Recupere o seu Mac perdido ou roubado com Find My Mac

73 Comentários

O Find My Mac (Encontrar Mac) é um dos recursos mais úteis lançados no projecto iCloud. Mesmo que o seu Mac nunca seja roubado ou que nunca o dê como perdido, não deixe de cuidar da sua segurança e nada como activar este recurso pois, como dizem os antigos, “cuidados e caldos de galinha… nunca são demais”!

Como muitos utilizadores desconhecem esta poderosa e fantástica ferramenta do OS X, vamos deixar um guia de como usar o Find My Mac.


Já em tempos falámos sobre esta ferramenta, neste artigo demos a conhecer esta ferramenta e fomos mais além, mostramos mesmo outras alternativas. O ecossistema Apple permitem que cada utilizador tenha na sua conta iCloud um vasto leque de opções de segurança e o Find My Mac ou o Find My iPhone permite encontrar o dispositivo, bloquear ou apagar o seu conteúdo.

1. Active o Fynd My Mac
texto aqui

Para activar esta função no OS X vá a Preferências do Sistema e seleccione iCloud no grupo Internet e sem fios. Deverá inserir o seu ID Apple para ter acesso ao iCloud e verá a seguir as configurações dos vários serviços, incluindo o Find My Mac. Se nunca usou o iCloud, então utilize essa opção “Criar ID Apple” para configurar, de forma gratuita, uma conta iCloud. Serão atribuidos 5GB de espaço e terá um serviço seguro de sincronização de dados para os vários sistema Apple.

Será mostrada uma janela informativa, que lhe diz o que estará a sincronizar com a iCloud

Uma das funcionalidades que o Mac OS X trouxe nas últimas versões, foi a possibilidade de geo-referenciar o local onde o Mac está a ter acesso à Internet. Mas, para isso, terá de dar autorização ao sistema para este saber onde se encontra o Mac. Faça Permitir no botão.

Clique no botão Permitir para o Mac ficar geo-referenciado

Dentro das opções iCloud no seu Mac, verifique que a opção Encontrar o Mac está activa. A partir de agora poderá ter acesso à localização do Mac bem como ao seu conteúdo.

Encontrar o Mac permite-lhe localizar um Mac perdido a partir do navegador web de outro computador ou a partir de um dispositivo iOS, como um iPhone ou iPad, utilizando a aplicação Encontrar o iPhone. É possível escolher reproduzir um som ou enviar uma mensagem no Mac. É possível bloquear ou apagar remotamente o Mac.

Ligue a opção Encontrar o Mac se esta não estiver ligada

Agora tudo o que fará será ao nível da web. Pode fechar as Preferências do sistema e passar para o plano web do iCloud. Existe, contudo, uma app para iOS que dá acesso ao que verá a seguir via web.

2. Conheça as opções de monitorização do seu Mac
Faça o Login na sua conta iCloud para ter acesso ao Encontrar o meu Mac

Para localizar um Mac perdido, o utilizador terá de entrar no serviço iCloud.

Mas perguntará: se perdi o Mac como posso ter acesso ao serviço? Relembro que isto é um serviço web, está, portanto, disponível a partir de qualquer browser.

Embora diga Find My iPhone, é este o serviço para procurar o Mac

O serviço iCloud, como referi em cima,  está acessível através de qualquer browser no endereço iCloud.com . Logo que tenha consciência que foi roubado, peça um computador a alguém e digite o endereço e insira as suas credenciais iCloud. A máquina poderá dar logo sinais de vida, até pode estar apenas esquecida nalgum lugar e facilmente irá dar com ela, mas o mais certo é ela não dar logo sinais do seu local, mas quem a encontrou ou roubou vai cair na tentação de o ligar à Internet.

O Encontrar iPhone pede novamente o Login

Lembra-se de termos sugerido que insira os dados de contacto no Login do Mac? Pois bem, se alguém o encontrar e o ligar, só não o devolve se não ter tiver intenções disso. Mas vai fazer com que seja apanhado.

Para além do aceso via web, se tiver acesso a um iPhone ou iPad, pode descarregar da App Store a app Find My iPhone e, metendo o seu ID Apple, poderá encontrar os vestigios do Mac.

3. Descubra o seu Mac
Veja a localização de todos os seus iDevices dentro do serviço

Quando entrar no serviço iCloud, escolha a opção Encontrar iPhone. agora poderá ver a localização do seu Mac. Os mapas da Google são bastante seguros, no que toca à localização. Nele pode ver a localização de todos os seus dispositivos Apple. Relembro que nos dispositivos iOS, esta opção tem de estar activa, na área iCloud. 

Há cada vez mais casos de pessoas que conseguem recuperar os seus dispositivos recorrendo a esta opção.

Escolha o dispositivo para o monitorizar no mapa

Como pode ver na imagem em cima, clicando no dispositivos, no canto superior esquerdo, poderá ver uma lista de todos os dispositivos conectados na sua conta do iCloud, tosos eles estão a ser monitorizados. Um círculo verde ao lado do seu Mac na lista de dispositivos, permite que o utilizador saiba se o seu Mac está online agora. Se o círculo estiver cinza, então o Mac está desligado, mas há informação adicional juntamente com o nome do seu dispositivo. poderá, por exemplo, saber quando e onde esteve online pela última vez o Mac, ou outro qualquer destes iDevices referenciados.

Mas há mais opções dentro do serviço!

Se descobrir onde está o seu Mac, não tente recuperar o mesmo sozinho. Contacte as autoridades e forneça as informações que dispõe.

4. Ponha o Mac aos berros
Active este recurso sonoro, se estiver perto do Mac, o barulho será suficiente para o descobrir

Se o seu Mac estiver online e estiver perto de si, numa área que possa ouvir os sons ao seu redor, então obrigue o seu Mac a dar sinal. Seleccionando o dispositivo, utiliza a opção Reproduzir um som. Desta forma o Mac irá usar toda a potência das colunas para emitir um forte sinal sonoro que alertará para a sua localização.

Esta será a mensagem apresentada depois de accionar um sinal sonoro

Será mostrado no Mac um aviso que informa que alguém procura o Mac e que está identificado o sítio onde se encontra. Se alguém notar este aviso, poderá fornecer uma pista.

5. Bloqueie o Mac
Bloquear será sempre importante, pelo menos terá os dados do seu Mac longe dos olhares

Caso não tenha a bom hábito de colocar uma palavra passe no login do OS X… então caso tenha acesso ao seu Mac via este serviço, bloqueie o Mac. Assim estará salvaguardado o seu conteúdo e quem o roubou não conseguirá ler os seus mails ou ter acesso ao restante que tem dentro do computador.

Esta função permite que o Mac dê ainda sinais de vida e possa “dizer” onde está, mas o larápio já não conseguirá o acesso ao conteúdo, mas como tem acesso via conta convidado… irá dar pistas ao navegar na Web!

Estes comandos têm sempre um pedido de confirmação, aqui clique no botão Bloquear

Ao solicitar o serviço Bloquear terá de colocar 4 dígitos, será um PIN que cria para barrar o acesso ao OS X. Não se esqueça desses 4 dígitos, coloque algo que se lembre mais tarde… quando o quiser desbloquear!

Insira um PIN que se lembre, mas que não seja previsível, do tipo 1111 ou 1234

Mas pode ir ainda mais longe, pode mesmo dar uma chance ao larápio, colocando uma mensagem, pode conter os seus contactos, por exemplo, para que o possam entregar. Diga mesmo na mensagem que o local onde o Mac está guardado está já referenciado e é do conhecimento das autoridades. Se tiver uma ideia melhor que possa persuadir quem o tem… escreva! Logo que bloqueie o Mac será disparada esta mensagem.

Aqui poderá colocar o seu número de telefone para que a pessoa que tem o seu Mac o possa entregar. Ex: Por favor, ligue (+351) 910 000 000 para devolver este computador”. Obrigado pela atenção!

Deixe numa mensagem persuasiva e informativa

Este comando de bloqueio irá aparecer logo que o Mac vá à Internet. Nessa altura o sistema será reiniciado automaticamente e o bloqueio aparecerá assim como a mensagem.

6. Apague o conteúdo do Mac
Nesta altura tenha consciência que o Mac está perdido, proteja o mais importante: os seus dados

Este será o último e derradeiro esforço. Será o golpe final nas suas expectativas, pois o Mac, após utilizar o comando Apagar Mac… deixará de ter vida!

Nesta altura o Mac entrará em modo de limpeza e tudo o que existe dentro será apagado e ficará sem sistema. Quem o possui não terá acesso aos seus documentos nem às suas aplicações. Embora o hardware tenha um ID próprio, será difícil voltar a encontrar o seu Mac… mas pelo menos tem os dados longe dos olhos de quem o roubou.

Para que depois possa reaver os seus dados, deixamos aqui a sugestão de ter um backup permanente. Depois será o custo de um novo Mac, pois os dados estarão a salvo e poderá em poucos minutos estar de novo a laborar.

Em resumo…

Embora este seja um recurso muito útil, acreditamos sempre que nunca necessitaremos de o usar, até porque deve ser sempre acompanhado, primeiro, por uma queixa de roubo nas autoridades e depois devemos fornecer estes dados para que as autoridades possam acompanhar-nos.

Devemos sempre ter os documentos necessários para identificar a propriedade do equipamento e ter algum cuidado quando descobrirmos quem nos roubou o Mac. Já assisti a um caso que acabou mal, embora o dono do equipamento tenha recuperado o mesmo, mas é raro não haver muita adrenalina e falta de raciocinio na hora de recuperar o nosso equipamento.

As opções existentes permitem detectar o local por onde o Mac anda, claro que este tem de ter acesso à Internet, mas como os “larápios” não são inteligentes, usam de imediato a conta Convidado e…. ligam-se à Internet. Pode bloquear a máquina se esta não estiver com password de acesso e pode, em último recurso… ou não, limpar tudo o que existe, na esperança de manter privado todo o seu conteúdo.

Não se esqueça que muitas vezes a informação que existe no mail, nas imagens e nos documentos, só por si é um prejuízo grande e um ataque feroz à nossa privacidade.

Assim, espero que tenha em atenção o que pode usar para proteger tanto o seu Macbook ou qualquer outro Mac e os iDevices como o iPhone, iPad e iPod Touch.

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Henrique Dias

    Muito bom artigo! Acho que, tal como mencionou o Vítor, todos os que têm um Mac devem ativar esta opção. Mais vale prevenir que remediar.

    Abraço,

    1. Avatar de Depois queixem-se
      Depois queixem-se

      Mas percebeste que é para te localizar a qualquer momento e traçar o teu perfil de viagens, deslocações, etc? Para os ianques customizarem produtos e/ou publicidade associada mais eficientemente. Que caminho estamos a tomar!

  2. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    Boas Vitor, desde já parabens pelo artigo.
    Mas tenho de tirar algumas duvidas.
    O sistema continua a funcionar mesmo após o ‘larapio’ formatar o Pc e voltar a instalar o Software de raiz?
    Existe alguma forma de previnir isso caso se verifique?

    Tenho ,por experiencia, verificado que após formatação do equipamento este deixa se ser encontrado.

    1. Avatar de Malik
      Malik

      Não, pelo menos comigo não funcionou!

    2. Avatar de Vítor M.

      Depois de remover o sistema da máquina e instalar outro, a máquina “perde” a ligação ao iCloud e então deixa de estar a indicar onde se situa. No entanto a máquina tem um ID, num último recurso a Apple sabe sempre onde está essa máquina, não acredito é que seja disponibilizada essa info. Nem pode!

    3. Avatar de RaCcOn

      Instalas password de firmware…

      Sempre que tentarem fazer boot por outro local que não o disco irá ser solicitada essa password…

      É mais uma forma de protecção…

  3. Avatar de Bruno Coelho
    Bruno Coelho

    E para Windows não existe nada parecido? Dava imenso jeito

    1. Avatar de Miguel Marques
      Miguel Marques

      Para o windows Phone tens o Windows Live’s “Find My Phone” to locate your Windows Phone.

      Mas só para o Windows Phone. Acho!?

      1. Avatar de Miguel Marques
        Miguel Marques

        Mas uma vez retirado o cartão sim o serviço fica inútil.

  4. Avatar de Francisco Machado
    Francisco Machado

    Era porreiro que o Mavericks incluísse o Activation Lock como o iOS 7!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      podes activar a password do firmware e a encriptação do disco! Isso impedirá qualquer pessoa de usar o teu computador e ver os conteúdos do disco.
      Se o Mac for roubado torna-se peso morto! Tem é a desvantagem de deixar de ser possível encontrar com o Find my Mac

      1. Avatar de Francisco Machado
        Francisco Machado

        Sim concordo, mas reparaste na nova funcionalidade que o iOS 7 vai incluir, o Activation Lock? se funcionar como foi descrito vai ser quase “impossivel” usar um iPhone perdido/roubado e bem podem mudar o IMEI que não se safam.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Sim, creio que a forma como funciona seria mais simples para as pessoas!
          Mas não creio dê mais utilidade do que usar a password de firmware, pois penso que deixa de enviar a posição do dispositivo se for apagado.
          Tb não sei se será possível implementar no Mac, pois o seu sistema de segurança é menos rígido! que no iOS

      2. Avatar de João Reis
        João Reis

        É mais dificil em portateis ou PC´s, tens demasiados acessos, portas etc. Facilmente iriam crakar a não ser que no futuro que se espera breve incorporem uma BIOS com acesso à net próprio de forma a bloquear directamente na BIOS. Aí sim.

        No iPhone para já duvido que vá ser um recurso útil, possivelmente com um futuro jailbreak terás root access.

        Sobre o iPhone para já é especulação minha, para PC´s é muito dificil bloqueares pois quando o PC liga não estás no sistema MAC mas sim no boot e aí podes meter um usb portatil e instalar o que queiras até porque os Processadores são intel e é tudo como se fosse um PC.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          A firmware é o “software” do EFI chip do Mac. É a maior protecção que se consegue. A única forma de contornar involve substituir um chip na placa e isso não é para qualquer um!
          Mexer directamente no hardware será sempre uma possibilidade para contornar qualquer solução anti-roubo! Mas se for possível dificultar essas soluções reduz-se a vontade!

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não vale a pena ter isto pois é só formatar o PC e já foste só se existir um programa que encontre o pc por mac adress

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Pode-se sempre complicar ao ponte de 70% ou mais não ter “capacidade” para da a volta.! por password na firmware isso conjugado com pass no login torna-o mt mais complicado (no mínimo) Assim para ligar o mac sem ser pelo disco de arranque é preciso por a pass da firmware!

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        A password por firmware é impossível de contornar! A Apple alterou há uns anos isto, e desde então nunca ninguém conseguiu quebrar esta protecção. Não tenho a certeza se a nova forma se aplica a todos os Macs, mas de certeza que as máquinas vendidas nos últimos tempos dão esta garantia!

      2. Avatar de Miguel Marques
        Miguel Marques

        Boas francisco o que indica tem o seu fundo de verdade, mas, Retirando o RAM e precinar uma combinação de teclas é efectuado reset à password do Firmeware do MAC.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Não! não é possível fazer reset à password do firmware dum Mac (pelo menos dos modelos mais recentes)
          Quem se esquecer da password está lixado! Creio que a Apple consegue reactivar mas devem ser necessários vários requisitos

          1. Avatar de Miguel Marques
            Miguel Marques

            Sim e o mundo é cor de rosa…
            Aconselho-te a leres fóruns antes de opinar e veras que a tua afirmação não esta tão correta como julgas.
            Nos mais recentes tens também que usar algumas linhas de código para fazer o reset à password sem a necessidade de consultar a Apple para o efeito.
            As vezes um pouco de pesquisa não fica Mal.

            caso duvide podes sempre consultar estes link:

            Método para os Novos:
            http://www.hackmac.org/forum/topic/1008-locked-macbook-pro/

            Método para os Antigos:
            http://www.ifixit.com/Answers/View/78792/How+do+I+reset+the+firmware+password+on+my+MacBook+Pro

            Desde já peço desculpa cajo o conteúdo disponibilizado seja improprio para este Forum.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Miguel Marques
            desculpa, mas se te desses ao trabalho de ler as coisas como deve ser, verificavas que o 2º exemplo é relativo a um modelo anterior à mudança (foi em 2011)
            no 1º exemplo dizem muita coisa, mas é basicamente o que eu disse. Os Macs mais recentes não dá para fazer! Tal como disse noutros comentários, as únicas alternativas é mudar o chip ou tentar adivinhar a password – o que pode demorar meses. Ou então ir à Apple, mas aí confirmam a propriedade, creio!
            As linhas de código que referes é para alterar a password de utilizador do sistema não do firmware! Se houver password de firmware nem sequer consegues aceder à linha de comando, pois o computador não iniciou!

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Creio que não é possível tal coisa!
      Os mac address não são difundidos pela internet, só dentro de redes internas é que será possível procurar.
      A única maneira de contrariar este problema é equipar o computador com chips de segurança ou então o firmware ter alguma função extra que permita enviar um sinal identificativo!

      1. Avatar de Miguel Marques
        Miguel Marques

        Tens outra Possibilidade, todas as maquinas da Apple tem um numero único que a Apple tem a possibilidade de ler, o que este podia fazer é nas atualizações quando o equipamento se liga vai a uma lista, digamos, verifica se o equipamento esta descrito como roubado ou perdido e bloqueia o equipamento.
        No processo podia bloquear o equipamento e indicar a sua localização.
        Esta seria a minha visão.
        porque assim nem que formata-se o computador a 1ª vez que o liga-se ao site da Apple para atualizar ficava um tijolo.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Esse sistema não funciona, é muito fácil de contornar, bastaria impedir a ligação aos servidores da Apple! O processo mais lógico seria necessitar de ligar à Apple antes de activar, e para tal o firmware precisaria de modificações. Não sei se nesta circunstância seria possível estabelecer a localização!

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    Acho isto óptimo, até mesmo no iPhone, mas ter que ter sempre acesso à net para que isso aconteça é ridículo, porque se a pessoa for esperta não quererá aceder aos nossos dados, mas sim ao Hardware, e assim formatar o MAC/iPhone/iPad, etc.
    Tive um amigo meu que foi assaltado, e conseguiu encontrar o MAC e o iPad, mas a polícia só reaveu o MAC, porque entretanto conseguiram formatar o iPad, e escondê-lo.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Como é que queres encontrar uma coisa sem ser por comunicação com internet?

    2. Avatar de Vítor M.

      Claro que pode apagar tudo, mas a máquina tem um ID, que a Apple sabe sempre onde está.

      Mesmo depois de formatada, o ID haverá de se ligar aos servidores da Apple, e nessa altura “deixa rasto”, a questão é: será que a Apple poderá disponibilizar informações sobre o paradeiro do equipamento? Mesmo que sejamos obrigados a mostrar prova de propriedade.

      Isso é que era! E isso é que tenho dúvidas.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O sistema do Mac não está montado para fazer isso! Sem o serviço activado a Apple não tem como localizar, pior ainda se o próprio serviço geral de localização for inactivado. Só furtuitamente é que poderá se cruzar com o ID da máquina, e o máximo que obterá é um IP – só com a colaboração do ISP é que se conseguirá obter uma localização geográfica através do IP, e dificilmente o ISP irá partilhar essa informação sem ordem judicial!

  7. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Tens mais Apple devices que o Papa

    1. Avatar de Vítor M.

      Para falar deles não pode ser de “toque de ouvido”, ou conheces ou estás calado 😀 então são ferramentas de trabalho.

      Além dos equipamentos nas outras plataformas. Por isso é que fornecemos serviços de qualidade, com informações resultantes da nossa experiência. 🙂

  8. Avatar de mega

    muito bom para windows funciona !

  9. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    A mim também me ficaram com um Macbook Pro 15, estava activa essa opção e eu tenho tentado procurar e não aparece nada…

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tenho um problema com o meu mac. Todos os meus dispositivos iOS aparecem no mapa e dizem ONLINE, porém o mac apenas diz “Online, sem localização disponível”.

    Tenho tudo ativado – icloud e tenho o quadradinho de localização com um tick.

    Não sei do que possa ser o:

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      vem me à cabeça duas hipóteses!
      1ª hipótese – Onde tu estás ligado, o modem não foi mapeado, por isso não é localizado
      2ª hipótese – tens o serviço de localização desligado nas preferências do Sistema. Vais ao painel de segurança e verificas se tens o serviço activo!

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ok! Obrigado 🙂

    2. Avatar de abreum
      abreum

      liga o wifi (em cima do lado direito deverá estar um setor circular ) clica em cima do sector circular e passa a wifi .Agora permite a localização . Sem localização disponível é devido ao facto de estares ligado por cabo ao router.Espero que tenha ajudado.

  11. Avatar de M. carvalho
    M. carvalho

    Um pequeno reparo, se o larapio, roubar o mac, basta lhe apenas desactivar a função no icloud: “Encontrar o Mac” que já nao é encontrado.. É assim tão complicado colocar um cadeado também no cadeado..? ou mais alguém já tinha reparado nesse pequeno erro..

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, poderia ter uma pass para descativar o iCloud, de facto aqui poderia haver um cadeado sim.

      Mas lá está, nada como termos o login com palavra-passe.

      Claro que este método pode ser contornado, mas nem sempre quem rouba este material tem noção das suas potencialidades.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        É preciso ter mais cuidados que esse. Se não pedir a password sempre que o computador adormece por um certo período, quem roubar um portátil entre directamente na conta – a não ser que tenha sido desligado.
        Dessa forma quem roubar só consegue entrar como utilizador convidado, entrando na armadilha, pois com essa conta continua a ser possível seguir o computador!

      2. Avatar de M.Carvalho
        M.Carvalho

        Eu tenho pass no log in de entrada no user..
        Mas parabéns pelo artigo, não o tinha activo o find my Mac!
        Ganharam o admirador residente!!
        Abraço

    2. Avatar de Francisco Machado
      Francisco Machado

      Mas para desactivar o “Find my Mac/iPhone”, tens que entrar no sistema e para entrar no sistema precisas da pass e se não a tiveres, não entras…

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Muita gente não define para pedir a password quando o computador adormece, e boa parte das ocasiões os computadores são roubados nesse estado!

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        e pela lógica que apresentas, tb não seria necessário haver tantas definições no Mac protegidas por cadeado!

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      bem reparado!
      É o mesmo problema que havia até aqui no iOS!
      Mas para reduzir o problema é definir para pedir a password sempre que o computador adormecer, uma das melhores medidas de segurança logo à partida! Tal reduz a probabilidade de alguém entrar com a tua conta activa!

      1. Avatar de Francisco Machado
        Francisco Machado

        Para mim nos tempos que correm tenho como adquirido que toda gente no mínimo tenha pass de login no Mac/PC e código de acesso no Smartphone, logo será muito difícil, pelo menos em Mac OS (no Windows leva 1 minuto a rebentar com o login)activar ou desactivar funcionalidades de segurança e outras no SO.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          tal como já disse, muita gente não define para pedir password de cada vez que o computador adormece, mesmo tendo uma password de login. É uma definição um pouco escondida, e para alguns inconveniente
          Considerando que muita gente põe os computadores a dormir em vez de desligar ou fazer logout, é fácil concluir que em muitos roubos os computadores não estão à partida protegidos por password

          1. Avatar de Francisco Machado
            Francisco Machado

            Já agora Nunes, achas isto http://www.youtube.com/watch?v=tB4mEtM7_cY possível?

            Cumprimentos

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Considerando o modelo, é possível! Não sei o que é que ele está a fazer, mas nos modelos mais antigos era possível fazer um reset na password do firmware mexendo na RAM e limpando a PRAM.
            Nos modelos mais recentes tal não é possível
            Para contornar a password só substituindo chips!

          3. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Nunes
            O que ele fez foi flashar a efi diretamente no chip. Quem souber fazer aquele aparelho e tiver acesso ao “programa” original da efi do mac que quer crackar consegue fazer aqui-lo mesmo nos mais recentes(penso eu). Por pass na efi torna mt mais difícil mas não impossível! basta saber como e isso eu diria que grande parte das pessoas, larapios não sabe como!

          4. Avatar de Francisco Machado
            Francisco Machado

            Pois, é que também está lá um video do mesmo procedimento, num Macbook Pro de 2012/2013.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            Flashar a EFI é que já tenho as minhas dúvidas!
            A password não é guardada no EFI.
            Nos modelos mais antigos era guardada na PRAM, nos modelos mais recentes é guardada noutro chip que tem várias medidas de segurança associadas.
            http://reviews.cnet.com/8301-13727_7-57542601-263/efi-firmware-protection-locks-down-newer-macs/

            Não sei que video é que te referes! O outro que encontro é dum modelo de 2011 que possivelmente ainda tem o “método” antigo – as coisas mudaram em 2011

          6. Avatar de Francisco Machado
            Francisco Machado

            Tens razão estive a ver agora e o modelo é um MBP de 2011. quer dizer que depois de 2011 só mudando os chips?

          7. Avatar de Nunes
            Nunes

            creio que sim! Pelo o que vi é possível contornar, mudando o chip – se é realmente verdade não sei! O problema deve ser arranjar nono chip e mexer nos circuitos sem danificar!
            Há quem tente a via de descobrir a password à força! Mas tal pode ser bastante moroso, pois o sistema limita o número de tentativas. Se for uma password de 6 digitos é capaz de demorar quase 1 ano a descobrir

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas, depois de ver este post achei interessante e decidi experimentar, facto é que depois de bloquear o mac, ele reiniciou, meti o pin de desbloqueio e tudo bem.
    Por mero acaso reiniciei o mac, quando me deparo que para além da minha conta foi criada outra “Utilizador convidado” a qual não consigo apagar nas preferencias de sistema, alguém me pode dar umas luzes? Obrigado.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      essa conta aparece ao activar o Find my Mac! Creio que desaparece se desactivares, ou pelo menos permitirá que depois seja apagada

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Obrigado pela dica, na altura pensei isso, e desativei o Find My Mac, e mesmo assim não consigo apagar essa conta de convidado, já procurei algumas soluções na net, mas até agora não tive nenhum sucesso, se mais alguém tiver uma ideia ficava grato 😀

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          já olhaste bem para as opções no painel de preferências?
          A conta de convidado aparece sempre nesse painel, independentemente de existir ou não! Se olhares para as opções associadas, no painel aparece “Permitir o acesso de convidados…”. É desactivar essa opção

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Olhei sim mas essa opção aparece-me a cinzento e não esta “clicável” é isso q acho estranho.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Pois! provavelmente tb não é por teres o cadeado fechado, pois se estivesse nem deveria dar para ver a opção.
            Imagino que só indo pelo terminal usando o superuser!

  13. Avatar de José
    José

    Boa dica.
    Infelizmente, para mim nunca funcionou. O meu Macbook Air foi roubado da mala do carro há um ano (fará no dia 27 deste mês) e, apesar de ter tudo activado, nunca funcionou. Nunca activou a localização. 🙁
    E lá se foi uma tese à vida com 6 meses de trabalho juntos (sim, tinha o backup noutro disco mas, nesse dia, estava na mesma mochila – coisa rara…).

    Existe uma alternativa interessante com alguns pontos fortes: Prey
    http://preyproject.com/

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Infelizmente, se não funcionou, essa alternativa tb não iria funcionar, mesmo tendo uns extras interessantes! O mais certo é que tenham apagado o disco e aí quase nenhuma solução sobrevive.
      A única alternativa viável é com hardware extra na placa-mãe, capaz de inserir código no sistema mesmo que seja apagado, ou comunicar directamente com servidores para a localização. Mas quaisquer destas alternativas tem fortes implicações em termos de privacidade, pois basicamente torna-se impossível para o utilizador remover

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boas, tenho uma dúvida!!

    Um amigo meu encontrou um iphone 5 e repos as definições, ele não estando ligado ao iCloud pode na mesma ser localizado?

    Cumprimentos,

  15. Avatar de Leandro
    Leandro

    quer dizer então que, mesmo tudo estando ativado –
    e o ladrao conseguir formatar meu MAC – eu nao o encontro mais ?

  16. Avatar de Mateus
    Mateus

    cara nao tenho a opçao de selecionar o find my mac na abertura de conta do icloud, sabe pq ??

  17. Avatar de Fernando
    Fernando

    Ola amigo

    precisava conseguir essa informação
    saber quando e onde esteve online pela última vez o Mac

    no icloud não aparece essa informação =(

    fui roubado e queria ver a ultima ligação feita na internet

    des de ja agradeço

    Obrigado

  18. Avatar de Lineu Facundes
    Lineu Facundes

    O meu Macbook Pro foi roubado da mala do carro a 15 dias. o Find My Mac, estava ativado no Mac, no Ipad e no Iphone (estes últimos continuam comigo). Aguardei por duas semanas, o Find My Mac inicia a localização e o MAC sempre aparece Off Line. Então resolvi apagar o Mac, para proteger as informações contidas. Pergunto: 1. Isso impedirá, doravante, a sua localização? 2. Tenho como desativar a opção Apagar o Mac, enquanto este não for apagado(visto que permanece Off Line)?

  19. Avatar de junior
    junior

    Boa-noite, como faço para localizar o iPhone por Mac adress? Grato.

  20. Avatar de Jackson
    Jackson

    Se alguém roubar meu iMAC, formatar e desativar o find my MAC, ainda tenho esperança de localiza-lo?
    mesmo eu tendo os documentos, será que irão rastreá-lo para mim mesmo não contendo minha conta no MAC?

  21. Avatar de Ithalo Kennedy
    Ithalo Kennedy

    Por favor me ajudem
    Fui fazer coisa quenao devia e travei meu mac, agora ele fica com uma pastis e uma interrogacso pidcando na tela, e agora o que eu faco?

  22. Avatar de cleberson
    cleberson

    galera uma duvida o serviço de localização, ele busca por id do icloud somente? caso alguém que tenha conhecimento e consiga remover a senha e acesse o computador e remova a conta do icloud do not, ainda e possível rastrear?

    Minha duvida e sobre o rastreamento e em cima do usuario e senha do icloud ou por macAndress da placa de rede? ou por N de Serie o macbook??