Google lançou o primeiro guia oficial do Google Glass

20 Comentários

O Google Glass tem estado nas bocas do mundo desde que foi apresentado. O gadget revolucionário da Google promete trazer para o nosso dia-a-dia a integração com a Internet e com os nossos contacto directamente para os nossos olhos, de forma literal.

As primeiras versões já chegaram aos primeiros utilizadores e começam a surgir muitas informações interessantes sobre este equipamento excepcional.

A Google lançou agora um vídeo onde explica os primeiros passos de utilização do Google Glass.

google_glass_video_1

Ainda falta mais de um ano para que a Google coloque o Google Glass à vende de forma aberta e para todos, mas os primeiros utilizadores, os pioneiros que mereceram recebê-los segundo a Google, já estão a usar o Glass e a ver o que ele pode trazer de benéfico e de integração.

Mas a Google pretende que o Glass seja uma memória permanente e que os potenciais utilizadores o queiram ter. Para isso começou a apresentar um vídeo de explicação de como usar o Google Glass.

Será com certeza apenas o primeiro vídeo de muitos que a Google apresentará e que mostrarão a formas simples e directa de usar o Google Glass. É também uma excelente forma de promover e publicitar este gadget!

Este vídeo mostra os princípios básicos de utilização do Google Glass. Podemos ver como se acede às funções mais básicas e como se retira ou coloca no modo de espera.

Podemos ver também como se acede uma fotografia com o Glass e como a enviamos para os nossos contactos do Google Plus.

É curiosa a forma como podemos controlar o Glass, recorrendo à superficie de de toque que está disponível na haste lateral.

E para todos os que achavam que o Glass era demasiado estático e pouco adaptável, é possível ver que o ecrã se ajusta de forma simples ao nosso olho, ficando sempre na forma mais correcta possível.

Ficou também provado que a interação entre os utilizadores e o Glass poderá ser feita com gestos, evitado assim que tenhamos de estar a interagir por voz, o que pode ser complicado em determinadas situações.

Algo que é lógico e que todos achávamos que seria uma verdade é a não intrusão do Google Glass. Este equipamento não está constantemente a debitar a e a apresentar informação no seu ecrã. É possível colocar o Glass em modo de espera e apenas o trazer para utilização quando for realmente necessário.

O Google Glass está para ficar e para ser um sucesso, mas será que a Google o consegue massificar ou será mais um produto para apenas um conjunto de utilizadores mais ferrenhos da tecnologia e que gostam de tecnologia?

Esta pergunta apenas o tempo poderá responder. Ainda falta algum tempo para o podermos comprar, mas as opiniões até agora são consensuais. O Google Glass é um equipamento único e que consegue transformar o nosso dia-a-dia.

Será que a Google o consegue massificar ou será mais um produto para apenas um conjunto de utilizadores mais ferrenhos da tecnologia e que gostam de tecnologia?

Homepage: Google Glass

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fornost
    fornost

    dica nº1 – não seja atropelado

    alguém já viu esse vídeo? (é piada). Mas ilustra bem o que penso

    http://www.youtube.com/watch?v=4_X6EyqXa2s

    1. Avatar de Luís
      Luís

      E não te esqueças, daqui a alguns anos estamos todos assim devido à maravilhosa invenção da google.

      http://www.optiface.pt/imag/olho/estrabismo.jpg

  2. Avatar de Toni Almeida

    E quem não conseguir focar os olhos ao perto?
    O ecrã parece estar mesmo perto dos olhos, eu estava aqui a experimentar focar um dedo a essa distancia e não tive muito sucesso…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Boa questão… por acaso tentei o mesmo e o dedo não fica lá muito focado. Mas temos de ver que o nosso dedo é opaco, não deixa passar luz, no caso daquele ecrã é meio transparente, deixando passar luz, isso deverá ajudar no foco do olho.

      Qualquer das formas, acredito que isso deverá ser um problema mais que resolvido por parte da Google. A nível ergonómico, deve estar mais que testado e os problemas deste equipamento de certeza não serão nesse sentido. Logicamente certamente existira espaço para melhor nesse campo, mas acho que as questões ergonómicas estarão bem resolvidas. Pois, essa foi a parte mais trabalhada pela Google.

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Nunca usei nenhum, mas supostamente aquilo não é para focar ao perto, senão vias um ecrã minúsculo. De certeza que está feito de maneira a que foques “lá ao fundo” e pareça claro.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Sinceramente não vejo qual a utilidade que isto possa ter.
    Uma pessoa para usar isto, nao pode estar em movimento porque não dá jeito para o touch.
    Pode sempre ser daqueles “maluquinhos” a falar sozinho na rua (como há hoje por causa dos auriculares).

    Acho isto mais hype e “eu é que sou fix” do que outra coisa.

    O menu dos oculos é tudo muito bonito e tal, mas é um video em que põe aquilo em maior escala, provavelmente muitas pessoas não se irão adaptar a ter aquela coisa pequena sempre à frente do olho

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Isto não faz mal aos olhos?

    1. Avatar de BigLord
      BigLord

      Tão mal como olhares constantemente para um telemóvel, heh.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Quando apareceu o primeiro carro… ou primeiro avião… também muitos diziam que aquilo era algo que não iria durar muito e que fazia mal a tudo e mais alguma coisa…

  5. Avatar de miguel L.
    miguel L.

    LINDO!

    Faz mal é à carteira Carlos.

  6. Avatar de Marco Fontes
    Marco Fontes

    Penso que esta tecnologia funcionará, e de forma brilhante, como visualizador de realidade aumentada, em movimento. E não para partilhar fotos no FB ou G+. Para isso uso o tlm ou tablet!!

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Sim concordo.

  7. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Para GPS no carro é excelente e aumenta em muito a segurança. Claro que se for apenas para isso a relação utilidade/preço é mázinha. Para ver SMS, mails e FB também é útil. E se estivermos a trabalhar no pc com os óculos postos evita distracções a abrir FB mails e afins.

    Enfim é esperar para ver

  8. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    “O Google Glass está para ficar e para ser um sucesso”

    Descontando o “hype” não vejo como possa ser um sucesso de vendas. Para algumas actividades pontuais talvez. Parece-me uma “desnecessidade” como o Chromebook.

    A lógica é a mesma: usar apenas web app (e mais os clics nas hastes dos óculos).

  9. Avatar de Fernando Andrade
    Fernando Andrade

    o cepticismo que vejo em relação a isto é mais ou menos o mesmo que via em 2010 antes d’”o pisa papeis do iPad” 🙂

    1. Avatar de Marco Fontes
      Marco Fontes

      O Google Glass nunca dará um pisa papeis tão bom e com tanto estilo :D!

  10. Avatar de Mendes
    Mendes

    Penso que seja para usar com um olho biónico, pois com os
    problemas actuais existentes com os olhos, só poderá contribuir para cada vez mais piorar a visão.
    Isto digo eu que não sou oftalmologista !

  11. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Boas… e já alguém viu quanto é que este pequeno “brinquedo” irá custar? é que para fazer tanta coisa a malta vai ter de abrir os cordões à bolsa e não vai ser pouco…

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Ninguém sabe, logo continua a espera e depois logo vez se é cara ou não.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Actualmente custa 1.500 dólares. Há quem preveja que desça para os 1.000 dólares.