Tutorial Raspberry Pi – Enviar e-mails via Gmail

11 Comentários

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

Depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e também opcionais, de termos ensinado a instalar o RaspbianOS no mini PC e também de termos realizado as primeiras configurações e muito mais (ver artigos no final), hoje vamos aprender como enviar e-mails a partir do Raspberry Pi.

rasp_08

O envio de e-mail através do PI é algo bastante simples. O e-mail continua a ser um dos meios de comunicação mais simples e fiável e, no caso do PI, podemos usá-lo para receber no PC e outros dispositivos, as mais diversas informações provenientes do mini PC/dos sensores acoplados ao mesmo. De referir que este processo apenas permite o envio de e-mail e não a sua recepção e armazenamento como se tratasse de um MTA (Mail Transfer Agent)

Como enviar e-mails do PI?

Para enviar e-mails a partir do PI e usando uma coisa do Gmail (ou outra), devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Obter privilégios de root

sudo su

Passo 2) Instalar os pacotes necessários. O ssmtp é uma alternativa simples ao sendmail, o mailutils é um conjunto de ferramentas e comandos para processar e-mail e o mpack é uma pequena ferramenta para codificação.

sudo apt-get install ssmtp
sudo apt-get install mailutils
sudo apt-get install mpack

Passo 3) Configuração do ssmtp

Vamos agora abrir o ficheiro  /etc/ssmtp/ssmtp.conf e proceder à configuração do nosso servidor de smtp para envio de e-mail. Para isso, devem configurar da seguinte forma:

root=postmaster
mailhub=smtp.gmail.com:587
hostname=raspberrypi
AuthUser=ppinto@xxxxx.com
AuthPass=NaoVouDizer
UseSTARTTLS=YES

Nota: Devem adaptar os campos AuthUser e AuthPass de acordo com as credenciais da vossa conta do gmail.

E está feito. Para testarem se o envio de e-mail está a funcionar, podem por exemplo usar o seguinte comando:

echo "O Pplware é fixe! Ensinou-me a mandar mails via Pi!" | mail -s "Subject" ppinto@abcx.pt

Caso pretendam incluir anexos, devem usar o comando

mpack -s "Aqui vai o pack de imagens de Sexta do Pplware" /home/pi/pack.rar ppinto@abcx.pt

E está feito, por hoje ficamos por aqui.  O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abílio
    Abílio

    Acho que vou comprar uma coisa destas 😉

  2. Avatar de Kevin
    Kevin

    Boa tarde,

    graças aos vossos artigos já tenho um com o openelec a funcionar.
    Um artigo para quem desconhece sobre xbmc no raspberry, bem como divulgação e informação sobre addons portugueses seria uma boa forma de mostrar todas as potencialidades que este pequeno dispositivo tem.

  3. Avatar de PapiMigas

    Muito bem. Confesso que prefiro o sendmail mas sei que este faz o seu trabalho. É o suficiente para termos uma página alojada no nosso RB com um formulário de contacto. Um RB fica fracote para um WordPress ou Joomla mas dá perfeitamente para uma página básica.
    Outros artigos de divulgação podem ser sobre o RPI-monitor (para quem usa o overclock)ou Fail2Ban para quem quer proteger o seu servidor pessoal mais um pouco. Caso precisem de ajuda posso ajudar.
    Cump

  4. Avatar de vitorpt
    vitorpt

    Deixo um conselho para um próximo artigo.
    O raspberry com um sensor de temperatura exterior ao mesmo e envio por mail de um alerta quando a temperatura ultrapassar determinado valor.

    Será possível?

  5. Avatar de João Pedro Ribas Fernandes
    João Pedro Ribas Fernandes

    segui os passos e obtenho o seguinte erro:

    pi@raspberrypi ~ $ echo “O Pplware é fixe! Ensinou-me a mandar mails via Pi!” | mail -s “Subject” blablabla@blabla.com
    -bash: !”: event not found

    help? 🙂

  6. Avatar de Henrique Ferreira
    Henrique Ferreira

    João Pedro Ribas Fernandes:

    tens que tirar o ! de dentro do echo, senão dá erro…

    ex: echo “teste email pi” | mail -s “Subject” henriquexxx@xxx.com

    onde o xxx é obviamente o endereço de email da pessoa a que queres enviar o email!

    espero ter ajudado!

  7. Avatar de Jose
    Jose

    É possivel misturarem este artigo de envio de emails com o outro artigo do RI a fazer gestão de DNS???

    Assim deixava enviar emails sem depender do DNS…

    Tornando-o num ganda bomba autónoma

  8. Avatar de fabio
    fabio

    Oi, é possível encaminhar foto para o e-mail ? E como eu faço isso?
    Grato.

  9. Avatar de Priscila
    Priscila

    É possível, ler (ver) os e-mails do Gmail pelo próprio terminal, sem precisar do navegador?

  10. Avatar de Paulo Abreu
    Paulo Abreu

    Muito bom o artigo!
    Gostaria de acrescentar que o Gmail por padrão não aceita as conexões feitas com estes softwares.
    Para contornar o problema você deve ir até a sua página do Gmail e habilitar a opção de usar formas de autenticação “menos seguras”.
    Sua caixa de entrada deve ter uma mensagem do sistema explicando o que fazer após sua primeira tentativa sem sucesso de enviar um e-mail.

  11. Avatar de Paulo Rogerio
    Paulo Rogerio

    Teste de envio não funcionou:
    root@raspberrypi:/home/pi# echo “O Pplware é fixe! Ensinou-me a mandar mails via Pi” | mail -s “Subject” paulo.rogeriobr@gmail.com
    mail: cannot send message: Process exited with a non-zero status