência, pois estamos em crise económica, com uma epidemia ou pandemia vinda dos porcos, etc… Mas acho que neste momento todos devem deixar de pensar que têm o direito a e comecem a pensar tenho o dever de!
    Acho o que faz falta neste mundo é termos mais humanos e não “seres civilizados” que quando vêm na televisão povos inteiros que vivem em condições miseráveis queixam-se da crise, ou ainda pior países como os tão “grandiosos” estados unidos queimam toneladas de “excesso de produção” de tudo e mais alguma coisa…

    Voltando ao tópico… Mandem é montanhas de e-mail (aqueles só para encher o correio, ou dar 7 anos de sorte/azar, ou até a criança da Etiópia com mão japonesa e pai escocês que tem uma doença rara…) e pronto, os servers têm capacidade mas nem tanta. Aproveitem é para colaborar com pessoal que desenvolve ferramentas de encriptação em opensource e tudo o que for PRIVADO é para encriptar com chaves seguras (sim tipo Szaj-475 em vez do nome e datas de nascimento)…

  22. Avatar de Bruno
    Bruno

    Agora fiquei espantado… 😮
    Será que vão ler a receita secreta do bolo da minha mãe ?? 😮
    ….
    e não venham com “who watch the watchers”, que é melhor um governo vigiando o que acontece de errado, mesmo havendo possibilidade de ‘invasão de privacidade’, do que a zica rolar solta por aí. Ou você acha legal uma organização criminosas usar um canal encriptado (como skype, por exemplo) para se comunicar sem problemas??

    1. Avatar de R00KIE
      R00KIE

      Pois os criminosos podem usar o skype para comunicar sem serem incomodados, se houver um backdoor para um governo espiar o que andam a dizer eles mudam de programa e continuam a comunicar sem serem incomodados, enquanto o resto da sociedade é espiada, esperemos que por pessoas sérias.

      Não são os mails da tanga dos 7 anos de azar e as fotos do gato que borrou as botas que me preocupam mas sim dados ou conversas que deveriam ser confidenciais.

      Quem vai ter acesso a isso? Quanto tempo os dados vão ficar guardados? Qual o nível de dificuldade de entrar ilicitamente nas máquinas que guardam esses dados? Qual o nível de segurança dos locais onde essas “caixas negras” vão ser instaladas?

  23. Avatar de PCLIFTING.PT

    Nao me lembrava de num topico ter vindo à baila a Biblia Sagrada!! 🙂

    1. Avatar de dajosova

      @Pclifting

      Com humildade e vontade de aprendizagem podemos compreender relacionamento das escrituras bíblicas com imensos assuntos científicos.
      Mas por vezes aceitamos o que nos ensinam como sendo verdade.
      Há coisas que devem ser observadas à distância; porém há algumas que só de muito perto é que se entendem. Ou seja, é preciso ter não só a mente mas o coração abertos para o entendimento.

  24. Avatar de Pedro Tavares
    Pedro Tavares

    Se quiserem saber melhor o caminho que levamos, leiam o livro “1984” de George Orwell aí vão perceber o que é o Big Brother.

    Curioso é também o facto de hoje 06-05-2009 ter lugar no Parlamento Europeu, uma votação que irá afectar directamente todos os que usam a Internet no espaço europeu, quer como divertimento, jogando online, quer comunicando com outras pessoas, via redes sociais ou blogs, quer informando-se ou participando civicamente nas suas sociedades.

  25. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Ao que isto tá chegando…

    Realmente fico abismado com estas situações. Morrem pessoas constantemente por falta de comida, água, cuidados médicos, e estes senhores vêm gastar milhões para espiar as pessoas…

    Quer dizer, eu aqui a uns dias, enviei um mail a um amigo sobre uma brincadeira que fizemos, dizia algo do género: “alta bomba de cheiro que tu deste ao pé do pessoal”, já se imagina o que é :D, e se calhar ainda me prendem por pensar que é algum código para me referir a algum atentado biológico hahaha…

    É que estes senhores governadores deixam mesmo muito a desejar.. Haja paciência :S

  26. Avatar de Vítor Machado

    Como diria o Jaime Pacheco; ” é uma faca de dois legumes!”

    Estas medidas até são interessantes, mas como se fosse possível confiar nestes órgãos que abusam compulsivamente do poder para manipular os pobres desgraçados dos pinos deste jogo de monopólio.

    Porque para quem já este pelas terras da D. Rainha, sabe perfeitamente que não se está a vontade nem para coçar o cu ao virar da esquina, que até esse movimento foi considerado suspeito.

    Concordo que esta mania das vídeo vigilância é utilizada sem escrupulos nenhuns. Mas com isto da vigilância pela Internet é realmente absurdo, mesmo já existindo à algum tempo.

    A nossa liberdade é realmente utópico. Aconselho a ver o the 11th Hour de Leonardo di Caprio para quem quiser sentir-se mais revoltado com este sistema oportunista e sem escrupulos nem valores.

  27. Avatar de Ricardo Correia
    Ricardo Correia

    “O governo britânico está a desenvolver uma tecnologia secreta…”

    Se é secreta, supostamente ninguém deveria saber que esta estava a ser desenvolvida!!

    Digo eu… mas isto é uma grande treta! enfim, pensam k n ha mais sítios onde gastar dinheiro!

  28. Avatar de nuteix
    nuteix

    É certo que mais vigilância dá mais segurança mas ficamos com pouca privacidade. Não podemos ter todo mas quem controla os vigilantes?

  29. Avatar de JoTa
    JoTa

    “O governo britânico está a desenvolver uma tecnologia secreta…”

    LOL. 1 Mês depois disso sair, os hackers já o têm.

  30. Avatar de aospapéis

    Ó pessoal, não é “CâmEras” mas sim “CâmAras”, como em câmara municipal, câmara de mergulho, etc.

    Mania do Inglês…

    http://aospapeis.blogspot.com

  31. Avatar de Joao
    Joao

    Sigo bastante a impresa de informacao e cada vez mais fico preocupado com o andar das coisas. Para mais quando estamos a falar de paises supostamente democraticos. Isto é um pequeno comentario mas posso garantir que esta noticia é apenas a ponta do iceberg. Já foram aprovadas muitas leis e criados muitos sistemas com o intuito exclusivo de nos espiar. Obviamente a espionagem é uma forma eficaz de combater o crime e vigiar o “vizinho”, no entanto estás accões não vão de todo nesse sentido. A ideia é vigiar o proprio cidadão. Actualmente toda e qualquer informacao electronica é vigiada. Aqui mencionam o Reino Unido onde até já tem camaras com alta voz para disuadir as pessoas de actos “improprios”, mas a verdade é que já existe um sistema de espionagem Europeu. Existem diversos projectos que tentam de alguma forma fornecer alguma privacidade ao cidadao. Mas sejamos realistas. Nenhuma informacao escapa a estas caixas-negras. E quanto mais protegida essa informaco estiver mais interesse tem estes sistemas de a armazenar e desencriptar. Actualmente não há qualquer sistema de seguranca invensivel. A historia humana leva-me a crer que mais cedo ou mais tarde isto tambem sera usado contra todos nos. Ai se a PIDE tivesse acesso a tamanho sistema.

  32. Avatar de Carlos
    Carlos

    Êpa…
    Acho um absurdo essa brincadeira…

    Se isso pegar de moda no resto do mundo… vou voltar a criptografar todos os meus emails com PGP e algoritmo RSA de 128bits!
    Quero ver o governo ter “tempo” e paciência pra quebrar a mensagem…

    LOL…