Projecto Loon: A Google e o acesso à Internet através de balões

12 Comentários

O acesso à Internet, que a maioria de nós dá como garantido e como algo que é um “direito”, não existe de forma sustentada e garantida em certas partes dos globo. Para melhorar esse acesso à Internet em zonas remotas e de mais difícil implementação, a Google lançou agora um projecto que pode revolucionar, e muito, as condições de vida nessas partes do Planeta.

A ideia é colocar balões de ar quente e com eles partilhar o acesso à Internet. Parece uma ideia louca, mas está já a ser colocada em prática na Nova Zelândia.

google_baloes_1

O projecto Loon pretende dar acesso à Internet em zonas remotas do Globo com a utilização de balões de ar quente que vão pairar livremente na estratosfera e que vão estar equipados com o equipamento necessário para disponibilizar esse acesso.

Os balões não vão ser controlados de forma rigorosa e vão estar a pairar livremente, podendo apenas ser controlados na altitude para que sigam uma corrente de ar particular e assim um rumo pretendido.

Estes balões vão estar a uma altitude de cerca de 20km, que é o dobro da que os voos comerciais utilizam, ficando assim garantidas todas as premissas de segurança necessárias.

Estes equipamentos vão ser compostos por um balão, um painel solar para alimentar de energia todo o equipamento e finalmente o equipamento de transmissão necessário para a ligação à Internet.

Conheçam e aprendam um pouco mais sobre o projecto Loon no vídeo que a Google criou para a sua apresentação e que disponibilizamos abaixo.

Como é de esperar, a tecnologia envolvida neste projecto tem de ser por um lado simples de operar e manter, até porque estará a sobrevoar a terra, e por outro suficientemente avançada para conseguir superar todos os problemas que este projecto se predispõem a ultrapassar.

Vejam o vídeo abaixo e conheçam um pouco mais sobre toda a tecnologia envolvida no projecto Loon.

Este tipo de iniciativas e de tecnologia envolvida vão com certeza mudar o nosso mundo para melhor. Não para nós que temos já acesso às melhores tecnologias, mas sim em locais no mundo onde o acesso à Internet é difícil e muitas vezes complicado de implementar.

Se o piloto que já se iniciou na Nova Zelândia tiver o sucesso que se espera, este poderá ser um projecto que se alargará a outras regiões do Globo e que tornará a Internet ainda mais abrangente e mais disseminada.

Homepage: Projecto Loon

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Rocha
    Diogo Rocha

    O serviço seria gratuito? será continuo? depois de o balão passar certa zona ficaremos sem internet? quais as velocidades em questão? Acho bem a google se empenhar nisto, a próxima fase da evolução técnológica será todos os humanos terem direito a internet de graça, pelo menos o serviço básico, depois se quisessemos velocidades superiores ou assim pagavamos á parte, isto da tecnologia fibra ou 4g também ´muito bonito, pena é que não cobre 70por cento do território nacional… evolução só para alguns não é evolução de todo.

  2. Avatar de Malik
    Malik

    É uma ideia muito peculiar mas inovadora, agora é esperar e ver o resultado.

  3. Avatar de JL Martins

    Por vezes não imaginamos o nosso mundo sem Internet, contudo, quando estou no Hemisfério Sul sei bem das dificuldades que todos enfrentamos. Ás vezes até para fazer um simples telefonema.

    Tenho esperança que obteremos excelentes resultados com o Project Loon.

  4. Avatar de Fantasia
    Fantasia

    A Google no seu melhor… cada ideia louca!
    O pessoal da Google é completamente ortogonal… bem hajam porque são pessoas assim que fazem andar este mundo para a frente!

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Um projecto realmente muito bom. A questão é se vai conseguir ter um preço acessível para as populações que podem beneficiar dos balões…

  6. Avatar de ohome
    ohome

    não terá também uma câmera daqelas qe filma ou tira fotos num raio de 25km? :p

  7. Avatar de Jose
    Jose

    Estão-se a enganar, a google nunca na vida, ia fazer uma coisa destas com balões, ao fim de algum tempo o balão vai a vida.

    Eles apenas vão usar “um” balão, para fazer o teste a tecnologia, nada mais.

    1. Avatar de Lol
      Lol

      Eh eh. Se visse uma coisa dessas situações passar no meu quintal acho que buscava a caçadeira e aterrava-o. Iria apanhá-lo e vendê-lo no OLX! 🙂
      Ah pois tem que se fazer à vida. A crise aperta

      1. Avatar de Luís Gonçalves
        Luís Gonçalves

        Já estou a ver o sniper de telescópio a fazer um impossível tiro ascendente de 20 km … nop

  8. Avatar de navega
    navega

    google no seu melhor… é a companhia mais inovadora do mundo… se não fossem eles a tecnologia não éra como a conhecemos hoje… e acho excelente que disponibilizem internet para os países de 3º mundo…

    na minha opinião a internet devia ser como a radio, todos deviam ter acesso a ela gratuitamente… está na altua da humanidade deixar de pensar no lucro e pensar no futuro…

  9. Avatar de luislelis

    Isto sim chama-se Ubuntu (não confundir com linux).
    Entendo que isto não e destinado numa primeira fase ao terceiro mundo mas sim ao primeiro mundo que tem muita área sem cobertura de Internet.
    Mas a julgar pelo andar da carruagem custara muito menos ao terceiro mundo implementar soluções Internet aproximando o desenvolvimento de forma mais global.
    As possibilidades que isto traz são imensas,tais como: Imagem em directo sem depender de satélites, possibilidade de prever catástrofes em tempo real, acesso a mercados antes inexistentes, redução nos custos de Internet que deixaram de precisar de antenas tão dispendiosas etc etc
    Mas outros desafios se iram deparar. Como querer controlar ou possuir direitos sobre a estratosfera, por países mais poderoso ou menos escrupulosos, poluição aérea, seguranca aérea (tudo o q sobe desce mais tarde ou mais cedo).
    Aquele abraço.

  10. Avatar de sakura
    sakura

    “”El Proyecto Loon utiliza actualmente bandas ISM (específicamente, bandas de 2,4 y 5,8 GHz) que están disponibles para que las use cualquier persona. “”

    A parte de que 1 mico-ondas tarbalha a 2.45Ghz, e que a essa frequencia a atemosfera é quase chumbo…. sempre se podiam usar um microondas terrestre era + barato, há! e que não queremos fritar os pardais….hmmm + 1 teste medico.
    caso os niveis Wm2 == a norma EU, parabens a google, é um bom trabalho.