Tv em «tempo real» no iPhone

12 Comentários

A empresa de Coimbra WIT Software desenvolveu uma aplicação tecnológica para a Vodafone Portugal, com certificação da Apple, que permite aos utilizadores de iPhone assistir a emissões de televisão «em tempo real», refere a Lusa.

Trata-se, segundo Luís Moura e Silva, responsável da empresa, uma das primeiras aplicações do mundo de Mobile TV a ser lançada por um operador de telecomunicações móveis a partir do iPhone 3G.

«A Apple não tinha suporte para esta tecnologia nos iPhones e o que nós fizemos foi colmatar essa falha implementando esta aplicação que já está disponível para os clientes da Vodafone Portugal», explicou o investigador.

Forma de acesso

Os clientes daquela operadora apenas têm de aceder à App Store da Apple e descarregar gratuitamente a aplicação Vodafone Mobile TV, na categoria Entertainment, e subscrever o serviço junto do operador, explicou o responsável da WIT Software.

iPhone já tem «copy paste»

Segundo Luís Moura e Silva, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a aplicação Mobile TV «enquadra-se num conjunto de outras aplicações desenvolvidas nos últimos meses com o selo de qualidade e garantia da Apple, no âmbito da linha de desenvolvimento da empresa».

TeleMultibanco e MMS

Anteriormente foram certificadas as aplicações de TeleMultibanco e de MMS.

A WIT Software aposta na distribuição comercial em Portugal, através da Vodafone, com quem mantém contrato de exclusividade, e no mercado internacional, numa perspectiva de exportação. TVI24

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tagravado.com

    Deve ficar muito baratinho o volume de dloads para ver tv ali

    De qualquer maneira… Força Universidade de Coimbra!!

    http://www.tagravado.com

  2. Avatar de Nastase

    Realmente, enquanto não tivermos em Portugal direito a ter acesso a redes de dados sem limites de tráfego, tudo isto torna-se um pouco inútil. Ou então muito dispendioso.

    No entanto não deixa de ser uma excelente notícia termos novamente uma empresa portuguesa na vanguarda da tecnologia 😀

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  3. Avatar de Ricardo M
    Ricardo M

    Sendo o serviço disponibilizado pela Vodafone, estou em crer que os tarifários aplicáveis serão os do serviço Mobile TV, que não são tão altos como os de transferência de dados.
    Mesmo assim, excelente aplicação!

  4. Avatar de Rui Peixeiro

    Sempre tanta coisa à volta do Iphone e só agora faz o que o meu 1º 3G (Motorola V1050) já há alguns aninhos fazia!
    Para mim, o Iphone é um desperdício de hardware, que só graças a terceiros se está a tornar eficiente.

    Em Portugal, possivelmente, o visualização da TV ficará ao mesmo preço que nos restantes telemóveis 3G, em que se pode pagar uma mensalidade para ver sem limites ou um valor para poder aceder durante 24 horas.
    Para mim, tanto um valor como outro é muito elevado. As vezes que usei foi só para testar/brincar, porque tinha acumulado saldo…

  5. Avatar de marco
    marco

    iPhone power.. 😛

    passei de hater a lover… 🙂

    acreditem, iphone é do melhor q ha… deixei o meu htc no carro, e os s60 na gaveta! 🙂

  6. Avatar de aospapéis

    1) o que é nacional é bom

    2) mais interessante ainda é um dispositivo feito na China (ou forma) e que, acoplado ao PDA lhe permite receber o sinal TV.

    http://aospapeis.blogspot.com

  7. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    É um avanço muito bom e util.

    http://www.cidadeviseu.com

  8. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    SPB TV ou SPB online sai mais rentavel que o mobile tv. Vou explicar porque:

    -Mobile TV:

    – 10 euros por mes para ter acesso aos canais. Sem internet. Apenas acesso ao servidor IP-TV da operadora.

    -Solucao SPB:

    – 12 euros o programa. Apenas pagas 1x. (SPB TV)
    – Compras a operadora a internet ilimitada (10 euros por mes)
    – Mais de 70 canais incluido canais portugueses.

    Com a solucao SPB tens internet ilimitada, canais de tv, jogos, rss, weather. Todo no fim por 10 euros por mes. No mobile TV para ter todo isso teria que pagar no minimo 20 euros. O SPB apenas funciona de momento com o windows mobile. Num futuro podera haver compatiblidade com o symbian e o iphone.
    Mas o verdadeiro tuga gosta de ser roubado 😛

  9. Avatar de Denzil Ferreira

    A Vodafone a investir € em aplicações que são da exclusividade de quem é Vodafone…

    Começaram com o iMMS, que só podia ser utilizado por clientes Vodafone e estes clientes, mesmo tendo um pacote que tinha MMS de borla, pagava o acesso a dados, ou seja, de borla não tinha nada, basta ver os comentários feitos á aplicação na AppStore. Devem estar agora lixados que a versão 3.0 já tem MMS nativamente! Então não seria muito melhor se a tivessem oferecido funcional para qualquer operador e cobravam a aplicação? Visto que os MMS são uma funcionalidade que muitos desejavam e o único concorrente era a SwirlyMMS (que cobram $7 pela aplicação e funciona em qualquer operador), se pedissem $5, isto multiplicado pelos milhares de utilizadores que o desejavam, fariam mais dinheiro do que andar a restringir… que falta de visão. Agora também é tarde para a colocarem disponível a todos (graças á Apple).

    Não percebi o “iPhone já tem copy&paste” e depois o texto não tem nada a haver com o copy&paste. Novamente, a versão 3.0 já tem copy&paste nativamente.

    A cena do MobileTV é muito bonito e seria mais prático se cobrassem pela aplicação e não restringissem á utilização via 3G! O WiFi que temos serve afinal para quê? Esperem só até aparecer outra empresa (Joost! ou Hulu, por exemplo) e lá se vai o MobileTV da Vodafone pás canas. As pessoas aderem ás funcionalidades quando estas não são fechadas á cobiça da Vodafone. Deveriam cobrar 5€ pela aplicação e permitir os utilizadores acederem aos canais em WiFi que fazem mais dinheiro do que meia dúzia de utilizadores 3G com plano de dados…

  10. Avatar de __O.o___
    __O.o___

    Por esses e outros lucros que não implementam logo num telemóvel um receptor analógico/digital para vermos directamente TV no-stream. Se é que até mesmo já há algures lá pelos chineses, já o inventaram a muito tempo telemóvel com esta tecnologia…

  11. Avatar de aver
    aver

    Como se observa, bem, no comentário anterior, no Japão e China é comum a TV nos telemóveis ser captada por antena (internet para quê, se é a pagar ?).

    Aí pelos 42 segs. deste vídeo do YouTube podem ver como é ver TV no Panasonic P905i, que é top de vendas no Japão.

    http://www.youtube.com/watch?v=E6J5EtiQ1ps&feature=related

  12. Avatar de Tomos

    Esta noticia só é realmente agradável pelo simples motivo de ser uma empresa portuguesa que está a dar cartas no mundo iPhone/iPod. Mais de resto isto torna-se muito caro por causa das tarifas das operadoras (neste caso a Vodafon€)

    Realmente posso ver alguma utilidade nesta aplicação (mesmo em 3G) mas noutros paises onde as tarifas de dados não são tão elevadas, pois nem sempre temos acesso a redes WiFi.

    Bom bom era a Apple lançar o mais que esperado suporte flash e/ou silverlight para poder-mos ter equipamentos que realmente navegam na net, que cada vez mais é flash/silverlight oriented …
    ———————————————-
    http://www.pedro-figueiredo.com/blog