Actualização KB2821895 torna o Windows 8 mais lento

72 Comentários

As actualizações do Windows pretendem corrigir problemas e colmatar falhas que por vezes são detectadas neste sistema operativo. São lançadas pela Microsoft periodicamente para tratar desses problemas, mas por vezes trazem novas questões que não são esperadas pelos utilizadores.

O mais recente lote de actualizações do Windows tem nele uma actualização, a KB2821895, que está a ser reportada como a causa de problemas aos utilizadores do Windows 8, RT e Server 2012.

KB2821895_1

Esta actualização está englobada no mais recente lote de actualizações que a Microsoft lançou na passada semana e uma delas está identificada por muitos utilizadores como sendo a causa de um problema que afecta as máquinas onde foi instalado.

Os sintomas reportados revelam que após a instalação dessa actualização e o respectivo reinicio do sistema, as máquinas correm o System File Checker, levando a que o processador atinja uma utilização de 100% e a utilização de memória ultrapassa a utilização normal e que seria esperada.

Este processo decorre durante cerca de meia hora e termina com a mensagem “unable to fix problems” ao mesmo tempo que gera um ficheiro CBS.log com um tamanho anormal.

Ainda não existe uma solução para este problema, para além da não instalação do KB2821895. Existe no entanto uma resolução temporária para este problema.

Esta pode ser conseguida com a execução do seguinte comando numa janela de DOS com privilégios de administrador:

DISM /Online /cleanup-image /RestoreHealth

Ainda não existe uma posição oficial da Microsoft sobre este problema, tendo no entanto sido admitido este problema nos fóruns oficiais da própria Microsoft.

Um dos moderadores desse fórum indicou que a Microsoft está já a analisar o problema e a tentar encontrar uma solução para o mesmo.

Thanks for uploading your log. We’re taking a look at it and we will reply back when we have more information to share

Recomenda-se para já que os utilizadores do Windows 8, RT e Server 2012 que evitem a instalação desta actualização e que aguardem que a Microsoft disponibilize uma versão corrigida do KB2821895.

Este é o segundo caso de problemas com as actualizações do Windows que surge no passado recente. Ainda há poucos meses surgiu uma situação com o KB2823324 que impedia as máquinas com o Windows 7 de arrancarem correctamente.

Homepage: KB2821895

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fornost
    fornost

    obrigado pelo heads up!

    1. Avatar de david
      david

      x2.. por curiosidade fui ver as actualizações disponíveis e era a próxima, quando tiverem novidades informem pplware

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    Instalei a mesma no dia 14 e infelizmente não da para remover 🙁

    1. Avatar de mart
      mart

      lógico que dá pra desinstalar,,, basta fazer um restore point, uma restauração do computador pra um dia anterior ao 11 de Junho ou ao dia que foi feita a instalação de todas as actualizações… e depois instalar novamente todas menos essa,,, simples…

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Na realidade é possivel remover actualizações. Basta ir ao histórico de actualizações no painel de controlo e haverá lá uma opção que diz Actualizações instaladas (na realidade até diz que para remover “coiso”) e pode-se remover manualmente as actualizações que se deseja. Acho que o windows 8 está muito bem conseguido e parece-me que não perde nada em relação ao 7…

  3. Avatar de luniq
    luniq

    por esta e por muitas outras razões parecidas, eu deixei de fazer updates no W8

    é cada tiro no pé
    –só não volto para o W7 porque dá trabalho a migrar um montão de cenas, senão já era.

    1. Avatar de Luis Goncalves
      Luis Goncalves

      Não sei se deste conta que o windows 7 também já deu problemas… E posso dizer que isso acontece com mais ou menos gravidade com os diversos SO’s. Será impossível prever todos os cenários: hardware, software incompatíveis… Já casos houve em que a causa dos problemas de actualizações eram softwares de terceiros (como antivirus) que danificavam o próprio SO. A mim já me aconteceu também com o Ubuntu e nem por isso baixei os braços contra actualizações. São demasiado importantes… E este incidente não o notei e tenho a dita actualização feita …

      1. Avatar de luniq
        luniq

        contam-se pelos dedos das mão as vezes que o meu W7 crashou ao longo de dois anos de utilização

        uma vez cheguei a fazer a experiencia de hibernar sempre. consegui mais de 30 dias de utilização continua sem problemas, e tive de fazer restart por causa de uma atualização qualquer.

        este incidente é só mais uma para a longa lista de incidentes. o W8 pode ser bom, mas está longe da estabilidade do W7

        1. Avatar de Luis Goncalves
          Luis Goncalves

          Eu não preciso de dedos para contar as vezes que necessitei de formatar para reinstalar o Sistema operativo. Tenho diversos equipamentos que só quando necessitei de actualizar o SO fiz instalação “limpa”. Ou seja instalar sem apagar os dados do disco. Tenho um equipamento portátil com mais de 8 anos, ligado 24×7 nestes últimos três anos e sem qualquer problema e com a instalação do SO inicial + updates. Daí eu dizer que cada caso é um caso. Acima de tudo a responsabilidade é da BIOS (leia-se Burro do Indivíduo Operador do Sistema)

      2. Avatar de Neves
        Neves

        Ó amigo vc trabalha para a MS?

        1. Avatar de Luis Goncalves
          Luis Goncalves

          Se me perguntava a mim bastava ver em cima que trabalho com diversos SO’s e considero que nenhum deles é perfeito. Qualquer um dá problemas e não penso que formatar seja a melhor solução (e sim a mais radical). Sou técnico de informática e perco tempo a resolver problemas dos clientes… Só não perco tempo a resolver os meus problemas por ter cuidado em não os ter.

    2. Avatar de Telmo Sousa
      Telmo Sousa

      luniq não leves a mal o que vou dizer mas quando se passou do XP para o Vista e posteriormente para o windows 7 também muita gente dizia que mais valia manter o XP, no entanto certamente na altura a maioria dizia o mesmo que tu só que em vez de ser em relação ao 8 era ao vista/7.

      erros todos cometem e grandes empresas também! Nós utilizadores ficamos chateados com as falhas deles, mas são eles juntamente com as comunidades que tentam resolver o problema! E aqui, mediante o resultado, é que se vê a “grandiosidade” da empresa, seja ela fornecedora de Linux, Windows ou mac/iOS.

      1. Avatar de luniq
        luniq

        eu não levo a mal. por favor 🙂
        eu passei do xp para o 7, vista foi um pior dos SO modernos. e em relação ao 7 não tenho nada a queixar. mudei para o W8 porque tem que ser por uma questão de estar atualizado. mas olha que se o W8 fosse como o Vista cheio de bugs eu já teria feito o downgrade à muito tempo.

        o problema é que quando se está no meio de um projecto, fazer updates ou migração de SO é muito complicado. pode dar tudo pó torto… por isso é que eu não tenho feito updates no W8. já uma vez fiz e foi o cabo dos trabalhos. fazer updates quando o projecto onde estou estiver concluido.

        neste momento tenho 40updates pendentes. a unica coisa que atualizo são os drivers da NVIDIA (GPU)

    3. Avatar de Bruno M
      Bruno M

      A unica forma de não ter problemas é não fazer nada…mas também nunca sairíamos do sitio.

  4. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Ui, ainda bem que vi isto a tempo, era a próxima a ser instalada na minha máquina!

  5. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Eu por acaso tenho este update e nao verifico qualquer diferença…

    1. Avatar de Henrique Dias
    2. Avatar de tavares
      tavares

      +7.Está instalada e não noto qualquer problema em termos de velocidade ou outro qualquer.

      1. Avatar de Luis Miguel Lopes
        Luis Miguel Lopes

        +8

  6. Avatar de Muleta
    Muleta

    Também não notei nada. nem encontro o cbs.log

  7. Avatar de Redin

    Fui ver agora, e já tenho essa atualização feita desde o dia 11 e não notei nada.
    Se for relativo a problemas de incompatibilidade com hardware, só deve explicar-se em maquinas mais novas. O meu PC já tem uns bons aninhos… e corre que é uma maravilha.
    A única coisa que me apercebo é que de vez em quando, ao navegar na net, tenho umas “paradinhas” parvas e esquisitas sem sentido de uns segundos, mas isso já me acontecia muito antes desta atualização.

    1. Avatar de CA3iR0
      CA3iR0

      Também tenho essas travadelas parvas quando navego na net. Desde o dia 1. Portanto é mesmo um problema do Win8 e não deste update. Corri a correcção e realmente o pc ficou menos lento, mas as travadelas continuam como sempre.

  8. Avatar de S Pimenta
    S Pimenta

    Também ainda não notei nadinha, talvez por ter um SSD não se pronuncie tanto esse problema…

  9. Avatar de Rui Freitas
    Rui Freitas

    eu tenho essa actualização mas ate agora nada de ruim fez

  10. Avatar de Gonçalo Silva
    Gonçalo Silva

    Já vai fazer uma semana que tenho esta atualização, e por aqui está tudo tranquilo!

  11. Avatar de irlm
    irlm

    obrigado pelo post.

  12. Avatar de leandro santos
    leandro santos

    Não notei qualquer diferença…
    Esta tudo funcionando bem no meu W8 e W7
    Cumprimentos…

  13. Avatar de filipe costa
    filipe costa

    Mas mais engraçado são as novas drivers da Nvidia, o 320.18 WHQL, que anda a queimar(literalmente) as gráficas…
    Felizmente ainda fui a tempo do desinstalar…
    Os fóruns da Nvidia estão pejados de queixas…

    1. Avatar de Redin

      Também já fui verificar e sobre a minha placa gráfica, também tem essa atualização, e felizmente não notei nada. Estarei mais atento a possíveis alterações de temperatura. TKS

      1. Avatar de eu mesmo
        eu mesmo

        os pc’s dos cotas queimam sempre por causa da bios, já te esqueceste? tá descansado com a nvidia………

        1. Avatar de Redin

          ehehehe, não perdoas uma pá…

    2. Avatar de luniq
      luniq

      ainda bem que avisas. tinha aqui um update programado para a NVIDIA.

  14. Avatar de Abílio
    Abílio

    Tudo tranquilo por aqui.

  15. Avatar de JBP1996
    JBP1996

    Obrigado por essa ajuda senão quando eu atualiza-se ficava despachado. Obrigado pessoal do pplware.

    1. Avatar de mart
      mart

      *atualizasse… aprendam a escrever…

  16. Avatar de Adriano
    Adriano

    Tenho PCs com windows 8. Mas prefiro e uso todos os dias Linux Ubuntu, no entanto mantenho rigorosamente actualizados os sistemas da Microsoft, depois de ler este e outros belíssimos artigos aqui do site, fui verificar as actualizações dos mesmos e reparei que ambos tem já essa actualização que supostamente os torna lentos instalada e não notei nada fora do normal ou seja essa tal lentidão não afectou os meus PCs.

    1. Avatar de mart
      mart

      preferir ubuntu a Windows 8???? LOL

      1. Avatar de Adriano
        Adriano

        Pois, não penso como tu não tenho a tua opinião logo… no mínimo sou burro, mas é assim que eu sou.

      2. Avatar de [miguel]
        [miguel]

        E quem prefere windows 8 a ubuntu? so mesmo crianças que gostam de passar dias a jogar pc com a mania que percebem de computadores

        1. Avatar de Paraoh
          Paraoh

          por essa ordem de ideias, só as crianças é que usam ubuntu em vez de slackware
          😉

      3. Avatar de João
        João

        E prefere muito bem.

  17. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Reparei que também tenho essa actualização, e está tudo na mesma……a única coisa que queixo é o mozilla desde a ultima actualização anda com problemas em alguns carregamentos de sites.

    Quanto ao problema relativo deve ser conflito com alguma coisa de terceiros.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Isso também eu tenho e uso windows xp. Deve ser mesmo do firefox, na próxima versão deve desaparecer.

  18. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    A MS no seu melhor com o seu pior sistema operativo de sempre.

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      Nem mais.

    2. Avatar de [miguel]
      [miguel]

      Cada vez mais farto de windows, sempre com lag mais parece o android

      1. Avatar de leandro santos
        leandro santos

        Muda!!!!! E NÃO TE QUEIXES!!!!

        1. Avatar de Tiago Santos
          Tiago Santos

          Se os jogos já fossem multiplataforma era já … Não se pode ter tudo, suportasse o Win 🙂 não é tão mau como dizem… não é tão bom como dizem … meh.. é windows xD

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      É o que dá quando se fala do que não se sabe… enfim

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Eu já tive o windows 8 instalado durante um mês, ainda cheguei a habituar-me com aquilo mas acho o windows 8 muito frustrante. Voltei para o windows 7 e já não quero outra coisa.

  19. Avatar de Jonas
    Jonas

    Voces ainda não perceberam… daqui a uns meses anunciam uma nova versão do SO e dizem que é mais rapido que o anterior. O mesmo se passa com os antivirus. Estas coisas não vêm as autoridades……… tambem não deve ser facil de provar.

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Têm que ser sempre melhor que as anteriores, o melhor é esperar sempre pelo próximo que virá, mas ainda melhor é esperar pelo que vem a seguir a esse… mas sempre ao mesmo preço ou mais barato. No caso de equipamentos, pc, smartphones, etc… todos os anos são sempre duas ou três vezes melhores que do ano passado ou do modelo anterior. Mas um dia esse material que provêm de algures do nosso planeta esgota-se e é por isso que há cada vez mais tablets, porque também para mais de 90% das pessoas que usam pc’s, só lhes interessa ir á praga do facebookas. Para essas pessoas o melhor é ter um tablet porque é mais “giro” e pode levar para todo o lado “o quê? ainda usas um monstruoso desktop? que falta de style”. E assim vai a sociedade moldando-se há medida que essas grandes empresas o querem, para cada vez mais pessoas conviavam á distacia e tenham medo de sair de casa e de conviverem e de se manifestarem, ficam com excesso de peso por não sairem de casa e morrem mais cedo com problemas cardiovasculares. Parece que estamos no tempo da peste negra.

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Concordo, mas o que eu quis dizer é que da minha esperiencia, e já tenhos alguns anos disto a mesma versão do software com as sucessivas actualizações vai ficando cada vez mais lenta. SO ou antivirus a treta é sempre a mesma. Quando instalas é uma maravilha mas passados uns 6 meses começa a pesar no sistema. Isto quando vêm anunciar uma nova versão mais capaz, mais rapida e mais eficente. Propaganda de marketing para nos levar os Euros.
        Isto é tudo má programação, lixo que vai ficando e que torna os sistemas mais lentos. Se é de proposito ou não não sei dizer. Mas lá que é verdade é. Qual foi empresa que +- 4 meses anunciou que tinha tirado do programa umas largas dezenas de milhar de linhas de código redundante que já ninguem sabia para que servia????

  20. Avatar de Vortex
    Vortex

    update feito sem problemas, tanto no w8pro como no windows 8 rt 😉

  21. Avatar de joao
    joao

    É por estas situaçoes ridiculas que a microsoft perde credito. Será que nao testam as actualizações e verificam o impacto que provocam ao sistema, antes de as por ca fora? Considero uma falta de profissionalismo.

  22. Avatar de Luis Goncalves
    Luis Goncalves

    Pedro Simões: estive a ler com atenção o tópico em
    http://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_8-windows_update/kb2821895-windows-8-x64-update-06112013-problem/eed54c3d-37c2-4965-8974-3f323b4e8e24?page=1

    Ao que parece não será a instalação desta actualização que causa o problema da lentidão, mas sim correr o system file checker após a actualização. Ao que é dito a actualização altera o logaritmo de compressão o que causará uma maior carga quando utilizado o sfc. Falta saber se o que leva essas pessoas a correr o SFC já não estariam a padecer de problemas … De qualquer modo estão apontadas soluções. Outra delas é correr o SFC a partir do CD indicando a unidade onde está o SO instalado ex: SFC /scannow /OFFBOOTDIR=c:\ /OFFWINDIR=c:\windows

  23. Avatar de Nuno Moreira
    Nuno Moreira

    Actualizações feitas ontem à noite.

    PC com W8 mantém-se impecável !!

  24. Avatar de Canelas
    Canelas

    E em menos de um ano a Microsoft lança 2 actualiações que em vez de ajudar, só prejudicam o uso dos seus SO. Por este andar, a Microsoft corre o risco de perder utilizadores e mercado.

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Espero bem que percam todos, já estamos fartos de apenas existir MS-DOS(windows) ou UNIX(linux e OSX) e OSX não passa de de um linux (comandos, pastas, etc é tudo igual) apetrechado e bem pensado para vender a pessoas ricas que não sabem usar um computador a sério com um sistem operativo a sério, o windows. As pessoas ompram o pc/portátil mais barato do mercado já com SO pré instalado que é o pior que pode existir ou instalam uma versão pirata de um amigo e depois nem um anti-virus como o KIS sabem instalar para estarem verdadeiramente protegidos.

  25. Avatar de Denis Budag

    Infelizmente vi que o meu instalou.
    No entanto não notei nenhum problema de velocidade.
    Talvez pelo menu Windows 8 estar instalado em UEFI + Intel Rapid com unidade SSD de 64GB.

  26. Avatar de 10010101
    10010101

    Devo ter um problema qualquer, não me aparece essa atualização :s
    Ah, já sei, é por não usar windows xD

    1. Avatar de killallo
      killallo

      LIKEEE!! XD

      Eu já evitei essa atualização.. é porque tenho andado ocupado mas muito em breve vou mudar para Ubuntu ou outra distro qualquer de linux ! Goodbye Windows

  27. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    aqui o win 8 continua duro como diamante, com esse update dentro e tudo

  28. Avatar de Seveconfidential
    Seveconfidential

    pois é …aqui mo meu 8 no inicio ía td bem .. instalei a actualização dia 16/06 … passados uns dias começou a congelar o browser .. e cada vez pior … estou a executar o comando da vossa dica a ver o que dá … obrigado … e tou cum I5 e 16 GB de memoria ..isso é aí pos pavões das makinas rápidas … há e um ssd de 500 GB já agora

  29. Avatar de Seveconfidential
    Seveconfidential

    Obrigado pela dica … funcionou mesmo .. o browser já não congela … OBRIGADAO pela dica