eMat – Exames nacionais de Matemática a partir do Android

7 Comentários

Os exames nacionais são um obstáculo importante na formação de um estudante. O exame de matemática é, provavelmente, o mais importante mas também um dos mais temidos pelos estudantes em geral.

De forma a ajudar o estudo para a disciplina de matemática, cujo exame é já no próximo dia 25 de Junho, foi lançada uma aplicação para Android que permite visualizar todos os exames de forma rápida e muito amigável, incluindo um conjunto de funcionalidades bastante interessante.

emat_0


Com o eMat 2013 é possível aceder facilmente a todas as perguntas de escolha múltipla dos exames nacionais de matemática do 12º ano, desde 2004. É possível obter, de forma bastante eficiente, todas as questões sobre um determinado tema, questões de um exame em particular ou questões aleatórias, todas elas com a respectiva solução.

Em resumo, estão disponíveis as seguintes categorias:

  • Perguntas aleatórias
  • Perguntas temáticas
  • Exames
  • Formulário
  • Arquivo
  • Resultados








anterior próxima

Ao abrir as perguntas aleatórias, é gerado imediatamente um conjunto de 8 questões para responder. É possível responder e é imediatamente devolvida a correcção da resposta. É também possível ver logo a resposta correcta premindo em Ver.

Nas perguntas temáticas é possível escolher entre 6 diferentes temas: probabilidades, trigonometria, limites, funções, derivadas e números complexos. As questões surgem por ordem cronológica, em grupos de 8. Uma vez respondidas, é possível avançar para as seguintes. É possível arquivar questões, se tal for desejado (por exemplo para rever os conceitos), de modo a consultar posteriormente.

Enquanto se vão respondendo às questões, está em funcionamento um contador de respostas certas e erradas, de forma a poder dar uma avaliação da prestação.

Deixo alguns exemplos de utilidade que fazem do eMat uma ferramenta bastante útil:

  • Pedir todas as perguntas que saíram nos últimos exames sobre probabilidades ou números complexos.
  • Pedir as perguntas do exame nacional de 2012.
  • Fazer uma auto-avaliação geral recorrendo às questões aleatórias

Segundo o programador, o desenvolvimento desta app levantou uma série de desafios tecnológicos interessantes, desde o processamento dos exames em formato PDF (que varia de ano para ano) até ao último estágio de conversão para HTML+CSS. O resultado final ficou bastante bom e é possível, agora, consultar todas estas questões e as suas respostas de forma bastante simples e rápida.

A aplicação é gratuita mas inclui publicidade. É possível comprar uma versão livre de publicidade, por 0.99€.
Para quem não possui um equipamento Android, poderá também utilizar a interface Web com as mesmas capacidades e organização desta aplicação.

Nota: Todas as perguntas apresentadas foram retiradas dos exames nacionais de matemática do 12º ano publicados pelo GAVE e disponíveis na Internet. É necessária uma ligação contínua à Internet para obter as questões.

Boa sorte no exame!

 

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    off-topic

    Boa noite.
    Preciso de uma ajuda. Instalei o iOS7 no meu IPhone 4S sem problemas mas entretanto tive de repor as definições de origem e agora quando arrancou aparece-me a dizer no itunes e uma versão apenas para developers. como posso fazer para restaurar se n consigo aceder ao itunes?
    Algum me pode ajudar?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Entra no modo de restauro (DFU) para voltares para o iOS 6. Para fazeres isso:

      :: Conecte o iPhone no USB;
      :: Abra o iTunes e espere reconhecer seu aparelho;
      :: Segure o botão Home e o Sleep;
      :: Quando aparecer o logo da Apple, solte o botão Sleep mas continue segurando o botão Home;

      Depois disso podes voltar a instalar o iOS 6. Para instalares o iOS 7, tens de registar o teu UDID. Podes fazê-lo no site imzdl. Já o fiz e não tive problemas nenhuns. A partir desse site tem lá a explicação de como instalar o iOS 7.

      Cumps

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ou então, já no DFU mode, podes instalar o iOS 7. Tens é de ter o teu UDID registado, senão, esquece.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Eu consegui resolver o problema entrando em modo DFU. Eu desconhecia esse procedimento. Muito obrigado Nuno.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            De nada 🙂

  2. Avatar de André Filipe
    André Filipe

    uma pequena interpretação pessoal, os exames nacionais são um obstáculo ou uma etapa importante na formação de um aluno do secundário? Não devem vistos como nenhuns bichos de 7 cabeças mas sim como uma etapa a ultrapassar, quanto à aplicação, pela descrição, aparenta ter bom uso até terça para quem estuda com o telemóvel

    1. Avatar de Hugo Cura

      Por serem uma etapa a ultrapassar não deixam de ser um obstáculo. Parecem-me ambos adequados.