Huawei não descarta a compra da Nokia

86 Comentários

Foi durante a apresentação do seu mais recente telefone que o chairman da Huawei anunciou algo que deixou o mercado expectante. Segundo um artigo do jornal Financial Times a Huawei não descarta a compra da Nokia.

A ser confirmado este interesse e a efectivar-se a compra da Nokia pela Huawei muito mudaria no mercado dos equipamentos móveis e nas empresas que dominam este mercado.

huawei

As declarações de Richard Yu, chairman da Huawei, foram obtidas pelo Financial Times durante a apresentação do novo Ascend P6 da Huawei e dão conta do interesse da empresa Chinesa na aquisição da Nokia.

Não foi uma afirmação mas sim uma manifestação de intenções por parte da Huawei, que é actualmente o terceiro maior fabricante de dispositivos móveis, a par com a Samsung e a Apple.

We are considering these sorts of acquisitions; maybe the combination has some synergies but depends on the willingness of Nokia. We are open-minded.

As palavras de Richard Yu mostram que esta aquisição apenas se concretizará caso a Nokia tenha interesse em ser comprada pela Huawei, mas o negocio será compensador para a empresa Chinesa.

A Nokia é actualmente o maior “consumidor” do Windows Phone, posição que mudaria com esta aquisição.

Curiosamente, e nas mesmas declarações, Richard Yu não se mostrou particularmente atraído pelo Windows Phone, indicando que é um SO com pouca quota de mercado e que o facto de requerer a aquisição de uma licença por parte do fabricante o condiciona.

Whether Windows Phone [will be] successful is difficult to say – it has a very small market share. [Windows Phones] are weak but still require a licence fee. That’s not good. Android is free.

Posteriormente à publicação desta notícia por parte do jornal Financial Times e por outros media, a Huawei negou à Reuters que esteja interessada na aquisição da Nokia.

A empresa Finlândia escusou-se de comentar esta notícia e o suposto interesse da Huawei na sua compra.

A concretizar-se esta aquisição, a Huawei ficaria numa posição ainda mais relevante no mercado dos dispositivos móveis. É no entanto de acautelar as palavras de Richard Yu sobre o Windows Phone, que poderiam levar a que a Nokia abandonasse este sistema operativo e causasse impacto na evolução deste.

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jardo
    Jardo

    Não consigo perceber como poderia uma empresa avaliada em bolsa em 1.3B (huaweii) comprar uma avaliada em 14B (Nokia)….
    Podem explicar essa parte?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Da mesma forma que em 2006 a Sonae.com tinha uma capitalização bolsista de pouco mais que 1,2 mil milhões (hoje vale pouco mais que 820 milhões) lançou uma OPA sobre a PT no valor de 11 mil milhões.
      Ter disponibilidade de tesouraria é diferente da valorização bolsista, daí um negocio destes ser mais do que possível.
      Além de que a Nokia tem vindo sempre a cair e a Huaweii sempre a subir. E convém nao esquecer de que país vem a Huaweii e o que significaria um negócio destes.

      1. Avatar de Gonçalo Damas
        Gonçalo Damas

        A Nokia a descer? À uns anos estava a descer mas agora já sobe.

        1. Avatar de Rogerio Moreira

          Sobe? Onde? Só se for nos contínuos falhanços da estratégia que adotaram.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Achas? Sabes qual é o 2 tlm mais procurado nos states no mês passado? Um Nokia lumia, atrás do S4…

          2. Avatar de lmx
            lmx

            x2 😀

            A M$ é que vai ficar chateada, ui ui…

            Tanto trabalho a destruir, para comprar barato a seguir e agora vem uns gajos que não estragaram nada e compram ao preço da uva mijona…

            hahah…era bem feito, era…so tenho pena que esta Empresa Europeia acabe nas maos destes ditadores…mas também os Nórdicos são uns arrogantes de primeira…teem o Rei na Barriga e assim não podem ir a lado nenhum…

            Aguardemos 😀

            cmps

          3. Avatar de Hugo Cunha
            Hugo Cunha

            Também sobe bem no mau serviço prestado na garantia… Pode ser que depois disso os relatórios dos técnicos deixem de ser constantemente de placa empenada ou humidade…

      2. Avatar de Jardo
        Jardo

        Isso quer dizer que eu posso ir ali ao banco pedir um empréstimo para comprar a PT? Visto que ter dinheiro não é importante… Não percebo, até acredito, mas não percebo mesmo nada disto…

        1. Avatar de Jorge Ribeiro
          Jorge Ribeiro

          Poder podes, mas não te dão.
          É tudo uma questão de músculo…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      14B?! Acho que hoje em dia deve estar bem longe desse valor…

      1. Avatar de miguel
        miguel

        mesmo assim como é que esta marca de porcaria consegue comprar a nokia? huawei, que fracos, piores que eles so mesmo os telemoveis de plastico da samsung, lol

        1. Avatar de chicosoft
          chicosoft

          Achas mesmo que o CORE da huawei é telefones?!? Lol

          1. Avatar de Manuel Costa
            Manuel Costa

            Visto que a Microsoft não deve querer perder um valioso parceiro também podias colocar aqui o seguinte link 😉

            http://brandirectory.com/profile/microsoft

        2. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Aqui como em tudo na vida, devemos pensar, estudar e analisar antes de falar. Caso contrário é inteligente ficar calado e não fazer figura de analfabeto!

        3. Avatar de mario
          mario

          Ignorante. So existem no mundo 3 empresas com tecnologia de ponta 4G, e advinha quem é o lider.

        4. Avatar de Flávio
          Flávio

          Pronto, já tinha que vir um fanboy…

      2. Avatar de MarioM
        MarioM

        Aqui á uns Anos a Compaq uma pequena empresa comprou outra que se chamava DIGITAL e depois veio outra que se chamava HP e comprou a COMPAQ, portanto tudo pode acontecer.

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        A Nokia não é só telemóveis, é tecnologia que até é usada em Android e iOS. É inovação e criação… e o seu valor em bolsa tem vindo a subir depois da quebra de há 2 anos.

        1. Avatar de Ifernando8
          Ifernando8

          É isso! O valor da Nokia está no know-how dos Finlandeses.

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      A empresa A que compra uma empresa B, não precisa ter o dinheiro todo para a aquisição. Normalmente utilizamm operações financeiras em que o valor da empresa B é usado como garantia. Não sou financeiro e até posso estar a dizer uma grande asneira. Mas de uma forma geral é assim ou algo muito parecido.

      1. Avatar de Jardo
        Jardo

        Isso parece-me muito duvidoso…

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Quando compras uma casa também não dinheiro para a pagar. São usadas duas permissas: a instituição financeira acredita que poderás pagar a casa, a casa é uma garantia em caso de imcumprimento.
          Se a empresa A convencer a instituição que lhe está a fincanciar, que pode valorizar a empresa B e que mesmo o negócio desse maus resultados havia muita dinheiro a recuperar com o património. No caso da Nokia as patentes valem uma fortuna
          Obviamente a insituição financeira pode ser o proprio governo chinês. Mas as permissas são as mesmas

    4. Avatar de mario
      mario

      É um negocio identico à compra da volvo.

      1. Avatar de JG
        JG

        E da EDP? Os Chineses querem comprar o mundo todo aos poucos..

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    era o que mais faltava lol

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Simples o GOV da China está atulhado de dinheiro e não sabe o que fazer a ele, então empresta com juros 0% só para as empresas chinocas poderem ter o controlo da maioria das grandes empresas interessantes no mundo.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        ups! Sorry ,esta era uma resposta para o Jardo.

        1. Avatar de Jardo
          Jardo

          Acredito mais na tua resposta que todas acima, nem tinha pensado nisso…

        2. Avatar de lmx
          lmx

          mas isso não é novidade nenhuma…

          Alias os chineses que veem para Portugal, veem com dinheiro DOADO do estado chinês, para que estes cá importem o maximo que puderem e façam crescer a economia deles…

          Passados 6 meses ja andam em bons BMW’s passados 2 Anos…Porche Caynne começa a ser um desejo que fica ao alcance de muitos…

          é assim a vida, uns são espertos e preocupam-se com o seu pais, outros querem é mamar, e depois percebem que mataram a galinha dos ovos de ouro de tanto mamar… e depois morrem a fome…é o tipico..

          cmps

          1. Avatar de JG
            JG

            Vá lá que ainda carros topo de gama europeus, no fundo devolvem tudo..

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Caso isto acontecesse, era um “sonho” realizado

    Era uma hipótese de ter um Nokia com Android.

    1. Avatar de JG
      JG

      E eu era desta que nunca mais comprava Nokias.. Ainda bem que o meu Nokia não tem Android..

  4. Avatar de Roberto
    Roberto

    É impossível…

    Basta a nokia introduzir o sistema operativo Andrid e rebenta com o mercado de vez…

    1. Avatar de Jardo
      Jardo

      Só se fosse para rebentar de lixo…

      1. Avatar de navega
        navega

        lixo? eu não vejo nada no mercado que chegue perto do “lixo”

  5. Avatar de okapi
    okapi

    Espero que tal nunca aconteça.

  6. Avatar de deldewin
    deldewin

    Espero que se concretize essa compra e que a Huawei adote o Android em 100% dos seus aparelhos, dando fim ao Windows Phone. RIP WP!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Bem,
      Admito que quem domina são os android e os Ios, no entanto uso WP…e estou deveras satisfeiro, tem pontos que me desagradam…mas isso encontro também nos outros dispositivos.

    2. Avatar de Ice_Killer
      Ice_Killer

      o android na nokia? o android é um sistema mais inseguro que existe, por ser open-source, ja por não falar das limitações de hardware que tem… na samsung só se safa o activ s…

  7. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Mais cedo a microsoft comprar a nokia do que a Huawei, loool, axo que o foi o maior disparate que ja ouvi! A bolça da nokia é muito maior que a da Huawei, como esta a pode comprar? nao percebi ainda!

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      E depois se isto acontecer a nokia vai desta para melhor, porque axo que todos ja conhecemos e estamos acostumados a bons equipamentos da nokia, mesmo que seja lowcost, ja agora o da huawei sao todos de uma pessima qualidade, o material da huawei é uma plastico simple que leva riscos muito rapidamento, nao digo que os equipamentos da Huawei nao sao bons, sao bons pq o preço delos nao é caro tambem, mas comparado com o material e com o que a nokia nos tem acostumado porfavor Huawei…

      1. Avatar de Semnome
        Semnome

        Comprei um huawei y201Pro por 59€ e estou super satisfeito. Existem telefones de >100 && <200 que não se desenrascam tão bem.

        Sendo plástico ou não, o telefone não é para cair no chão. Além disso por 59€ ser de plástico já é excelente. XD

        1. Avatar de Dumitru
          Dumitru

          Semnome eu nao disse que os huawei sao maus, so disse que huawei tem dispositivos de pessima qualidade, isto quer dizer que o plastico por fora é muito fraco, e os telefones nao sao para ir ao chao, mas diz.me se nunca foram os telemoveis ao chao? tantas vezes que o meu me caiu da mao e puff, e tantas vezes acontece com tantas pessoas isto, e eu disse os telefones da huawei sao bons pq os preços sao bons tambem, mas imagina os huawei com o mesmo modelo mas com preços da nokia ou da apple…ninguem iria comprar, agora é claro que com uns preços destes baixos a qualidade tambem nao vai ser do melhor mas tambem nao do pior! eu proprio tive um huawei e ate que gostei do bixo, deio ao meu irmao e pronto nao viveu muito -.-

      2. Avatar de JG
        JG

        Concordo a 100% Dumitru

        1. Avatar de Dumitru
          Dumitru

          Thanks JG

  8. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    A confirmar-se esta notícia (o que acho bastante difícil) não acham que iria aparecer outra empresa com muito mais “pulmão” (leia-se $$$) para comprar a Nokia? Refiro-me à Microsoft. Apesar de neste momento eles não estarem interessados nessa compra, pois a Nokia está a desenvolver um excelente trabalho, se a Huawei (tem nome de brinquedo falsificado…) tentasse comprar a Nokia a Microsoft iria sempre cobrir ou superar essa oferta pois não queria ver o seu maior e melhor OEM a usar outro SO.
    Isto para não falar que o governo da Finlândia não iria ver com bons olhos a passagem de uma das suas maiores empresas para os chineses (sinceramente acho que está na altura de começarem a “bater o pé” a esse país).

  9. Avatar de brunoBMC
    brunoBMC

    Espero bem que isto nunca aconteça, para mais a Nokia e que deu a conhecer o Windows Phone ao mundo e acho que não vão abandonar este so. Para mim os telemoveis da huawei são de baixa qualidade, dai o preço mais baixo e maior venda…
    Eu, pessoalmente, gosto do Windows Phone e não gosto do android. Mas eu não entendo como e que a huawei diz que o android e melhor que o Windows Phone mas criam telemoveis com este SO…

    1. Avatar de JG
      JG

      Eles disseram que fica mais caro, não disseram que era melhor..

  10. Avatar de brunoBMC
    brunoBMC

    A huawei não vale nada em comparação a Nokia…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Mas está tudo a esquecer-se que grande parte dos equipamentos do mundo são feitos nessa marca chinesa, segundo especificações de marca. Enfim.

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto séria o fim da qualidade e inovação da Nokia – até as outras marcas dependem de produtos resultantes do research Nokia.
    O aspecto do CEO dizer que não gosta do WP porque tem de pagar é bem explicativo do que move a sua empresa – lucro fácil à conta dos outros no segmento dos telemóveis. Fazer tlm Android a baixo custo é fácil e barato, e dá milhões… pena é serem o caos que são.
    Espero que isto nunca venha a acontecer.

  12. Avatar de Ze
    Ze

    As pessoas pensam que é só vender telemóveis 🙂
    Então o que liga os telemoveis?
    O grosso de mercado é o CORE, ou seja o que passa por detrás dos telemóveis também dá milhões… (transporte de IP por fibra, as antenas etc…)
    NÃO É SÓ OS TELEMÓVEIS!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E é nesse core que a HUAWEY tem dado cartas nos ultimos tempos.

  13. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Se a Huaweii comprar a Nokia nem 20% do capital gasta só para terem uma ideia.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Se a ideia da Huawei se concretizar podem esperar uma concorrência bem feroz por parte da Microsoft. E nesse caso qual achas que é a empresa com mais capital? 😉

    2. Avatar de Jardo
      Jardo

      Acho que viste ao contrario.

      Huaweii -> $1.4B
      Nokia -> $14.4B

      1. Avatar de Zane
        Zane

        Bolsa =/= “Dinheiro no bolso”/Capital

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    A teimosia da Nokia não querer optar por ter um segmento dos seus smartphones com Android dá nisto!
    A Nokia deitou-se a sombra da bananeira com o sucesso dos anos 90 mas isso já la vai a muito, todos os meses saiem noticias como a empresa está a beira da falencia e mesmo assim não ouvem os utilizadores que pedem todos os dias Nokias com Android.

    Atenção que não estou a dizer para esquecerem o acordo que tem com a Microsoft e o seu proprio OS, mas sim alargar a sua marca aos Androids.

    Temos o caso de outras empresas de Smartphones que souberam acompanhar os tempos, caso da Samsung tem Smartphones para todos os gostos, com Windows, Android e pronto assim não perdem nenuma fatia de mercado.

    Quando a Nokia acordar já é tarde!

    1. Avatar de Ze
      Ze

      isso porque tinha um CEO que vinha da Microsoft e daí a teimosia…
      Só perdeu assim!

    2. Avatar de Rui P.
      Rui P.

      Realmente achas que a Nokia optou pelo WP apenas por teimosia? Quantas empresas ganham dinheiro com Android? Só duas: Google e Samsung. As outras ganham para pagar as despesas e manterem-se à toda da água e não serem ultrapassadas neste negócio super-competitivo. A Nokia apenas apostou num caminho diferente. Não vende tanto como as outras mas já vai ganhando dinheiro. E está a recuperar prestigio.

      Não entendo porque muitos apreciadores do Android, se preocupam tanto com a Nokia. Preocupem-se com a HTC por exemplo que também faz bons smartphones e está em dificuldades. Deixem a Nokia seguir o seu caminho. Se correr mal, não será a primeira empresa com história a acabar ou ser absorvida por outra. Se não correr, óptimo. Assim não veremos uma das ultimas grandes empresas europeias a acabar.

      1. Avatar de luiSousa
        luiSousa

        “Quantas empresas ganham dinheiro com Android?”
        -Microsoft, Apple, Google, Samsung, HTC, Huawei, and so on…

    3. Avatar de Gonçalo Damas
      Gonçalo Damas

      Que a Nokia nunca faça Androids! Os Androids são da Samsung e a Nokia ir lutar contra a Samsung e mais a Sony, a Huawei e muitas mais outras ainda se enterra mais! E já no Windows Phone é bem diferente já que está “sozinha” e quando Windows Phone começar a subir no mercado é a Nokia que vai ganhar mais por ser a única.

      Por vezes temos de ver o mundo com 2 perspetivas

    4. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      “todos os meses saem noticias como a empresa está a beira da falência”
      Tens lido as últimas notícias? Ou pelo menos as notícias dos últimos 5 meses? Informa-te antes de falar. Os maiores bancos de investimento já recomendam novamente comprar acções da Nokia e não vender.

      “mesmo assim não ouvem os utilizadores que pedem todos os dias Nokias com Android.”
      Quem mais pede são alguns investidores que querem dinheiro fácil (à moda dos chinocas da Huawei…)

      1. Avatar de brunoBMC
        brunoBMC

        Concordo contigo, so gosto da Nokia e todos os telemoveis que tive foram nokias. da familia dos lumias ja tive um lumia 610 e agora tenho um lumia 800 e estou bastante Satisfeito. E um so diferente e recente que esta a crescer, a Nokia entrou neste projeto sozinha e agora varias marcas usam wp. Esqueçam o android, ja esta a passar a história tal como aconteceu com o symbian da Nokia…

  15. Avatar de Bruno
    Bruno

    Se a própria Huawei já desmentiu onde esta a notícia?
    A Pplware notícia rumores inventados por outros sites?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Bruno,

      Isso é normal entre as empresas…não me parece obvio que agora a Huawei viesse confirmar tal noticia. Negócios são negócios 🙂

      1. Avatar de okapi
        okapi

        E com estes rumores ficou a ganhar até agora foi a Nokia em bolsa, uma valorização de 4,65%.

  16. Avatar de iFernando
    iFernando

    O valor da Nokia está nos Finlandeses e no seu know-how. Esta noticia seria impossível nos EUA, exemplo a Samsung compra a Apple ou a Sony compra a Microsoft. Mas a Europa sempre tratou mal as suas empresas. Se a Europa não sabe resolver o problema da Nokia, que saberá?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Aí tocas num ponto muito importante, que transcende ate telemoveis.
      Os europeus são uns “camelos” economicamente falando. Todos teriamos a ganhar, do ponto de vista de estados europeus, se a Nokia tivesse neste momento a dimensão da Apple por exemplo. Ao invés disso só damos valor ao que é dos outros. Ao americanos, ou coreano, etc etc, e no entretanto a nossa economia morre enquanto essas outras nos dominam totalmente.
      Isto como disse, em tudo, não só em telefones. Enquanto os europeus não aprenderem, ao exemplo dos americanos, a valorizar o que é nosso, não iremos a lado nenhum.

      1. Avatar de JG
        JG

        Cuidado que ha uma atividade onde a Europa é imbatível, mercado automóvel.. Cada vez as marcas europeias têm mais prestigio e se distanciam mais das marcas não europeias.. Desculpa o offtopic.

  17. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu por acaso acho graça ao pessoal que diz que a Huawei não vale nada e que a Nokia é que é! Enfim é sempre a mesma coisa, tribalistas em todo o lado… !ah o iPhone é que é…”; “não, não, não… o Android é que é!” São sempre as mesmas guerrinhas de marcas e sistemas operativos! A Huawei tem apresentado um crescimento e melhoria dos seus aparelhos considerável… além disso no que toca a relação preço/qualidade os aparelhos não são nada maus! Além disso para o pessoal que tem internet móvel, que vá ver a marca das suas pens… uma grande parte é Huawei!
    E para finalizar, quando em meados da década de 90 a Nokia entrou no mundos dos telemóveis, uma guerra semelhante apareceu com a Ericsson! “Ah! Nokia!? Que porcaria! Ericsson é que é bom!” Vejam bem o que aconteceu a Ericsson! Fez uma joinventure com a Sony (Sonyericsson), e quando a Sony chupou tudo o que podia a Ericsson e verificou que se aguentava sozinha… bem o resultado é visível: Sony 1 – Ericsson 0.

    P.s.: Já tive um Huawei e não achei assim tão mau, alias, além de resistente como tudo o raio da bateria durava… durava… durava…

  18. Avatar de Jardo
    Jardo

    “Whether Windows Phone [will be] successful is difficult to say – it has a very small market share. [Windows Phones] are weak but still require a licence fee. That’s not good. Android is free.”

    No entanrto lançaram um windows phone copia do lumia.
    Yeah, android is free, e tem 300 competidores, no windows phone tem 2 ou 3….

    Sério, quem deu o trabalho a esta gente?? foram busca-los à rua?

  19. Avatar de Paços Dias Aguiar Mota
    Paços Dias Aguiar Mota

    Não vejo porque a Nokia perderá qualidade com este negocio, porque não pensarem que será a Huawei a ganhar qualidade e fazer frente aos Samsungs e iphones por esse mundo a fora, A MS nao deverá avançar para o negocio até porque a onda da MS é no Software não no Hardware, e quando se mete no hardware bem… (Xbox One…) Esta compra não fará que o WP deixe de estar presente na Nokia, até porque a Huawei também esta a lançar equipamentos WP.

    A titulo de exemplo, a Ferrari foi comprada pela Fiat e não perdeu qualidade.

  20. Avatar de okapi
    okapi

    A Huawei pode até nem valer nada em telemoveis,mas tem um poder economico e já para não falar nas influencias, que metem a Nokia no bolso. Essa de dizerem que vai ter uma concorrência feroz por parte da MS, esqueçam nem a MS ia competir com este potentado que está cheio de dinheiro e o seu fundador e dono na maioria foi um militar de alta patente e é o testa de ferro da empresa. Não custa muito adivinhar quem será o verdadeiro dono. E outra coisa, Huawei não é só telemóveis de plástico pesquisem um pouco e vão ver quem realmente é esta empresa desde os telemóveis até ás parcerias. A Huawei já veio desmentir, mas vai de certeza estar atenta ao mercado.

  21. Avatar de Fakir
    Fakir

    A Comissão Europeia autorizou a Huawei a comprar a Nokia, levando como brinde a Microsoft.

  22. Avatar de Tiririca
    Tiririca

    Sexta-feira vão sair-me os 166 milhões no euromilhões.
    Vou comprar a Nokia e a Huawei e, se sobrar algum eurito, a Microsoft também “marcha” e… acaba-se agora mesmo a discussão.

    1. Avatar de Jorge Ribeiro
      Jorge Ribeiro

      lol, se eu fosse a ti comprava era uma ilha deserta no fim do mundo. Com a situação económica actual ainda vai correr muito sangue por esse mundo fora.

      Não te esqueças que só este ano, a china produziu 7 milhões de recém licenciados, que não encontram emprego na china…

  23. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    A Europa não funciona como um todo. A Nokia deveria ser extremamente valorizada cá mas nao o é, nem sequer é devidamente apoiada. Não quero que a Nokia seja comprada, quero que continue a crescer como tem vindo a acontecer e que nos maravilhe sempre com a inovação e hardware de qualidade sempre patente na Nokia. O SO WP é recente mas tem vindo a crescer bastante e na minha opinião é uma escolha acertada da Nokia uma vez que se diferencia dos concorrentes apostando neste ecossitema novo.

  24. Avatar de navega
    navega

    a huawei sendo chinesa tem poder para comprar o que quiser…

  25. Avatar de Balearic Soul

    A Nokia com o Windows Phone e os poderosos Lumias 720, 820, 920 e afins, esta bem e recomenda-se! Fala quem sabe e quem tem um. 😉

  26. Avatar de Alex
    Alex

    Quem diz que a Huawei e ZTE são marcas más, que pense duas vezes.

    Já o foram quando entraram no mercado dos telemóveis, mas evoluíram e muito e nos dias que correm são marcas muito boas.

    E não esquecer que estão no top5 dos fabricantes de telemóveis. Tendo a frente só a Samsung, Apple e LG.

  27. Avatar de Malik
    Malik

    Positivo ou não, este movimento iria com certeza agitar o mercado, ainda estou perplexo.

  28. Avatar de Nosferatu Arucard
    Nosferatu Arucard

    É pouco provável que tal se concretize, e mesmo que a Nokia seja adquirida por outra companhia manteria a sua linha de smartphones.
    Além disso mais depressa a Nokia lançava uma gama Tizen ou Sailfish (que são os descendentes da Meego que a Nokia desenvolveu durante anos, somente para lançar borda fora), do que o Android.
    Na realidade, quer o Tizen (Huawei incluída!) ou o Sailfish suportam aplicações Android, por terem tido o suporte do Myriad que desenvolveu o emulador Alien Dalvik.
    Mais interessante era surgir um smartphone com suporte para virtualização por hardware (como os ARM A15) de modo a correr outros sistemas operativos em máquinas virtuais separadas.