#1Abril: PplLinux – A Distribuição Linux Pplware

51 Comentários

No passado dia 1 de Novembro de 2012, o Pplware criou a Comunidade Pplware Linux com o principal objectivo de juntar utilizadores entusiastas do mundo GNU/Linux para trocar ideias, know how, experiências, debater sobre as várias distribuições, etc. O desafio era sermos a  maior comunidade Linux, em Português, e para isso era importantíssimo o contributo de todos, quer na divulgação quer na partilha de conteúdos.

Passados apenas 5 meses, a Comunidade Pplware Linux conta com cerca de 600 utilizadores e mais de 5000 mensagens trocadas.

Como mentira do dia 1 de Abril, o Pplware informou os leitores que tinha criado a Distribuição Linux Pplware.

abril_00


Cumprindo a tradição de 1 de Abril, o Pplware anunciou este ano que tinha criado uma distribuição Linux com o nome PplLinux. Foram muitas as ideias para este dia mas, a Distribuição Linux Pplware demonstrou ser a mais discreta.

Na verdade, a existência de uma distribuição Linux, suportada pelo Pplware e por toda a Comunidade Pplware Linux é algo que vai ser debatido nos próximos dias.  Alertam-se todos aqueles que pretendem colaborar neste projecto nacional que se juntem a nós na Comunidade Pplware Linux para transformarmos esta “pequena” mentira, numa “grande” distribuição.

Não se esqueçam que para dia 18 de Abril, data do 8º aniversário do Pplware estamos a preparar algumas surpresas. Estejam atentos!

Quem caiu na “mentirinha” ?

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ruben Miguel
    Ruben Miguel

    Eu não tenho vergonha de dizer que caí.
    E não devo ter sido só eu. 🙂

    1. Avatar de José Almeida
      José Almeida

      Não é mal nenhum teres caído na “mentirinha”.
      Houve mais gente com certeza 😉
      Eu meti uma imagem de um carro abatido igual ao meu no facebook, viera, logo todos perguntar se estava bem? o que se tinha passado ? XD e no final do dia disse: Feliz Dia das Mentiras ehehehhh

    2. Avatar de João Nascimento

      Também cai confesso. Mas continuo a dizer que era uma grande ideia. Vai ter concerteza o meu apoio.

      A minha mentira foi que me tinha chegado uma intimidação a cada para ir a tribunal por ter software piratiado no pc. ehehehe Muita gente caio.

      Cumprimentos.

  2. Avatar de José Almeida
    José Almeida

    Muito bom, muito bom Sr. Pedro 😉

    Eu fui um dos que não caiu ehehehhh

  3. Avatar de sergio
    sergio

    e esse sono? “mensagens trocas” “mentira” 😉

    quanto ao artigo, seria bom uma comunidade linux, pode ser que aprenda algo de linux

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Continuo a achar que o Pplware devia ter dinamizado o fórum que já tem para esta temática mas pronto, quem sou eu para “reclamar”… :mrgreen:

        1. Avatar de Vítor M.

          Reclama sim senhor, dá ideias, aperta com o povo. 🙂

          Assim o povo aqui não adormece.

  4. Avatar de FidbecK
    FidbecK

    Eu também mas seria interessante ter uma distro da pplware 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      E a ideia desta ‘mentirinha’ foi também despolpar o projecto.

  5. Avatar de JP (djlinux)

    Quanto a mentira, eu não cai porque vou todos os dias a comunidade, a não ser que fosse um projecto ultra secreto não é… :p

    Quanto a possibilidade da existência de uma Distro. Plware, vamos a isso!

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Já faz falta outra distro portuguesa com qualidade (apesar de ser uma mentira) seria algo que poderia ser, não digo uma lufada de ar fresco, mas uma brisa dos distros, isto é, se a pplware fosse pedindo informações e opiniões á sua comunidade.

      Apesar de haver muitas distros semelhantes à janela e à maçã, a pplware poderia juntar as ideias destes e criar algo que ajuda-se muitos a deixar a janela e a maçã e quem sabe criar um “pastel de nata” para os smartphones.

    2. Avatar de Vítor M.

      Tu como dinamizador da comunidade… sabias, obvio 😉

      Mas temos de fazer uma distro.

  6. Avatar de Darktux
    Darktux

    Eu caí.
    Depois comecei a ler os comentários e aí percebi.

  7. Avatar de Deus
    Deus

    Eu pensei que era verdade porque até que é uma ideia engraçada 😀

  8. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Dia das mentiras à parte façam lá a vossa distro Linux 🙂

  9. Avatar de Jose Ribeiro - Portugal
    Jose Ribeiro – Portugal

    Também porque reparto a opinião de alguém que ja comentou: junta-se um grupo…. altera um wallpaper e já está criada uma nova distribuição linux: esta era mais uma…

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Não é apenas mais uma, é a nossa!

      Porque que usas X software se existe outro? Porque que usas X S.O. se existe outro? Porque que tens um telemóvel de X marca se existe outra? Etc… 🙂

    2. Avatar de Darktux
      Darktux

      Confesso que também sou bastante ceptico em relação a uma distro pplware. Não vejo muito bem onde pode estar o valor acrescentado.

      Na minha opinião fazia mais sentido fazer/construir um bom tuturial (e manter actualizado) em como instalar uma distro mínima (CLI only) e depois como construir a “tua” distro.

      1. Avatar de Paulo Oliveira
        Paulo Oliveira

        @Darktux adaptando a tua ideia, sim um manual (decente – não usar ferramentas do openSUSE, nem nada disso) de como construires uma distro, seria de uma mais valia incalculável 🙂

        Mas para isso já existem distros como slackware e archlinux, que começam por ser CLI e depois vais “acrescentado o flavour”.. :/

        Mesmo assim um bom artigo (nem que façam por partes) seria muito valioso 🙂

        A distribuição PplLinux, é má ideia, o que se difere das outras? uma gama de produtos? somos utilizadores muitos diferentes, cada um com um set diferente, se juntássemos tudo deixava de ser prática e optimizada.. :/ Por isso, não parece fazer sentido, a menos que seja só pelo aspecto académico e dar origem a novos artigos..

      2. Avatar de Darktux
        Darktux

        Paulo,
        Parece que estamos, mais coisa menos coisa, na mesma sintonia.

        Para mim, uma coisa deste género tinha de ter os seguintes passos (fundamentais):

        0 – Partições: é fundamental saber movimentarmo-nos nas entranhas do HD. Saber o que são partições primárias, partições lógicas, numenclatura em Linux (sdax, sdba, …), comparação com o windows. Isto de clicar num botão que diz “arranjar espaço ao lado do windows” é fácil (e bom para começar) mas a malta não percebe o que se está a passar por detrás do ecrã bonito.
        Quando instalei Linux pela primeira vez (final dos anos 90 / início de 2000) foi a primeira coisa que era explicada na revista e que ainda hoje retenho e que tem sido muito útil.

        1 – Instalar uma versão minimal (CLI) do SO. Pela facilidade sugiro Ubuntu (grande repositório, versões lts para quem quer estar 5 anos sem preocupações, familiariedade para muitos utilizadores). Debian também seria uma excelente base. Não iria pelo caminho do Arch e Slackware. Deixava isso para quem quisere (mais tarde) ir ainda mais ‘underground’.

        2 – Package Management. Aprender a instalar software no terminal, actualizar o sistema, isto é deixar de lado os gestores de actualizações e software centers

        3 – Instalar o sistema. Aqui deixava de lado opções como ‘apt-get install ubuntu-desktop’ que instala tudo como a intalação normal, pelo que não traz valor acrescentado. Dividia nos seguintes passos:
        3.1 Software fundamental para o funcionamento do sistema (xorg, alsa e pouco mais)
        3.2 Ambiente Gráfico e Display Manager
        3.3 Funcionalidades adicionais (opcionais): Network Manager, cups, gvfs, ssh, samba, …
        3.4 Software propriamente dito: browser, office, media player, mail client, …

        Fica a sugestão

      3. Avatar de Darktux
        Darktux

        4. Utilizar o remastersys ou outro para fazer um CD/DVD com a tua distro. Aqui confesso que não domino nem nunca exprimentei.

        1. Avatar de Paulo Oliveira
          Paulo Oliveira

          Gosto / Like / +1

          😀

  10. Avatar de Manuel Gamelas
    Manuel Gamelas

    Concordo com o Jorge Rodrigues, venha lá o PPLWARE Linux.
    Porque não concorrer com a Caixa Trágica. 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Ehehe… onde puseste o meço 😀

  11. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Uma Distro para Gamers é que era fixe… :mrgreen:

  12. Avatar de Unknown
    Unknown

    EU caí! Já estava ancioso por fazer uma Boot pen…

  13. Avatar de Tiroliro
    Tiroliro

    Pior, pior,foi a google que me pôs a cheirar o monitor… E eu a pensar: “mas como raio este gajos podem fazer sentir a sensção de aromas no cérebro atraves da visualização de uma imagem?”…LOLOL

  14. Avatar de monux
    monux

    – Fui até no distrowatch.com para ver na classificação da distro ! hahahhahahahahaha

  15. Avatar de Julio Jacovenko

    Cai na ‘pegadinha’. Mas foi divertido. E pelo que vi muitos caíram pelo interesse no projeto.
    Que venha o Pplware Linux.

  16. Avatar de Ricardo Ramos
    Ricardo Ramos

    Eu… que nem um patinho… Lol 🙂

  17. Avatar de Vitor
    Vitor

    Eu caí! Mas é uma boa ideia!

  18. Avatar de Marcelo da Silva
    Marcelo da Silva

    Fiquei a pensar: “para quê uma distribuição quase idêntica ao Linux Mint?”, mas ainda assim caí!

  19. Avatar de Rosmaninho
    Rosmaninho

    Seria um projecto interessante mas tinha que ter muita discussão.
    De preferência algo que não tivesse base em Ubuntu. Porque não apostar numa base em Open Suse?

  20. Avatar de Luis Lopes

    Tenho que admitir que pensei que fosse verdade, não era de todo algo assim tão descabido.

    Contudo a melhor em que caí foi a do google nose.. quando me deparo que cheirava igual o que eu me ri com o ridiculo da situação.

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    O pplware nao teria know-how nem meio para isso, logo nao caí… Do resto quem nao tiver o que fazer da vida, seria bom meter nessa comunidade.

    Cumps

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Parabéns pelo comentário mais ridículo e ignorante que li hoje. Como prémio devias receber um balde de… algo.

  22. Avatar de ww55
    ww55

    Tem tempo né!!
    Quando li achei que o pplware não faria isso, de colocar alguns penduricalhos no ubuntu e dizer que é uma distribuição, embora isso aconteça muito por ai!

  23. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Off-Topic: Continuo à espera de um bom artigo sobre WineHQ, o Google nunca me deu nada de jeito :/

  24. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Caí que nem um pato! Mas fico à espera de um projecto assim.. 🙂

  25. Avatar de PBS
    PBS

    Não caí, mas como é uma mentira tão bonita, gostava de ter caído!

  26. Avatar de navyseal
    navyseal

    Apesar de ser uma mentira, creio que há muito que a comunidade espera uma resposta do Pplware nesta área, eu próprio abri uma vez um tópico sobre o assunto. É algo há muito desejado e certamente poderia ter sucesso, não é dificil de alcançar, muita gente já fez spins de outras distros portanto…

  27. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    …mais um patinho 🙂
    Mas é uma óptima ideia.

  28. Avatar de Nuno Pereira
    Nuno Pereira

    Eu tambem caí, nem pensei e coloquei logo o mail!

  29. Avatar de Reis
    Reis

    Eu apoio uma distribuição do pplware. Vejo este site todos os dias, achava porreiro linuxpplware, mas em base ubuntu. Cumprimentos

  30. Avatar de Luis
    Luis

    Nunca pensei que fosse mentira uma vez que tinha um local onde se fazia o registo, mas posso dizer que devem ter juntado alguns emails com esta brincadeira.

  31. Avatar de Luis
    Luis

    Mas apoio a 100% esta iniciativa se for para a frente

  32. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Para ser sincero estava na duvida, digamos que uns 80% acreditei e 20% foi para a mentira.
    Mesmo assim, ainda bem que a ideia esta a ser debatida.
    Aqui esperamos a distro PPLINUX.

    Cumprimentos.

  33. Avatar de p.
    p.

    Eu por momentos acreditei. Mas depois de ver a descrição do pacotes incluídos, em especial a adopção do Mate 1.4 fiquei com a pulga atrás da orelha.

  34. Avatar de Luiz L. Marins

    Eu não cai na pegadinha .. apenas acreditei nela, kkk.