Chegou a hora de instalar o LibreOffice 4.0

44 Comentários

Uma das melhores suites de produtividade gratuitas

O Libreoffice é um dos  melhores  softwares de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice.  A Document Foundation anunciou, no inicio do mês o LibreOffice 4.0 que  reflecte os objetivos “imaginados” pela comunidade desde o aparecimento do Libreoffice  , em Setembro de 2010: uma base de código mais limpa e um conjunto melhorado de recursos, melhor interoperabilidade e um ecossistema mais diverso e abrangente.

Para quem pretender instalar facilmente o LibreOffice 4.0 no Ubuntu 13.04, 12.10 e 12.04 e derivados, basta que sigam os próximos passos.

libre_03

Como é publico, o LibreOffice 4.0 traz um conjunto de interessantes novidades que incluem uma melhor integração com o Unity, opção para usar o Firefox Personas, melhor interoperabilidade com documentos DOCX e RFT, uma nova aplicação: LibreOffice Impress Remote Android e muito muito mais. Podem ver tudo aqui, incluindo um vídeo criado pelo nosso leitor Carlos Carvalho.

O LibreOffice pode ser instalado de várias formas, mas hoje ensinamos como podem facilmente instalar via PPA. Além disso, esta versão traz já um conjunto de tweak para tiram partido das características do Ubuntu.

Para instalar o LibreOffice 4.0 basta que abra o terminal e insira os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

O processo de instalação/actualização demora cerca de 10 minutos. Após a instalação basta ir a Dash e executar um dos componentes do LibreOffice:

  • LibreOffice Impress
  • LibreOffice Calc
  • LibreOffice Writer
  • LibreOffice Draw

libre_01

 

LibreOffice Impress

O LibreOffice Impress é semelhante ao Powerpoint, permitindo a criação de apresentações.

libre_02

 

Math

O Math (fórmula) tal como o nome indica serve para escrever fórmulas, equações ou inequações de diversas áreas tal como: matemática, física, química, etc.

Ao contrário do Microsoft Office, no LibreOffice o editor de equações tem aplicação própria, o que traz como vantagem principal a exportação das fórmulas produzidas em mml (para páginas Web).

libre_06

 

Draw

Tal como o nome indica o programa Draw serve para fazer desenhos, neste caso vectoriais. Mas faz muito mais que isso – veja aqui

libre_04

LibreOffice Calc

Idêntico ao Microsoft Excel, aqui podemos fazer tudo o que é calculo, estatística, gráficos, etc etc.

libre_05

LibreOffice Writer

O Writer é ao estilo do popular Microsoft Word. Com ele podemos produzir os mais diversos documentos, tendo ao dispor um conjunto de funcionalidades que permitem dar um estilo profissional a todos os conteúdos.

libre_07

LibreOffice 4.0: Novos recursos

O LibreOffice 4.0 oferece muitas novas características, das quais se destacam

  • Integração com conteúdo e sistemas de gestão de documentos – incluindo o Alfresco, IBM FileNet P8, Microsoft Sharepoint 2010, Nuxeo, OpenText, SAP NetWeaver Cloud Service e outros – através do padrão CMIS
  • Uma melhor interoperabilidade com DOCX e documentos RTF, graças a várias melhorias e novas funcionalidades, como a possibilidade de importação de anotações “à mão” e anexar comentários para intervalos de texto.
  • Possibilidade de importar documentos do Microsoft Publisher, e melhoria adicional de filtros de importação do Visio com a adição da versão 2013 (recém-anunciada).
  • Outras melhorias incrementais na interface, incluindo a integração com temas do Firefox (chamados de Personas), para dar uma aparência personalizada ao LibreOffice.
  • Nova técnica de programação para as caixas de diálogo, facilitando redimensionar e ocultar elementos, e reduzindo a complexidade do código. Servirá também como base para a inovação da interface do utilizador.
  • Cabeçalhos e rodapés diferentes na primeira página de um documento do Writer, sem a necessidade de um estilo de página em separado.
  • Muitas melhorias de desempenho no Calc, além de novas funcionalidades, tais como exportação de gráficos como imagens (JPG e PNG) e novas funções de planilhas, conforme as especificações do ODF OpenFormula.
  • Primeira versão do controle remoto de uma apresentação do Impress feita por telefones Android. Por enquanto somente disponível para versões Linux das principais distribuições (a segunda versão virá em breve para todas as plataformas: Windows, MacOS X e todas as distribuições Linux e pacotes binários)
  • Melhorias significativas de desempenho, ao abrir e salvar vários tipos de documentos, folhas de cáclculo XLSX e ficheiros RTF.
  • Melhorias no modo de contribuição ao código graças ao Gerrit: Um sistema de revisão de código baseado na Web que facilita o uso do sistema de controle de versão chamado Git, para controle de projetos (embora este sistema não seja específico do LibreOffice 4.0, ele foi introduzido na fase de produção, antes do ramo 4.0).

O Libreoffice é sem duvida uma das melhores suites de produtividade. Num período de crise financeira, o Libreoffice pode ajudar as empresas a poupar uns trocos já que é gratuito e oferece a grande parte das funcionalidades de outras suites. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade.
Licença: LGPLv3
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download: Escolha aqui o seu sistemas operativo
Homepage: LibreOffice

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Darktux
    Darktux

    Já está instalado !
    Para quem não tem uma necessidade imperativa de usar o MS Office, recomendo fortemente.
    Não há necessidade de ter uma verão pirata do MS Office ou então pagar 70 ou 80 euros …

    1. Avatar de Alguém Interessado
      Alguém Interessado

      Comprei há um mês Office para Mac…não paguei 70-80 euros…paguei 12 euros.

      Word + Excel + Powerpoint + Outlook (+ extras)

      Apenas para dizer.

      1. Avatar de Fred
        Fred

        O pior é que o MS Office só dá para um PC, queres noutro tens de comprar licença nova.

        1. Avatar de Marcos
          Marcos

          Na verdade a versão 2010 dá licença a 3 computadores domésticos por 150 reais. E na Europa, 12 euros por máquina.

          Mais que isso, realmente tem de pagar outra licença, mas não é tão fora assim.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      O Office 365 Home Premium custa €99/ano, ou €9,99/mês.

      Mas:

      -Permite usar as versões mais recentes das aplicações do Office em até 5 dispositivos (Windows, Windows RT ou OS X, tanto faz).

      -Inclui o Outlook, que não tem nada parecido no LibreOffice

      -Inclui mais 20GB de armazenamento no SkyDrive para além do que já se tem (7GB para contas novas, 25GB para contas antigas).

      -Inclui o “Office On Demand”, que permite usar as aplicações do Office em qualquer PC Windows com acesso à Internet, mesmo no do vizinho.

      -Inclui 60 minutos de chamadas Skype por mês.

      Não é assim tão caro. Na verdade, se se usar as chamadas do Skype e o espaço extra do SkyDrive, é uma pechincha (uma conta premium do Skype custa €6,99+IVA)

      1. Avatar de Artur
        Artur

        Usamos o Libreoffice na empresa, poupamos + do que €99/ano

        Mas:
        – Usamos em qualquer dispositivo que permita.

        – Usamos o gmail.com

        – Usamos o dropbox para os documentos da empresa.
        Tem espaço suficiente o pacote gratuito para armazenar as centenas de documentos que temos.

        – Usamos em qualquer computador que tenha acesso a internet.

        – Não usamos skype

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          O que serve para uns não serve para outros, e vice-versa. 🙂

          E há quem ache que valha a pena pagar para ter um produto muito melhor não só em funcionalidade (nada chega perto do Excel…) e com muito melhor sincronização na “nuvem”.

          Mas o que eu queria dizer é que pelo preço do Office 365 não se está a comprar nem só o Office para um PC, nem sequer só o Office em si.

        2. Avatar de António
          António

          E se usa o gmail, sugiro-lhe a usar também o Google Drive que tem mais capacidade de armazenamento gratuito que o Dropbox.

      2. Avatar de Jakob
        Jakob

        Por acaso tenho problemas de compatibilidade de docx e já pensei adquirir este office, este office funciona no Ubuntu? É 100% na web? ou tens de instalar alguma coisa no proprio PC?

      3. Avatar de Marcos
        Marcos

        Sao produtos diferentes com focos diferentes.

    3. Avatar de Fred
      Fred

      Tenho Win8 e já tenho LibreOffice 4.0 instalado desde que saiu. Bem dizes, melhor ter esse do que ter ms office pirata que ainda por cima este ano vem com integração da conta ms.

  2. Avatar de Leonel
    Leonel

    Pena não ter chegado uma semaninha mais cedo…
    De qualquer forma obrigado e Parabéns! 😉

  3. Avatar de Leonel
    Leonel

    O Ubuntu 13.04 já não vem “de origem” com o LO 4?

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Correto, Versão 4.0.0.0.beta2 (ID da versão: 400m0(Build:12))

  4. Avatar de NeoXBlast
    NeoXBlast

    Este LibreOffice está competitivo face ao mais recente MS Office?? começo a ficar farto de tentar dar voltar á lá pala no olho para ter as versões mais recentes do MSOffice e depois dar problemas pk sei lá o quê BAAAHH … para o uso que dou em ferramentas desta gama prefiro ter uma ferramenta open-source e com qualidade 🙂

  5. Avatar de Hugo Pinto
    Hugo Pinto

    Uma dúvida para quem não é da área da informática: Imaginem que instalo este programa, crio documentos e envio por Email…quem tem o Microsoft Office pode visualizar estes documentos e alterar? E ao contrário? Posso receber documentos criados pelo Microsoft Office e visualizá-los e alterar com este programa?

    obrigado desde já pelo esclarecimento

    1. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Poder pode, no entanto é mais provável ocorrerem erros de formatação (espaçamentos incorrectos, fontes alteradas, tamanhos diferentes etc.).

    2. Avatar de Alexandre Amaral
      Alexandre Amaral

      A resposta é podes perfeitamente, primeiro porque o office (salvo erro desde o 2007) consegue abrir os ficheiros no formato nativo do Libreoffice, pelo outro lado no Libreoffice podes sempre gravar o ficheiro no format doc, que é um dos formatos por defeito do office da Microsoft.

      O único problema que poderás ter é um ou outro desalinhamento, mas para documentos simples safa bastante bem.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        O suporte de M$Office aos ficheiros de LibreOffice é Horrível de propósito. O melhor mesmo é gravar em docx e o resto da treta x para “eles” o poderem ver com formatações.

    3. Avatar de Leonel
      Leonel

      Sim, pode visualizar e alterar. Penso que a partir do MSO 2007 já é possível editar formatos do LO. No MSO 2010 é de certeza.
      De qualquer maneira, podes sempre gravar em formato do MSO.

      Podes receber e editar do MSO, inclusive gravados em .docx. Essa funcionalidade é nativa desde o OpenOffice 3.

      1. Avatar de Hugo Pinto
        Hugo Pinto

        Obrigado! vou experimentar!

        continuação de bom dia a todos, e bom trabalho aqui no PplWare

    4. Avatar de Rui Pt.
      Rui Pt.

      Para além de tudo o que já disseram tens outra excelente vantagem: podes gravar facilmente como pdf, caso o destinatário não necessite de editar, e aí morre qualquer problema de formatação.

    5. Avatar de Fred
      Fred

      Em documentos de texto não se nota muito, mas se fores abrir um calc no excel pode haver uma ou outra formula incompatível. De resto está tudo ok.

  6. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    há quantos anos não é modificado o UI disto? os olhos também comem. è bom ter estas solucoes mas para quem ja usa office ha bastante tempo trocar para algo cujo UI é tão pouco apelativo e/ou ter que “perder tempo” à procura de determinadas opcoes que no office estao à distancia de um click a vontade de mudar acaba por ser zero… podia ser a versao 1000, ou 3000 cheia de coisinhas boas que se o aspecto for sempre o mesmo para o comum dos mortais é a mesma coisa… ja era tempo de mudar, honestamente… mas acho que existe alguma casmurrice em querer fazer algo semelhante ao ribbon.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois é a tua opinião…

      eu se tivesse o ribbon não o queria…são opiniões…

      cmps

    2. Avatar de Paulo Carvalho
      Paulo Carvalho

      Opinião desastroza!!!

      Pelo que entendo, para ti basta uma rapariga ser bonita e ter estilo para gostares dela. Pode ter uma cabeça oca, fazer-te gastar dinheiro em vão…mas é bonita e para ti basta. Pelos vistos, bastava fazerem um “penteado” novo ao LibreOffice e passavas a gostar dele. Dah…não é assim que se avaliam aplicações de informatica…nem mulheres!

      Cumps,
      Paulo Carvalho

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Ergonomia… Conheces o conceito? Nao é questão de beleza mas sim ergonomia. Sao opiniões. E em momento algum disse que o libreoffice é mau. Coloca um conjunto de funcionários que utilizou sempre office e acompanhou as mudanças de ui do mesmo a usar libreoffice e observa a curva de aprendizagem, tudo derivado ao ui. Nao estou a dizer nem nunca disse que o software é mau… Ate porque o uso. Agora com um look a office 97… Estamos no séc 21 e as questões de usabilidade sao primordiais. Esse teu comentário da beleza é um falso moralismo. Por acaso usas lynx para navegar na web? Creio que nao. Funciona na mesma mas nao é a mesma coisa ou é?

        1. Avatar de Toni Rocha
          Toni Rocha

          Concordo com você… O LO é sensacional e suas funcionalidades estão de parabéns, porém… o povão prefere novidades visuais que novidades internas, infelizmente.

          É preciso investir na perfumaria também se há objetivo de angariar novos usuários. Eu mesmo já desisti de implantar o LO aqui no trabalho por ainda ter essa interface dos anos 90, sou até motivo de zoação por usá-lo, eheh.

  7. Avatar de lmx
    lmx

    Grande ferramenta de produtividade…a correr nas minhas maquinas a uns anitos jeitosos…

    Em relação ao Math…ele existe também integrado no writer…

    Penso que é possível melhorar a produtividade do Math…apesar de ele ser bastante completo.Por vezes da um pouco de trabalho a mais na formatação…

    cmps

  8. Avatar de Pedregulho
    Pedregulho

    Uso o LibreOffice há muito tempo, agora na versão 3.6 e no Ubuntu 12.10.
    Parece-me que para mudar para a versão 4.0 terei que a desinstalar.
    Será possível manter as macros que entretanto criei?

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Apesar de eu usar o LibreOffice a nível pessoal (chega e sobra), a nível profissional estou ‘preso’ ao MS Office, nomeadamente o excel, ferramente do dia-a-dia de trabalho e por muito que me custe tenho que admitir, o LibreOffice ainda tem que comer muita fruta para ter a qualidade e perfomance do MS Office.

    Espero que isso em breve sejá algo do passado :).

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Fiz a transferência e está tudo bem, excepto que o libreoffice agora está em inglês e não me lembro como se faz a integração desse pacote quando se transfere por PPA

    1. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      O mesmo por aqui… Como é que se instala o pt-pt?

      1. Avatar de jorjão
        jorjão

        Possivelmente se fores às opções de lingua ele vai-te dizer que não está completamente instalada e pede para instalar o que falta e aí deves ter o problema resolvido, digo eu 😉

  11. Avatar de MG
    MG

    Viva,

    Gostaria de obter opiniões, o mais imparciais possível, sobre a comparação:
    OpenOffice vs LibreOffice

    Motivo: a minha versão de MS Office já está (muito) velhinha e pretendo passar a usar software livre.

    E não me interpretem mal, mas estou interessado apenas no ponto de vista de utilizador, não estou particularmente interessado no ponto de vista histórico da coisa.

    Desde já, obrigado.

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Olá MG,

      O OpenOffice parou no tempo, se não me engano foi descontinuado em 2010, como normalmente acontece quando um destes grandes projetos acabam, começa logo outro, foi ai que nasceu o LibreOffice, a maior parte dos desenvolvedores do Libre eram os mesmos do Open. Entretanto em 2011 o Apache Foundation pegou no OpenOffice e continuou o projeto, mas claro, quase com um ano de atraso para com o LibreOffice…

      Resumindo, por experiencia própria, prefiro o LibreOffice pois esta mais completo e nunca me fechou um trabalho do nada sem guardar como me aconteceu mais que uma vez com o OpenOffice. Mas para ser 100% justo, não custa nada instalar os 2 e ver lado a lado 🙂

  12. Avatar de Antonio Gomes

    Tendo intenção de mudar de MSOffice para Libre começei com a versão 3.6 a importar os modelos que possuia no MSOffice.

    Estes possuiam macros (em Visual Basic) que arrancam caixas de dialogo, que preenchidas colocarão os dados depois no documento baseado no modelo.

    Tudo correu bem com a versão anterior (3.6).

    Assim quer saiu o Libre 4.0 e o instalei, detectei um problema com esses novos modelos.

    Os modelos que arrancavam automaticamente as caixas de dialogo sem problema quando se escolhia novo documento deixaram de funcionar correctamente.
    A unica forma de correr as macros é clicar em cima do modelo quando se usa o explorer de pastas (ou por atalhos). Usando o menu “novo” na suite do Libre isso não acontece.

    Alguma sugestão?

    Nota: O Libre 4.0 está instalado num Windows 7.

    AG.
    Obrigado

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Provavelmente o problema estará ou na mudança de pastas que ocorreu de uma versão para a outra ou pela alteração da versão do python.
      “Python extensions and macros may require some degree of re-work to work on the latest Python; see for example Porting to Python 3.(http://python3porting.com/)”.
      O melhor mesmo é comunicares os bugs para que eles resolvam o problema:
      https://www.libreoffice.org/get-help/bug/

  13. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Muito bom, utilizamos no local onde trabalho +/- 50 instalações nota-se uma melhoria significativa
    e o deployment por active directory também funciona bem

  14. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Muito bom, utilizamos no local onde trabalho +/- 50 instalações nota-se uma melhoria significativa
    e o deployment por active directory também funciona bem.

  15. Avatar de Marco Sousa
    Marco Sousa

    Primeiro quero agradecer ao pplware por ter a secção linux. De facto o linux evolui muito em termos de user friendly. Eu uso no mesmo pc o windows 8 e o linux mint (graças a vocês). Na minha empresa, estamos a quase 50% a usar libreoffice, o que foi uma enorme poupança. E nós informáticos estamos a tentar usar o máximo de software opensource. Quem sabe um dia trabalhamos todos em linux e opensource. Obrigado e continue com o vosso óptimo trabalho.