GenyMotion – Tenha vários dispositivos Android no seu PC

46 Comentários

Nexus 7 Jelly Bean, Nexus S Jelly Bean, Nexus One Jelly Bean, 10.1”, WXGA Tablet Jelly Bean, 7.0” e WSVGA Tablet Jelly Bean…é só escolher

Como sabemos, o aparecimento dos dispositivos móveis vieram criar novas oportunidades de negócio, e hoje em dia há muitos programadores a desenvolver apenas para este segmento.Um dos projectos que tem ganho muito destaque nos últimos tempos na Internet é o GenyMotion. Com o GenyMotion o utilizador passa a dispor de vários dispositivos  Android (virtuais) no PC, para testar aplicações, funcionalidades do Android, etc.

Vamos conhecer melhor este projecto.

image


O GenyMotion é estilo um emulador para Android, que vem com um conjunto de máquinas virtuais pré-configuradas,e que permite aos utilizadores testarem funcionalidades e aplicações para Android. Este projecto está ainda na versão beta e está disponível para Linux, Windows (não corre no windows 8) e Mac OS X. Para que tudo funcione correctamente, o utilizador necessita de ter o virtualbox pré-instalado no sistema.

geny_05

Principais funcionalidades do GenyMotion
  • Plataforma permite o download e execução de imagens Android Pré-configuradas: Android 4.1.1 – API level 16 (com suporte para x86 ): Nexus 7 Jelly Bean, Nexus S Jelly Bean, Nexus One Jelly Bean, 10.1”, WXGA Tablet Jelly Bean, 7.0” e WSVGA Tablet Jelly Bean, todos com ou sem Google Apps (Play Store, etc.);
  • Suporte para rede: Ethernet (interface wifi é emulada)
  • GPS
  • Suporte para ADB
  • Integração com Eclipse e Android Studio
  • Display: OpenGL hardware acceleration, multiscreen, suporte para ecrã completo;

A utilização do GenyMotion requer a criação de uma conta online aqui para posterior utilização da plataforma que é de simples utilização.

geny_01

Depois de autenticado, o utilizador tem á disposição um conjunto de máquinas virtuais Android prontas a funcionar. É só escolher uma delas e carregar em Play.

geny_02

As máquinas virtuais têm uma excelente performance, suportando inclusive jogos e outras aplicações que necessitem de processamento gráfico.

geny_04

GenyMotion é sem duvida um projecto fantástico. Pena ainda não ter suporte para Windows 8 mas certamente  que a equipa está a trabalhar nesse pequeno/grande pormenor. De referir também que a maquina onde vamos usar o  GenyMotion  deve ter suporte para virtualização de hardware (VTx / AMD-v). Há também indicações que as futuras versões terão suporte para os mais diversos sensores presentes nos dispositivos. [via W8 e xda]

Homepage: GenyMotion

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    Qual as principais diferenças deste projecto para o Bluestacks?

    1. Avatar de Mason
      Mason

      Tambem gostaria de saber, pois já utilizei o Bluestacks algumas vezes. Se bem que de início já me atentou a integração com o Android Studio, que utilizo. Experimentarei para saber até onde vai essa integração. Obrigado Pplware.

    2. Avatar de MeMsgood
      MeMsgood

      Eu acho melhor Genymotion pr mim eu reparei bastante que é mais leve faz com que as app sejas boas de executar na no BS era muito lento e puxava bastante pelo pc (no meu caso)

      1. Avatar de BruckShaKal
        BruckShaKal

        Brother, na moral, o bluestacks é um pouco mais leve e roda melhor até em pcs sem muito suporte, o genymotion emula uma iso de android em uma máquina virtual, ou seja, ele é mais pesado e em alguns casos trava muito, a principal diferença entre ele e o BS é que ele vc vai poder instalar qualquer app (compativel com a versão do android que vc escolheu) o que no bluestacks, dependendo da sua máquina não ocorre, fora os erros que ocorrem para alguns apps…

        1. Avatar de russoman
          russoman

          Cara,eu usei o BlueStacks no windows e o Geny no Linux e a minha opinião é que o Genymotion é muito mais rápido e usa menos memoria,fora o espaço no HD….o BS na versão grátis com o tempo instala muita coisa desnecessária,aqui ele passou dos 2Gb(depois de alguns meses de uso),sem contar o tempo para carregar.O geny é mais rápido,só precisa de um cadastro e pronto.

  2. Avatar de Gabriel Rodrigues
    Gabriel Rodrigues

    Muito Bom…

  3. Avatar de João Inácio
    João Inácio

    Lol assim que vi o título, pensei logo: “olha, já foram “roubar” a notícia ao xda.”.
    Acho muito bem. Nem todos aqui frequentam o fórum. 🙂

  4. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Não estou a conseguir iniciar a aplicação. Aparece a indicação de que está a iniciar a máquina virtual, depois desaparece e nada aparece a seguir, volto ao menu principal do Genymotion.

    1. Avatar de Davi
      Davi

      Pra mim tb, Fiz um logoff e depois rodei novamente e foi, Good Luck!!!

    2. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Acontece-me o mesmo…

    3. Avatar de Francisco Aragão

      Para desactivar as opções de virtualização via hardware é preciso correr o comando seguinte na pasta de instalação do virtualbox:

      vboxmanage modifyvm –hwvirtex off –hwvirtexexcl off –nestedpaging off –largepages off –vtxvpid off

      e é necessário retirar o visto de fullscreen das definições da VM no launchpad.

      Cumprimentos

      1. Avatar de Francisco Aragão

        vboxmanage modifyvm “NOME VM” –hwvirtex off –hwvirtexexcl off –nestedpaging off –largepages off –vtxvpid off

  5. Avatar de Bruno C.
    Bruno C.

    Funciona no meu windows 8

  6. Avatar de André Peixoto
    André Peixoto

    Excelente aplicação! Para quem desenvolve para Android, não tem nada a ver com os emuladores quem vêm por defeito com o SDK. É muito mais rápido, mesmo nas versões mais recentes do Android. Aconselho vivamente!

  7. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Eu instalo crio o dispositivo e quando faço play aquilo carrega e quando acaba não acontece nada.

    1. Avatar de MrCool
      MrCool

      A mim também me acontece o mesmo. Aliás, carrego no Play, aparece a seguinte mensagem:
      “To use ADB connection, you should configure correctly the path to Android SDK.
      Do you want to configure it now?”

      1. Avatar de Francisco Aragão

        Devem fazer o download do SDK do android e colocar nas definições do genymotion o caminho para a pasta descomprimida.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          Perfeito, me ajudou pra caramba, muito obrigado!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      estou com esse mesmo problema, já fiz o possível pra arrumar isso mas não consegui.
      Nos ajudem pessoal!

  8. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    Boas,

    Consegue emular a arquitetura arm?

    Caso contrario muitas das apps nem funcionam.

    1. Avatar de Nosferatu Arucard
      Nosferatu Arucard

      Sim! Mas com limitaçoes. A emulaçao ARM e´ feita dentro da maquina virtual, atraves de um daemon Linux designado Houdini (o Android e´ na realidade uma distro Linux especializada) que permite correr aplicaçoes ARM nativas para Android dentro do Android x86 (que o GenyMotion utiliza), atraves de emulaçao por software.
      Na pratica, nem todos os programas ARM vao correr, especialmente aqueles que usam optimizaçoes para chips ARM mais avançados (como o ARMv7 Neon), ou dependentes de DRM obscuras, se bem que o GenyMotion podera´ resolver parte deste problema.
      O libhoudini e´ na realidade um programa closed-source criado pela Intel para ser utilizado nos seus dispositivos Android que usam os processadores x86, e embora seja usavel em processadores x86 mais antigos, e´ recomendado um CPU com SSE3 e SSE4 para ter melhor usufructo deste software.

  9. Avatar de wolf
    wolf

    Era suposto funcionar sem entraves como a conexão adb e sdk que para mim já é coisa de outro mundo, para já má nota mas ainda voltarei a tentar!

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    “Eu instalo crio o dispositivo e quando faço play aquilo carrega e quando acaba não acontece nada.”
    “A mim também me acontece o mesmo. Aliás, carrego no Play, aparece a seguinte mensagem:
    “To use ADB connection, you should configure correctly the path to Android SDK.
    Do you want to configure it now?””
    Aconteceu o mesmo comigo, qual a solução, nos ajudem! 😀
    valeu.

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Devem fazer o download do SDK do android e colocar nas definições do genymotion o caminho para a pasta descomprimida.

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Comigo, continua sem funcionar…

        1. Avatar de Francisco Aragão

          Experimenta fazer:
          vboxmanage modifyvm –hwvirtex off –hwvirtexexcl off –nestedpaging off –largepages off –vtxvpid off

          e é necessário retirar o visto de fullscreen das definições da VM no launchpad.

          Cumprimentos

          1. Avatar de Francisco Aragão

            vboxmanage modifyvm “NOME VM” –hwvirtex off –hwvirtexexcl off –nestedpaging off –largepages off –vtxvpid off

  11. Avatar de augusto
    augusto

    olá galera, estou com esse mesmo problema citado acima!

    “To use ADB connection, you should configure correctly the path to Android SDK.
    Do you want to configure it now?

    gostaria de saber se alguém conseguiu resolver, ou então como fazer esses comandos citados para solucionar o problema?
    obrigado

  12. Avatar de John Malta

    Boa noite pessoal.
    Para vocês que estão passando o problema no qual eu passei que era… iniciava o Genymotion e quando clicava numa maquina virtual ele informava que estava carregando e sem mais nem menos não executava nenhuma ação após isso. Fica o compartilhamento da resolução do problema, pelo menos comigo resolveu e consegui na mesma hora sem ao menos reiniciar o computador.
    Pois bem, eu iniciei o Oracle VMBox que é instalado e é por ele que roda o Genymotion, escolhi a maquina virtual problemática e nas configurações de rede eu alterei o adaptador ethernet Virtual que meu computador tinha criado por vontade própria e após salvar na conexão nova eu cliquei no play e ele iniciou normalmente.
    Espero que esta sirva de ajuda pois comigo funcionou perfeitamente

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Obrigado!
      Resolveu aqui tmb!

  13. Avatar de alex jose silva

    Como posso conectar a porta usb ?

    1. Avatar de Fabricio Mendes Pereira
      Fabricio Mendes Pereira

      Boa pergunta. estou a tentar o mesmo Alex.

  14. Avatar de Hugo
    Hugo

    Aqui nao funciona…
    Quando inicio um dispositivo diz-me :
    “Unable to start the GenyMotion virtual device.
    VirtualBox can’t run the virtual device.
    Try to run the virtual device directly from the VirtualBox to check for issues.”

    Quando inicio directamente do virtualbox mostra-me o erro:
    “Cannot access the kernel driver!”
    “Make sure the kernel module has been loaded successfully”

  15. Avatar de firetrap
    firetrap

    O problema do meu está que nao consigo ter acesso de root, ele não faz o request ao superUser.apk, já tentei tambem por allow su bypass na apk das configuraçoes do genymotion mas depois ao salver a vm tentar fazer reboot e congela ali. alguma sugestão?

  16. Avatar de firetrap
    firetrap

    RESOLVIDO 😀
    Mal façam o download pelo genymotion da maquina virtual fechem o genymotion e abram o VirtualBox arramquem a VM pelo VirtualBox e vao GenyMotion configs e metam “allow su bypass” façam save/shutdown e quando reiniciar verifiquem se ficou com o visto, se sim podem a partir dai abrir com o genymotion.

    Senão der para arrancar usem os comandos acima para desligar a aceleração por Hardware/openGl.

    PS: peço desculpa pela explicação assim às três pancadas mas estou cheio de trabalho 😉

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Instalei esse programa e fui instalar o jogo Hobbit. Está muito lento o jogo. Como fazer pra acelerar isso?

  18. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Preciso de uma que de suporte a testes de Jogos, quem tenha o simulem o emulador ARMv7.

  19. Avatar de Fabricio lima
    Fabricio lima

    a minha versão é a 2.0.3 e não aparece as maquinas com o nome google apps em nenhuma delas, o que faço, me ajudem!

  20. Avatar de Jair Canela
    Jair Canela

    Depois de instalar a maquina e configurar eu queria rodar ela direto no VirtualBox, sem precisar abrir o genymotion, alguém sabe como?????

  21. Avatar de Evandro
    Evandro

    Baixei, instalei, e tudo funcionou corretamente. Uso Ubuntu 13.10. Mas gostaria de saber se é possível associar um “número sim” para aplicações do tipo ‘whatsapp’, por exemplo. Aliás, esse é meu interesse com o ‘genymotion’. Não sou programador e nem trabalho com androi.. quero fazer com que o whatsapp tb funcione no meu micro…

    Só tive um problema, ao pedir pra instalar Galaxy S3 ou S4 ou Duo… eles, ao que me parece, tem 2 ou 4 cpus… Mas o genymotion está com apenas 1.

    Abradeço se alguém souber ajudar!!!

  22. Avatar de JUNIOR
    JUNIOR

    Fiz tudo certo, baixei o o whatsapp e tava usando, so que o whatsapp atualizou, como faço pra atualiza-lo pelo genymotion?

  23. Avatar de luis
    luis

    Pessoal como poço achar os arquivos de fotos enviadas para mim , tenho q formatar o pc e nao acho as fotos para salvar please urgente,

  24. Avatar de Anderson CArdoso
    Anderson CArdoso

    pra onde vao os arquivos do whatssapp do genymobile???

  25. Avatar de Isaias
    Isaias

    Pessoal como faço root no genymotion?

  26. Avatar de Fabricio Mendes Pereira
    Fabricio Mendes Pereira

    Pessoal, uso o genymotion em um pc, Acer aspire 5740, com 4Gb de Ram, processador CoreI3 (Primeira geração), Linux Mint 17.
    Quando abro o genymotion o pc fica extremamente lento, o ponteiro do mouse trava, e tudo o que for fazer é lento, me lembra muito um K6-2 500 que eu tive a uns bons anos atrás. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar, pois desconfio das configurações, mas não sei o que fazer. Ja olhei diversos blogs e fóruns e nada esclareceu especificamente meu problema.
    Desde já agradeço.