HandWave 0.2 S60v3/v5

21 Comentários

Já se questionou se seria possível controlar o seu telemóvel sem lhe tocar? Nada de ecrãs touch, nem comandos de voz! Acha impossível? Então veja!


HandWave é um programa que lhe permite controlar funções do seu telemóvel recorrendo a movimentos gestuais. Tirando partido da câmara frontal, é possível ao utilizador controlar a passsagem de fotos, vídeos, menus e até mesmo o leitor mp3 poderá ser comandado com este programa.

Compatível com a maioria dos telefones symbian (3ª edição), encontra-se também disponível para o mais recente symbian 9.4 (5ª edição).

Nota: Caso ocorram problemas de instalação, assine a aplicação com um certificado.

Licença: Donationware
Sistemas Operativos: Symbian OS 9.1/9.2/9.3/9.4 (ver aqui modelos compatíveis)
Download: HandWave 0.2 [32 KB]
Homepage: HandWave

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t@ndre

    hummm creio que a ideia poderá trazer algumas aplicações interessantes, mas duas questões:

    1) já existe mecanismos que controlam exactamente o k aparece no video com a vibração do telemovel, apenas usando um acelarometro, e assim mexer por mexer, podemos mexer o device

    2) porque motivo ele só consegue controlar a esquerda para a direita? e cima para baixo? poderia-lhe fornecer mais algum tipo de controlos.

    a meu ver é para ficar no canto do olho, mas ainda tem de crescer.

  2. Avatar de A friend
    A friend

    Ao que parece, e usando o tipo que camera que os telemoveis têm, ele so irá reconhecer estes dois movimentos, ou seja, é como se fosse um detector de movimentos e não de gestos, por isso acho que não vai ter grande sucesso…

    Posso tar enganado, mas acredito que até ao passar-mos pelo telemovel ele vai detectar esse movimento e fazer a função.

    As cameras com reconhecimento de gestos não são cameras “normais”, são cameras que reconhecem profundidade e relevo, distinguindo uma mão de um objecto, etc…

  3. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    “Erro de certificado…Contacte o fornecedor da aplicação…”

    Mesmo depois de ter permitido instalar todo o software…

  4. Avatar de A friend
    A friend

    @Nuno Sousa

    “Nota: Caso ocorram problemas de instalação, assine a aplicação com um certificado.” ( …está no fim do texto mais acima.. )

    Nesse link já existe um artigo a explicar como se faz os certificados, antes da instalação 😉

  5. Avatar de tagravado.com

    eh eh qq dia o telemovel vai passear o cão

    http://www.tagravado.com

  6. Avatar de t@ndre

    Mas @A friend,
    então pedia-te para me explicares qual o mecanismo que ele está a usar para detectar o movimento da esquerda para a direita e o inverso.

    Ao que me parece ele consegue perceber este movimento, mas então porque não o de cima para baixo?

    Como não sou nenhum expert no assunto.. se possível pedia-te que aprofundasses o assunto

  7. Avatar de A friend
    A friend

    t@ndre

    As cameras normais conseguem detectar movimentos…e assim como se tiver boa luz e resolução, consegue distinguir objectos por reconhecimento.

    No caso dos equipamentos que fazem reconhecimento gestual, por exemplo, essas cameras contem sensores infra-vermelhos para diferenciar os relevos e ajudar nos calculos para que reconheça diferentes gestos… por exemplo… se eu fechar a mão e passar nesta nokia.. ele detecta o movimento apenas… com a mao fechada ou aberta…. já no caso de cameras com infra-vermelho, ele sabe distinguir se a mão está aberta ou fechada, e com isso variar as funções… estilo… se eu passar com a mao fechada.. ele faz um click… se eu fizer a mesma passagem, mas com a mão aberta.. ele faz outra função diferente…

  8. Avatar de Francisco
    Francisco

    Mais uma coisa que não serve absolutamente para nada!

  9. Avatar de A friend
    A friend

    Ps.

    sorry pelo “doble post”… mas esqueci mensionar, que as cameras vulgares tambêm sabem fazer distinção de objectos, com ajuda de software, só que como tal fica muito dependente de iluminação e resolução, torna-se pouco eficaz, já que usamos um telemovel em diferentes espaços, quer seja com luz, sem luz… dia… noite… e facilmente iria se enganar na função que pretendia-mos… E mesmo assim continuava a ser limitado…

    Temos um grd exemplo de um software para PC que já foi referido aqui no PPlware que reconhece gestos, mas para isso precisamos “adicionar” aos nossos dedos, diferentes cores ou sensores na ponta dos dedos para que ele faça melhor a distinção dos gestos… ( e isto com cameras normais que qualquer portatil hoje em dia vem… )

  10. Avatar de esfolome
    esfolome

    tenho esse software no meu tlm e acho engraçado mas ainda tem pouca utilidade…embora será uma aplicação futura com utilidade de certeza…

    parabéns ao samyr que faz software para symbian…grande programador…

    parabens também ao pplware que é um bom site…

  11. Avatar de t@ndre

    @A friend

    Obrigado pela explicação, creio que já dava um bom post 🙂 (Acorda Vitor 😛 )

    Mas referes que as cameras normais conseguem reconhecer o movimento, mas conseguem destingir o sentido? da esq->dir de dir->esq? Se sim, então qual a diferença entre o movimento cima->baixo de baixo->cima?

    Sorry the double question, e obrigado em avanço

  12. Avatar de Vítor M.

    t@ndre estou acordado homem 😉

    A friend o que o Tiago que dizer é que um post de tua autoria caía bem, no seguimento do que temos falado.

    O que me dizes?

  13. Avatar de Programmer
    Programmer

    NAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! La se vao meus planos de inovar na informatica com essa ideia.

  14. Avatar de A friend
    A friend

    Vitor M. Eheh.. boa proposta 😉

    Mas basicamente aquilo que mensionei é fazer comparação com aquilo que foi falado no artigo ( http://www.pplware.com/2009/02/15/como-jogar-no-pc-atraves-de-gestos/ ) que está muito bem feito também.

    t@ndre
    ele consegue reconhecer os movimentos verticais e horizontais… do estilo a passagem do ponto A ao ponto B

    O que queria explicar é que ele depois mais que isso dificilmente reconhece…. dai diferenciar reconhecimento de gestos e reconhecimento de movimento…

    Este software irá estar limitado ao reconhecimento de movimento apenas.. se eu fizesse um gesto tipo proximo ou distante, ele não saberia diferenciar, dai a tecnologia de infra-vermelhos ajudar porque diferencia isso, e o infra-vermelho por incidir a luz ( não visivel a olho nu ) em objectos, consegue quase fazer uma imagem 3D, porque essa mesma luz incide de forma diferente, ou seja… mais claro e escuro nos contornos fazendo com que ajude mais ainda a identificar que objecto se encontra a nossa frente… fazendo com que não confundisse gestos, com uma simples passagem de uma pessoa…

    Basicamente o que uma camera normal faz é reconhecimento por 2D, medindo os pontos, como por exemplo o reconhecimento facial.. medindo as distancias dos olhos, boca…etc…, e uma camera com infravermelho faz o reconhecimento por “3D” (que para além daquelas medições, faz os calculos em relevo, e iria fazer o reconhecimento com uma precisão totalmente diferente) e com isso sabia distinguir se era uma pessoa a dar uma ordem ou um simples objecto que lhe passou a frente, ignorando por completo esse movimento.

  15. Avatar de escrifonife1
    escrifonife1

    E ai pessoal , blz

    Aguem sabe o nome da musica do video?
    valew

  16. Avatar de t@ndre

    @A friend

    E pronto é assim que se aprende :), obrigado pelo tempo que gastas-te a escrever :).. e agora não custa nada colocar isto num post 😛

    @Vitor, podias deixar um tipo brilhar um pouco mais de tempo 😛

  17. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Esta aplicacao ja chegou tarde. O nokmote faz muito mais do que isso.

  18. Avatar de Vino
    Vino

    Achar impossível, não acho.
    Os outro acharem te estúpido, talvez.

  19. Avatar de shin
    shin

    a camara funciona bem. 😀

  20. Avatar de CA3iR0
    CA3iR0

    Grande coisa… A sony-ericsson tem um sistema parecido há muito mais tempo do que a nokia.

    Se o telemovel estiver a tocar, e passarmos a mão por cima, ele cala-se (por exemplo).

    A nokia só sabe imitar os outros. Por isso é que é a banhada que é.

  21. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    No meu telemovel N70 dis danficado ao instalar o que fazer desde já obrigado!!