Apple faz contrato de 30 milhões de dólares para fornecer iPads

33 Comentários

Os dispositivos móveis, em concreto os tablets, podem ser excelente ferramentas na área da educação, dinamizando o processo de ensino/aprendizagem.

Segundo informações fornecidas pelo site AllThingsD, a Apple terá feito um contrato com a L.A. Unified School District, para o fornecimento de iPads, que rendeu à empresa de Cupertino 30 milhões de dólares.


A directoria da instituição, aprovou, por unanimidade, um despacho que prevê o fornecimento de 35 mil iPads para as 47 escolas geridas por este agrupamento. O custo de cada dispositivo será de 678 dólares. O valor por iPad é superior ao valor de retalho, no entanto o equipamento vem recheado com um vasto leque de software educativo, o que aumenta o valor unitário.

Os iPads terão já software dedicado ao segmento escolar

De acordo com o relatório, a Apple “tirou a sorte grande” com este novo negócio, sendo que este passo eleva a um novo patamar a utilização de iPads no segmento escolar. O negócio é uma grande vitória para a Apple. LAUSD é o segundo maior sistema escolar do país, e a sua decisão de atribuir este contrato à Apple, e só à Apple, é um brutal passo para a indústria da computação e para o domínio do mercado.

A batalha pela supremacia tablet PC no sector da educação está a aquecer entre a Microsoft e a Apple. Recentemente foi reportado pela AllThingsD, que a Microsoft anunciou uma nova promoção onde se pode ver os Surface RT de 32GB a metade do preço para as escolas se for feita a compra entre 17 de Junho e 31 de Agosto de 2013.

Estes 30 milhões de dólares e, principalmente, o colocar no segmento escolar o iPad, traz à Apple um domínio futuro muito importante, não só no conceito mas também no hábito da utilização do software, tal como no passado aconteceu com a Microsoft.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fantasia
    Fantasia

    Entretanto o mercado por cá:
    “Samsung ganha quota de mercado em Portugal com venda de smartphones” in:
    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/samsung_ganha_quota_de_mercado_em_portugal_com_venda_de_smartphones.html

    1. Avatar de Mário Carvalho
      Mário Carvalho

      Isso está relacionado com as políticas da Vodafone, TMN e Optimus. Se houvesse, como há no estrangeiro, iPhones novos a 150€ com planos de subscrição a 20/30€ por mês ias ver quem era o lider de mercado em Portugal.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Cairo ao mercado empresarial e vê se já não é assim. Como é k achas k tenho iPhone?

        1. Avatar de FitzGerald
          FitzGerald

          Penso que ele quer dizer, se as empresas de telecomunicações fizessem isso de forma generalizada e não apenas para empresarial.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nos States a Apple está a perder quota de mercado. Esse argumento dos contratos dá para os dois lados.
        O problema em Portugal é, quanto a mim, a fraca publicidade a outras marcas e o destaque dado pelos operadores.

  2. Avatar de Socras
    Socras

    iMagalhães! 😀

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    O que os “District” de educação estão a adoptar é o Windows 8 Pro, não o RT.
    Não faz sentido nenhum uma escola adoptar o RT (a menos que o equipamento seja praticamente dado).

    http://tabtimes.com/news/education/2013/05/07/read-all-about-it-san-antonio-school-district-taps-dell-windows-8-tablets

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Uma das coisas positivas do ipad são as apps educativas e realço as apps dirigidas a educação especial. Infelizmente o sistema Android não tem nada de jeito neste campo, o que é pena até porque as apps da Apple são caras nesta área (também exploram monetariamente quem precisa).

  5. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Há umas décadas o Windows fez escola assim, porque só conheciam esse sistema.

  6. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Em Portugal o nome a isso é adjudicação directa, ou melhor, um favorecimento… Houve um por cá que também não ia custar nada aos contribuintes (e “mêmo” Português, o nome claro). Ao menos nos States é mesmo porque gostam de ser grandes e “só” é um bom negócio para a Apple…
    Interesse dos contribuintes (lembrar que se trata de um volume de negócio elevado) é mesmo ZERO.

  7. Avatar de zedex
    zedex

    Pelos vistos para este agrupamento a aparência conta, e muito! 😉

    http://www.troll.me/images/ancient-aliens-guy/americans.jpg

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Por experiência posso afirmar que os ipads oferecem melhores apps para a educação infantil, e em particular para a educação especial.
      Não sou fã da Apple nem tenho ipad mas convivo com a educação especial. Tenho 3 tablets Android destinados ao uso na educação especial e este sistema deixa muito a desejar nesse campo por falta de opções funcionais. Não tenho ipads pelo custo do aparelho e pelo custo das próprias apps.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Boas.

        Também trabalho com crianças NEE e utilizo muito o iPad. Posso garantis que, como ferramenta de trabalho para motivar crianças com Dificuldades de Aprendizagem, tem-se revelado um instrumento quase fundamental!

        😉

        Pode ver aqui alguns artigos que pode gostar:

        https://pplware.sitedev.pt/pessoal/ciencia_saude/android-11-aplicacoes-educativas-para-os-mais-pequenos/
        https://pplware.sitedev.pt/pessoal/ciencia_saude/ipad-16-aplicacoes-para-ajudar-criancas-com-deficiencia-parte-i/
        https://pplware.sitedev.pt/pessoal/ciencia_saude/ipad-16-aplicacoes-para-ajudar-criancas-com-deficiencia-parte-ii/

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O conteúdo desses 3 links ilustram bem a carência de apps funcionais para Android. Posso dizer que bem construídas e pensadas para NEE contam-se pelos dedos, e algumas requerem imaginação para darem resultados – e já nem falo da questão da língua… Mas isso leva a outro problema que é o facto de cá em Portugal os programadores não se interessarem por estas apps (nem para as traduzir)

    2. Avatar de asdrubal

      Já cá faltava o argumento da aparência…

      1. Avatar de Fantasia
        Fantasia

        Calma que ainda falta o do “ecossistema”! 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Fantasia tu já dominas o léxico 😉 já aprendeste, passo a passo tu começas a aprender e a dominar os conceitos. Depois é só adquirir. Vontade n\ão te falta, dominas o léxico e conheces o conceito… estás apto meu caro.

          Tu nunca me enganaste 😀

  8. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Calma, faltam os dogmáticos e os cépticos, vulgo Android users.

    Quanto ao assunto, obviamente que os tablets são um mundo atractivo para as crianças, elas já nascem com a percepção de deslizar o dedo, de fechar os dedos como uma pinça para encerrar as apps, isso facilita a aprendizagem. O iPad é actualmente a melhor ferramenta educacional.

    1. Avatar de Fantasia
      Fantasia

      “O iPad é actualmente a melhor ferramenta educacional.”

      “dogmáticos “

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Ridículo e gente que ainda comprar produto da apple. Para faturar muito apple faz seus funcionários de escravos. Crianças trabalhando para a apple faturar muito. Quando a apple não mudar essa sua maneira de fabricação não compro produto da apple.Continuo com o meu DELL !

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim… Até porque a Apple é a única empresa tecnológica do mundo a explorar as pessoas…

    2. Avatar de Vítor M.

      Como? Ó que falso moralismo. A Apple até é das que está a mudar o fabrico dos seus dispositivos para os Estados Unicos, mas as outras marcas nunca conseguirão deixar a China e outros países orientais.

      E mais, a Apple tem políticas apertadíssimas de condições de trabalho, ao contrario de muitas marcas. Basta ver o que fizeram na Foxconn, mas também não acredito que seja santa, só vocês é que acham que existem santos neste mundo e que a Apple é um diabo.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Cara e só olhar onde seu Ipad e fabricado. China ! Foxconn agora possui fabrica no Brasil, menos de 3 meses os funcionários iria fazer greve. Uns dos motivos baixo salario na região e o lanche para comida de cachorro. E pergunte quem trabalha na Dell Brasil quer sair ??

        1. Avatar de Vítor M.

          Já agora vira lá todos os teus e o dos outros, equipamentos, abre-os já agora também, e vê onde o material é feito. Vais ficar surpreso. Mas… vê a etiquetas das calças e das cuecas, vais ficar admirado meu caro, até isso na volta diz Made in China 😉 aqui em Portugal essa realidade também se vê!!!

          Esquece isso, não tenhas a menor dúvida que são todos iguais e a Apple tem tido problemas com isso e tem inclusive deslocado o seu CEO a essas fábricas:
          http://www.nytimes.com/2012/03/30/technology/apples-chief-timothy-cook-visits-foxconn-factory.html?_r=0

          Poucos fazem isso meu caro… e há mais… a Apple estuda de perto esses factores de instabilidade.

          Agora uma informação para ti: a Foxconn não trabalha só para a Apple sabias? No Brasil então a empresa oriental tam vários clientes e a responsabilidade dessa miserável qualidade laboral é dos donos da empresa e do governo brasileiro.

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Claro que sei que a foxconn não fabricar somente produto da apple. Também sei que qualquer peça do produto de tecnologia vem da China. A foxconn e mais conhecida por fabricar produto da apple. Nunca vi funcionário da samsung ou outras de matar. Mais funcionários da foxconn sempre vi. Igual no Braasil tem empresa que dar muito valor do seu funcionário, outras so pensar em ganhar dinheiro sem preocupar com seus funcionário.

            Se alguém pesquisar sobre apple vai ver isso :

            A revista Fortune classificou a Apple a empresa mais admirada nos Estados Unidos em 2008, e do mundo em 2008, 2009 e 2010. A empresa também tem recebido críticas por seu contratos de trabalho, cuidado ambiental e práticas de negócios.

          2. Avatar de Diogo
            Diogo

            Claro que sei que a foxconn não fabricar somente produto da apple. Também sei que qualquer peça do produto de tecnologia vem da China. A foxconn e mais conhecida por fabricar produto da apple. Nunca vi funcionário da samsung ou outras de matar. Mais funcionários da foxconn sempre vi. Igual no Brasil tem empresa que dar muito valor do seu funcionário, outras so pensar em ganhar dinheiro sem preocupar com seus funcionário.

            Se alguém pesquisar sobre apple vai ver isso :

            A revista Fortune classificou a Apple a empresa mais admirada nos Estados Unidos em 2008, e do mundo em 2008, 2009 e 2010. A empresa também tem recebido críticas por seu contratos de trabalho, cuidado ambiental e práticas de negócios.

            O cara so foi um dia la na empresa. Quando chefe vai visitar em arrumar tudo para ficar certo diferente de ir la todo dia.

            Vitor vc e um apple maniaco.

          3. Avatar de Vítor M.

            Estás enganado, eu gosto da marca sim, mas porque em termos de qualidade de produtos, actualmente, é inigualável, acredita, eu tenho essa possibilidade de testar e usar um vasto leque de produtos e muitos deles em primeira mão, muita gente que critica… não tem e nem terá. Isso dá-me a possibilidade de formar uma opinião, minha, que não deixo de a transmitir, só não a entende quem não quer e estão à vontade para o fazer. Não tenho de ser imparcial, apenas honesto com as minhas convicções, isto é um serviço “face to face” onde aqui prestamos um serviço público nunca antes feito.

            Tu tens a tua opinião baseada nos teus conhecimentos, respeito, eu tenho a minha baseada em muitos anos de utilização de muitas plataformas e dispositivos, tenho as minhas convicções e, repara, tenho tido os resultados a dar-me razão, até hoje tenho estado certo.

            Existem muitas marcas excelentes, mas o conjunto, o sucesso reside num formato compacto, unificado que, actualmente, só uma marca tem e isso é a verdade.

            Se serve para toda a gente? Não, claro que não, por isso é que há liberdade de escolha, agora o que os outros usam, não sou obrigado a aceitar para mim como sendo o melhor, só porque a eles serve.

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Vitor vamos parar de discutir sobre isso. Apple sim e um produto super bom,mais eles são como maiorias das empresas o dinheiro fala mais alto.
      No Brasil e assim.

      Apple – produtor bom e para quem quer exibir.

      Samsung – Configuração excelente, preço baixo de marca, mais produto sem qualidade.

      DELL – Quem quer QUALIDADE, SUPORTE.

      Único fornecedor de note, ultra, e outra coisas que enviar um técnico um dia depois do defeito na sua casa para consertar, ao contrario dos outros que ter defeito e ficar 30 dias sem seu aparelho.

      1. Avatar de Vítor M.

        A DELL não é assim tão bom, acredita. Alias o mercado mundial tem mostrado isso, são produtos banais e não tem conseguido penetrar nos melhores e mais fortes mercados. E tem perdido quota de mercado, como podes ver aqui:

        http://en.wikipedia.org/wiki/Market_share_of_personal_computer_vendors

        Se a este valor acrescentarmos os iPads, pois são pela generalidade dos players considerados no mesmo patamar dos computadores, a Apple assume um papel cimeiro, já à frente da DELL por exemplo. Portanto, a DELL no Brasil pode ter um papel importante porque sabemos bem da carga fiscal que recai sobre os dispositivos Apple. Repara que só agora chegou aí o ipad mini.

  10. Avatar de Josias

    miudos… ipads…. angrybirds(por exemplo).

    A quantidade de estudo que esses ipads vão ver vai ser extremamente elevada :p

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Curiosidade: como referi em cima, lido com crianças de necessidades especiais.
      O angry birds deu muito jeito para desenvolver a motricidade fina em crianças de 3 anos.
      Portanto, tudo depende de como se usam as ferramentas.

      A malta tem o hábito de falar mal só porque sim. O mundo real vai muito mais além do que imaginam.

  11. Avatar de JG
    JG

    Apple Magalhães

  12. Avatar de Luis

    É a Apple que vai pagar os 30 Milhões certo?