Decrap, livre-se do software que acompanha os PCs novos

33 Comentários

Ao adquirirmos um PC novo hoje em dia, seja um desktop seja um portátil, é comum este vir acompanhado de algumas pré-instalações de software. Muito desse software não é mais que lixo puro e que apenas serve para degradar os sistema, consumir recursos e tentar convencer os utilizadores a adquirir esse mesmo software.

Como forma de contornar esse crescente problema apresentamos o Decrap: um utilitário gratuito que nos permite desinstalar todos os vestígios de softwares indesejados, também conhecidos como bloatware ou crapware, que geralmente vêm pré-instalados em computadores novos com o Windows. Não é só o nosso PC qie irá arrancar de forma mais rápida, como se trata de uma questão de poupança de memória e CPU.

decrap-05-pplware

A remoção do bloatware é bastante fácil com o Decrap. Esta ferramenta oferece-nos opções de escolha para o que desejamos desinstalar e tudo será executado sem qualquer supervisão, directamente. Não existe qualquer «ciência» no uso desta aplicação, basta carregar em avançar para obtermos os resultados pretendidos e as aplicações dúbias serão apresentadas para as podemos desinstalar.

decrap-06-pplware

No caso do nosso PC não ser propriamente novo o Decrap também pode remover bloatware de computadores antigos também.

decrap-08-pplware

Em resumidas contas podemos utilizar o Decrap para remover:

  • Bloatware que acompanhem PCs da Asus;
  • Bloatware que acompanhem PCs da HP;
  • Bloatware que acompanhem PCs da Dell;
  • Bloatware que acompanhem PCs da Toshiba

decrap-09-pplware

No fundo, algumas das marcas mais conhecidas.

decrap-10-pplware

Além de bloatware, as funções do Decrap são gerais e funcionam como uma espécie de desinstalador de programas para todos os fins.

O Decrap corre nos sistemas operativos Windows 2000/XP/Vista/7/8, ambos os sistemas de 32 bits e 64 bits e suporta vários idiomas. No final, somos questionados para reinicializar o PC. De seguida, caso o façamos, podemos dar-nos conta que tal software já não reside mais no nosso PC.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2000 / XP / Vista / 7 / 8 em 32 ou 64 Bits
Download: Decrap 3.0.0.1299 [4.95 MB]
Download: Decrap 3.0.0.1299 Portable [4.31 MB]
Homepage: MaceCraft Software

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Isto é capaz de ser uma das ferramentas mais úteis de sempre, se realmente trabalhar bem, alguém confirma que trabalha eficientemente?

    1. Avatar de Roy
      Roy

      Este desconheço, o “PC Decrapifier” (pcdecrapifier ponto com) sei que funciona lindamente e é grátis para utilização pessoal.

  2. Avatar de Luna Wolf

    O nome tem piada eheh. Para mim sempre usei o revo uninstaller, ou, em última alternativa, linux, para livrar desse tipo de programas… mas para dizer a verdade até nunca encontrei nada de mesmo muito irritante nos portáteis que tive. Dava mesmo jeito era ter isto para alguns telemóveis (em especial android), porque há muitos que têm pouca memória e vêm cheios de tralha dos operadores que nos tira espaço para meter as nossas próprias aplicações -.-‘ Claro, isso também tem as suas formas de resolver, mas nem toda a gente chega lá e tem vontade de se meter em coisas que lhe podem remover a garantia caso o telemóvel se estrague. De qualquer das formas, bom trabalho pplware, vou guardar este no meu kit de programas 🙂

  3. Avatar de Dave
    Dave

    Que aplicação genial!

    Por muito que conseguissemos desinstalar alguns programas através do desinstalador do Windows, esta resolve tudo de uma só vez.

    Promete! 😉

  4. Avatar de jrgaugusto
    jrgaugusto

    …tem razão mas algum desses programas até são uteis pois ajudam na manutenção do hardware da maquina, por isso é melhor saber escolher, ainda na passada semana tive uma actualização da bios pela hp assistant o resto do xxxware já tinha tirado no inicio…

  5. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    prefiro geek unistaller bem menor e mesma eficiencia

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Eu prefiro formatar o PC e fazer uma instalação limpa! Se isso não puder acontecer, desinstalo as aplicações manualmente!
      Para quê instalar mais um programa?

      1. Avatar de Luís Gonçalves
        Luís Gonçalves

        Tens a versão portable, não precisas instalar… para além do tempo que podes poupar.

        1. Avatar de Emannxx

          Se tiveres os drivers à mão, dá-te muito menos trabalho formatar o PC do que remover a tralha dos fabricantes e reconfigurar o PC a gosto.

          Quando a instalação é limpa, torna-se muito mais fácil e rápido.

          1. Avatar de Luis Goncalves
            Luis Goncalves

            Menos trabalho … não dará, contando que é necessário fazer todos os updates, instalar novamente todos os programas… Mas que fica mais limpo até voltares a carregar de tralha, isso é verdade 🙂

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Olha que isto dá um jeitão descomunal!

  7. Avatar de outeiro
    outeiro

    Olá,

    Comprei um ASUS portátil.
    Tem tanto programa da ASUS que não sei o que posso desiinstalar.
    Como reconheço o que é bloatware?

    OBRIGADO

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Esse é o grande problema. Saber o que é útil ou não. Pelas fotos (não conheço o programa) parece que ele apenas desinstala programas e isso podemos fazer com qualquer outro ou mesmo pelo add/remove do Windows. A minha sugestão.

      Fresh install e depois avistar a página do fabricante para instalar os drivers mais recentes (uma vantagem indirecta deste método) e o software que acharem útil.

      Atenção que se fizerem um frash install, principalmente em portáteis, podem perder algumas funções importantes como botões de atalho, gestão de bateria, protecção de choque para o hdd e outras funções específicas e dependentes do software.. Por isso é importante ver o que está disponível no fabricante.

      Sem formatar, recorram a este programa ou outro semelhante mas verifiquem para que serve cada coisa que vão desinstalar, perdem tempo mas pode poupar dores de cabeça.

  8. Avatar de elsaldanha
    elsaldanha

    Eu prefiro formatar e fazer um fresh install do sistema. Aí sim, fica-se de certeza com um pc limpinho, limpinho!

    1. Avatar de Luís Gonçalves
      Luís Gonçalves

      Até instalares o java (que se não for desactivado instala por omissão ask toolbar) ou muitos dos outros softwares essenciais…

      1. Avatar de César Silva
        César Silva

        …. (que se não for desactivado instala por omissão ask toolbar) ….

        Só instala a toolbar do ask se o utilizador fizer NEXT NEXT NEXT sem ler… Aparece um visto a dizer “Instalar barra do ASK”, e o utilizador nem a vê porque quer é instalar o java num instante.

        Os utilizadores não lêm… já vi um pc com barra do google, barra do bing, barra do ebay, barra do ask, barra do avg, barra do yahoo… tinha umas 8 ou 9 barras no Internet Explorer e dizia que era nem notava a diferença no espaço…

        1. Avatar de elsaldanha
          elsaldanha

          Ora bem …é isso mesmo. O java instala o que eu quero, não o que “ele” quer.

    2. Avatar de Pedro Lopes
      Pedro Lopes

      O problema é que ao fazeres isso perdes logo a garantia, right?

      1. Avatar de Rafael Cardoso
        Rafael Cardoso

        Não.
        Se te der problemas de hardware nada têm a ver com software, se der problemas de software, se sabes format e instalar o windows, sabes resolver. Logo se o problema for hardware continua abrangido pela garantia.

      2. Avatar de JR
        JR

        A garantia não cobre o software…

      3. Avatar de Emannxx

        Não! Tu és livre de instalares o que quer que seja no teu computador – até lhe podes meter o MS:DOS.

        A garantia só diz respeito a hardware, e mesmo assim só em determinados aspectos – por exemplo, podes alterar as memórias RAM e o disco rígido à vontade, mas se abrires o PC para lá desse compartimento, aí sim poderás invalidar a garantia.

    3. Avatar de bimbo
      bimbo

      Os pcs novos ja não trazem cd de instalação do windows, as vezes nem key, como fazem para isso? O windows não vai aprececer como pirata na activação?

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        O ruimwindows está numa partição escondida no pc.

  9. Avatar de Maraduxo
    Maraduxo

    Muito bom mesmo 🙂

  10. Avatar de Nuno Paiva
    Nuno Paiva

    :O Que grande dica.

    Até hoje não houve um PC novo que se aguentasse mais de 2 dias com o sistema de origem sem levar um format..
    Talvez este programa venha aumentar esse numero de dias.. 🙂

    Obrigado

  11. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    E para Sony Vaios? Também dá?

  12. Avatar de Road Runner
    Road Runner

    Quando comprei o meu portátil, vinha com Wimdows 7 instalado, mas como era para ser actualizado com o Linux Mint, nada como um belo “format c:\”. Assim que chegou a casa, o Windows se esteve lá 1 hora instalado, foi muito. 🙂

  13. Avatar de João
    João

    Eu tenho uma dica ainda melhor para vocês.
    É simples… Comprem um Mac, ou se não tiverem possibilidades, instalem Linux.. É a única forma de se livrarem de lixo virtual para sempre.

    Até podem correr isto e limpar mais ou menos, mas mais tarde ou mais cedo o vosso windows irá ficar todo esgalhado e a precisar é de ser instalado de novo.

    1. Avatar de Luis Goncalves
      Luis Goncalves

      Num mac para desinstalar uma placa de banda larga, para além de enviar para o lixo tiver que recorrer ao terminal e apagar manualmente os ficheiros… em linux (ubuntu ou debian based) instalas diversas aplicações através do repositórios e mesmo que as desinstales algumas aplicações deixam dependências… e é muitas vezes necessário fazer um clean da cache … Por isso não digam que há um SO perfeito …

      1. Avatar de João
        João

        No Mac utilizo um programa chamado AppCleaner para desinstalar programas, que remove automaticamente esses tais ficheiros que ficam pelo caminho.

        E pode ser que linux e mac deixem resíduos, mas aqui o que está em causa é todo o software que as maquinas que vêem com win trazem, que serve apenas para entupir o computador, e também a probabilidade de instalares qualquer coisa que precisas e essa coisa instalar-te algo que vem à boleia.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        A placa não tinha um “desinstalador”?
        Para apagar não precisas de terminal. Depois de arrastares para o lixo deve pedir a password de administrador. A única coisa que não se faz com software do género é esvaziar o lixo antes de reiniciar o computador, e é preciso ter o cuidado de procurar pelo daemon responsável pelo arranque do software da placa – basta até só desativar o daemon que o software deixa de ter qualquer peso no sistema.
        Felizmente, ao contrário do Windows os ficheiros não têm nomes crípticos e não estão escondidos em locais desconexos de lógica, nem foram alterados ficheiros que o sistema ou outras aplicações usam

  14. Avatar de honey
    honey

    o soft que constuma vir com os pc novos é bue fixe

    1. Avatar de João
      João

      És um prato! 🙂