Android ICS 4.0.4 a correr no kernel do Windows

91 Comentários

Apesar de cada vez existirem mais concorrentes, a plataforma Android continua a ser uma das preferidas dos utilizadores em tablets e smartphones. Há cerca de um ano mostramos aqui como experimentar o Android Ice Cream Sandwich usando o seu PC e recorrendo à tecnologia de virtualização. A solução funcionava relativamente bem mas notava-se, em determinados momentos, um certo lag.

Hoje vamos mostrar como podem ter o Android ICS 4.0.4 a rodar quase nativamente no PC, tirando o máximo partido de todo o hardware, recorrendo ao projecto WindowsAndroid @ Socketeq.

Android_05

O projecto WindowsAndroid @ Socketeq permite correr o Android ICS 4.0.4 no Windows sem recurso à tecnologia de virtualização. Correndo o Android via WindowsAndroid @ Socketeq  o utilizador pode usar todas as funcionalidades, incluindo a possibilidade de instalar aplicações via Google Play.

android_02

Principais funcionalidades:

  • Funciona em Windows Vista, Windows 7, Windows 8
  • Alta Performance
  • Aceleração de Hardware
  • VM Dalvik portada e optimizada
  • IPC (binder) optimizado e portado
  • Possibilidade de correr todas as aplicações para Android, incluindo jogos 3D
  • Suporta resolução até 1920 × 1080
  • Suporte para modo de janela ou modo full screen
  • Suporte para Teclado, rato, etc
  • Suporte para Ethernet (acesso à rede local e Internet)

android_00

Como ter o Android ICS 4.0.4 a correr no kernel do Windows ?

Para ter o Android ICS 4.0.4 a correr nativamente sobre o kernel do Windows basta que siga os seguintes passos:

Passo 1 – Download o WindowsAndroid @ Socketeq aqui ou aqui e instalar. Nota: Por omissão os ficheiros de instalação ficam localizados em C:\SocketeQ

Passo 2 – Download do Google Apps aqui e extrair para  C:\SocketeQ\windowsandroid_root\ (substituir pelos diretórios já presentes). Em seguida executar o ficheiro C:\SocketeQ\android.exe

android_01

Passo 3 Opcional) – Simulação de um dispositivo real como por exemplo o Galaxy S3 ou Nexus 10

Para podermos simular um dispositivo real como por exemplo o Samsung Galaxy SIII devemos proceder às seguintes alterações no ficheiro c:\SocketeQ\windowsandroid_root\system\build.prop

ro.build.description=samsung/d2mtr/d2mtr:4.0.4/IMM76D/R530MVQALJ1:user/release-keys
ro.build.fingerprint=d2mtr-user 4.0.4 IMM76D R530MVQALJ1 release-keys
ro.product.model=SCH-R530M
ro.product.brand=samsung
ro.product.name=d2mtr
ro.product.device=d2mtr

Depois de feita a alteração, devem reiniciar o WindowsAndroid.

Vejam aqui o WindowsAndroid em acção


O resto deixo para vocês testarem e explorarem. Para quem não possui um smartphone ou telemóvel com Android, esta pode ser uma excelente forma de testar o potente sistema operativo Android.

Comentários

91

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Eu digo que tem trojan e é verdade! E depois ainda me eliminam o comentário? Pplware isso não se faz!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Gonçalo, o teu comentário está no SPAM.
      Relativamente ao teu comentário, parece-me que é um falso positivo…que anivirus usas?

      1. Avatar de Redin

        Para quem já me conhece, sabe que não poderia deixar passar em branco a oportunidade de deixar resposta a este tipo de comentários.
        Falsos positivos ou negativos, assim como a possibilidade da divulgação pública do endereço eletronico sem restrições dentro de outras 10 grandes vantagens, são possibilidades que podem deixar de se ouvir no futuro queixas deste tipo.
        E isso só é possível com um projeto anti-spam P2T.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          O que andas a “vender” ?

          1. Avatar de Redin

            Se é o mesmo Pedro Pinto que “conheço”, a resposta é óbvia, mas no caso de me estar a enganar, simplesmente, consulte facebook.com/Redin.P2T .

        2. Avatar de Hugo Cura

          No caso, o SPAM falado pelo Pedro Pinto não se refere a email mas sim a um filtro de comentários controlado por um serviço, agregado à plataforma que suporta o site.

      2. Avatar de Gonçalo Damas
        Gonçalo Damas

        Quanto ao do SPAM peço desculpa porque não sabia. Quanto ao trojan uso o Kaspersky e mesmo com o antivirus desativado não consigo abrir o programa!

  2. Avatar de David
    David

    trojan? oh diabos, então é melhor nem experimentar 🙁

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nada disso David…não tem trojan nenhum!!! Experimenta que vale a pena.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    A mim também me dá trojan com o Kaspersky, que remove automáticamente o ficheiro.

  4. Avatar de LOL
    LOL

    tu é que és um bom trojan

  5. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Não consigo por a funcionar!! Instalo, ponho as gapps, mas quando ligo o programa, ele abre a janela mas depois fecha logo!!

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      A mim acontece o mesmo. Alguma solução?

      1. Avatar de Goncalo Santos
        Goncalo Santos

        +1 com o mesmo problema

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          eu tambem estou com o mesmo problema… da me um erro, clico em ok e ele fecha…

    2. Avatar de Filipe Guimarães
      Filipe Guimarães

      Também me acontece…

    1. Avatar de PJSPS8
      PJSPS8

      A mim acontece precisamente a mesma coisa. Alguém percebe o que pode originar o erro?

  6. Avatar de Bet
    Bet

    Aqui tudo limpinho!
    sem trojan…

    1. Avatar de nice
      nice

      Aqui igual.. infelizmente não tem o market…
      vou desinstalar e continuar a usar a imagem do virtual box 😉

      1. Avatar de nice
        nice

        Aproposito.. se usarem uma firewall de jeito podem reparar que não existe saida.
        Se mesmo assim tiverem duvidas, desliguem tudo e usem networkx -> http://www.softperfect.com/products/networx/

        e poderão ver que não existe saída de dados a qualquer momento

        Se ainda tiverem duvidas, usem uma maquina virtual 😉

        Mas claro prefiro zipar tudo e colocar no vírus total 😉

  7. Avatar de Clemente Kapto
    Clemente Kapto

    Um pouco off-topic, aliás, bastante:

    Será possivel correr o Win8 RT num tablet Android com 32GB de RAM?
    Será que vai ser disponibilizada uma ROM para este meu caso clinico?

    Comprei um tablet com Android mas honestamente sinto saudades do Windows! 😀

    Abraço à rapaziada.

    1. Avatar de Joji
      Joji

      Olha +1,
      Quando li o artigo pensei exactamente no mesmo, queria era por Windows no meu nexus7.

    2. Avatar de Marco Pinheiro

      “tablet Android com 32GB de RAM”

      está aí qq coisa mal…

      1. Avatar de golias17
        golias17

        ROM, ele enganou-se.

        1. Avatar de mikas
          mikas

          ROM é memoria só de leitura. não é obviamente esse o caso.

  8. Avatar de Emanuel Cabral
    Emanuel Cabral

    Corre tudo bem no cmd mas depois ao iniciar dá erro “Current OpenGL version 1.1.0 is too low, 2.000000 expected” e fecha… Alguma ajuda, por favor…

    1. Avatar de Márcio Soares
      Márcio Soares

      Acontece-me o mesmo

      1. Avatar de Ana
        Ana

        Não consegui executar o Android. Aconteceu comigo o mesmo que aconteceu com vocês. Abraço.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Tive o mesmo problema. Actualizei o driver da gráfica e depois funcionou. De referir que o a aplicação não deve ser executada em modo Administrador.

      1. Avatar de Márcio Soares
        Márcio Soares

        É verdade, atualizei o driver e já dá. Muito obrigado.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          eu actualizei o driver e continua com o mesmo erro

      2. Avatar de jean
        jean

        amigo com atualiza o driver e que drive??como posso fazer isso??

      3. Avatar de Layd
        Layd

        Bem atualizei os drives do meu netbook mais continua dando o mesmo erro. O que fazer??

  9. Avatar de Luis Carlos
    Luis Carlos

    Suponho que para “trogloditas” como eu, que ainda uso o velhinho XP, não há andriod no PC para ninguém…ou haverá alguma solução para isso?

  10. Avatar de li70
    li70

    Muito bom. ha pessoal que utilisa antivirus qua detectam isto como virus mas nao é, o vosso antivirus e que é “medroso” e detecta o ficheiro como desconhecido e estranho dai ele detectar como virus.

  11. Avatar de Paulo

    Depois de instalar as gapps dá para instalar do google play?
    Não queria fazer login se não dá.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim sim, se tens o gapps passas a ter o Google Play como se de um smartphone se tratasse.

      1. Avatar de Sabu
        Sabu

        Como instalo as Gapps? Não consigo instalar app’s. As que estão no playstore dao erro 491.

  12. Avatar de Venâncio Ferreira
    Venâncio Ferreira

    Só um reparo. O Android não é um dos sistemas preferidos, é o sistema preferido dos utilizadores. Os números falam por si 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, assim ninguém fica chateado 🙂

    2. Avatar de Joji
      Joji

      Outra vez essa história..
      Dos utilizadores que quando vão à loja tem 70% de hipóteses que lhe vendam um Android para telefonar.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Sem dúvida, até diria que essa percentagem é maior… afinal é a melhor escolha.

  13. Avatar de Malamen
    Malamen

    Segundo o artigo, dá.

  14. Avatar de Márcio
    Márcio

    Dá-me erro ao iniciar.
    Diz que falta ficheiro libosal_hal.dll

    1. Avatar de polimorph
      polimorph

      Install your program on the Windows partition.

  15. Avatar de Ricardo Valério
    Ricardo Valério

    Poderia explicar melhor a parte em que simulamos um dispositivo? ficou um pouco vago essa explicação… devemos adicionar essa infos ao arquivo .prop ou devemos substituir as infos la existentes?
    Abraço

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Estou com a mesma dúvida.
      Ao substituir tudo, ele não arranca, fica no ecrâ a dizer android…

      Sugestões?

  16. Avatar de ricardo mais
    ricardo mais

    corre tudo bem, até tentar instalar alguma coisa do google play…dá o erro 491

  17. Avatar de Henrique Dias
    Henrique Dias

    Fantástico!
    Continuem postando coisas boas.

  18. Avatar de Nuno Bruno
    Nuno Bruno

    Boas!
    Estava tentado a experimentar. Mas quando tento iniciar o programa diz: “app_process(4504) terminated abnormally!”
    Alguém pode dar uma ajudinha, please?

    Obrigado

  19. Avatar de zedmamed
    zedmamed

    Estava todo entusiasmado com esta noticia, mas não consegui correr, fica muito tempo no ecran a dizer android e não passa daí.

    Tenho de apagar os ficheiros da pasta, e colocar os novos? É que se colar la para dentro ele n me pergunta se quero substituir seja o que for.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      hum..inicialmente também me demorou algum tempo. Desliguei e voltei a ligar e já deu. No entanto volto a referir que nao devem executar a aplicação em modo administrador.
      Já agora, tive problemas com o Windows 8 e funcionou na perfeição, à primeira, num Windows vista que anda cá por cada perdido 🙂

      Até já

      1. Avatar de Nuno Bruno
        Nuno Bruno

        Já desinstalei e voltei a instalar várias vezes e nada…
        Dá sempre a mesma mensagem de erro “app_process terminated abnormally!”
        Esta mensagem aparece sempre com um numero / código diferente…
        Alguma sugestão?

        Obrigado
        NB

        1. Avatar de Pedro Pinto

          hum,.não consigo reproduzir esse problema deste lado. Tas com que sistema operativo?

          1. Avatar de Nuno Bruno
            Nuno Bruno

            Windows 7 64Bits
            Aparece o fundo a dizer android durante algum tempo, depois fica todo branco e tenho de fechar a aplicação…

          2. Avatar de Pedro Pinto

            A ver se aparece por aqui alguém com o mesmo problema. Eu testei no Windows 8 e Windows Vista.

          3. Avatar de Ricardo Negreiros
            Ricardo Negreiros

            também cá estou com esse mesmo problema! =( Fica na tela de inicialização e não sai daí, e no cmd dá “app_process terminated abnormally!”

  20. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Isso do spam nao sei. Uso o Kaspersky (ou la como se diz), e acusa que tem trojan!

  21. Avatar de Nuno Bruno
    Nuno Bruno

    Tou a ficar “passado” com isto!
    Agora aparece a dizer:
    “reference-ril requires: -p or -d /dev/tty_device app_process terminated abnormally!”
    Não sei que fazer…
    Alguém tem alguma ideia?

    1. Avatar de Ricardo Negreiros
      Ricardo Negreiros

      A princípio de tudo: é compatível com versões dos SOs em x64??

  22. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tinha tido problemas ao iniciar mas já consegui abrir actualizando o driver da grafica, mas quando vou fazer o desbloqueio de ecra, ele encrava e diz que nao responde. depois fecha, alguma soluçao para isso?
    obrigado

  23. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boa tarde

    Alguém me sabe explicar como coloco em full screen?

    Obrigado

  24. Avatar de PSN
    PSN

    Boas, dá me o seguinte erro, alguem sabe de que se trata e como se resolve?

    https://cloudpt.pt/link/99c65fa1-77f3-4b81-8d61-6d3cbf5a619f/Sem%20T%C3%ADtulo.png

    Cumps

    1. Avatar de Felipe
      Felipe

      O meu dá o mesmo erro. Alguém pode nos ajudar?

  25. Avatar de Murilo
    Murilo

    Tem outra alternativa,VirtualBox com Android x86,eu instalei o 2.2 e funcionou muito bem,mas faltou o Play Store

  26. Avatar de vector
    vector

    Nao vejo grande vantagem em usar isto assim no windows, mais vale o bluestacks. O Android vale a pena instalar de raiz por exemplo num Eee PC antigo, fica muito rapido e totalmente funcional.

    Mais informacao em Android x86 sceners.

  27. Avatar de migas
    migas

    funcionou.
    e nao deixa de ser giro! e a playstore so deixa carregar poucas apps.
    e alterações para nexus 10? isso é quer era…

  28. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não aparece os botoes de voltar atraz…

  29. Avatar de zedmamed
    zedmamed

    O meu erro é exactamente esse do “reference-ril requires: -p or -d /dev/tty_device app_process terminated abnormally!”

    Também eu tenho uma versão x64 do Windows 7

  30. Avatar de Marco António Saraiva Martins

    Bem netbooks para isto não da. dá erro 🙁

  31. Avatar de Calvin
    Calvin

    Instalo, extraiu e executo. Abre a janela e fica no ANDROID, tem que aguardar ou isso é um erro mesmo? Pq to esperando um certo tempo essa janela mudar e não sai do ANDROID! Soluções, obrigado!

  32. Avatar de Carlos Gabriel
    Carlos Gabriel

    Gente eu não concigo voltar para a aplicação anterior pois os botões home , voltar e menu não aparecem , tem como vocês me darem alguma ajuda pois eu tenho que reiniciar o programa para eu poder voltar me respondam de preferencia por email

    cgarlosgabriel@gmail.com

    obrigado

  33. Avatar de Marco
    Marco

    Boa Tarde

    A minha Store esta muito pobre não aparece nada, no máximo aparece 4/5 itens não mais do que isso.Alguem sabe a solução ou mesmo assim

    1. Avatar de lbaixinho
      lbaixinho

      Aqui acontece o mesmo. Mesmo depois de ter alterado o build.prop para o Galaxy.

  34. Avatar de Vinícius
    Vinícius

    Quando eu abro ele, ele fecha. Me ajuda? Obrigado!

  35. Avatar de FATiago
    FATiago

    No meu windows 8 depois de reiniciar umas 4 vezes (bloqueava na janela que só dizia ANDROID) ficou a funcionar bem. Mas como posso eu utilizar as funcionalidades se não tem internet.. Há algum truque?

  36. Avatar de Jeferson
    Jeferson

    Oi boa tarde! Pedro Pinto o mesmo aconteci com o do Carlos Gabriel não tem o botão home e o de voltar.Assim fica impossivel voltar para tela home.Obs: So funcinou depois de ter instalado o arquivo de 64 mb de outro site e não fiz nenhuma modificação não extrair os arquivos do google que você mencionou. Poderia explica melhor como faz pra modificar o build.prop para simular um samsung SIII ou nexus.Não consigo modificar. Desje ja agradeço.

    1. Avatar de Sabu
      Sabu

      A tecla ”esc” do pc faz o retrocesso. Tenho duas maquinas e em uma delas aconteceu o mesmo que a ti.

  37. Avatar de Tiago
    Tiago

    como se mete em full screen?
    obriigado…

  38. Avatar de Paulo Cesar
    Paulo Cesar

    Putz, nunca vi software mais bugado que este, ainda bem que li os comentários antes de instalar; a idéia do programa é ótima mas precisam melhorar muito seu código de programação.

  39. Avatar de Paulo
    Paulo

    Putz, nunca vi software mais bugado que este, ainda bem que li os comentários antes de instalar; a idéia do programa é ótima mas precisam melhorar muito seu código de programação.

  40. Avatar de Carla Jesus
    Carla Jesus

    Esta questão já foi colocada várias vezes mas ainda não obteve resposta. No meu caso funciona tudo bem mas as alterações no ficheiro build.prop não produzem qualquer efeito. Onde devo colocar as linhas que aparecem no artigo?

  41. Avatar de th3god
    th3god

    Ora boas,

    Antes demais um abraço ao pplware pelo serviço prestado.

    Em relação a este programa, pelo que pude experimentar em 3 maquinas diferentes com o mesmo OS, WIN 7 64bits, o feedback é o seguinte:

    O programa deriva do Android X86, não do Android para para arm, o que trás alguns problemas a nível de compatibilidade sobre as apps que estão na play store.

    O programa funciona melhor em maquinas que tenham gráficas mais recentes uma vez que uma das maquinas que experimentei tem uma ATI X800, na qual o programa não arrancou dando o ecram branco.

    Alterei o build.prop por um de um nexus 10, vindo de uma ROM proveniente da XDA e nem assim consegui descarregar apps da play store.

    Não dá para fazer fullscreen uma vez que o Android usado derivar de um EEPC e fica com uma window do tamanho aprximado de 11″.

    Assim que tiver mais novidades virei aqui partilhar convosco.

  42. Avatar de sandra
    sandra

    a mim tambem me aparece isto:
    Current OpenGL version 1.1.0 is too low, 2.000000 expected

    Alguem conseguiu resolver ?

  43. Avatar de sandra
    sandra

    Ja resolvi… atualizei as drives da minha grafica e VOILÁ

  44. Avatar de alpin
    alpin

    Esta ideia seria boa se funcionasse com windows xp, para aproveitar um magalhães que tenho. talvez o possa ligar à tv e tirar algum proveito.

  45. Avatar de Lais
    Lais

    ola a três dias eu tento instalar o android no meu pc. Ja tentei pela maquina virtual e agora tentei o socketQ mas da erro diz “Current OpenGl version 1.1.0 is too low, 2.00000 expected”. tem como resolver? Uso o windows 7 X64, Processador Intel Core duo e o download eu fiz aqui mesmo.
    Ja tentei atualizar o drive de video e tudo mais, só que o pc diz q ja esta atualizado. Por favor me ajudem a resolver isso.

  46. Avatar de João Lucas
    João Lucas

    Por favor me ajudem eu instalo tudo tranquilo mais quando vou iniciar a pareçe Current OpenGL version 1.0.1 is too low,20000000 expected