NOOBS – Novo sistema de instalação para Raspberry Pi

28 Comentários

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

Para quem se inicia no mundo do Raspberry Pi, foi recentemente lançado o NOOBS – New Out Of Box Software.

ras_01

O NOOBS é um projecto que tem como principal objectivo facilitar a vida dos utilizadores que têm pela primeira vez contacto com o Raspberry Pi. Na prática, o NOOBS oferece uma interface gráfica, onde o utilizador pode escolher facilmente qual o sistema operativo a instalar no mini PC, no espaço disponível no cartão…sem complicações! O utilizador apenas deverá ter um cartão com o mínimo de 4GB e copiar o NOONS lá para dentro.

Desta forma, o utilizador “novato” pode escolher instalar por exemplo o tradicional Raspbian ou então transformar o seu mini-PC num media Center instalando, por exemplo, o RaspBMC.

noobs_00

Menu Principal para seleção do SO

Depois de instalado o sistema operativo, basta fazer o boot normal. No entanto, o NOOBS continua residente no cartão e o utilizador poderá voltar a aceder à interface de instalação carregando na tecla Shift. Desta forma é igualmente possível mudar de sistema operativo. Está ainda disponível uma ferramenta para mudar o config.txt do sistema operativo actual.

rasp_01

Edição ficheiro config.txt

Para perceber como tudo funciona, aqui fica um pequeno vídeo criado por Anne Philbin do Geek Gurl Diaries

Agora já não há desculpa para não ter um Raspberry Pi e não experimentar os mais diversos sistemas operativos. Tal como o nome sugere, o NOOBS é uma solução para noobs!

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Muito bom. Comprei recentemente um Raspberry Pi e andei um pouco ás aranhas ao inicio para instalar outros SO’s.
    Pela minha experiencia deixo só um reparo ao artigo. Se a ideia é um Media Center, instalem antes o openELEC em vez do RaspBMC. Instalei os dois e o openELEC é de longe mais fluido.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado pela sugestão Alexandre. Eu ainda não instalei o openELEC, daí a minha referencia ao RaspBMC.

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Hum, estás a falhar… 🙂 Há umas semanas ficou prometido um guia de instalação 😉

    2. Avatar de jpng81
      jpng81

      Openelec está muito superior em termos de velocidade, já tenho o meu à mais de 2 meses sempre ligado e basicamente só o desligo e volto a ligar quando existem novos updates. É muito superior ao raspbmc.

      1. Avatar de Mário C.
        Mário C.

        Utilizas algum controlo remoto? O Rasperry suporta?

        1. Avatar de Luis Rosa
          Luis Rosa

          Algumas televisões ja suportam CEC

          http://wiki.xbmc.org/index.php?title=CEC

          podes utilizar o comando da própria TV. De qualquer forma, julgo existirem comandos que “falam” com um receptor de infravermelhos ligado ao PI.

          1. Avatar de hilario ferreira
            hilario ferreira

            Para quem tem um android (telemovel ou tablet) aconselho o control remoto “Yatse” é espectacular.No Ipad há um muito bom que se chama “constellation”

          2. Avatar de Luis Goncalves
            Luis Goncalves

            Tenho o meu com o raspbian, xmbc, webiopi, e lirc. Desde modo tenho um media center, um desktop, relés com comutação de dispositivos e um comando chinês com um receptor IR ligado ao GPIO usando o lirc. Mais só quando o raspberry suportar ubuntu…

      2. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Para comandar rpi tens varias opçoes. Eu tenho um teclado wireless via bluetooth. Alem disso existe uma app para iphone (e penso que tb deve haver para android) que te premite controlar tudo pelo tlm. Nao me lembro do nome mas encontras facilmente no google.
        Ha pouco tempo tive tambem uma agradavel surpresa ao perceber que o comando da minha tv tb controla o xbmc directamente. Os comandos sao enviados para a tv que os encaminha para o rpi via hdmi! Muito mais simples para controlar o xbmc!

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Consegues ler MKV a 1080p com fluidês? o rasp consegue fazer play de um MKV a 1080p e audio em DTS sem problemas? supporte de codec’s do openlec é fixe? Ando para comprar uma box á já algum tempo, mas como a Mx2 ainda custa uns 80 euros…preferia algo mais barato e bom :\

  2. Avatar de VP
    VP

    Para quem já tem instalado o raspbian wheezy de 09/02/13 qual é o procedimento para atualizar para a ultima versão de 25/05/13?

    1. Avatar de Luis Goncalves
      Luis Goncalves

      Não sei se o upgrade é feito desta maneira:
      sudo apt-get dist-upgrade

      Mas nem sequer vou arriscar, por julgo ter a configuração ideal neste momento…

  3. Avatar de sds
    sds

    Só é pena ainda não haver uma versão do skype para o R pi … Isso é que era serviço.

  4. Avatar de Miguel Filipe Costa Jesus
    Miguel Filipe Costa Jesus

    Eu gostava de comprar um raspberry pi model A
    Alguém me pode dizer onde é mais barato?

  5. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Já tinha visto na página do RPI, mas ainda não tive tempo de testar…

  6. Avatar de Kevin
    Kevin

    boas,

    sites como o warez tuga já funcionam no rasp?

  7. Avatar de André Roque
    André Roque

    OpenElec sm dúvida…
    Já agora que tal um tutorial para Serviço samba??? É que tenho dois discos externos em NTFS e outro para o TimeMachine e gostava de poder aceder aos mesmos por samba ou outro protocolo mais rápido….

  8. Avatar de Bruno Graça
    Bruno Graça

    Tudo funcionava às mil maravilhas, já com addons instalados, tudo configuradinho. até que apareceu uma mensagem a dizer que tinha sido eito o download do openelec 3.0.5 e para fazer reboot. foi o que fiz… nunca mais ligou… 🙁

  9. Avatar de Andre
    Andre

    Sinceramente ja nao era novidade para mim , ate pessoalmente perfiro o berryboot que baixa directamente da internet os sistemas operativos e instala os automaticamente sem trabalho nenhum , alem disso tem a funcao de multiboot

  10. Avatar de Jonh
    Jonh

    Viva

    Depois de instalado o SO o rato mal se arrasta e o CPU está quase sempre a 100% só com os movimentos do rato, qual o problema?

    Thanks

  11. Avatar de André Guerreiro
    André Guerreiro

    Comprei o meu Raspberry pi model B a pouco tempo, instalei o Raspbmc logo de seguida e agora deparo-me com o problema de que eu preciso de usar a saida de video analogica e ela nao parece estar a dar, e ja fiz as configuraçoes sugeridas nos forums e nada. meti no config.txt a linha sdtv_mode=2 e nada. alguem tem alguma sugestao?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      ja instalaste e nao da imagem ou nao consegues intalar pq nao da imagem?

  12. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boas,
    gostaria saber se é possivel usar o meu raspberry como desktop para umas pesquisas e media center.

  13. Avatar de Fernando Castro
    Fernando Castro

    Qual o so android mais recente que pode ser instalado no Raspberry PI 2 e o que tenho de fazer.
    Obrigado,
    Cumprimentos

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ola queria apena uma pequena informação, quando instalei o Noobs e fiz o arranque no raspberry selecionei varios so ou seja o openelec o oscm o raspibian e carreguei instalar sera que fiz mal isto funcionará se me podessem dar uma dica