FreeBSD 8.4 – Um dos sistemas operativos mais poderosos

19 Comentários

O FreeBSD é considerado por muitos como sendo um dos melhores sistemas operativos até à data. O Projecto FreeBSD é um dos mais antigos e bem sucedidos projectos a nível de sistemas operativos,certamente para confiabilidade, robustez e desempenho do sistema operativo.

Glen Barber, membro do projecto, anunciou hoje a disponibilização do FreeBSD 8.4 que traz algumas novidades interessantes.

freebsd_01

O FreeBSD é um sistema operativo livre, do tipo Unix, descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley. Tal como o Linux, Windows ou MacOS, é multi-utilizador e multi-tarefas, permitindo a execução das mais variadas aplicações.

O seu elevado desempenho e estabilidade fez com que tenha sido escolhido por algumas das mais prestigiadas companhias que fornecem serviços na Internet.

freebsd_01

Está disponível para as plataformas as plataformas Intel x86, DEC Alpha, Sparc, PowerPC e PC-98 assim como para as arquitecturas baseadas em processadores de 64bits IA-64 e AMD64.

O FreeBSD 8.4 (quinta actualização da versão 8)  inclui algumas novidades, das quais se destacam:

  • Gnome 2.32.1, KDE 4.10.1
  • Melhorias no sistema de ficheiros ZFS
  • Suporte para todos os controladores de armazenamento do tipo LSI

Vejam aqui todas as novidades.

Tendo em conta a enorme oferta de mercado, será que estas plataformas vão continuar a sobreviver?

Licença: BSD
Download: FreeBSD 8.4 i386 (2,323MB, SHA256)
Download: FreeBSD 8.4  amd64 (2,626MB, SHA256)
Homepage: FreeBSD

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Ribeiro
    André Ribeiro

    Penso que esta em particular vai continuar a existir, até porque a tenho visto a correr em muitos servidores na internet.

  2. Avatar de lmx
    lmx

    Boas…
    Não sei se o Windows normal é multi-utilizador?!Pelo menos não era até ha uns Anos…

    eu penso que é impossivel elas Opções não continuarem a existir…
    Elas vão perdurar nos meios académicos, e através das pessoas que se vão cultivando tecnologicamente.

    No entanto e apesar de ja existirem algumas empresas a fazer dinheiro com Estes SO’s , estes são menos usados ainda…no futuro, acredito que venham a concorrer com Linux, Mac Os e Windows, se ainda existir Windows na Altura…

    cmps

    1. Avatar de Raquel
      Raquel

      Não há filtro de SPAM?

      1. Avatar de Redin

        Deve ter havido um falso negativo no sistema.
        LOL

  3. Avatar de James Bond
    James Bond

    O FreeBSD vai sobreviver, com toda a certeza. Ele tem o seu “mercado” que, de um modo geral, são utilizadores corporativos e já existe há muitos anos!
    Mas isso não quer dizer que não possa ser instalado e usado em desktops, mesmo em desktops caseiros. Os seus desenvolvedores até incentivam os utilizadores individuais a instalarem nos seus computadores.
    Aliás eu até já o tive instalado no meu computador, há alguns anos atrás, pois era meu desejo ter um sistema que fosse 100% tipo UNIX. Mas verifiquei nessa altura que o DEBIAN satisfazia as minhas necessidades e, por isso, não fazia muito sentido estar a perder tempo a “estudar” outro sistema. Ou seja, estava instalado e raramente o usava.

  4. Avatar de FreeBSD
    FreeBSD

    Para quem não sabe o FreeBSD é o core do OS X da Apple.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      mesmo!? revê lá isso!
      O kernel é diferente, até a própria “filosofia” do kernel é diferente – um é monolítico o outro híbrido! O que a Apple fez foi aproveitar algum código do FreeBSD para parte do kernel, para substituir outro código mais antigo derivado do BSD. A Apple ao longo dos anos tem modificado o código para o seu sistema, partilhando com a comunidade, contudo cada sistema seguiu o seu rumo
      http://en.wikipedia.org/wiki/XNU
      Não confundas o facto de usar código, com ser uma “distro” ou o “core” ser o mesmo

      1. Avatar de FreeBSD
        FreeBSD

        E já agora ficas a saber que a Apple é o principal sponsor do FreeBSD. http://en.wikipedia.org/wiki/FreeBSD. Tanto o OS X como o iOS têm a origem no FreeBSD.

        1. Avatar de Paulo Vasconcelos
          Paulo Vasconcelos

          E adiciono que o FreeBSD é o sistema operativo Core que serve de base para o JUNOS dos equipamentos da Juniper (Switches, Firewalls, Routers, etc).
          Por aí também dá para calcular a robustez deste sistema operativo e a confiança que os fabricantes colocam nele.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          @ FreeBSD
          Desculpa, mas estás enganado! O OS X tem origem no NextStep que por sinal é bastante anterior ao FreeBSD. O NextStep já usava a mesma estrutura de kernel, mas nessa altura a parte do código BSD era outro, em parte desenvolvido pela NEXT.
          A Apple comprou a NEXT e o NextStep foi usado para desenvolver o Mac OS X. Tanto o FreeBSD como o NetBSD foram usados para melhorar o código que mantinha a compatibilidade POSIX e uma parte do kernel que dependia do BSD.
          Como é óbvio a Apple partilha as melhorias que faz a esse código, mas não tenta manter paridade, seguiu o seu rumo. Quanto a ser sponsor do FreeBSD, acho que seria um bom gesto da Apple, mas infelizmente não é um sponsor do FreeBSD, apenas segue a licença que rege o código que foi buscar ao FreeBSD. Se te referes a ser contribuinte de código, então sim, é bem possível que a Apple indirectamente seja o principal. O FreeBSD tem nos últimos anos incorporado muitas tecnologias desenvolvidas pela Apple, mas a Apple nada tem a ver com o rumo que o FreeBSD segue – como já disse não há preocupação em manter paridade, os dois sistemas são independentes.
          Inclusive a Apple tem ao longo dos anos preterido algum do código por outro desenvolvido só por si, mantendo o código anterior para compatibilidade POSIX! Vale igualmente a pena recordar que as APIs principais no Mac são completamente incompatíveis com qualquer outro sistema *NIX

          1. Avatar de Nosferatu Arucard
            Nosferatu Arucard

            O Mac OS X é baseado no kernel Mach que é um sistema micro-kernel com grande verosimilhanças com o Windows NT a nível de módulos e IPC.
            Depois têm uma camada de compatibilidade baseada nas userland do OpenBSD 4.4.
            Em sistemas Linux também existe um libbsd que emula as API do sistema BSD, sendo até uma componente principal do projecto Darling que pretende executar programas do Mac OS X em sistema Linux.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Nosferatu Arucard
            O Mach faz parte do kernel, mas não é o kernel! O kernel é o XNU, que é híbrido!

  5. Avatar de ruben
    ruben

    Provavelmente já devem saber mas aqui fica: Já foi lançada a versão 20 do Linux Caixa Mágica, para já ainda em Release Candidate, mas esta não difere muito da versão final. Aqui fica o link para o post no site da Caixa Mágica: http://www.caixamagica.pt/node/76?lang=pt-pt

  6. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Caro Pedro Pinto,

    não se arranja um tutorialzinho de como instalar esta “joia” em VMware?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Bem visto! 😉
      E/ou em VirtualBox.
      Já tentei mas sem sucesso…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      VOu tratar disso então. Mas nao deve ser nada de especial 🙂 O VMWare até mais simples que o VirtualBox

  7. Avatar de oscar
    oscar

    os x é derivado do unix e acabou a conversa!

  8. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Aconselho a que optem pela release 9x cuja ultima versão é a 9.1. Esta sim, é a versão de produção. A versão 8x, é uma versão legacy, mais lenta e com diferenças substanciais em termos de arquitetura.