Última hora – Facebook com falha de segurança

52 Comentários

Falha de segurança afecta 6 milhões de utilizadores ..

…em actualização!

Para quem é utilizador da maior rede social, o Facebook e consultou o e-mail nestas ultimas horas, certamente achou estranho um e-mail proveniente da Equipa do Facebook, como o assunto “Mensagem importante do Facebook” que informa ter havido invasão de privacidade. Segundo a informação, a falha foi limitada e, provavelmente, apenas permitiu que alguém que já conheces fora do Facebook visse o teu endereço de e-mail ou o teu número de telefone.

facebook_01

Foi agora ao final da noite que os utilizadores portugueses do Facebook começaram a receber um e-mail com a seguinte informação:

Caro Utilizador,

A tua privacidade é incrivelmente importante para todos os que trabalham no Facebook e estamos empenhados em proteger a tua informação. Apesar de muitos de nós trabalharmos a tempo inteiro na prevenção e correção de falhas antes de estas afetarem alguém, ficámos recentemente aquém do nosso objetivo e uma falha técnica fez com que o teu número de telefone ou endereço de e-mail ficasse acessível para outra pessoa.

A falha foi limitada e, provavelmente, apenas permitiu que alguém que já conheces fora do Facebook visse o teu endereço de e-mail ou o teu número de telefone. Mesmo assim, desiludimos-te e estamos a levar este problema muito a sério.

A descrição do que causou a falha pode ser bastante técnica, mas queremos explicar-te como aconteceu. Quando as pessoas carregam as suas listas de contactos para o Facebook, tentamos fazer corresponder esses dados com a informação de contacto de outras pessoas no Facebook para gerarmos recomendações de amizade. Devido a esta falha, os endereços de e-mail e os números de telefone utilizados para fazer recomendações de amizade e reduzir o número de convites que enviamos foram inadvertidamente guardados na sua conta do Facebook, juntamente com os seus contactos carregados. Como resultado, se uma pessoa transferiu um arquivo da sua conta do Facebook através da nossa ferramenta Transfere a tua informação (TTI), que inclui os seus contactos carregados, esta pode ser recebido endereços de e-mail e números de telefone adicionais.

Aqui está a tua informação de contacto (inadvertidamente acessível para, no máximo, 1 utilizador do Facebook):

x*********@gmail.com

Estimamos que 1 utilizador do Facebook tenha visto esta informação de contacto adicional exibida junto ao teu nome na sua cópia transferida da informação da sua conta. Nenhuma outra informação sobre ti foi mostrada e é provável que qualquer pessoa que tenha visto isto não seja um estranho, mesmo que não seja um amigo no Facebook.

Reconhecemos que a partilha inadvertida de informação de contacto é inaceitável, mesmo que conheças as pessoas que viram esses detalhes, e tomámos medidas para impedir que isto aconteça novamente. Para mais informação sobre esta falha, lê a nossa publicação no blogue.

Todos nós no Facebook levamos este problema muito a sério. Agradecemos a tua utilização contínua do Facebook e estamos a trabalhar todos os dias para te oferecer o nível de serviço que esperas e mereces.

Obrigada,
A Equipa do Facebook

Tal como é referido na informação, não há evidências se o ataque foi intencional e que a plataforma está estável e sem anomalias.Nas próximas horas/dias, o Facebook dará certamente mais informação sobre este assunto.

Também recebeu esta informação? Incomoda-o que os seus dados pessoais tenham sido acedidos por outros?

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Não recebi nada até agora.

          1. Avatar de Tiago Delgado
            Tiago Delgado

            x6

          2. Avatar de NoBodyCares
            NoBodyCares

            x8

          3. Avatar de Gonçalo Damas
            Gonçalo Damas

            x9

          4. Avatar de António Gomes
            António Gomes

            x10678

        1. Avatar de João C.
          João C.

          9! (Desculpem mas a tentação de trolar foi grande demais).

          1. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
            Filipe Nunes Rodrigues

            x10

  2. Avatar de Joselito
    Joselito

    Oooooohhhhh…mas que pena que eu tenho…

    1. Avatar de Márcio
      Márcio

      Pelo que parece és anti facebook. x)

    2. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Também estou cheio de pena!
      já nem vou dormir em condições!

  3. Avatar de Pedro Pinto

    Podem acompanhar também a informação na zona de segurança do Facebook
    https://www.facebook.com/security/notes

  4. Avatar de Fabio

    Já recebi ainda à pouco..

  5. Avatar de Jó Passos Dias Aguiar Mota
    Jó Passos Dias Aguiar Mota

    Ao ler o comunicado do Facebook, duvidei da sua veracidade devido à forma como está escrito.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Aconteceu exactamente o mesmo comigo. A escrita esta meia estranha

      1. Avatar de Serpa
        Serpa

        Pedro, isso são os tradutores lá do Facebook, que pelos vistos não andam a fazer um bom trabalho ultimamente, basta ver o Help center em PT, aparece lá de vez em quando umas gralhas e tal 😉 Por essas e por ourtas, mas mais pelas outras razões uso o FB em Inglês!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois, o PT original está cada vez mais esquecido na Internet

          1. Avatar de César
            César

            Favêlos há muitos… quanto mais raro mais precioso 😉

  6. Avatar de Paulino Caetano
    Paulino Caetano

    Eu recebi o mesmo email mas com uma pequena diferença… a informação de contacto comprometida foi o meu contacto telefónico…

  7. Avatar de Serpa
    Serpa

    Conhecia esta falha há tanto tempo, isto pq uso a DYI de tempos a tempos, desconhecia era que fosse falha pois nunca me lembrei de ver se realmente os mails/telms estavam privados ou não nos perfis, nem liguei a isso.
    Agora estava a fazer parte do White Hat do Facebook se tivesse reportado 😛

  8. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Já me aconteceu uma vez entrar no facebook e ter o aviso que foi feito o login a partir de um país pequeno da américa central.

    Nas últimas horas ou dias, não recebi mail nenhum do facebook.

    1. Avatar de luniq
      luniq

      isso tem haver com os IP’s. tavez tenhas estado ligado a uma rede móvel ou talvez a uma VPN. tb já me aconteceu. mas nada melhor que utilizar “login approvals” e monitorizar Recognised Devices

  9. Avatar de luniq
    luniq

    será a falha mesmo real, ou será um meio de distrair as atenções do programa PRISM

    1. Avatar de Rúben Silva
      Rúben Silva

      É real e velha, há listas de números de telemóveis catalogados por SO á venda na net. Mas haver tanta atenção de parte do Facebook nesta altura levanta suspeitas, sabendo que já tiveram falhas bem mais graves e não se prenunciaram.

    2. Avatar de Pedro Sá
      Pedro Sá

      Finalmente alguem foca “o” ponto.

      1. Avatar de Serpa
        Serpa

        foi como escrevi no meu comment:

        https://pplware.sitedev.pt/pessoal/informatica/ultima-hora-facebook-com-falha-de-seguranca/#comment-694610

        já existe há tanto tempo, e como diz o Ruben, não é normal falarem em erros de privacidade não..corrigi-se e pronto.

        Verdade que sou daqueles que gosta de teorias da conspiração, por isso isto cheira-me a PRISM…

        Avisar que existe uma falha, corrigi-se e aproveita-se para poder mexer onde realmente se quer mexer 🙂

        1. Avatar de Rúben Silva
          Rúben Silva

          Por norma quando o publico em geral tem conhecimento já a falha esta corrigida e evitam a publicidade. Daqui por uns meses vem a noticia dos tokens 😉

          Realmente e muito estranho todo o ênfase que estão a dar a esta noticia, quase me atrevo a dizer que vai ser anunciado na TV!

          1. Avatar de JG
            JG

            Podes crer, a TV sempre foi a maior alavanca do facebook e de tudo que é americano..

  10. Avatar de NoBodyCares
    NoBodyCares

    Quando li o título pensei que tivesse sido algum ataque e que tinham tido acesso a passwords e informações mais importantes, mas agora o meu mail (que eu já não uso) e o meu nº de tlm (que é falso) não vejo assim o grande problema.

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quando vi o título do artigo pensei que tivesse sido algo mais grave.

    Afinal foi só uma falha de privacidade.

    1. Avatar de Manel
      Manel

      só uma falha de privacidade??
      Não das valor aos teus dados, nem a ti.. (tb tens phishing do Fb)
      Da te conta o que eles sabem de ti.. ou podem..lol

      1. Avatar de djx
        djx

        Ainda me lembro quando a internet começou a “crescer”. As coisas que se diziam sempre era: “Não coloque os seus dados na Internet nem informações pessoais”. Por estares a colocar informações pessoais no Facebook a frase deixou de ter sentido só por ser uma empresa? Essa empresa não é controlada por pessoas que mais tarde poderão ser despedidas, furtar as informações da BD e vendê-las a quem pagar mais?

      2. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Então, mas eles só sabem aquilo que as pessoas lá colocam.

        Se as pessoas estiverem preocupadas com a privacidade não têm conta do Facebook… é tão simples quanto isso…

  12. Avatar de Diogo
    Diogo

    Tambem recebi esse email mas achei que não passava de phising/spam… Já repararam no email? @facebookmail.com, uma pequena pesquisa pelo google e só se encontra coisas relativas a phising.

    Mas agora fiquei confuso..

  13. Avatar de Joana Belo
    Joana Belo

    Curioso: o texto começa por tratar o utilizador por “tu”, para depois começar a ser educado!
    Para quem gosta de se expor e de ter a sua vida privada ao “Deus dará”, nada como o FB.
    É constrangedor ver pessoas que “não vivem” sem esta coisa! Sentem-se como se não houvesse razão para a vida: têm “amigos”, mas não socializam!
    Que doença! Perdão, que dependência!!!
    Obs: isto não se aplica às pessoas razoáveis na sua aplicação, porque o FB tem o seu lado positivo. Infelizmente vê-se muita porcaria e é essa porcaria que se espalha como peste. Este comunicado vale “remessa para o lixo”, mas espalhou-se, como quais outras mensagens, de forma viral.
    Lamentável.

  14. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Tanta coisa importante na vida para uma pessoa se preocupar e vocês preocupam-se com o FaceBrocas…

    1. Avatar de JG
      JG

      Porque “FaceBrocas”? O que têm as brocas a ver com o “livro de caras”?

  15. Avatar de JP (djlinux)

    “A tua privacidade é incrivelmente importante para todos os que trabalham no Facebook e estamos empenhados em proteger a tua informação.”

    É tão importante que gravam as chamadas, sms, tiram fotos e filmam sem as pessoas saberem… Facebook, STFU.

  16. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Ninguem tem a ficar incomodado com a partilha de informações. A partir do momento que colocam essas coisas na internet…

    1. Avatar de sbam
  17. Avatar de 007
    007

    É interessante porque descobriram logo a falha. Que Lola

  18. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Não tenho, não gosto, e não me dou bem com pessoas que o usam.

    1. Avatar de António Gomes
      António Gomes

      ês um panhonhas 😉

  19. Avatar de António Gomes
    António Gomes

    já o tinha copiado e postado no facebook, mas aqui vai:

    DECLARO QUE AUTORIZO qualquer pessoa, gato, GNR, Governo, patrões dos media (incluindo o canal Panda ), a utilizar TUDO o que aqui publico, considerando que violei a minha privacidade no dia em que decidi aderir ao Facebook . Aproveito para saudar todos os amig@s que estão a ler isto – “Aquele abracinho”, bem como aos senhores do S.I.S. e da C.I.A. que também podem controlar os meus emails e alguns sites de ‘MotoCross ‘, mas que se esquecem de sabotar todas as comunicações dos seus chefes que inconscientemente ordenam guerras e dominam este Planeta e que já não sonham que o Sol brilha fora das paredes onde estão.

    COPIA ISTO NO TEU MURAL ou o Pai Natal vai visitar a tua família e dizer que tu fumas droga.

    P.S. – Declaro que roubei isto de uma amiga, que roubou de um francês e que agora vou só ali brincar às escondidas, mas depois volto…

  20. Avatar de martini_man69

    acho um pouco absurdo, ao colocarmos os nossos dados na internet/facebook já devíamos saber que isso podia acontecer.
    de qualquer forma também achei o email estranho.

  21. Avatar de Roubar Facebook Passwords

    Nos nunca sabemos realmente a nossa segurança no Facebook. Foi por isso que deixei usar e não volto enquanto não souber que a situação está controlada.