Apple anunciou o Safari 7 com excelentes novidades

31 Comentários

Consumo de memória RAM menor que o Firefox e Chrome

O segmento dos browsers sempre foi muito competitivo e há factores que fazem toda a diferença: Rapidez e suporte a diversas funcionalidades. Apesar do browser da concorrente Google, o Google Chrome, ser hoje considerado o melhor deste segmento, a Apple anunciou hoje na WWDC 2013 que se realiza no Centro de eventos Moscone, em São Francisco – Califórnia (EUA) o novo Safari. Vamos conhecer as novidades.

safari_02

A Apple acaba de apresentar o Safari 7 que terá muitas novidades interessantes. O browser terá agora um design mais limpo e foram muitas as melhorias ao nível da performance. Segundo dados apresentados na conferência, o Safari tem foi melhorado significativamente, a vários níveis: javascript, utilização de memória, utilização do CPU, etc.

safari_03

O Safari 7 vem também com uma melhor integração com o Reading List e uma barra lateral para bookmarks.

Existe ainda uma funcionalidade denominada de “shared links” onde são agrupados os links que partilhamos nas redes sociais, tais como Twitter e LinkedIn.

O Safari 7 inclui também o iCloud Keychain que permite gerir de uma forma segura e intuitiva todas as credenciais dos nossos dispositivos.  safari_01

De referir que o Safari 7 virá por omissão com o novo OS X Mavericks.

Homepage: Safari

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Usar menos RAM que o Chrome, não é muito complicado lol
    Não estou a dizer isto como Chrome Hater porque é o browser que estou a usar neste momento xD mas apenas como teste!

  2. Avatar de 34
    34

    Keychan = auto-conclusão
    Novo porquê por causa do nome?
    É que o safari 1 já a tinha (e talvez não seja exagero…)

    1. Avatar de LG
      LG

      Vai ver o keynote de novo que não apanhaste bem o que significa “iCloud Keychain”

      1. Avatar de 34
        34

        Sincronização pela internet, só o internet explorer é que não faz (sozinho) e até os outros já tinham isto.
        AES256 o que raio é isto?…

      2. Avatar de 34
        34

        Sincronização pela internet, só o internet explorer é que não faz (sozinho) e até os outros já tinham isto.
        AES256 o que raio é isto?…

        1. Avatar de Allan
          Allan

          é um metodo de criptografia seguro.

  3. Avatar de fran
    fran

    nao ha para windows? 🙁

  4. Avatar de coiso
    coiso

    menos memoria yah, e os equipamentos por exemplo o meu ipod 4g, não ira possuir ios7 como ouvir na press

  5. Avatar de coiso
    coiso

    menos memoria yah, e os equipamentos por exemplo o meu ipod 4g, não ira possuir ios7 como ouvi na press

  6. Avatar de Noob
    Noob

    nada de suporte para webrtc ?

  7. Avatar de tretas
    tretas

    Vamos ver se a UE também os proíbe de ser o “browser padrão” da Apple… tal como fez ao IE.

    Mais importante que “comer” ram é ser personalizável e seguro, essa é a luta dos browsers actuais. Não sou utilizador, mas todos beneficiam, pois a concorrência responde sempre.

    1. Avatar de Diogo Almeida
      Diogo Almeida

      Que raio de comparação, o Safari só é suportado sob sistemas operativos Apple (Mac OS e iOS) que por sua vez SÓ é instalado em equipamento Apple.

      Windows é instalado em muitas máquinas de diversos fabricantes…existe aqui uma grande diferença!

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Nao existe diferença nenhuma. É exactamente a mesma coisa. O safari só corre em ambiente apple, o IE só corre em windows.
        O problema é outro. O windows tem a grande fatia do mercado de SO’s com o windows, e ao obrigar a utilização por defeito do IE, está automaticamente a colocar o IE como lider de mercado no segmento dos browsers. Isso é considerado como monopólio e concorrencia desleal com todos os outros browsers concorrentes.

        1. Avatar de SoPqSim
          SoPqSim

          Estúpido é obrigarem a Microsoft a fazer isso. Assim como seria estúpido obrigarem a Apple a fazer isso. Quem compra, sabe o que compra, quer comprar/usar windows tem que concordar com o que a Microsoft mete lá dentro, não gostam pah escolham uma distro de linux que gostem ou instalem mac os.
          É que considerar monopolio de browsers é preciso ter cuidado, pq então tb vamos obrigar a microsoft a enviar só a base do SO pq há aplicações para o resto e pode ser concorrência usar só as cenas da microsoft.

          Ah só para referir não estou a defender nenhuma empresa até pq uso os 3 SO e cada um tem a sua particularidade.

        2. Avatar de Dumitru
          Dumitru

          Exactament alexandre pinto, nao posso estar mais de acordo contigo, se todos dizem que o windows é instalado em diferente maquinas bla bla, entao o android é a mesma coisa, o software é da google, mas o hardware é das outras marcas, samsung, htc, lg, entre outras, mas o browser do android vem por defeito, porque no android nao vem como no windows uma janela mostrar qual browser podemos escolher, o android browser, o chrome, o opera entre outros que estao ai na google play! pois pois parem de bater sempre na mesma coisa que a apple instala no seu proprio hardware e o windows nao -.-

        3. Avatar de Nunes
          Nunes

          As pessoas parece que se esqueceram que a Microsoft foi investigada e condenada por práticas monopolísticas há vários anos, e que esta foi uma das medidas que a Microsoft acordou com a União Europeia!
          A Microsoft usou o Internet Explorer para levar rivais na área da internet à falência, usando e abusando do seu monopólio nos computadores para criar os seus próprios standards que os rivais não conseguiam aceder!
          Para além desta medida com o Explorer a Microsoft tb foi obrigada a licenciar muitas das tecnologias que permitiam manter controlo total sobre o monopólio que tinha adquirido.

      2. Avatar de claudio
        claudio

        Diogo, o Safari pode ser instalado em Windows a muito tempo.

        1. Avatar de Marina
          Marina

          O Safari já não é suportado no Windows há 1 ano

  8. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Não percebo como com o novo Contro Center dá para ligar e desligar wireless, bluetooth, modo avião, lanterna, etc.. e não tem o mais essencial, principalmente para nós que temos plafonds de net baixos. Falta o atalho para ligar e desligar a net ou o 3G/4G.

  9. Avatar de Luiz
    Luiz

    Será que vai ter essa versão para Windows?
    É que a versão 5 é meio fraca . . .

    1. Avatar de jrk
      jrk

      Acredito que o Safari Windows foi abandonado de vez.

      1. Avatar de José Leite
        José Leite

        Eu também acho que o Safari para ambiente Windows foi encerrado de vez,infelizmente… 🙁

    2. Avatar de 34
      34

      Meio fraca e perigosa, lembras-te da treta do flash de há dois anos atrás e dos pdf no ano passado? pois ainda quem a usa está sujeito a elas.
      O mlehor é mesmo escolher ou tens um browser actualizado ou compras um mac, depois não te venhas cá queixar que o teu safari tem vírus…

  10. Avatar de sakura
    sakura

    A usar agora, xxxterm-1.9.0 + soft de 3ºs pq metem tanta, #$% nos borwsers?
    E o IE ´e o melhor de todos.

  11. Avatar de GM
    GM

    Percebo essa urgencia nos equipamentos com pouca RAM, agora nos restantes. Diminuir o uso da memoria RAM? Prefiro que o browser consuma 1GB da RAM e que seja perfeitamente fluido, do que andar sempre de pé atrás a tentar gerir a memoria para que quando eu abra o gestor de tarefas apareça lá um numero “pequeno”. Afinal temos quase todos 4GB / 8GB de ram para usar.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não sei quais são os teus hábitos mas muita gente mantém uma imensidão de janelas/tabs abertas, podendo ter várias outras aplicações abertas tb. Não são poucas as vezes em que se ultrapassa muito além de 1GB de RAM para o browser, afectando a performance – mesmo com 4GB – por isso melhor o uso da RAM é sempre bem-vindo.

      1. Avatar de GM
        GM

        Não estou por dentro das specs actuais mesmo actuais dos tablets, mas até á bem pouco tempo so vi tablets com 1GB de RAM no mercado, e tendo em conta o seu preço mais que caro, pergunto se é mesmo necessario ter uma brincadeira dessas?

        Porque passam a vida a ter aplicações para fechar as que estão em aberto, passam a vida a queixar-se da bateria… os 4GB de RAM estava a falar de um PC normal.

        Não compensa de todo ter um tablet neste momento. só de 2GB para cima, e e.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Tablet?
          Mas quem é que falou em tablet? Isto é sobre o Safari 7 para Mac.
          Aliás a Apple anunciou outras medidas que permitem tirar o melhor proveito da RAM com o novo OS X, reduzindo a necessidade de usar memória virtual, com benefícios em performance – caso não saibas, mesmo com muita RAM, acabas sempre por usar a memória virtual no disco!

          Quanto a tablets, é necessário manter o consumo sempre sob controlo, pois a sua mais valia está na duração de bateria! Por isso tem todo o interesse em reduzir componentes e processos que possam consumir energia – a memória RAM tem um consumo permanente e quanto maior for, mais consome!

  12. Avatar de Cândido Mota
    Cândido Mota

    Fui informado pela Sapo Mail, que devia instalar estes browsers. Mas não consigo instalar o Apple, nem o Opera.
    O que devo fazer?

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Deixou de fazer zoom com 2 toques no magic mouse e de retroceder nas paginas deslizando o dedo no magic mouse, alguém tem o mesmo problema?

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Já descobri tive que voltar as definições e voltar a clicar nessas funções de novo no rato.