Windows 9 pode ser lançado em Novembro de 2014

132 Comentários

O Windows 8 foi lançado no final do passado ano e tem subido nas tabelas de vendas de forma sustentada, ultrapassando já algumas das versões anteriores do Windows.

O seu sucesso é uma realidade, apesar das primeiras reacções dos utilizadores à mudança da interface e a algumas mudanças no Windows 8.

Mas com o Windows 8 agora a começar a cimentar a sua posição começa-se já a ler noticias e rumores de que a nova versão do Windows poderá chegar já no final do próximo ano!

windows_9_2

Ainda não se sabe muito dos planos da Microsoft para o sucessor do Windows 8, mas muitas noticias deram conta que existe a vontade por parta da empresa de Redmond de reduzir os tempos de desenvolvimento e de lançamento entre as versões do Windows.

De nome Windows Blue, falou-se que iria revolucionar e alterar de sobremaneira os tempos de lançamento das novas versões, transpondo para o Windows os ciclos de desenvolvimento mais curtos e com menores funcionalidades entre lançamentos, tal como está a ser feito por parte de outras empresas noutros softwares.

Estas versões poderiam substituir os Service Packs que costumam ser disponibilizados para colmatar falhas e problemas detectados, ao mesmo tempo que trariam para as novas versões funcionalidades que fossem sendo terminadas e que pudesse vir a público.

Fala-se também que essas actualizações vão ter um preço muito inferior ao que é praticado para um novo sistema operativo, podendo inclusive ser gratuitas, na forma de actualizações.

Mas como a Microsoft não pára os desenvolvimentos do seu sistema operativo começam agora a surgir as primeiras imagens do que poderá ser o sucessor do Windows 8, o Windows 9, ou a primeira versão do Windows Blue.

O primeiro a apresentar essas imagens foi o site Win8China, que apresentou várias com a nova versão do Kernel que irá acompanhar a nova versão do Windows. Foi também esse site que apresentou as primeiras imagens do Internet Explorer 11.

Novidades desta nova versão do Windows:

  • Ausencia de alterações na interface. Isto significa que o Menu Inicial não vai voltar
  • Menor consumo de energia
  • Melhor performance, graças a um kernel menor
  • Melhoria nas aplicações Metro
  • Suporte para aplicações Metro em modo de vários monitores

windows_9_3

Mas a informação sobre a nova versão do Windows não se fica apenas por imagens ou novidades. Um fórum Russo apresentou já datas concretas para o lançamento desta nova versão.

Segundo o fórum Soft Forum & WZorNet a apresentação das diferentes versões de testes e a apresentação da nova versão do Windows vai seguir o seguinte calendário:

  • 7 de Janeiro de 2014: Windows 9 Beta
  • Julho de 2014: Windows 9 Release Candidate
  • Outubro de 2014: Windows 9 RTM
  • Novembro de 2014: Windows 9 Release

Quer estas noticias não passem de apenas rumores ou quer seja o Windows 9 ou o Windows Blue, a verdade é que a Microsoft está de certeza a trabalhar na próxima versão do Windows e de certeza que em breve surgirão novidades sobre as novas versões.

É no entanto estranho que depois de um lançamento tão recente comecem já a surgir novidades tão firmes sobre novos sistemas operativos. A única situação que levou ao acelerar do desenvolvimento de uma nova versão foi aquando do lançamento do Windows Vista e do fiasco associado. O resultado foi um dos melhores sistemas operativos da Microsoft, o Windows 7.

Estas novidades parecem mostrar que o Windows Blue pode ser uma realidade e que estes desenvolvimentos podem ser os primeiros trabalhos nesse sentido.

Homepage: Windows

Comentários

132

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marzkor
    Marzkor

    isto n é o Windows Blue ?

    1. Avatar de Marzkor
      Marzkor

      ups n li o artigo todo. Mas ao que parece M$ quer seguir a Apple no aspecto do ciclos de vidas do OS.

      1. Avatar de Emanuel Lopes
        Emanuel Lopes

        este vai ser um windows bom segundo a microsoft

        windows xp – bom
        windows vista -mau
        windows 8 – mau
        windows 9 – bom

        só espero que tirem a porcaria do metro que é a pior bosta que eles alguma vez fizeram

        1. Avatar de Zukunft
          Zukunft

          E o Win7?

          1. Avatar de ThatFace
            ThatFace

            Ultrapassa aquela escala, por isso que nao entra.
            Demasiado forte para eles. xD

          2. Avatar de Afonso Tech
            Afonso Tech

            Olha a escala completa:
            Windows 95 – mau
            Windows 98 – bom
            Windows ME 2000 – mau
            Windows xp – bom
            Windows vista – mau
            Windows 7 – bom
            Windows 8 – mau
            Windows 9 – provavelmente bom
            Eles fazem um Windows lixo e depois remedeiam.

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            O Windows 2000, Mau e o windows 98 Bom? Não sei onde tiraram estas ideias…

        2. Avatar de Alexandre Amaral
          Alexandre Amaral

          Podes esperar sentado

        3. Avatar de J
          J

          Adoro estas logicas da batata 🙂

        4. Avatar de ThatFace
          ThatFace

          Eles nao vao tirar o Metro pelo que li…
          Fuck That Shit.

          1. Avatar de mart
            mart

            não vão nada tirar o metro… eu gosto, e quem se habitua é fantástico… uso muitas vezes as aplicações que já vêm de origem e já instalei umas poucas… as pessoas é que gostam de dizer mal sem experimentarem muita vez… eu adorava o Windows 7, e fiz o upgrade pró 8 com algum receio que iria voltar atrás, mas achei fantástico… consegue ser ainda mais rápido em todas as execuções (apesar do o win 7 já o ser), com certas funcionalidades fantásticas como os mosaicos…

          2. Avatar de ThatFace
            ThatFace

            @mart

            Mas eu nunca disse que ia tirar, tipo…wat? aff…
            o Metro pode ser muito bom para ti e para muita gente, e ainda bem, pelo menos é bom para alguns, agora para mim, só me incomoda, só perco tempo nele, mas sinceramente, esta discuçao toda podia acabar se simplesmente a M$ mete-se uma opçao para tirar o Metro e meter o menu iniciar normal, para mim era a unica maineira da M$ ganhar + pontos dos seus utilizadores, nao estamos de acordo nisso?

          3. Avatar de Bruno Coimbra
            Bruno Coimbra

            Por mt q tentem o W8 n foi um windows mau….sorry!

          4. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            @ThatFace
            Acho que já chega de tentar incriminar a MS. O Metro é opcional, para todos os efeitos. Eu não o uso para nada, excepto para pesquisar programas, que é exatamente o que eu fazia com o Windows 7. E quando te habituas a usar os atalhos de teclado, a experiência é ainda melhor. Mas não é pra quem quer, é pra quem pode 😉

          5. Avatar de matxo
            matxo

            Isto é muito simples, eu é que sou cliente se não gosto não compro.

        5. Avatar de João Reis
          João Reis

          Quem diz que o Windows 8 é mau é porque não o usou pelo menos um mês

          1. Avatar de eduardo
            eduardo

            se é preciso um mês para isso, como é que é bom?

          2. Avatar de João Reis
            João Reis

            Não é preciso um mês, cada dia ambientamo-nos mais. Mais fluido, mais rápido a ligar, explorador mais funcional. Traz as apps, mas quem não quer basta removê-las todas que foi o que fiz! Não sinto falta do menu Iniciar antigo, quando o usava pesquisava sempre na barrinha, agora é igual só que ele encontra as coisas muito mais rápido. E dá para afixar lá o que quisermos também de maneira organizada.

          3. Avatar de António Esteves
            António Esteves

            Concordo, estou muito contente com ele, e o meu pc aquece muito menos com w8 que w7.

          4. Avatar de João Sousa
            João Sousa

            é que nem precias de um mês, eu habitou-me logo nos primeiro dias quando o comprei (1 dia após o lançamento) e agora chego a outro windows vou sempre aos canto de tão acostumado estou com o windows 8 🙂

        6. Avatar de João Sousa
          João Sousa

          onde é que o windows 8 foi mau?? sinceramente nao percebo… o windows 8 está bastante bom…. só esta a dizer por causa da nova interface?? eu nao digo mal dela… ate é muito simples e é de acostumar…., e todos os dias estão a parecer coisas novas e nós temos de levar com elas todos os dias… não e por causa de uns quadrados/rectângulos que vai deixar de utilizar o PC, pois não?
          e já agora acho que o menu iniciar já estava à muito tem no windows, ainda bem que evoluíram, e espero bem que com o windows 8.1 (blue) dê para tirar o botão, porque não quero agora voltar outra vez atras no tempo.

          ent para jogar.. ainda está bem melhor que o windows 7

          utilizem primeiro as coisas e depois logo opinião (nao sei se já utilizou ou nao, mas muitos nao utilizaram e dizem mal do windows 8 sem razão)

          1. Avatar de Moi Meme

            Pois eu trabalho em TIs há mais de 20 anos e após de ter feito mil e um testes com o win8, posso o dizer com toda a segurança que este sistema operativo NÃO PRESTA para empresas – é um S.O. mais virado para “a dona de casa” que gosta de “ir ver videos e fazer compras online”.
            A Microsoft deu um tiro no seu próprio pé com este “weirdo” que é o win8.

        7. Avatar de António Salsas
          António Salsas

          Windows XP – MUITO BOM
          Windows VISTA – BOM
          Windows 7 – MUITO BOM
          Windows 8 – TOLERÁVEL
          Windows 8.1 – TOLERÁVEL
          Windows 9 irá ser baseado no Windows VISTA, mas optimizado para gaming.

  2. Avatar de artur mendes
    artur mendes

    me gusta! mandem vir! =)

  3. Avatar de Henrique Dias
    Henrique Dias

    O upgrade do 8 para o 9 podia ser gratuito.

    1. Avatar de Fred
      Fred

      ora nem mais, não estou a ver muita gente a comprar windows 9

      1. Avatar de Afonso Tech
        Afonso Tech

        Ainda nem o viram e ja estão a fazer afirmações dessas.

      2. Avatar de Ismael Guimarães AJ

        Eu é que não me estou a ver é a comprar Windows 8. Assim sendo, eu penso que precisamos duma novo Windows pois precisamos é de Windows para trabalho. O lazer faz-se com o Chrome OS e com o Android.

        A Microsoft esquece-se que ela sempre desenvolveu SO para trabalho e não para lazer. As pessoas é que também, para além do trabalho, também usavam para lazer. O principal foco do Windows é o profissional. Ninguém compraria a preços tão elevados uma licença de software Windows. As pessoas compram é computadores que já trazem Windows.

        1. Avatar de jt
          jt

          estou totalmente de acordo.
          ru preciso de um so bom, versatil fluido para trabalhar e não cheios de panleirisses desculpem o termo

    2. Avatar de Schiller
      Schiller

      É como se diz na giria popular “- Com que sonhas porco? E Ele responde. – Com a bolota!!!”
      A Microsoft é uma empresa de milhões de acionistas, e o seu director não está para ser corrido à chapada pelos tubarões do dinheiro.

  4. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    eu espero pelo w9 :p

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Eu espero pelo Windows X.
      Talvez por essa altura já seja Windows baseado em linux. 😛

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    “O seu sucesso é uma realidade” ?!?!?

    1. Avatar de André Caeiro
      André Caeiro

      Também me fartei de rir com essa frase. Se o win8 pouco vendeu ao preço a que estava, agora ao preço a que está ainda menos vai vender. Só tem mais utilizadores porque é o S.O. por defeito em 99% dos PCs vendidos actualmente.
      (para quando, o comércio de computadores sem a obrigação de compra de um S.O.?)

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        O Windows 8 não é um flop como o Vista. Lembro-me de ter lido que a adopção de upgrade de uma versão para a outra foi a maior de todas as versões. Isto é, tenho um pc com Windows 7 e compro o 8 para instalar na mesma máquina.

        O problema está na venda de novos pc’s. Isso é um problema geral. O mercado está a ser consumido pelos tablets (Onde neste momento as pessoas se reforem como iPad). Há também a crise que afecta América e Europa.

        Etc, etc, etc.

        1. Avatar de eduardo
          eduardo

          A Microsoft declarou vendas idênticas ao do Windows7 mas a análise ao uso mostra que o Windows 8 está muito longe da taxa de adopção no lançamento do 7.
          Para além disso uma análise destas deve incidir sobre a percentagem de adopção, pois sendo o mercado maior do que nos outros lançamentos há mais potenciais compradores. O facto de não comprarem demonstra falta de interesse e má preparação por parte da Microsoft. Em termos de percentagem a adopção parece estar a ser pior que o Vista!

      2. Avatar de Schiller
        Schiller

        André,
        Em Portugal não funciona. Tem tudo a ver com a forma de ser e pensar de um povo. Naturalmente com a ajuda do poder politico e comercial. Basta ver onde pararam os projectos caixa magica e a M$ Portugal.

    2. Avatar de JP (djlinux)

      “De acordo com a Computerworld, a quota de mercado do Windows registou um crescimento 0,4 pontos percentuais face à quota de mercado de janeiro – que estava fixada em 2.6% das máquinas que usam Windows.” 0,4… “O seu sucesso é uma realidade” … Lol

      “Os dados que acabam de ser revelados pela consultora Net Applications dizem respeito à soma das quotas de mercado do Windows 8 e da variante RT. Nas estatísticas, há uma comparação que merece realce: a taxa de crescimento da quota de mercado do Windows 8 é inferior aos 4% de quota de mercado que o Vista alcançou durante período equivalente de comercialização.” ( Sim leram bem, o Vista )… Lol

      “O seu sucesso é uma realidade”

      Sorry, não resisti =)

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Boa tarde ,

        Eu também não resisto , este artigo está muito mal escrito , e podem ter a certeza de uma coisa se o W9 não sair antes é porque é de todo impossível a maquina da Microsoft lançar outro W mais cedo , este windows está a ser uma catástrofe quer para os dispositivos moveis quer para os pcs de secretária e com o tempo só vai é piorar , o factor novidade já era e ninguém que eu conheça está satisfeito com o W8 .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

        1. Avatar de DrKein
          DrKein

          Olá, eu sou o Miguel Lino e gosto do Windows 8.

          Prazer

        2. Avatar de Guilherme
          Guilherme

          Olá eu sou o Guilherme, e gosto do win8.

          Muito gosto.

          1. Avatar de Moi Meme

            Olá, eu trabalho em TIs há mais de 20 anos e já passaram pelas minhas mãos praticamente todas as versões de windows (desde o win 3.1 até ao win8 actual) e NÃO GOSTO do win8.

    3. Avatar de Yolin
      Yolin

      É.
      Só não o é para alguns velhos do Restelo 😀

      1. Avatar de xxxx
        xxxx

        É.
        Para quem vive no mundo do Peter Pan.

        A adopção do Windows 8 ainda se encontra apenas nos 2.79%
        MUITO lenta em relação ao Windows 7.

        Gráfico aqui: http://static.techspot.com/images2/news/bigimage/2013-03-01-image-1.png

        Dados de Fevereiro 2013

        1. Avatar de xxxx
          xxxx

          Só para acrescentar a isto,

          O Windows 8 está a crescer a cerca de 0.5% (isto é a favorecer já…) por mês.

          Mesmo o Vista chegou a atingir um pico de 20%… para atingir esse ponto o Windows 8 ia necessitar de cerca de 40 meses (3anos 4meses).

          Esse sucesso é uma ideia que está a ser vendida (e muito bem por sinal, já que vejo tantos a acreditarem) mas que não corresponde necessariamente à realidade.

          1. Avatar de Yolin
            Yolin

            Um SO que já tem 80 milhões de utilizadores não é um sucesso…. righhhttt….
            E mais, na altura do Vista os tempos eram outros, ainda se compravam muitos pc’s, já não é o caso hoje em dia, usas-te essa informação para extrapolar os dados?
            Mas atenção ninguém te obriga a usar. Só uso porque consigo utilizar o cérebro e perceber que os meus computadores estão mais rápidos e estáveis. O que se traduz em maior produtividade.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Yolin, num mercado de par e meio de milhar de milhões de utilizadores, não não é absolutamente nada, são meras percentagens de 1 dígito a caminho de meio ano de lançamento. Isto não é um fiasco… fiasco foi o Vista e continua a ter tido maior adopção que o Windows 8. Isto, com tudo que foi investido, é um desastre de proporções ridículas.

          3. Avatar de Bófia
            Bófia

            O Windows 8 está à venda há 3 meses, o Vista esteve à venda durante vários anos

            Seria seriamente surpreendente se o 8 já tivesse o ultrapassado.

            Entretanto já passou o OS X 10.8, que nunca ninguém disse ser um fracasso…

          4. Avatar de Daniel
            Daniel

            E esqueci-me de dizer no comentário anterior, por esta altura, com o Windows Vista, já a MS estava a oferecer licenças de XP para quem tivesse adquirido um PC com Windows Vista, pelo que a usage share do Vista nesta altura ia anulando-se a si mesma. Não é o que acontece neste caso e mesmo assim continua a ser menor que o do Windows Vista em igual período. Priceless.

          5. Avatar de CA3iR0
            CA3iR0

            O WIN8 não ultrapassou o OSX 10.8, nem nunca vai ultrapassar.
            O que se passa é que as contagens estão viciadas. A Microsoft conta as vendas de portáteis e pc’s (99,9999999% deles já vêm com o Win8 pré-instalado) como uma venda de um Win8, o que não é verdade, e assim faz parecer que vendeu muito mais do que tem vendido.
            Já a Apple faz o que é suposto ser feito: separa a venda do OSX vendido nas lojas, das vendas de macs.

        2. Avatar de Yolin
          Yolin

          E no entanto já passou linux e tá quase a passar MacOS… Por essa lógica mais valia acabarem com linux e macos visto n terem sucesso nenhum. 😉

          1. Avatar de eduardo
            eduardo

            Continua com bem menos de metade da penetração do OS X. Mas independentemente disso, o sucesso da versão é medido pela taxa de adopção por parte dos utilizadores Windows – percentagem de utilizadores que decidem fazer o upgrade.
            No Mac as novas versões facilmente ficam perto de 50% de adopção no espaço de 1 ano. No Windows é muito mais lento, e o W8 parece estar a ser pior que o Vista!

          2. Avatar de CA3iR0
            CA3iR0

            Se se vendem mais PC’s com windows do que com linux ou macs, é normal que o win8 esteja a ter mais vendas, porque os portáteis/pc’s que já tragam o windows pré-instalado também contam como uma venda de um S.O. (o que eu acho ridículo).
            Para as vendas apenas deveriam contar os windows vendidos à parte. Comprar um PC que já traga windows, não significa que o cliente vá utilizar windows nesse PC, o que torna essas estatísticas de vendas totalmente erradas.
            A maioria desse valor é relativa a win8 pré instalados em PC novos, e não de vendas de win8.

        3. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Pah, é preciso ver que o Windows 7 veio como uma salvação ao Windows Vista. As pessoas fugiram do Vista como o diabo da cruz, logo que o 7 saiu.

  6. Avatar de Arjo
    Arjo

    Ciclos curtos de lançamento de novos windows só deviam ser implementadas desde que as respetivas atualizações entre Windows sejam gratuitas.

    Caso contrário as pessoas começarão a ter receio de investir num novo Windows porquanto poderá sair outro dentro de meses, ficando a sensação que vale sempre a pena esperar pelo próximo.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      huuuum… Não pagas também para a nova versão do OSX?

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Mas o OSX não fica tãoc aro como o Windows pelo que pouco sei fica por volta dos 60€ uma nova versão do OSX

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Digam o que disserem mas eu não sou nada adepto do Windows 8. Como técnico de informática não tirei nenhuma produtividade enquanto testei o Windows 8. Adoro e sou apologista da inovação e da mudança para melhorar o dia a dia das pessoas através de melhor tecnologia, mas esta mudança no Windows não veio melhorar em nada o desempenho em muitas áreas que trabalham diariamente com computadores. Na minha opinião foi um corte muito profundo nas raízes do Windows. Para novos utilizadores (ou os que pouco usam Windows) não afecta em nada, porque aprendem a utilizar aquilo que vêem. No entanto para utilizadores que estavam e estão acostumados a uma estrutura de Windows (XP, Vista e 7) torna-se muito frustrante termos que reaprender tudo, quase do zero.
    Relativamente ao artigo acho que seria uma boa forma de aumentar as vendas do Windows se a M$ consegui-se baixar substancialmente o preço do seu SO com esta forma de “actualizações” bianuais. Desde que não modificassem drasticamente a interface. Nos browsers este tipo de incrementações de funcionalidades funciona perfeitamente porque não passar para os SO’s de forma moderada, adicionando funcionalidades novas e melhorando as existentes.
    Abraço a todos e obrigado PPLWARE pelo excelente trablalho.

    1. Avatar de Yolin
      Yolin

      Peço desculpa, mas se não viu um aumento de produtividade, é um fraco técnico de informática, ou só o testou durante 5 minutos. Qualquer pessoa que o experimente por mais de 5 minutos, já não consegue voltar à lentidão do 7.
      E comparar um Sistema operativo a um browser? Sério?
      Prefiro que demorem tempo e apresentem bons resultados como o windows 7 na altura ou o windows 8 agora.

      1. Avatar de ThatFace
        ThatFace

        Podes queixar-te de ele falar dos browsers, mas nem penses dizer outra vez “lentidão do 7.”
        Quem dera a voces terem muita da rapidez do Seven, provas? Estou a instalar agora Win8 para um cliente que nunca teve um PC, God Damnit, só de fazer Restart foi a manha toda…
        Quero mudar o idioma para PT, esqueçe, tenho de sacar actualizações para tudo e mais alguma coisa, e no final ficou uma treta…
        5 minutos? tenho meses de Win8, e ja estou co ele pelos olhos!

        1. Avatar de ThatFace
          ThatFace

          aumento*
          Escrever á pressa da nisso

          1. Avatar de Yolin
            Yolin

            Então não sabes o que fazes, pois és a unica pessoa a dizer isso 🙂

          2. Avatar de ThatFace
            ThatFace

            @Yolin
            Nao sei o que faço? entao o Bosta^8 tem um botao turbo é? por favor diz! ó espertalhao!
            Windows 8 Pro, descobre como se muda o idioma no Bosta^8 e no Seven enter. depois comenta -.-

          3. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            Já no Windows 7, só o ultimate permite alterar a lingua com pacotes de linguas. Win8, the same.

        2. Avatar de Bruno Coimbra
          Bruno Coimbra

          Lamento mas instalei no meu portatil W8 demorou n mais de 15 min.

        3. Avatar de Johny
          Johny

          As vezes acontece isso após uma instalação… a solução é reformatar 🙂 acontece muito com os pc com windows 7 cá de casa, uma vez de 2 em 2 anos formato-os e ha um ou outro que acontece isso (by the way, tenho 5…)

          1. Avatar de ThatFace
            ThatFace

            Reformatar um PC com Bosta^8 vindo de fabrica? Bem! entao o Bosta^8 é mesmo bom! Nao me relembro de coisas assim no Seven, né Yolin? De facto para coisas basicas o bosta^8 é bo para comun, agora numa empresa que defeniçoes é dar e vender no 8 é impossivel, VPNs, RestorePoints, BackUps, ect ect ect…
            Se tivesse tempo acredita que instalava tudo de novo, mas como nao posso fazer uma loucura dessas ou entao porque “nao sei como fazer” como certas pessoas gostam de dizer -.- nao posso ir por ai, tenho de achar soluçoes e contronar!

        4. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          Em relação ao Linux no campo dos restart e na facilidade de instalação o windows tem de evoluir. Quanto aos dicionários o Linux sempre os teve, claro que nem todas as aplicações os têm… não se pode ter tudo.

    2. Avatar de camt
      camt

      Concordo e não venham com a História do velho do Restelo porque isso é a desculpa do pessoal do click fácil, daqueles que gostam da papinha feita e às vezes mal.
      Posso estar enganado mas os ciclos são quase semelhantes aos do Linux e quanto à ” subida sustentada nas tabelas de vendas” é natural quando o SO já vem pré-instalado nas máquinas que estão à venda ou a sair.

      1. Avatar de Yolin
        Yolin

        Quando era um adolescente com tempo para dar e vender, também usava linux. Até que cresci e cheguei à conclusão que no windows fazes tudo que fazes no linux, mas mais fácil e rápido.

        1. Avatar de Glink
          Glink

          Cá para mim nunca mexeste tão pouco a fundo no Windows quanto mais falar em linux, com toda a experiência que os teus 15 anos de idade tens muita moral para falar…

      2. Avatar de ThatFace
        ThatFace

        +1
        Foi a mesma resposta que dei sobre o aomento do uso do Bing, como ja vem Pre-instalado, o pessoal nao troca, por isso que aumenta.

    3. Avatar de T. Castro
      T. Castro

      Olá Bruno. Como Eng. Informático e programador sob plataformas MS, (ASP. NET, C# e C++), digo-te que tem melhorias. Ganho em tempos de arranque e gestão de memória, é mais eficaz. Gosto do gráfico de performance do disco em cópia, gosto do novo Task Manager nativo, gosto da velocidade de transicção entre Win8 apps e Desktop, gosto do arranque rápido mesmo a correr 3 instancias do SQL 2012 (Analysis, Reporting e SQL11), dropbox manager e GDrive Manager, gosto do estilo limpo e prático, estabildade mesmo em fase inicial. Não gosto, nada a apontar, pois já no Win7 não usava o menu iniciar, não sinto a falta dele. Modern UI style, curiosamente acho piada, mas porque tenho um tablet e dediquei tempo a aprender uma nova semântica de pesquisa de aplicações e definições. Depois de aprenderes, vais ver que melhoras a tua produtividade. Devo referir novamente, que a experiência do Windows 8 nos tablet é completamente diferente do Desktop (rato e teclado apenas).

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Olá T.Castro.
        Obrigado pela sua sincera e educada opinião.Não como alguns comentários acima. Aprecio os factos que apontou. Mas lá está o Win 8 só se adapta bem em tablets. Infelizmente não tenho poder económico para comprar um tablet com Win 8 ou com Android por isso não posso comentar acerca da utilização do Win 8 num tablet. Acerca dos tempos de arranque pode ser que seja uma vantagem muito grande e uma mais valia (porque o meu pc tem 4Gb de ram e demora cerca de +o-1m:30s a arrancar com o WIn 7 Pro (sei que o HDD também influencia)). Acerca do Modern UI não passa de ter piada. Na minha utilização de um mês (sei que foi pouco mas muito mais que os 5 min que me acusam sem saber o que dizem) não me adaptei nada a esta interface. Dizem que há atalhos para tudo e se dedica-se mais tempo até atinava mas não vou perder horas no meu trabalho a tentar lembrar do atalho para abrir uma aplicação.

    4. Avatar de Ricardo Oliveira
      Ricardo Oliveira

      Não é por nada, mas se te desses ao trabalho de decorar as novas teclas de atalho, chegarias à conclusão que se torna bem mais produtivo que as versões anteriores. Principalmente, em dispositivos sem touch screen.

    5. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa tarde ,

      Mas sinceramente eu não vejo assim tantas mudanças no SO , pelo contrario está lá tudo e para encontrares so basta digitares na UI metro , agora que o SO é uma bosta e não tem nada a ver com velhos do restelo lá isso é verdade .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  8. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Espero que pela sequência da microsoft até agora, este seja bom:
    – Xp (Bom)
    – Win Vista (mau)
    – Win 7 (bom)
    – Win 8 (uma bosta!!!!)
    Win 9 (Esperemos que bom)

    1. Avatar de Rovani
      Rovani

      Na verdade, a Microsoft segue um ciclo de lançamentos:

      – Windows 1.0 : Bom
      – Windows 2.0 : Ruim – Existiu ????
      – Windows 3.11: Bom
      – Windows 95 : Bom
      – Windows 98 : Ruim
      – Windows 98 SE : Bom
      – Windows ME : Ruim – Lixo supremo !!!
      – Windows NT/2000/XP : Bom
      – Windows Vista : Lixo supremo 2 !!!
      – Windows 7 : Bom
      – Windows 8 : ?
      – Windows 9 : ??

      Pela lógica, 8 = ruim e 9 = bom….

      1. Avatar de A Magalhães
        A Magalhães

        Windows ME, ruim? Lixo supremo? Vc por acaso trabalhou com esse SO? Depois de ter saído de uma bosta de 98/SE (o 98SE foi para remendar a bosta anterior do 98 mas saiu tão bosta como o antecessor), o Millennium Edition foi uma lufada de ar fresco… Ainda o tenho cá em casa, aliás, tenho todas as versões que menciona pois comecei a trabalhar com W desde a primeira versão a preto e branco sob MS-DOS…

        1. Avatar de A Magalhães
          A Magalhães

          Ah! Falta acrescentar uma coisa. O Windows 2.0 foi lançado em 1987 com diferentes versões para aproveitar todos os recursos dos processadores 286 e 386. Com praticamente a mesma interface do Windows 1.0, lançado dois anos antes. E falta aí mencionar a versão 3.0. Embora o Windows 3.0 ainda não tenha sido um sistema operacional “de verdade”, exigindo o MS-DOS em separado, o ambiente operacional foi o primeiro sucesso comercial da Microsoft. Lançado em 1990 e com algumas versões posteriores, o Windows 3.0 foi o primeiro a ultrapassar o limite de 1MB de memória do MS-DOS, conseguindo gerir até 16MB de memória. Esta melhoria permitiu uma mudança visível na sua interface gráfica, que usava janelas sobrepostas para organizar os recursos em diferentes categorias – de forma semelhante ao que vemos hoje no Menu Iniciar. Além disso, o Windows 3.1 (lançado em 1992) também apresentava recursos multimédia e fontes TrueType. Era comercializado através de 8 disquetes de 1,44 MB (3,5”).
          E ainda a versão 3.11 for Workgroups, o início do Windows para sistemas de redes…

          1. Avatar de Rovani
            Rovani

            A Magalhães… isso é marketing orporativo???? Acredito que vc, conhecedor que é de todos eles, pode fornecer uma opinião tua, e não ctrl-c + ctrl-v…

        2. Avatar de CA3iR0
          CA3iR0

          Eu trabalhei com todos os windows desde o 3.1 e MS-DOS 5, e posso confirmar que de facto o ME foi o maior fiasco que a Microsoft já lançou, cheio de bugs e BSOD atrás uns dos outros. Dizer o contrário só prova o fraco conhecimento de informática que se tem.

        3. Avatar de Rovani
          Rovani

          Sim, Windows ME é um lixo! Trabalhei com todos eles, começando com o MS-DOS, sei do que estou falando… Se vc tem um ME aí e ele é funcional, parabéns ! Os que tive acesso forma TODOS Epic Fail !!!! Veja bem o share de uso do mesmo… Extinção total !!!

    2. Avatar de Canelas
      Canelas

      Winxp e o win7 são muito bons. O Vista não vale nada.

    3. Avatar de mart
      mart

      essa teoria vai por água abaixo, porque o WINDOWS 8 é o melhor deles todos,,, só diz o contrário, quem ainda tem o 7, e acha que é melhor e mais rápido que o 8…

      1. Avatar de ThatFace
        ThatFace

        E nao é?
        Win8 ate em virtualmachine é uma treta, disso eu posso dizer.
        Só posso dizer que a “mobilidade” vei-o estragar o perfeito, desde que toda a gente quer um pc movel que os SO começaram a pensar só na parte do consumo comun e abandonou quem realmente usa a serio os seus SO,empresas, gamers ou programadores, porque esses sao os verdadeiros afectados no meio disto tudo.
        se querem mobilidade comprem portateis com win7, que eles sao muito bons, ja com Inteli7 e por ai.
        como se um tablet fosse melhor que isso, e que realmente intereça mobilidade numa empresa? a nao ser que estejam sempre a levar os desktop atraz! aff… M$, aprendem a fazer coisas separadas, Lazer e Trabalho nunca combinam!

        1. Avatar de T. Castro
          T. Castro

          ThatFace, eu tenho um tablet (Acer Iconia W7), SSD com RW a, aproximadamente, 550mb/s, core i5u, 4gb a 1600. Faço boot em 4 segundos. Como podes ler no meu comentário atrás, programo em algumas plataformas relevantes e, curiosamente, acho o win8 produtivo e bastante prestável, não quero trocar (o facto de ter SSD e UEFI ajuda a ter tudo instantaneamente acessivel). Tenho o VS2012 Ultimate instalado, SQL Server 2012, Flash Pro (mas para aqui não interssa), Office 2013 (onde para produtividade uso Excel e Access), e tenho tudo operacional menos de 10 segundos (desde que carrego no botão até começar a usar ferramentas, passando pela pass e arranque de processos).

          Outra coisa que tu tens no Win8 PRO nativamente é o Hyper-V, mas só no PRO, no normal não tens. Agora pesquisa um pouco pelo Hyper-V, e vais ver que vai contra o teu argumento das Virtual Machines.
          http://www.infoworld.com/d/virtualization/5-excellent-uses-of-windows-8-hyper-v-208436

  9. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    Atualizei, isto é, mudei do W7 para o W8 um bocado a medo, depois de ler as opiniões que por aqui circulam.
    No primeiro dia estranhei, depois tirei as coisas que não interessam do menu iniciar, e agora não quero outra coisa. A grande diferença é mesmo o menu iniciar, que passou a ocupar o desktop todo, mas até o acho funcional.

  10. Avatar de eduardo
    eduardo

    Continuo a ler por aqui que o Windows 8 tem ultrapassado outras versões Windows, mas o facto é que continua atrás do Windows Vista e XP em penetração! Aliás, cada vez mais parece que a taxa de adopção está a ser pior que na altura do lançamento do Vista.
    Por isso nem é de estranhar que a Microsoft tenha todo o interesse em acelerar o desenvolvimento de novas versões, pois já chegou à conclusão que perdeu a atenção dos consumidores.

  11. Avatar de Alfonso
    Alfonso

    Eu que ja passei pelo xp,vista, 7, e agora 8, gostaria que as pessoas que estão a criticar o windows 8, colocassem as razoes;Interface metro?nao gostam nao usem, face menu iniciar?nao faltam soluçoes alternativas.Ja fizeram comparaçao objectiva de todos os outros aspectos entre o 7 e o 8, falem em que e que que o 7 e melhor que o 8?

    1. Avatar de ThatFace
      ThatFace

      1º – Quem dera a nós NÂO USAR pois sempre que se liga, lá está ele.
      2º – Poucas soluções alternativas que a propria M$ devia crias, do tipo… TER UMA OPÇÃO PARA DESABILITAR O METRO!
      3º – Seven é MUITO MAIS SIMPLISTA que a “Bosta^8Oitava”, exemple: Quantas vezes vou para iniciar uma aplicação na barra de tarefas e a treta dos cantos meter-se á frente…SEMPRE!

      Não sei se realmente uzas-te a serio o Seven, pois só quem bateu, penetrou, violou e roudou ais de 100 vezes o Seven é que sabe o quanto o Bosta^8Oitava é tam simplista como desmontar e montar um carro.

      1. Avatar de ThatFace
        ThatFace

        maldito teclado mecanico dos anos 80…

    2. Avatar de mart
      mart

      verdade, os mosaicos pra quem não gosta, é só carregar na aplicação ambiente de trabalho, em 1 clique apenas é como voltasse ao ambiente dos antigos Windows, mas muito mais rápido e com melhores funções… o WINDOWS 8 é sem dúvida o melhor de todos…

  12. Avatar de Alfonso
    Alfonso

    Eu que ja passei pelo xp,vista, 7, e agora 8, gostaria que as pessoas que estão a criticar o windows 8, colocassem as razoes;Interface metro?Nao gostam não usem, falta menu iniciar?Nao faltam soluções alternativas. Ja fizeram comparação objectiva de todos os outros aspectos entre o 7 e o 8, falem entao em que aspectos e que que o 7 e melhor que o 8?
    Nao tenho afeiçao especial por um S.O ou por outro, estou a ser objectivo, naquilo que e a minha experiencia.Uso o linux tambem:)abraço

  13. Avatar de Fred
    Fred

    lançar windows todos os anos? EPIC FAIL

    1. Avatar de ThatFace
      ThatFace

      para isto preferia pagar 1 euro por semana em vez de 300 por cada 2 anos, assim as contas sao mais flexiveis xD
      “Pessoal! Amanha vamos ter o Win56! a 1€ como costume! e para a semana o Win57!”
      Lolz

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Já? Tão cedo?
    Tipo eu gosto do Windows 8 e gosto do metro pena é ainda ter poucas aplicações mas as que preciso já se encontram lá. 🙂
    Se vier o Windows 9 ou Blue conforme esta no artigo que melhora-sem o metro em termos de aplicações. 🙂

  15. Avatar de Canelas
    Canelas

    Não seria melhor a Microsoft resolver os problemas (erros, falhas de segurança, bugs) que existem no 7 e no 8, então depois avançar para este windows? A Microsoft começa a cair na podridão e na decadência ao deitar cá para fora SO’s à toa.

    1. Avatar de Fred
      Fred

      basicamente pelo que parece esse tal win9 será win8 melhorado. Faz sentido ser free, se trata-se de service pack como diz no artigo. Agora pagar todos os anos? Vai ser fail se for verdade. Há pessoas que nem win7 ainda compraram quanto mais win8 ou então win9.

      1. Avatar de Canelas
        Canelas

        Free?! Duvido. A Microsoft não seve dar este SO de graça.

          1. Avatar de Fred
            Fred

            se for SO por ano e não for free, pouca gente compra, porque muita gente vai pensar “para que vou comprar agora? espero uns anitos e compro melhor” Sistema operativo não é um jogo que vais mudar só porque outro é mais moderno. É claro que deve-se mudar mas não ano após ano, é ridículo.

          2. Avatar de Canelas
            Canelas

            Fred era aí onde queria chegar. Comprar licenças/versões todos os anos para certos programas (como antívirus) ou jogos, ainda vá. Agora SO e ao preço que a Microsoft põe, não me parece uma boa estratégia.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Boa ideia!

      Bom, e a Google corrigir os bugs do Android 2.3 antes de lançar um novo?

      E a Apple corrigir os bugs do OS X 10.7 e do 10.8 antes de lançar o 10.9?

      E porque ficar pelos sistemas operativos?

      Que tal se a Oracle corrigisse os bugs do JRE 1.6 antes de lançar um novo?

      Que tal a Mozilla corrigir os bugs do Firefox 18 e 19 antes de lançar o 20?

      Hã?

      Isso é que era!

      Não?

  16. Avatar de secur68
    secur68

    Epa eu comprei o xp na altura,mudei de so para o Seven era Pirat.. pois euros só os ricos os tem, agora comprei o w8 pois aproveitei o upgrade deles até saiu a preço razoavél de 15 euros , mas para quem tem familia e casa a governar não vai estar a mudar de so todos anos para acompanhar as ditas enovações da microsoft além de que para mim só o xp e sevem merecem o meu plauso saiu 5 estrelas o w8 ainda a aprender muita coisa nele, ou seja para mim vai levar muitos a usar os ditos so pirat.. ou não mudam , acho um erro isto , no minimo um so deviam-se manter 3 anos ou mais não sei apenas expressei minha opinião.

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      Isso é uma grande verdade.

  17. Avatar de mart
    mart

    Ver um site em Chinês é uma confusão tremenda… parece estar tudo desorganizado, e ver num Internet Explorer 6 ou num Internet Explorer 11 é igual…

  18. Avatar de fornost
    fornost

    windows 7 > windows 8…

    Saudade desse OS, vcs não fazem idéia.

  19. Avatar de Mercury
    Mercury

    Ubuntu, foi a minha resposta ao windows 8.

    1. Avatar de ThatFace
      ThatFace

      Diz lá, se tivesses de escolher entre o Seven e o 8, qual escolhias?
      P.S: Caso nao utiliza-ses Ubuntu

  20. Avatar de Dave
    Dave

    pois pois,
    isso do 8 é muito giro para quem usa pouco o PC ou usa muito aplicações leves. Sejamos honestos, é para noobs, tal como o Vista foi. Sim, haverá sempre meia duzia de apologistas tal como os houve para o Vista, tal como os há para o IE.

    As grandes vantagens da MS continuam a ser os jogos e o facto da Apple ser estapafurdiamente cara.

    começado-se a desenvolver maior compatibilidade entre os jogos/graficas e os SO’s Linux a quota de mercado do Windows cairia a pique.

    não porque é Melhor/Pior que o Windows e bla bla de uma discussão eterna, mas poruqe é indiscutivelmente mais personalizavel.

    a cada novo SO windows temos vindo a perder a capacidade de personalizar o SO ao nosso gosto, mantendo a performance no seu melhor ou mesmo melhorando-a, aplicações e programas que não necessitamos são impigidas e encaixadas no SO de maneira tal que se torna algo dificil retira-las total ou permanentemente.(IE , Silverlight, etc.)

    o Win8, e sim já o usei, é horrivel a esse ponto.Essencialmente segue o modelo dos Mac’s sendo no entanto mais barato.
    Ambos parecem desejar que os seus utilizadores digam: “oooh shiny!me wants it!”e que a linha de pensamento acabe aí.

    Se é uma boa ferramenta? Sim.
    Se é melhor que outros SO Windows?depende do gosto do freguês.

    O Problema reside no facto de cada vez mais o publico alvo ser o utilizador comum , e não os especialistas, os tecnicos , os gamers.

    É um problema porque dessa maneira a qualidade e consistência do produto apresentado será sempre inferior.

  21. Avatar de Joao
    Joao

    Para aqueles que falam do sucesso do Win 8…
    fica aqui este link: http://www.pcpro.co.uk/news/380335/windows-8-struggling-to-gain-market-share

    “Four months after it was released, Windows 8 has grabbed 2.6% of global market share for PCs, according to data from Net Applications. At the same point in its release, Windows 7 had already picked up 9.1% market share.”

    “Growth of the new OS even appears to be slowing, with Windows 8 climbing from 2.3% in January to 2.6% in February.”

    1. Avatar de Fred
      Fred

      O facto de win8 não ter muita adesão não quer dizer que é mau, e sim quer dizer aquilo que eu defendo, que win7 foi tão bom que mesmo win8 ser melhor pouca gente vai mudar, porque SO não é uma coisa que se muda todos os anos. E sim se MS continuar a seguir essa política de lançar windows 2 em 2 anos ou 1 ano, não vão a lado nenhum. O ideal talvez seria 5 anos e sim lançar uma coisa em condições e não um upgrade para SO anterior.

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        O que é que isso retira ao facto de o Windows 8 não ser um sucesso, a caminho do que aconteceu ao Vista – se não pior!??
        E a tua teoria cai por terra quando se olha para o que acontece no Mac. Há novas versões a cada ano e meio, e facilmente chega a 50% de penetração antes da versão seguinte!

        1. Avatar de Fred
          Fred

          haha mas quem tem Mac são ricos ou achas que uma pessoa normal vai estar sempre a comprar atualizações?

          1. Avatar de CA3iR0
            CA3iR0

            Que actualizações?
            Tenho um macbook desde 2007, não sou rico, e nunca comprei qualquer actualização.
            No entanto tenho o OSX actualizado, todas as apps actualizadas (centenas ou mesmo milhares) e já não o formato há mais de 3 anos.
            Que raio de mania de dizer que os donos de macs têm de ser ricos… Um macbook já se compra abaixo dos 1000€, usados compram-se por menos de metade!

          2. Avatar de Vítor M.

            Verdade, é uma ideia que tentam passar… deve ser para justificar alguma coisa… que ainda não percebi bem o quê!!!

          3. Avatar de eduardo
            eduardo

            :S
            já reparaste quanto é que se paga num Mac? Quase nada. No global fica mais barato comprar as últimas versões do que um único update no Windows.

          4. Avatar de Canelas
            Canelas

            Aquilo que me consta dos SO da Apple é que são baratos e os utlizadores mesmo comprando updates (acho que não estou errado) ficam satisfeito. Agora a Microsoft, às vezes que põe os updates só borra a pintura. Para não falar do aumento do consumo de ram que sobe com a instalação dos updates. Segundo tb me consta, isso não acontece nos mac.

  22. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    “O Windows 8 foi lançado no final do passado ano e tem subido nas tabelas de vendas de forma sustentada, ultrapassando já algumas das versões anteriores do Windows.”

    http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2013/03/04/windows-8-tem-3-de-quota-de-mercado-na-familia-windows

    quem é que tem razão? afinal é um sucesso ou um falhanço? 😐

    1. Avatar de JP (djlinux)

      A unica conclusão que consigo chegar é que para quem tem os olhos abertos consegue ver que em termos de venda foi um falhanço, mas isso não quer dizer que o SO seja assim tão mau.

      Mas… Gastar dinheiro em algo que se pode ter ( e muito mais ) sem gastar um cêntimo, continuo a achar que existem pessoas que gostam de ser enganadas…

  23. Avatar de Luis S
    Luis S

    O que é uma bosta ?

    1. Avatar de Rovani
      Rovani

      bosta = Produto final da digestão, comumente de aparência, consistência, cheiro muito ruins…. lembra algo?
      kkkkk

  24. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    É isso mesmo ,

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

  25. Avatar de Carlos
    Carlos

    Um produto, qualquer produto, que vende cerca de 1 milhão de unidades por dia pode ser muitas coisas mas fracasso não é uma delas.

    Está a vender menos do que o que os “analistas” esperavam? Sem dúvida, mas também porque os “analistas” são uns idiotas que tinham expetativas irrealistas. Como é que num mundo em que as vendas de PCs (incluindo os da Apple) estão em queda livre, na época do Natal que é quando tradicionalmente se vendem mais tiveram uma quebra de mais de 8%, estavam à espera que vendesse mais que o 7?

    Se calhar estavam a contar com a fada da confiança, como o Sr. Coelho e o Sr. Gaspar…

  26. Avatar de Zé

    Não digo que não gosto do win8, para as maquinas pessoais não digo que não, com algum tempo e paciencia consegue-se entrar no ritmo…
    agora pensem numa coisa: local de trabalho, bastantes utilizadores e as mais variadas aplicaçoes e utilizadores que não são barras e que querem as coisas a funcionar sem confusões de menus de iniciar etc…
    claro que o w8 não serve, provavelmente a nova versão podera ser mais virada para esta falha, pois não estou a ver a malta ir trocar o SO e ficar ma semana sentada ao pe de cada utilizador a explicar como fazer as coisas de forma rapida como fazia.
    opinião pessoal com base na realidade do local de trabalho.

  27. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Será que eu já estou a ficar velho e acho que tudo aconteceu há pouco tempo ou ainda “ontem” saiu o W8 e já se fala no 9!?

    De qq forma também já se pode começar a imaginar o 10:p

  28. Avatar de Ismael Guimarães AJ

    Eu não vou usar o Windows 8 tão cedo. O meu Windows 7 serve bem a minha intenção. Se tivesse muito dinheiro comprava outro computador para utilizar o Windows 8 mas mudar este para Windows 8 é algo que não pretendo fazer. O Windows 7 é excelente e estável. Não sei o que poderá acontecer com a migração para o Windows 8.

  29. Avatar de Fábio Antunes

    Eu sou utilizador habitual de Windows 8 e estou bastante satisfeito com o seu desempenho, fluidez e versatilidade. Uso muitas das aplicações pré-instaladas e sempre que sinto necessidade instalo mais. Agora factos: o Magalhães I corre bem com a versão Pro. Um Pentium 4 de 2GHz, 1Gb RAM placa gráfica de 256Mb também mantém rapidez e fluidez desejadas. O meu portátil Acer Aspire de 2010 com Core I3, 4Gb RAM e Nvidia de 1Gb também mostra desempenho soberbo. Desde o pressionar o botão de energia até mostrar ecrã de bloqueio, 15 segundos bem contados. Portanto, a todos que dizem simplesmente que não ‘gostam’ do Windows 8, peço que sejam concretos com dados técnicos, ou seja, onde raio está a verdadeira diferença entre este Windows e o 7? Obrigado e bem haja a todos.

  30. Avatar de CCCC
    CCCC

    Win 8 as developer… And all programs… IDEs… works fine! 😛