Ubuntu 13.04 beta final já está disponível para Download

50 Comentários

O Ubuntu 13.04 Raring Ringtail final beta está neste momento disponível para download. De referir, que ao contrário do que tinha sido planeado pela Canonical (quer seriam duas versões beta), o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail apenas terá esta versão beta. Relembramos que, segundo o cronograma disponibilizado pela Canonical, a versão final chegará dia 25 de Abril e apenas terá 9 meses de suporte (que terminará em Janeiro de 2014).

ubuntu_rr

A versão Ubuntu 13.04 beta final inclui já algumas novidades que estarão presentes na versão final, das quais se destacam:

  • Novos atalhos/interfaces para o shutdown e Log  Out

ub_1304_00

  • Um novo menu de sincronização para o Ubuntu One
  • Unity com melhor performance
  • Novas animações na Interface, incluindo Windows Snap
  • Scroll-switching para janelas abertas no Unity Launcher

ub_1304_01

Além das novidades referidas, o Linux kernel foi também actualizado para a versão 3.8.5, o Upstart par aa versão 1.8 e o Python para a versão 3.3.

Todas as novidades e alteração desde a versão 12.10, pode ser consultadas aqui

Raring Ringtail

A titulo de curiosidade, um Ringtail é estilo um bassarisco (Bassariscus astutus) que é mamífero da família procyonidae, que também compreende o guaxinim. O bassarisco vive na América do Norte e seu habitat inclui os estados da Califórnia, Colorado, Oregon, Arizona, Novo Mexico, Nevada, Texas, Utah e vai até o norte do México. É noturno e bom escalador de árvores. Alimenta-se de frutas, insetos e pequenos vertebrados. Mede de 30 a 45 centímetros de comprimento e sua cauda é semelhante a do guaxinim só que mais comprida e fina. Também é chamado de gato dos mineiros devido a sua semelhança com o felino.

ubuntu_rr1

Segundo Mark Shuttleworth, O Ubuntu 13.04 assinalará um momento de mudança, sendo esta versão também direccionada para TVs, tablets e smartphones.

Curiosidades

Download: Ubuntu 13.04 
Homepage:Ubuntu

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lunatico
    lunatico

    vamos ver é se esta versão se dá bem com o wubi, pk eu vou continuando usar. wubi é o perfeito relacionamento para quem quer dual boot com boa performance 🙂 sem ter muito trabalho e preocupação a instalar o sistema do pinguim

      1. Avatar de lunatico
        lunatico

        damn. pensava que conseguia contornar o prob de maneira simples. entaõ e se fizer update do 12.10 para o 13.04 será que da?

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Dá sim lunatico, mas aconselho te a esperar que o Ubuntu 13.04 saia oficialmente.

    1. Avatar de flavio
      flavio

      pelos rumores não vai haver wubi. e em parte concordo pois a performance do Ubuntu pelo wubi tem sido fraca

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      VMWARE resolve ;D

      1. Avatar de jorjao
        jorjao

        Tenho-o instalado no virtualbox e a performance não é grande coisa, mas já o corri em usb e funciona que é uma beleza.

  2. Avatar de JP (djlinux)

    O único ponto negativo a meu ver no Ubuntu 13.04 é o Nautilus, vai de mau a pior, a Canonical tem que começar a pensar em usar outro. ( Eu sei que podemos mudar, estou a falar em vir já com outro de raiz )

    De resto esta cada vez melhor.

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      x2

    2. Avatar de Jakob
      Jakob

      Eu uso PCManFM num portátil que é lento, mas as funcionalidades do Nautilus são muito superiores mas também muito pesado…

      1. Avatar de JP (djlinux)

        Já usei PCManFM e também gostei.

        Eu não desgosto do Nautilus, mas, supostamente foi actualizado e a meu ver ficou pior e tem vindo a acontecer de actualização em actualização, em vez de melhorar, piora.

        Nesta sua ultima versão por exemplo tenho que recorrer a Scrips para poder fazer o que fazia antes, é atrofiante.

  3. Avatar de ubunt
    ubunt

    Afinal como se chamava esta versão, ñ era beta???
    A partir de hoje passa a chamar-se beta final?? Quando deixa de ser beta então?!

    Cumprimentos

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      É a beta 2

  4. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Alguém me pode ajudar?

    Tenho um router TG784 e com a última actualização “10.2.1.D” não me funciona este comando “dhcp server lease flush”, pois preciso de “limpar” os ip’s atribuidos.

    Alguma dica?

    Obrigado

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…presumo que corre linux…?!

      a maioria dos routers devido ao facto de possuirem pouca ram…não contém uma versão completa de um SO linux como o estamos abituados a ver…
      trata-se de uma versão striped down, muita coisa salta fora…e normalmente alguns trazem o busybox…para aplicativos e muitos nem sequer uma versão completa(a maioria)…

      Por exemplo em debian será normal encontrares os ficheiros das leases em /var/lib/dhcp …

      Não conheço esse router…mas tenta encontra-lo em /var/run

      Se não conseguires…vê o código dos scripts em /etc até encontrares o local onde foi colocado o ficheiro de leases que procuras…
      O teu DHCP server…coloca entradas dinamicas nos ficheiros de zonas do dns…isto claro se tiveres DNs server na tua rede…

      começa por pesquisar por ls /var/run/*|grep -i lease (nem todos os routers usam o mesmo ficheiro para todas as leases…a extensão pode vir no singular…)

      cmps

    2. Avatar de PapiMigas
      PapiMigas

      Viva
      Que user está a usar no router?

      1. Avatar de Jorge Silva
        Jorge Silva

        Olá.

        Já resolvi, fiz reset ao router e configurei tudo de novo, mas o bonito foi ver que modificaram as pass’s e o root user (Debug) nesta versão de firmware. Mas consegui dar a volta e alterar as definições (pool de ip’s, etc) com o root user, inclusive alterar a palavra-chave deste e respectivo nome.

        Fica aqui o link:

        http://ptsec.info/wp/root-nos-routers-tg784n-com-firmware-10-2-1-d/

        Abraço.

        1. Avatar de PapiMigas
          PapiMigas

          Exatamente 🙂
          Já agora verifique uma coisa:
          Se o seu wifi for com a encriptação WPA2 desligue o router e volte a ligar e veja se se consegue ligar via wifi. Caso não consiga basta ir às definições de wifi (via cabo)e sem mudar nada, apenas fazer ok… já funciona!

          1. Avatar de Jorege Silva
            Jorege Silva

            Bom dia.

            Por acaso faço sempre a configuração via cabo. Neste router aparece cada bug. Num firmware anterior (já não sei qual), tinha um bug que o nome da rede (SSID) não podia conter o caracter espaço, pois ao reiniciar o router voltava a colocar o nome da rede (SSID) por defeito. Já agora que referiu a encriptação estou a usar “WPA-PSK + WPA2-PSK” mas será melhor “WPA + WPA2”? Sei que a escolha que fiz é mais compatível com os variados equipamentos, estou correcto?

            Abraço.

          2. Avatar de PapiMigas
            PapiMigas

            Viva

            Tem msmo de ser a psk pois o método de encriptação baseia-se na palavra-chave que escolher. O método “WPA + WPA2″ obriga a um servidor “extra”.
            Sim, eu gosto deste router mas tem sempre algum bug… 🙂
            Cump

  5. Avatar de irlm
    irlm

    mas afinal onde anda o famoso wayland ou mir?

    1. Avatar de Alexandre Amaral
      Alexandre Amaral

      Um display server não se programa da noite para o dia, deve ser uma das coisas mais complexas a criar a seguir do kernel.

    2. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      O Wayland está quase pronto , o MIR começou agora a dar os primeiros passos

    3. Avatar de JP (djlinux)

      Foi preciso a Canonical lançar o Mir para quem gosta do Wayland abrir os olhos e começar a trabalhar nele a serio ( já lá vão quase 5 anos ) … O Mir pelo pouco que sei vai no bom caminho…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        O Wayland…esta com uma “crise interna”, depois da canonical avançar com o Mir, o wayland começa a acusar a pressão…e existem developers que descobriram falhas no protocolo de comunicação…
        Existem uns que não as querem resolver, e querem acrescentar funcionalidades via plugins(no fundo o que o X11 fez…mas está uma manta de retalhos e atingiu um tamanho gigantesco ), existem outros que preferem voltar atrás e refazer algumas coisas, mas isso implicaria gastar mais tempo…e assim veem o mir avançar e eles fazem figura de parvos…agora mais que nunca, precisavam de calma,mas calma é coisa que não vai aparecer tão cedo…a pressão está do lado deles…

        cmps

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Sem duvida lmx. Eu não sou nenhum entendido nesse assunto, mas pelo que leio “por ai” dá para ver que o Wayland precisa mesmo de “cuidados especiais” senão vai morrer na praia.

  6. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Beta Final? Desconheço este estágio de desenvolvimento.

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      São estágios de deenvolvimento da exclusivos da Canonical 🙂
      Temos a Beta alpha, a Beta beta e a Beta final
      (é só uma piada)

    2. Avatar de JP (djlinux)

      “final beta release” … Ultima versão Beta… ?

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Antigamente havia…beta 1, beta 2 e release candidate…mais ou menos a um mês do lançamento…

        Agora parece que a release candidate vai desaparecer e ficam apenas as betas…penso eu…

        cmps

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Sim é isso mesmo, mas acho que é so a Canonical a fazer isso.

  7. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Gostava de perceber uma coisa, se é que alguém em vai responder a isto.

    Se terá pouco meses de suporte ao fim desse tempo a haver nova versão, dá para instalá-la por cima sem perder nada? Tenho pena de como estes SO são open source não terem uma maneira de actualizar como se de um programa se trata-se isto é ao utilizarmos o SO avisar que existe nova versão e se a queríamos actualizar, mas temos de queimar um dvd ou meter numa pen e fazer instalação normalmente…..frustra-me um bocado…..

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Olá Luis Silva.

      Só posso falar do Ubuntu ( e seus derivados ) sobre isso, não sei ao certo como as outras funcionam, mas não deve fugir muito do mesmo.

      O Ubuntu 13.04 por exemplo vai ter suporte de 6 meses, passado esses 6 meses convém fazer um Upgrade para a versão seguinte. E não precisas estragar um DVD a cada versão que sai, podes actualizar como se fosse uma actualização normal do sistema.

      Para isso basta ires ao “Actualizador de Programas” e entrar na suas definições, na Aba das “Actualizações” podes escolher onde diz : “Avisar-me de uma nova versão do Ubuntu ” basta escolheres “Para qualquer versão” e assim terás sempre uma indicação de quando uma nova versão esta disponível.

      Normalmente não aconselho ninguém a fazer isto, porque existe mais probabilidade de o Ubuntu ficar com erros do que numa instalação limpa.

      Espero ter ajudado.

      Cmps

    2. Avatar de Darktux
      Darktux

      Todas as versões do Ubuntu propoem a actualização para a nova versão. Nem sempre corre 100%, podes actualizar.
      Se queres alguma coisa mais estável, fica pelas versões LTS do Ubuntu (a última é a 12.04 – sim tem 1 ano) e derivados que tem actualizações de segurança durante 5 anos.

  8. Avatar de kl
    kl

    isto é um bocado off topic,mas com kubuntu e xubuntu ultimamente tenho tido problemas de DNS(penso eu). nao consigo ligar-me a internet,embora consiga pingar a gateway.Acho que será problema de DNS mas ja tentei resolver como tenho lido em alguns foruns de linux e nada(sudo nano /etc/resolvconf/resolv.conf.d/base e depois colocar o ip gateway), nao consigo atinar com isto(escusado será dizer q sou muito verde nestas andanças)desde já agradeço a quem me ajude.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Porque dizes que tens problemas de dns??

      ja esperimentas-te fazer um nslookup sapo.pt…e ver o servidor que te responde??

      no meu caso, tenho 1 entrada do meu dns server(raspberry pi), uma do sapo…como backup…

      e duas do opendns…que ja vinham, mas que deixei ficar…não me causam transtorno…todas as querys são resolvidas pelo meu DNS server…que serve de cache…

      cat /etc/resolv.conf

      # Dynamic resolv.conf(5) file for glibc resolver(3) generated by resolvconf(8)
      # DO NOT EDIT THIS FILE BY HAND — YOUR CHANGES WILL BE OVERWRITTEN
      nameserver 192.168.10.230
      nameserver 212.55.154.174

      # OpenDNS Fallback (configured by Linux Mint in /etc/resolvconf/resolv.conf.d/tail).
      nameserver 208.67.222.222
      nameserver 208.67.220.220

      cmps

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas…lendo de novo o teu comentario…acho que percebi a tua pergunta lol 😀

      Toda a gente tem problemas de DNS…os equipamentos tem um tamanho de RAM muito limitado e a cache vai crescendo(estou a falar dos tipicos routers adsl por exemplo)…até que o router…puff…entra em SWAP…ou não consegue continuar a lançar threads…

      Pelo que tens que o desligar e voltara a ligar…assim eliminas a cache…fica mais lento por uns tempos, depois melhora…até que algum dia atinges o limite de novo…e é “da-lhe falancio”…reenicia de novo…eu fartei-me disso e tenho um raspberry pi como DNS server com um limit de cache de 23megas…problem solved…

      O problema não são as maquinas clientes, mas sim o teu equipamento onde tens o teu servidor de DNS…ele no fundo faz de proxy para os servidores de DNs que estão nele especificados…

      cmps

  9. Avatar de lolz
    lolz

    Alguém me sabe dizer que drivers funcionam nesta versão para uma SIS 672? Tenho experimentado de tudo e o máximo que consegui até agora foi 1280×768 de resolução enquanto o correcto deveria ser 1280×800

  10. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Há uma pequena gralha onde está “Todas as novidades e alteração desde a versão 12.10, pode ser consultadas aqui” deveria ser 13.04

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Paulo, alterações da versão 12.10 para 13.04

      1. Avatar de Paulo Ferreira
        Paulo Ferreira

        Realmente… dei uma passagem de olhos no artigo e quando copiei isso não verifiquei.

        Engano meu. Peço desculpa

  11. Avatar de Phyan
    Phyan

    Ja instalei num PC aqui de casa e isto fica muito lento, o PC também já não é muito recente mas o kubuntu 13.04 e o fedora 18 correm bem, acredito que seja do Ubuntu com a sua interface unity que pese um bom bocado.

  12. Avatar de ked
    ked

    ” Some of the new features available in Ubuntu 13.04 final beta are: includes the 3.8.0-16.26 Ubuntu Linux kernel which is based on the version 3.8.5 upstream Linux kernel;…”

  13. Avatar de ked
    ked

    ———-/´¯/)——–(\¯`\
    ———/—//———–\\—\
    ——–/—//————-\\—\
    —-/´¯/—/´¯\———/¯`\—\¯`\
    -/-/–/—/—/-|_—-_|-\—\—\—\-\ –
    (-(—(—(—/-)–)–(–(-\—)—)—)-)
    -\————\/–/—\—\/————/
    –\———— /——\-————/
    —\-———-(———)———-/ for disliked people!

  14. Avatar de sakura
    sakura

    nice acsssii art. …. ty.

  15. Avatar de Marco Duarte
    Marco Duarte

    “O Ubuntu 13.04 Raring Ringtail final beta está neste momento disponível para download. De referir, que ao contrário do que tinha sido planeado pela Canonical (quer seriam duas versões beta), o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail apenas terá esta versão beta. Relembramos que, segundo o cronograma disponibilizado pela Canonical, a versão final chegará dia 25 de Abril e apenas terá 9 meses de suporte (que terminará em Janeiro de 2014).”

    13.04 é uma LTS como tal não foi afecta por essa decisão de redução de tempo. As versões não LTS caso da proxima 13.10 é que terá 9 meses de suporte e não os 18 meses como era habitual. As versões LTS vão continuar com o mesmo tempo de suporte, 5 anos.

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Olá Marco,

      Errado, o Ubuntu 13.04 não é LTS, logo só vai ter suporte de 9 meses, depois vem a 13.10 que também não é LTS e só depois vem a 14.04 LTS com o tal suporte de 5 anos.

      Cmps

  16. Avatar de Manuel Correia
    Manuel Correia

    Olá a todos!

    “Mestres Linux” do Pplware, preciso de uma ajuda… Tinha um desktop em casa parado e decidi instalar o Ubuntu 13.04, e correu maravilhas, até ao ponto em que tentei ligar umas colunas e som: nada!

    Já tentei fazer o “troubleshoot” que aparece no site do Ubuntu mas nada de solução. O ALSA parece estar presente, bem como o controlador do som (consigo perceber que tenho apenas uma saída “dummy”). Será que me podem dar uma ajuda??

    Cumprimentos