Polémica no Google Desktop

5 Comentários

Google Desktop pesquisa noutros PCs e cria polémica!

O Google lançou, nesta quinta-feira, a terceira versão do seu software de pesquisa no computador, o Desktop Search.

Uma das novidades é a possibilidade do utilizador procurar e “sacar” ficheiros de outras máquinas além daquela que está a usar. O recurso já está a gerar polémica por causa da privacidade e da segurança dos dados.

Para utilizar a ferramenta, o utilizador deve ter o Desktop Search instalado, por exemplo, nos computadores de casa e do trabalho – ambos ligados ao mesmo tempo e “ligados” na (mesma) conta do Google. Desta forma, ele poderá vasculhar ficheiros de uma máquina a partir da outra.

Funciona somente com aqueles “indexados” pelos programas: Office, e-mails, histórico de Internet, PDFs e alguns outros formatos. A utilização do recurso é opcional e não funciona entre contas diferentes

Em entrevista ao jornal USA Today, um representante da Electronic Frontier Foundation (EFF), entidade que defende a privacidade on-line, manifestou preocupação com a ferramenta. “Achamos que há enorme risco para o utilizador que decidir usá-la” declarou o advogado Fred von Lohmann.

O Google alega que o propósito do novo Google Desktop Search é tornar a pesquisq e a partilha de informações ainda mais simples. “Muitas pessoas estão a trabalhar em múltiplos computadores, e isso facilita as suas vidas”, justificou a vice-presidente da empresa, Marissa Mayer, ao USA Today.

A preocupação com a privacidade é maior porque o governo dos Estados Unidos manifestou interesse em ter acesso aos dados das pesquisas efectuadas por meio do Google, com a alegação de que isso facilitaria o combate a crimes como a pedofilia on-line. Até agora, a empresa negou-se a ceder os dados de utilizadores que utilizam as suas ferramentas.

Como funciona:

– O primeiro Google Desktop Search foi lançado para facilitar a pesquisa de ficheiros no Windows – um recurso bastante deficiente do sistema operativo. A segunda versão virou uma barra lateral com mini aplicações, incluindo leitor de RSS, lista de tarefas e muitas outras funcionalidades.

– Além de permitir a partilha de determinados dados dessas mini aplicações com outros utilizadores, a versão lançada nesta quinta-feira permite vasculhar outros computadores em pesquisa de ficheiros. O Pplware ainda não testou o recurso, mas o recurso funcionaria da seguinte forma:

– Os dois computadores devem ter o Google Desktop Search 3 – ainda em fase beta – instalado.

– O utilizador deve indicar, no painel de configurações do programa, se deseja activar a pesquisa em múltiplos computadores.

– Se positivo, ele deverá preencher o nome de utilizador e a senha da sua conta no Google.

– Depois, basta o utilizador efectuar uma pesquisa por meio do Google Desktop Search. O programa vai vasculhar os ficheiros “indexados” nas duas máquinas, que devem estar ligadas.

– Se o ficheiro desejado estiver disponível na máquina remota, o utilizador pode “saca-lo”.

– De acordo com o USA Today, a transferência não é directa: passa pelos servidores do Google.

– O Google garante que não irá examinar o conteúdo dos ficheiros, e que eles serão apagados dos servidores 30 dias após terem sido ndexados.

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Moura

    Só gostava de entender como isto pode ser uma violação de privacidade !
    Só se for crime “violarmos” a nossa própria privacidade, por vontade própria …

  2. Avatar de DC
    DC

    ya, mas as coisas tem sempre o seu lado negativo, e á quem use estas ferramentas que servem para nos ajudar no trabalho para outros fins…..

  3. Avatar de Rui Moura

    Para isso o Windows em si tinha que ser banido da face da terra …

  4. Avatar de DC
    DC

    lolololol

    pois…… tens razão, mas tudo tem o seu lado negativo, uns mais que os outros…. os carros tb foram feitos para nos trasportar mais rapidamente e com fiabilidade e mais de 75% ve o carro como uma arma assassina, ou pelo menos faz dele uma.

    E a invasão informatica tambem não se deve só aos problemas dos sistemas operativos, mas das pessoas que os gerem, uma boa gestão é meio caminho andado para uma melhor protecção, mas nem todas as pessoas sabem tudo, por isso mtas “invasoes” devem-se a falhas humanas, o Google Desktop bem configurado não oferece problemas de protecção de dados.

    CUMPS

  5. Avatar de Alan Andrade

    Olá,

    Eu acho que não há privacidade com o windows, assim como não há com e-mail, telefones, etc.
    O google lê os e-mails do G-Mail, ouvi falar que o governo americano lê muitos e-mails (por questões de segurança).
    Provavelmente alguém irá ler algum arquivo através do google desk.
    Acredito que vale colocar na balança o benefício em utilizar estes recursos e ter algum conteúdo publicado.

    Se é sigiloso guarde com carinho.

    Abraços,
    Allan Andrade
    http://www.bahia-investments.com