Nova API Google 3D para a Internet

11 Comentários

Dois rivais dos browsers anunciaram o lançamento de um plug in que permite ver imagens 3D na Net. O projecto chama-se O3D e foi desenvolvido pela Google e pela Mozilla.


Segundo a PC Pro, a pequena aplicação tem por base tecnologias JavaScript, que permitem que um browser processe informação complexa relacionada com a geometria.

A interface gráfica OpenGL também foi usada, desta feita, para a produção de efeitos de sombra.

O O3D acaba por reunir dois rivais do sector tecnológico – de um lado a Google, que desenvolveu o browser Chrome, e do outro a Mozilla, que tem vindo a expandir a quota de mercado do Firefox.

Apesar desta parceria, o O3D não é compatível com tecnologia C3DL, um projecto similar que a Mozilla desenvolveu anteriormente.

Os responsáveis pelo projecto acreditam que a nova tecnologia pode revelar-se especialmente útil em aplicações ou ferramentas da Web que não necessitem de downloads volumosos.

Faça aqui o download e aproveite para experimentar o O3D. Exame Informática

Esta tecnologia já havia sido referida aqui no Peopleware. Embora seja uma API nova, o Google não está a estrear nada.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    É baseado no openGL? Não fiquei a perceber nada…

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. Avatar de sight
    sight

    n sei mt sobre programacao na web mas, isto podera revolucionar os jogos certo? passaremos a jogar world of warcraft no browser 😀 (por acaso esses graficos estao mt parecidos com os do wow..)

  3. Avatar de Gota
    Gota

    NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOO…..

    Nunca vamos conseguir acompanhar o desenvolvimento exponencial que existe na construção de páginas web…

    Estou a dar os primeiros passos no desenvolvimento de páginas web e há tanta coisa para aprender que nunca vou conseguir chegar à “ponta” das técnicas que vão aparecendo… Mais esta que aparece, não vai tardar a virem empresas a pedir assim: “ah e tal eu quero um site em 3d como o de uma empresa que eu vi aqui à dias…”

    1. Avatar de BM
      BM

      E se o souberes programar, já viste o dinheiro que podes pedir? 😛

      1. Avatar de Gota
  4. Avatar de Kekes

    Pa isso e altamente para os jogos, so peço que nao ponham isso nos convencionais sites, e que existe muita boa gente que gosta de amariconar tudo, e depois nem com um Itanium conseguimos navegar na internet…

    1. Avatar de Nuno A.
      Nuno A.

      Ai aí concordo contigo! Se se vão por com tretas vai ficar tudo uma porcaria! Já chega o Gamespot e o Hi5 (que raramente vou lá) para entupir a Internet!!! 😉

  5. Avatar de Gota
    Gota

    LOL… Estou a ver que na parte dos jogos vai bombar… Em relação aos sites convencionais existem muito bons sites em html (ou dhtml, xhtml) que com javascript, ajax, etc., continuam a ser muito bons tais como o pplware… Quando começaram a sair os primeiros sites em flash pensou-se que seria um “novo standard” mas nem por isso… Mas estou a prever quais são as marcas a apostar nestes sites 3D: Coca-cola, BMW, etc…

  6. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Já repararam num pormenor interessante!?
    Foi desenvolvido pelo google e mozilla, mas o demo esta a correr em safari… 🙂

    Deviam ter tido um pouco mais de cuidado… 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      João não te parece um piscar de olhos a outras plataformas 😉 pensa nisso!

    2. Avatar de Ninguem
      Ninguem

      Não é Safari… é o Firefox para MAC!