Razor-qt 0.5.2 – Um ambiente gráfico para Linux que voa

15 Comentários

Um ambiente gráfico excelente para máquinas mais antigas

As distribuições Linux são por norma sinónimo de Liberdade. O utilizador decide o que quer instalar, tem a possibilidade de criar a sua própria distribuição, de desenvolver as suas próprias aplicações, de escolher o ambiente gráfico que pretende, etc.

Relativamente aos ambiente gráficos os preferidos dos utilizadores são o Gnome ou o KDE. Além destes, existem ainda o XFCE ou LXDE e os sempre interessantes gestors de janelas WindowMaker, Openbox ou Enlightenment. Depois de apresentarmos aqui o Razor-qt, vamos conhecer as novidades do Razor-qt 0.5.2.

razor_01


O Razor-qt é um ambiente gráfico simplista, mas com uma excelente performance. Este ambiente gráfico recorre a tecnologia QT e é excelente para usar em máquinas com menor poder computacional.

Como instalar o Razor-qt no Ubuntu 12.10?

Para instalar o Razor-qt no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:razor-qt/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install razorqt

Depois de instalar o Razor-qt basta fazer logout da sessão actual e iniciar nova sessão escolhendo o ambiente de trabalho Razor-qt

razor_00

Depois de iniciarmos a sessão no  razorqt vamos de imediato apercebermos-nos da fluidez deste ambiente de trabalho. Carregando no botão do lado direito do rato em cima do ambiente de trabalho, são muitas as funções disponibilizadas assim como a possibilidade de adicionar plugins.

razor_03

Novidades do Razor-qt 0.5.2
  • O Razor-qt 0.5.2 tem agora a capacidade de usar directamente o systemd  para shutdown/supend/etc.
  • Melhorias nos temas com melhor suporte para os schemas dark Qt color
  • Tradução para 20 idiomas
  • Um  conjunto alargado de melhorias

razor_04

Para quem procura um ambiente de trabalho leve, o Razor-qt é uma solução a considerar. Apesar de não ser tão perfeito quanto o Gnome ou KDE, o Razor-qt é um óptimo ambiente de trabalho para máquinas mais antigas. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marzkor
    Marzkor

    Melhor que LXDE ou Enlightenment ou OpenBox ou Fluxbox ?

    1. Avatar de Gomes
      Gomes

      Penso que nao por enquanto, mas tambem e mais recente. A meu ver se continuar assim sera uma boa solucao para quem quer utilizar aplicacoes qt/kde pois o aspecto sera identico e nao como quando se utiliza o xfce com aplicacoes qt/kde acho uma vantagem enorme, mas penso que Enlightenment e o melhor grafico/peso

    2. Avatar de Darktux
      Darktux

      Melhor/Pior é sempre muito subjectivo.
      O razor-qt está para o kde como o lxde está para o gnome.

      1. Avatar de Marzkor
        Marzkor

        Obg ja estou a ver a aplicação deste GUI

  2. Avatar de Thiago Silva
    Thiago Silva

    Seria legal colocar os requisitos mínimos para rodar ele no artigo.

  3. Avatar de Maicon
    Maicon

    Acabei de instalar e está aprovado.
    Estou utilizando ubuntu 12.04 num dell inspirion com um intel celeron. Muito rápido mesmo.

    Valeu.

  4. Avatar de João Sá
    João Sá

    Uma pequena correcção:

    “Relativamente aos ambiente gráficos os preferidos dos utilizadores são o Gnome ou o KDE. Além destes, existem ainda o XFCE, WindowMaker, Openbox, LXDE ou Enlightenment.”

    O Openbox, o Enlightenment e o Window Maker não são Ambientes gráficos, são gestores de janelas.

    Bom artigo.

  5. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    é possivel conectar essa distribuicao com speedy ?

    1. Avatar de Carlos Viegas
      Carlos Viegas

      Isto não é uma distribuição. E mesmo que fosse, não vejo razão para não conseguir conectar-se ao Speedy.

  6. Avatar de Vítor I

    É fácil ligar à Internet 3G/4G como no Ubuntu?

  7. Avatar de Fábio Sousa

    É bom para quem tem pc’s mais antigos ou netbook.

  8. Avatar de Unknown
    Unknown

    Concordo consigo, Fábio.

  9. Avatar de João
    João

    Boa noite gostava de saber se por exemplo jogar cs source no linux teria os mesmos graficos que no windows pois estou a pensar em instalar o linux e gostava de saber se diferencia algo..
    Abraço

  10. Avatar de João
    João

    Pois disseram me que o linux consegue ter menos lag e nao da erros aguardo a sua resposta
    Ps nao tou a perguntar por o meu pc ser fraco porque antes pelo contrario aguardo a sua resposta e diga me qual o linux mais completo e mais recente