Chegou o Fedora 19 – Uma distro Linux para power users

36 Comentários

[one_fourth_last]Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Este é uma das minhas distribuições Linux  preferidas e antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci experimentei.

Depois do lançamento do Fedora 18 “Spherical Cow” em Janeiro, eis que chegou o Fedora 19 Schrödinger’s Cat…a tempo e horas.

fedora19_00

O Fedora continua a ser uma das distribuições que mais inova, apresentando novas versões a cada seis meses. Robyn Bergeron, anunciou esta terça-feira, o Fedora 19 Schrödinger’s Cat que traz consigo algumas novidades interessantes, das quais destacamos:

  • Developer’s Assistant – uma nova ferramenta para programadores, que ajuda na criação de projectos, oferecendo templates, samples, etc. Depois de finalizado o projecto, este pode ser de imediato publicado no GitHub
  • Modelação e impressão 3D: Suporte para OpenSCAD, Skeinforge, SFACT, Printrun, RepetierHost e outras ferramentas
  • OpenShift Origin – Permite ao utilizador criar a sua própria infraestrutura PaaS ( Platform-as-a-Service)
  • node.js, Popular plataforma, baseada em Javascript, para implementação de serviços em tempo real
  • Ruby 2.0.0
  • MariaDB, como motor de base de dados

fedora19_01

A distribuição Fedora é normalmente destinada a power users e esta versão 19 não é excepção. Além das novidades apresentadas apenas referir que esta versão vem com o Kernel 3.9 e usa como ambiente gráfico de trabalho o GNOME 3.8.3. Esta versão vem também como o KDE Plasma Workspaces 4.10 e com o Mate 1.6 e estão disponíveis versões com o LXDE e Xfce.

Nos próximos dias apresentamos um tutorial de instalação desta versão e uma análise mais detalhada.

altDownload: Fedora 19 Schrödinger’s Cat
altHomepage: Fedora Project

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Penso que o Fedora 19 não vem com o Gnome 2 mas sim com o MATE…

    1. Avatar de Luís Nabais

      Confere, vem com o MATE 1.6, clone do GNOME 2.32.

  2. Avatar de RJ45
    RJ45

    De facto, na minha opinião, é a melhor distro gratuita de linux. Não sei se será para “power users” ou para users com power. Eu trabalho com a “Scientific Linux” que é uma versão desenvolvida sobre o Fedora para ambiente académico.

    1. Avatar de Luís Nabais

      Scientific Linux é baseado em Red Hat Linux e é desenvolvido para o CERN, mas que permite ser utilizada também em ambiente académico (e não só). É muito parecida com CentOS.

    2. Avatar de Darktux
      Darktux

      Indirectamente, pois o SL é um clone do RHEL que, esse sim, é baseado no Fedora.

    3. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Correcção, o Scientific Linux é desenvolvido sobre Red Hat (não tão upstream como o Fedora) pelo Cern para uso nas plataformas de experimentação.
      Como workstations a maioria anda de Apple na mão 😉

      1. Avatar de RJ45
        RJ45

        “The Fedora Project is a project sponsored by Red Hat to co-ordinate the development of the Linux-based Fedora operating system”. Para quem necessite desta informação.

  3. Avatar de FullEraser
    FullEraser

    Já bomba no meu MacBook Pro. A distro ideal para desktop.

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      FullEraser, para instalar codecs, drivers, etc o o que recomendas ? Algo tipo Fedorautils ?

      Ontem tentei instalar no meu portátil mas o instalador não reconhecia/encontrava (?)as partições do meu disco. Fartei-me e desisti.

      Voltei-me para o Debian e o ***** do grub não instala (dá sempre erro, seja instalção automática, manual, recovery mode).

      Acabai por instalar o Xubuntu que foi “sem espinhas”. Em 10 min tinha a máquina a bombar. Sou faltou personalizar (temas, icons e uma ou outra aplicação mais a meu gosto).

      Já ando a mexer em Linux há uns anos e por norma nunca tive grandes problemas. Talvez tenha sido apenas um dia mau. Hoje volto à carga.

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Eu uso sempre o FedoraUtils depois de instalar o Fedora. Impecável.
        Quanto a problemas de instalação, não te sei ajudar…

      2. Avatar de Luís Nabais

        EasyLife (aconselho este) ou Autoplus.

      3. Avatar de Darktux
        Darktux

        Alucard e Luís Nabais,

        Obrigado pelas vossas respostas.

        Vou tentar novamente hoje. Pode ter sido só um dia mau. Vou fazer novamente download da iso e começar do início.

  4. Avatar de Alucard
    Alucard

    Também sou da opinião que é a melhor distribuição Linux. Consegue estar sempre na vanguarda, mas surpreendentemente é bem estável. Para users com power, de facto! Peca apenas pelo período curto de suporte entre versões (13 meses), mas agora até o Ubuntu só dá 9 meses nas versões não-LTS, por isso não é assim tão mau.
    Vou já correr a instalar o Fedora 19 num portátil Toshiba, isto é, algures este fim-de-semana. Estou curioso para testar o Gnome 3.8.

  5. Avatar de ADk
    ADk

    Quanto a mim o melhor distro de linux, mas esta versão ainda está longe de estar perfeita, ainda contem imensos bugs a nivel do Gnome 3, Nautilus (root) e ferramentas Wine. E sim, vem com o MATE.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Com a teimosia da Caixa Mágica em disponibilizar apenas a versão Gnome, o Fedora é um candidato para usar KDE.
    Vou testar.

    1. Avatar de Fed
      Fed

      Caixa Mágica, não conheço. Deve estar a referir-se á Caixa Trágica… O que é nacional é bom, mas ter o apoio de lobis para promover um S.O. obsoleto… Mais valia que o Alinex tivesse tido algum apoio na sua altura… Distribuições PT?? Só o Morabeza Linux, baseado em CentOS…

      1. Avatar de Luís Nabais

        Alguém parou no tempo…

        Caixa Mágica 20 é baseado em Ubuntu 13.04. Onde é que isso é obsoleto?

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Saquei a versão KDE e testei numa VM, só em modo Live.
      Como nunca tinha testado Fedora, fiquei surpreendido não ter PT-PT…

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Tem PT-PT, pelos menos se instalado no disco. Em modo Live acredito que seja só inglês, claro.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Pois, acho que foi lapso do meu colega que o sacou do site BR…
          Vou sacar do site PT e ver se é diferente.

  7. Avatar de someone
    someone

    Os meus parabéns para o Fedora.

    Num mundo em que todos os dias aparecem e desaparecem tantas coisas a que chamam de distros, quando em >99% das vezes não passam de copias de outras distros com um nome e wallpaper diferente…

    O Fedora por outro lado faz parte de um grupo de distros realmente inovadoras e importantes 😉

    Fiz um boot do live KDE explorei e testei um pouco e pareceu-me um sucesso.

    (Mas claro que voltei logo para o meu querido ArchLinux)

    1. Avatar de Headbanger
      Headbanger

      Se for contar as distros realmente relevantes, elas não chegam a 20.

      Mas já que o Linux é o território da liberdade… hehehehheehe

      A propósito PPinto, quando vais fazer um post sobre o Snowlinux?

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Eu diria que não são mais que uma dúzia as distribuições basilares realmente importantes. Fedora, Debian, Ubuntu (que é apesar de tudo baseado no Debian), Suse, Mandriva/Mageia, Arch, Slackware, Gentoo… As restantes acabam por se basear nesta “dúzia”.
        Mas claro, a liberdade de qualquer pessoa poder criar uma versão própria do Linux, é um direito inalianável e espero que se mantenha assim.

        1. Avatar de Headbanger
          Headbanger

          Penso da mesma forma. Sempre utilizo dois critérios: a distro não ser baseada em nenhuma outra e a o gerenciamento de pacotes. Dessa forma, concentro meus estudos em: Debian, Redhat/CentOS, Mandriva, Gentoo, Arch e Slackware.

          E nas derivadas desktop mais famosas dessas: LMDE/Snowlinux, Fedora, Sabayon, Mageia etc.

          Em linhas gerais é isso. Por isso mencionei em torno de 20.

          Acho que merecem um destaque especial as distros para pcs antigos, principalmente a BodhiLinux (super leve e bonita) e o Macpup (roda em qualquer pc velho).

          Não domino muito ainda. Sempre fui da Família Debian. Agora tenho usado o Fedora e o Mageia para me acostumar com os pacotes RPM. Depois vou pro Gentoo, quebrar a cabeça. hehehehehee.

          1. Avatar de NT
            NT

            Queres quebrar a cabeça (mas ficar a saber o que se passa nas entranhas do linux…) ide ver o projecto LFS, básicamente é um livro que te diz como começares do “zero” tens que compilar tudo começando pelo toolchain, kernel etc… É a distro de eleição para quem quer ter o PC a 200% dá é um trabalhão porque tens que fazer tudo à unha, nem gentoo, nem Arch conseguem atingir o speed que isto te dá, porém quando acabas de “instalar” tens updates para fazer lol.

          2. Avatar de Headbanger
            Headbanger

            NT,

            Aí acho que a mulher me larga! Hehehehehehehehehehe!

            Mas vou pesquisar sobre isso.

            Obrigado por essa dica!

  8. Avatar de NT
    NT

    Sem dúvida a distro que eu tenho instalada para o meu pc de trabalho, já uso a Beta, porém algo me diz que é melhor “repavimentar” o meu pc… Bem lá se vão as férias (hihihi) gosto de deixar tudo pipi!

  9. Avatar de Vasco Coelho
    Vasco Coelho

    Tenho que experimentar.

    No entanto o Codename da versão “Schrödinger’s Cat”
    é simplesmente genial.

  10. Avatar de Joao Marques
    Joao Marques

    Qual o Login que utilizam para entrar no Live do KDE ?

  11. Avatar de diogo
    diogo

    Se alguem me puder a ajudar neste problema, ainda nao encontrei nada no google sobre isso.

    Estou a tentar migrar do ubuntu para fedora (se retroiluminacao das teclas funcionar eheh)

    Na instalacao com este novo instalador da-me um erro quando tento preparar a particao.

    Diz: você não criou um dispositivo alvo estágio1 do gerenciador de inicialização
    fedora-root deve ter um dos seguintes tipos de rótulo de disco: gpt.

    E nao passo dai, anteontem consegui mas nao sei como e tive que voltar a por ubuntu porque tive outro problema e nao tinha tempo para procurar a resolucao.

    Desculpem a falta de carateres latinos mas o meu teclado esta em portugues no hardware e em ingles no software, nao sei onde estao as coisas.

    1. Avatar de Headbanger
      Headbanger

      EU acho o particionador do Fedora meio estranho.

      Tente deixar todas as partições já prontas com o GPARTED.

      Aí na instalação do Fedora, só associar os pontos de montagem pras partições que já existem (onde tu queira instalar) e pronto.

      Pelo menos na versão 18 eu fiz assim.

      Abraço!

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tanto tempo depois da notícia já ninguém lê isto.

    Desculpem o mau feitio mas chegou e pode-se ir embora.
    Experiência em VM:
    bom instalador
    rápido no arranque
    gggooooorrrrrrddddddddddooooooo

    Demasiado disco (quase 4Gb), demasiada RAM (1680Mb) e demasiada CPU.
    Teste de bolso:
    arrancar
    abrir terminal
    df -h
    free -m

    Salvo as devidas distâncias, parece o Windows a “comer máquina”.

    1. Avatar de Headbanger
      Headbanger

      Vou continuar no 18 então!

  13. Avatar de Márcio Manoel Teixeira

    Não consigo acessar as outras particões do meu HD através do fedora 19,nessas particões estão arquivos que preciso usar no dia a dia, quando tento acessa-los me dá a seguinte crítica…

    Error mounting /dev/sda4 at /run/media/marcio/526EEC0A6EEBE4A7: Command-line `mount -t “ntfs” -o…

    Alguém pode me ajudar?

    1. Avatar de Luís Nabais

      Arranca o Windows e faz um chkdisk (acho que é CHKDSK D: /F) bem feito. Depois tenta de novo.

    2. Avatar de irlm
      irlm

      Porque causa das partições quando instalado estarem em LVM, logo o Windows não consegue ler esses ficheiros.