PinguyOS 13.04 Beta – O Linux não é apenas para geeks

35 Comentários

O Linux para todos

Em Setembro de 2011, demos a conhecer a alguns utilizadores a distribuição Linux PinguyOS (ver aqui). Desconhecida de muitos, o feedback dos nossos leitores relativamente a esta distribuição tem sido muito positivo.  Recentemente a equipa responsável pelo projecto anunciou a versão 13.04 , baseada no Ubuntu 13.04. Vamos conhecer as novidades e saber o que esperar da versão final.

PinguyOS_00

Para muitos utilizadores, com vários anos de utilização de um único sistema operativo, pensar em tentar utilizar Linux pode ser assustador e difícil. É compreensível, afinal, passaram anos a ouvir histórias de terror acerca de como o Linux é complexo, totalmente diferente e só trabalha bem para quem já o conhece a fundo.

Mas, isso é nas histórias…. Na vida real há centenas de distribuições de Linux que jamais existiriam se realmente fosse assim. De entre elas, algumas atingiram níveis elevadíssimos de simplicidade de uso, como o PinguyOS.

PinguyOS_01

O PinguyOS, tendo sido criado da forma que foi, teve sempre como foco principal a produção de sistema estável e completamente pronto no final da instalação. Isto é conhecido como funcionalidade “Out-Of-The-Box” e apesar de muitas distribuições de Linux reclamarem essa funcionalidade, nenhuma a atinge tão profundamente como o PinguyOS.

PinguyOS_02

Antoni Norman, do projecto PinguyOS anunciou recentemente o Pinguy OS 13.04 que vem com o ambiente gráfico de trabalho GNOME 3.8. Estas versão não sendo LTS, usam software bleeding edge tal como o XBMC 13.0 alpha ou até mesmo o GNOME 3.8 / GNOME Shell 3.8. Estas versões não serão incluídas na versão final, uma vez que poderiam ser um factor de instabilidade para o sistema.

Principais aplicações/versões incluídas nesta versão:

  • Firefox 21
  • Nautilus 3.8.1
  • LibreOffice 4.0.2
  • Empathy 3.8.2
  • GNOME Control Center 3.8.2
  • Deluge 3.6
  • Docky 2.2.1
  • Friends 0.1.3daily13.04.17.1
  • Skype 4.1.0 (update para a versão 4.2 disponível)
  • TeamViewer 7
  • Thunderbird 17.0.6
  • Pinta 1.4
  • Shotwell 0.14.1
  • Rapid Photo Downloader 0.4.5
  • Xchat 2.8.8
  • Arista Transcoder 0.9.7
  • Cheese 3.8.1
  • Clementine 1.1.1
  • GNOME Mplayer 1.0.8
  • OpenShot Video Editor 1.4.3
  • DeVeDe 3.23
  • VLC 2.0.6
  • XBMC Media Center 2.13.0 alpha
  • Gloobus Preview 0.4.5
  • Boot Repair 3.199
  • Gedit 3.8.2
  • Gparted 0.16.1
  • Ubuntu One
  • GNOME Tweak Tool 3.8.0+git
  • Wine 1.5.30, PlayOnLinux 4.1.1
  • Synaptic 0.80
  • Y PPA Manager 0.0.9.8
  • Shutter 0.90
  • Ubuntu Software Center 5.6.0
  • …e muito mais

Apesar das “grandes” novidades não serem muitas,  o PinguyOS  parece-nos estar no caminho certo para o sucesso. Tratando-se de uma versão beta, é aconselhável que não instalem numa máquina em produção.

As imagens foram retiradas do site webupd8.

Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Pinguyos

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Santos

    Agora este artigo fez-me pensar numa pequena coisa que pouco têm a ver mas ao mesmo tempo está ligado no seu todo.

    Colocam processos em cima da Microsoft por não dar ao utilizador a opção de não poder escolher o seu browser, e ninguém é processado por nos obrigar a comprar um computador com Windows, e nem opção de escolha por outro SO temos.
    Quando com Linux torna-se quase 100 € mais barato por não haver uma licença associada.

    Piadas para quê? LOL!

    1. Avatar de Marzkor
      Marzkor

      So escolhes o OS pq queres ou seja quando liga o pc pela primeira vez aceitas o contrato. Mas podes não o fazer, mas é uma grande confusão!

    2. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Isso tem toda a lógica. Se a Microsoft lança um Sistema Operativo é normal vir incluído certos programas. Tipo bloco de notas, browser de internet, programa de email, etc. Se a Microsoft é uma empresa de software e tem esses ditos programas de certeza que os vai incluir no sistema operativo, senão, depois de instalação de um Windows, não dava para fazer nada.
      Eu nunca compreendi porque é que os computadores têm que vir com um sistema operativo. A escolha final é do consumidor.

    3. Avatar de Fernando Andrade
      Fernando Andrade

      se não me engano, um conjunto de utilizadores espanhóis avançaram com uma queixa à união europeia sobre isso.

    4. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Apesar de não ter a certeza absoluta do que estou a dizer (nem me apetece ir pesquisar) os acordos que as grandes empresas têm com a MS (HP, Toshiba, Acer, etc), faz com o Windows fique muito barato (tipo 5€ ou 10€) por isso não se ia notar grande coisa nos preços desses portáteis de marca. De facto para as pequenas empresas o windows fica por volta dos tais 100€. Mas uma pequena empresa só vai comprar uma licença OEM se montar um PC ou comprar um portátil tipo barbone/linha branca, e nesses casos claro que te vendem sem o windows. No outros casos revendem o material que já vem com o windows agarrado pelos trais preços irrisórios.

      Acho bom negócio ficarem com a licença que vem, mesmo que instalem o Linux. Nunca se sabe se vão precisar dela (dual-boot, VM, etc)

    5. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      vi no outro dia na worten um portatil asus com ubuntu 12.04, não era uma besta de maquina mas bastante boa para o preço, tentei encontra-lo no site mas não dei com ele.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          350 eur

          também o estive a mirar 😉
          Só é pena não ser nada do outro mundo ao nível de specs. A ideia é mesmo ser um portátil “mobility”, o que não é mau, mas procurava algo mais.

    6. Avatar de ARQ-E-TEC

      Ainda hoje tive a mesma discussão com um colega. Ele odeia o windows 8 e pagou por ele não sei para quê.

  2. Avatar de Telmo
    Telmo

    Isto é basicamente uma cópia do OS X…

    1. Avatar de Luís Fernandes
      Luís Fernandes

      Por acaso é bastante parecido.. isto pelas imagens que vi em cima..

    2. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Alguém que olha para um imagem a procura de semelhanças com um OS que tem muito mercado e é desejado por muita gente encontrará, certamente, semelhanças.

      Vê-se claramente que é gnome 3 e está configurado de modo a chamar a maior quantidade de users possível. Se o OS X é um bom chamariz, porque não personalizar o OS para atrair fanáticos que não tem interesse em pagar as muitas centenas de €s que custa um computador da apple?

      Nota: tenho um OS X (M. Lion), Windows 8 (e anteriores) e (neste momento) antergos 🙂

      Cumps

      1. Avatar de Marzkor
        Marzkor

        pq mudaste para antergos ?

        isto pq estou a pensar em comprar um mac, quero um sistemo unix, mas o linux é so problemas com drivers!

        neste momento estou no linux

    3. Avatar de Darktux
      Darktux

      Cópia do OS X ? Não me parece …
      Para isso tens o Pear OS (http://pearlinux.fr/discover/)

  3. Avatar de kendimen

    Vou dar mais uma “voltinha” neste OS 😉

  4. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    E então qual é o problema?
    Já usei e posso dizer que funciona muito bem e como é dito vem realmente muito completo.
    Ainda por cima como é base Ubuntu facilmente se resolve qualquer situação recorrendo à comunidade.
    Não podemos querer que um SO que é à borla!!!! feito por uma pequena equipa de pessoas apresente a “pedra filosofal” dos SO.
    Isso fica para Microsoft (com resultados medíocres) e para a Apple que já não apresenta nada de relevante há muito tempo.
    Por isso há que dar a devida importância e reconhecer o trabalho e empenho daqueles que disponibilizam gratuitamente soluções prontas e fáceis de usar como é o exemplo.

  5. Avatar de JP (djlinux)

    Vai no segundo dia que estou com o Pinguy OS 13.04… É uma das mais completas em Software, nisso não existem duvidas, quanto a sua beleza penso que depende do gosto de cada um, eu gosto.

    A única coisa negativa para mim é ter o Gnome 3.8… Já testei mais de 15 ambientes de trabalho diferentes e não encontrei nenhum em que falte tanta coisa básica como falta no Gnome 3.8…

  6. Avatar de Bruno Jesus

    Qual é a necessidade de ter 3 docks? (2 a direita e uma em baixo)
    Para quê ter o Gnome MPLayer se já tem o VLC?
    Não faz sentido ter tantas aplicações instaladas: TeamViewer, XChat, XBMC… Os repositorios existem para alguma coisa.

    Para mim é um Ubuntu Gnome Shell Remix cheio de bloatware.

  7. Avatar de pedro
    pedro

    Estou a pensar mudar para sistema linux….que tal corre com hardware menos potente com athlon xp e core 2 dual da intel ?

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      O Linux dá-se bastante bem com hardware menos potente e antigo. Existem inclusive distribuições e ambiente gráficos especificamente criados para os PC’s mais antigos.
      Athlon XP… Agora trouxeste-me memórias, o meu primeiro computador que já não tenho a funcionar, tinha Athlon XP a 1,6 GHz, 256 MB de RAM de RAM e na altura instalei-lhe o Caixa Mágica com KDE 3.
      Actualmente, ainda tenho uma máquina Pentium 4 a 2,8 GHz, 512 MB com Fedora 17 Xfce e corre bastante bem as coisas básicas (internet, e-mail, processador de texto).

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Quero ensinar a pequenada a trabalhar com estes sistemas…para ti qual é o melhor sistema Linux para trabalho?
        O meu primeiro foi um cyrix…grande máquina na altura!

        1. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          Podes começar logo com o edubuntu, tem um visual mais interessante para crianças (http://www.edubuntu.org/download).
          Vê o seguinte sitio para as crianças navegarem com mais segurança: http://wiki.ubuntu-br.org/UbuntuParaCriancas

  8. Avatar de pedro
    pedro

    É possível instalar o sistema linux em todas as Motherboards com bios “UEFI”?

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      UEFI por si só, sim. UEFI com Secure Boot activado requer uma distribuição com chaves de arranque válidas. O Ubuntu e o Fedora já tem esta questão resolvida e arrancam mesmo com Secure Boot, as restantes dúzias de distribuições é que não sei ainda.

  9. Avatar de bluespider
    bluespider

    Já uso o PinguyOs desde a versão 10.04, esqueçam lá o Windows e o MacOsx.
    Experimentem e depois digam alguma coisa.

  10. Avatar de diogo
    diogo

    Pedro Pinto, não sei se o screenshot é teu, mas se for, como arranjas-te a “cena” que diz a data e hora? Dá para outra distribuições?

    Obrigado

    1. Avatar de Simao
      Simao

      O Pedro Pinto que me corrija se eu estiver errado, mas penso que aquilo é a aplicação Conky que dá para ser personalizado de milhentas formas possíveis. Aqui aparece do lado direito com muito mais informação configurada:

      http://img6.imagebanana.com/img/ghcwo663/Workspace1_354.png

    2. Avatar de JP (djlinux)

      O que te referes é o Conky que já vem com o Pinguy. São 3 Conkys diferentes ao todo e podem ser alterados com uma aplicação que vem com o Pinguy.

  11. Avatar de Bruno
    Bruno

    Desculpem esta pergunta, mas sera que alguem poderiame dizer se posso instalar este SO no meu portatil? Tenho um Packard Bell com windows 8. Obrigado

  12. Avatar de Anisio
    Anisio

    olá boas,
    gostaria de saber qual é o melhor SO da linux para o Portatil compaq Presário 2500. obrigado

    1. Avatar de Simão
      Simão

      Não existe um “melhor” Linux. A única forma é ir experimentando e achar a distribuição que gostamos mais. Para um portátil mais antigo eu recomendava o Lubuntu.

  13. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    boa noite.

    tou a pensar testar. aconselham ?

  14. Avatar de Lenfexs

    Perfeito,melhor até de duvidarem que o próprio Ubuntu!

  15. Avatar de João da Silva
    João da Silva

    Fiz um teste em um notebook antigo, o qual comprei em 2013:
    “Notebook Toshiba 2410-S205 (2002)”
    – Processador: Mobile Intel Pentium 4 M 2.00 GHZ.
    – Memória RAM: 512 MB PC2100 DDR SDRAM.
    – Video: GeForce4 420 Go 256-bit.
    – HD: 2,5″ IDE 40 GB.
    – Monitor: 14″.
    O S.O. Original era Windows XP (mas estava corrompido), então,
    Instalei o Windows XP SP3 (com todas as atualizações) e Funcionou muito bem e rápido (com vídeos abaixo de 640×480); então, quis tentar alguma versão de linux considerada “leve”, então instalei o Lubuntu-13.04-desktop-i386 e, para minha decepção, Ficou super lento e congelando, impossível de usar (acredito que foi devido a falta de drivers).