Análise: Samsung Galaxy Camera

52 Comentários

3ª Parte – Android

INTEGRAÇÃO DO SISTEMA OPERATIVO

A grande diferença desta máquina fotográfica para outras compactas, é que a Samsung Galaxy Camera vem com o Sistema Operativo Android integrado.

A máquina traz a versão Jelly Bean, ou Android 4.1., e pode ser actualizado.

2013-01-06 23.01.57

A parte do Android é em tudo semelhante a um telemóvel com este sistema operativo, portanto se está habituado, ou se já explorou esta plataforma, não vai sentir qualquer dificuldade em explorar e manejar as definições.

2013-01-06 22.26.39

Pode organizar e instalar as suas aplicações, assim como os variados widgets.

De salientar que o interface é extremamente fluido e rápido, por vezes até demais!

A máquina vem já com algumas aplicações destinadas à edição de imagam e vídeo que vamos conhecer de seguida.

APLICAÇÕES

Uma vez que se trata de uma máquina fotográfica, a Samsung Galaxy Camera traz consigo já algumas aplicações destinadas à edição de imagem e de vídeo:

  • Editor de Fotografia

2013-01-07 15.28.28

  • Editor de Vídeo
  • Instagram
  • Paper Artist

2013-01-07 15.39.02

  • Fame
  • PhotoGrid
  • PicsArt

2013-01-07 15.32.20

  • PhotoWarp
  • PhotoArt

2013-01-07 15.34.04

INTERNET E FACETA SOCIAL

A Samsung Galaxy Camera está preparada para que se ligue à Internet via Wi-Fi e por 3G ou 4G. Pode colocar um cartão SIM e comece a utilizar o e-mail, browser, redes sociais, etc.

Instale o que desejar do Google Play, aceda aos seus sites preferidos, e entre em contacto com os seus amigos.

2013-01-07 15.23.44

O conceito desta máquina é também mostrar a faceta mais social do utilizador que se interessa por fotografia. Desta forma, para além das aplicações de edição de imagem/vídeo, a Galaxy Camera está equipada com várias aplicações e widgets do foro social, onde não podem faltar, claro está… as redes sociais!

2013-01-07 15.29.46

Na imagem acima, podemos ver um widget que vai actualizando as imagens que são colocadas no nosso Facebook.

Pode também, logo depois que tire uma fotografia, partilhá-la com os seus contactos pelas redes sociais, email, etc…

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tabonitota
    tabonitota

    Qualquer dia para desfazer a barba preciso primeiro de actualizar o android na máquina e aceder ao facebook senão sujeito-me a ficar com ela por fazer.

    1. Avatar de diogo
      diogo

      e se não tiver facebook vou ter que ficar tipo o pai natal? 😀

      1. Avatar de Hugo Miguel Gonçalves
        Hugo Miguel Gonçalves

        epah espero que nunca cheguemos a esses estremos ”Qualquer dia para desfazer a barba preciso primeiro de actualizar o android na máquina e aceder ao facebook”, caso contrario se alguma vez acontecer vao começar a ver frequentemente o Huguinho em modo ”talibam”

  2. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Muito boa review, realmente peca pelo preço.

  3. Avatar de Pedro Pinto

    Máquina fantástica….Review fabulosa!

  4. Avatar de Silva
    Silva

    A esta máquina só falta mesmo uma coisa…. Dar para fazer chamadas… Seria perfeita. Tive esta ideia num sonho, integrar numa máquina fotográfica um telefone…. Falta pouco para concretizar este meu sonho… Poderia chamar-se, deixem-me ver… Huuuuummmm, Ahh, que tal, FotoFone? Fotografia + Telefone

    1. Avatar de Marisa Pinto

      eheh
      desde que não atrapalhasse a captação de imagem! Também podia ser Shoot&Call 😀

      1. Avatar de Silva
        Silva

        E era ver o pessoal, a gritar feitos malucos, gesticulando de uma forma estranha, mas agora com um novo brilho… O do Flash….

    2. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Segundo percebi a máquina já tem 3G… Deve ser apenas uma questão de um developer perder algum tempo e implementar a funcionalidade (imagino eu…).

    3. Avatar de Lenio Monteiro
      Lenio Monteiro

      Opa, vcs não viram o vídeo da apresentação? Ela faz sim chamadas, inclusive de video…

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acabei por não entender o tempo de utilização da bateria, dura 1 dia de utilização intensa?

    E de que serve ter 10 gigas se depois só podemos utilizar 3.87 como armazenamento de fotos e vídeos?

    Parece me que por 500 euros é possível comprar uma maquina com mais qualidade a nível de fotografia e com mais armazenamento..

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Dura mais que um dia de duração intensa. (não são certamente 24h de utilização consecutivas)
      Em média 10/15 dias de duração.

      Relativamente ao armazenamento, sim o disponibilizado não é do melhor, mas compensa com cartão + dropbox.

      com 500 compras uma maquina melhor, mas n tem android, e aqui o que está em analise é isso. 😉

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        “sim o disponibilizado não é do melhor”

        Mas por 500 euros penso que deveria. Mas quem sabe se não vem concorrência e os preços ficam mais atractivos.

        btw boa review 😉

      2. Avatar de SexOnaSal
        SexOnaSal

        ainda bem que a minha não tem android! nem net

  6. Avatar de tabonitota
    tabonitota

    Primeiro inventam as máquinas fotográficas, depois os telemóveis, dps integram a máquina fotográfica no telemóvel, agr o telemóvel na máquina. Não tem sentido. Para isso evoluam de uma vez as câmaras dos telemóveis para megapixéis mais elevados e pronto. 500€ por isto. Já há ai ppl babado só por ter visto isto. Se ninguém comprar ai é que eles evoluíam bem rápido nas câmaras dos teles.

    1. Avatar de diogo
      diogo

      de que servem mais megapixeis se a qualidade de sensores não acompanha a subida? Embora não acche muita piada a camera, sei que o sensor dela é muitissimo melhor que o de qualquer telemovel

  7. Avatar de kernel
    kernel

    A densidade de pixel é pessima, o sensor é demasiado pequeno para 16MP.
    O sensor cmos tem somente 0,29 cm², sendo o mesmo que equipa as camaras compactas de entrada de gama. A galaxy câmara tem uma péssima relação preço qualidade.

    No máximo dos máximos deveria custar 299€, dos quais 199€ seriam justificados pela tecnologia e conceito novos e 100€ para a câmara fotográfica em si.

    Por 500€ deveria vir equipada com um sensor APS-C de 3.29 cm²

  8. Avatar de PT
    PT

    A questão que coloco é simples, e fácil de investigar: quantas fotos, com flash, é possível tirar antes da bateria terminar?
    Tenho uma Casio que me dá para – aproximadamente – 800 disparos, o que me permite ir passar um fim de semana “fora” sem necessitar de levar o carregador, e gostava de saber se esta câmara seria uma substituta à altura.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Penso que consegues esse numero na boa, mas com micro sd card 🙂

      1. Avatar de PT
        PT

        Obrigado, Marisa.

        Se puderem efectuar o teste, era giro saber exactamente o número, mas contento-me em saber que deverá dar, se não tiverem já hipótese.

        Sim, convem ser com um mSD… A minha Casio vem com ainda menos espaço de memória “interna”, tenho dois mSD de 8GB cada – para poder andar a fazer de conta que sou japonês e fotografar tudo e mais qualquer coisa…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Infelizmente já não temos a máquina em nossa posse para rever mais detalhes.

          Mas se souber, coloco aqui 😉

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Máquina boa mas fico-me pela mala da Chanel

  10. Avatar de Tiago Gonçalves
    Tiago Gonçalves

    Boas!

    A mim também não me convenceu.

    Acho que a qualidade das imagens me vai dececionar dado ter um sensor tão pequeno para tantos Pixeis… Depois, a bateria pode até ser suficiente para bastantes fotografias, mas com o android a correr, com ligação de dados e GPS, edição de fotos e uso de outras aplicações deve-se dar pela falta dela frequentemente…

    Já agora, Marisa Pinto, és mesmo de Castro Daire ou estavas só de passagem?

    Cumps.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Aquando da análise, tive essas aplicações e funcionalidades sempre on, wifi,-email, app do pplware, facebook…

      A meu ver a bateria tem bastante autonomia, e é, por isso, um dos pontos fortes.

      Sou de Cdaire sim 😉

      1. Avatar de vvv
        vvv

        somos vizinhas então Marisa eu sou de SPS 😀

  11. Avatar de José Dias
    José Dias

    Na minha opinião, por 500€ já se compra uma reflex que tem, sem duvida, muito melhor qualidade fotográfica que esta câmara! Se formos pelo facto de ser compacta, existem muito melhores câmaras compactas ao nível fotográfico do que esta! O preço é demasiado alto para a qualidade fotográfica e é isso que interessa! O que interessa o Android, quando o objectivo é tirar fotos com boa qualidade?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Mas aqui a preocupação, não é somente fotos de qualidade (apesar de ser esta a prioridade), mas também poder fazer tudo aquilo que o SO Android permite, como partilhar, ver mail, aceder a sites, trocar sms, armazenar, editar, jogar.. tudo directamente da camara.

      1. Avatar de José Dias
        José Dias

        Não vejo qual o interesse de poder fazer isso numa câmara fotográfica, quando podes fazer isso no telemóvel, de forma tão ou mais portátil do que esta máquina fotográfica (se é que assim se pode chamar)

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Pronto, é um ponto de vista completamente aceitável.
          Mas outras pessoas podem achar graça a este conceito. Eu pessoalmente acho o conceito interessante, e que pode ser util.

          1. Avatar de José Dias
            José Dias

            Penso que poderia ser um conceito interessante, mas com um preço mais acessível! Estou de acordo com o que uma pessoa já disse aqui! 300€ será com certeza um preço mais apelativo e competitivo para o conceito ser mais apelativo! Penso que o maior pecado é mesmo a qualidade/preço!

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Sim, o preço foi referido como um dos pontos menos fortes por isso mesmo.

            Analisei também a Lumix FZ 150 com qualidade mt superior, e com o mesmo preço.

    2. Avatar de Albino Dias
      Albino Dias

      Pois aí é que está…! Ao nível da qualidade fotográfica esta máquina é uma excelente aposta. É tão boa como as melhores. Comprei uma, tenho andado a experimentá-la e o resultado é surpreendente, comparado com outras máquinas que tenho e até com uma reflex, com a qual já tirei boas fotografias.

      1. Avatar de vania
        vania

        ola, o meu namorado teve o telemovel S4 mas nunca se adaptou ao sistema android, tendo udado novamente para o iphone. Eu tambem tenho iphone mas estou muito interessada nesta maquina mas gostava de saber se neste caso o sistema é de mais facil adaptaçao do que no telemovel ou se nem por isso?!obrigada

  12. Avatar de The Man
    The Man

    Eu de todas as reviews que tenho visto e lido, de facto este é um mau produto. A câmara é uma point and shoot normalíssima não é nada de extra-ordinário como maquina. Ok tem um óptimo ecrã um bom CPU e 4.1 JB mas não é esse o intuito.

    Pelos samples que vi, qualidade de video e comparações é muito comparável a uma Sony ou mesmo samsung de 120€ 130€. tem um enorme preço porque leva um ecra brutal, um CPU brutal. Ou seja retiraram a qualidade da maquina para dar no resto. Não me parece um bom produto sinceramente.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A maquina é demasiado cara para a sua qualidade, esta review é muito boa sim, mas o resultado encontra-se positivo não sei porque.. talvez porque a pessoa que andou a usufruir deste equipamento não pagou 500 euros do seu bolso porque se não o resultado seria outro.

      Maquina com android? optima ideia concordo, é preciso evoluir e criar novos produtos.

      Maquina com qualidade? para o preço que é acho um abuso, e como outras reviews aqui feitas, que apontaram noutros gadgets o preço pode ser o maior ponto negativo de um produto, como neste caso o é.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        A análise não tem um ‘resultado positivo’. Tem sim as considerações, e os pontos fortes e fracos, e se reparares a questão do preço foi criticada e colocada nos pontos fracos.

        Quando à “pessoa que andou a usufruir deste equipamento”, tem nome, e sou eu. 🙂

        Cmps

  13. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Malta recebi hoje 3 convites cloudPT, quem precisar é só enviar o mail.
    Cumprimentos

  14. Avatar de David
    David

    esqueceu se da velocidade de disparo (quanto tempo leva a tirar a foto desde que a pessoa toca no botão)

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Essa questão depende dos modos em que tiras a fotografia.
      Em modo automático é instantâneo, mal clicas a foto é captada. Mas em determinados modos como Rosto Belo, clicas, a lente foca, e depois edita automaticamente. Tudo insto numa questão de 3/4 segundos, até teres a fotografia.

  15. Avatar de Bruno Mateus Coimbra
    Bruno Mateus Coimbra

    Adquiri recentemente uma maquina fotografica digital da categoria Bridge a Panasonic Lumix FZ48 com lente leica de 24x zoom optico video em full HD Sistema Venus Engine FHD…etc etc etc
    E quanto paguei??? 235€! a minha pergunta é, onde é q estes 500 euros são melhores para tirar fotografias (principal objectivo de uma maquina fotográfica)?

    Relativamente á review mt boa como sempre.

    Abraços

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Exacto… isto é uma máquina fotográfica, o android é um extra que cá meteram não devemos de pagar 3x o que o produto vale só porque tem um software acopolado, no final de contas estamos a falar de uma máquina fotográfica.
      Se fosse um telemóvel com esta lente ai a questão era diferente. Mas isto não é um telemóvel…

  16. Avatar de Vítor M.

    Boa máquina, fantástica análise.

  17. Avatar de Zeppelin
    Zeppelin

    Boas.

    Videos lentos e sem som…. O review está bem feito, mas os videos que filmaste estão em modo camara lenta, daí estarem sem som e como é obvio lentos 😀

    Em relação ao resto, posso dizer que estou contente com a minha camera, e custou-me 400€ na tmn, no fim de semana de lançamento em que a samsung fez 20% de desconto.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Pois isso é que não percebo, a não ser que a câmara estivesse pré-programada para filmar nesse modo, o que acho parvo.
      Apenas cliquei no botão de filmar (que inicia a filmar logo) e vi, e na máquina não estava lento.

      Infelizmente já não temos a máquina para averiguar esta situação :/

      1. Avatar de Zeppelin
        Zeppelin

        De facto o pormenor de verificar de está em slow motion tem muita importância e fica activo sem que nos apercebamos, pois quando filmamos a velocidade aparece normal e só notamos quando visionamos. o modo activado fica seleccionado sempre o ultimo a ser usado.

        Quanto aos vídeos que foram colocados são de facto em slow motion , o que também justifica a baixa definição, pois a resolução máxima para Slow é de
        Vídeo em câmara lenta WVGA: 768 x 512 (120 fps).

        Quanto a video HD é outra coisa, pois fica muito à frente do que o Galaxy S3 que também uso.

        Na minha opinião e porque a comprei mais barata (400) na TMN justifica bem o preço e a qualidade das fotos podia ser melhor, mas não me parece que seja tão má como alguns apregoam. O facto de ter um zoom óptico 21X é de facto um bom trunfo, e para o qual dei importância, visto ter como objectivo também os filmes HD, e o uso de tripé. Como a adquiri para filmaer provas desportivas o slow motion fica muito engraçado pois é perfeito.

        Em relação aos comentários anteriores de que nem é uma boa câmara nem bom telemóvel, não se aplica, pois a câmara não é telemóvel, apenas envia e recebe dado 3G ou SMS, e claro tem Wi-fi, bem como 50GB numa conta Dropbox que oferece o referido espaço por 2 anos.

        Por ultimo e em resposta a um comentário que refere que o instantâneo é impossível nesta câmara também é falso. se a desligarmos por completo demora, mas ela é feita para estar em stand-by, ou seja como acontece com os telemóveis, desligando só o display, e assim está pronta para disparar em 3 segundos, sem que drene por completo a bateria.

        Ah e outra coisa…. como não quero pagar tráfego 3G não uso o cartão SIM, aumentando assim a bateria que embora tenha boa autonomia tem a vantagem de ser a mesma que equipa o Galaxy S2, ou seja já comprei uma de reserva para os filmes maiores.

        Cumps

  18. Avatar de Paulo Duarte
    Paulo Duarte

    Uma boa análise embora discorde de um ponto em particular.
    A qualidade de imagem!
    Se o intuito desta análise foi verificar a conjugação da máquina fotográfica juntamente com o sistema android…sim, é interessante, não pioneiro mas interessante e tem algumas qualidades (ecrã por exemplo) que deixa muita gente com smartphones “topo de gama a chorar” 🙂
    Se analisarmos a parte da fotografia…está a anos luz de ser minimamente aceitável para o preço. Se for para tirar uma fotografia e colocar logo de seguida no facebook, é excelente, mas como já foi dito um bom smartphone faz o mesmo e com uma qualidade muito semelhante (mais mpx não é equivalente a melhor fotografia e por vezes tem o efeito contrário, depende das condições em que é tirada a foto, tamanho do sensor etc…)
    A falta de resolução é de bradar aos céus! Como máquina fotográfica deixa quase tudo a desejar, é mesmo muito má.
    E não sei se é propositado ou não mas no final do artigo tirando o “rosto belo” não é feito qualquer menção à qualidade das fotografias, que(opinião pessoal claro está)para quem gosta de fotografia não pode ficar minimamente agradado.
    Isto não invalida o que disse no início, uma boa análise até porque podemos sempre analisar o conceito e não a qualidade das fotos em si. 🙂

  19. Avatar de Nuno

    Experimentei esta máquina numa loja TMN, e fui logo surpreendido com um erro de HW, a máquina não funcionava. Depois experimentei desligar a máquina e voltar a ligar… desesperante, quase um minuto para que o sistema operativo Android arrancasse… se estiverem interessados em capturar aquele momento instantâneo, bem o podem esquecer.

    A qualidade de construção e as proporções da máquina não me entusiasmaram, antes pelo contrário. Penso que não é nem uma boa máquina nem um bom telemóvel e foi de facto uma desilusão.

  20. Avatar de Tomás
    Tomás

    Já alguém reparou, que este artigo sobre a máquina fotográfica com Android, está publicado na secção Windows?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Arquivado na categoria: Análises, Android, Multimédia & Imagem

      Deve ser a parte da multimédia e imagem que era subcategoria de WS. Já foi rectificado para a fotografia.

  21. Avatar de Zeppelin
    Zeppelin

    @Nuno

    @ Paulo Duarte

    De facto o pormenor de verificar de está em slow motion tem muita importância e fica activo sem que nos apercebamos, pois quando filmamos a velocidade aparece normal e só notamos quando visionamos. o modo activado fica seleccionado sempre o ultimo a ser usado.
    Quanto aos vídeos que foram colocados são de facto em slow motion , o que também justifica a baixa definição, pois a resolução máxima para Slow é de
    Vídeo em câmara lenta WVGA: 768 x 512 (120 fps).
    Quanto a video HD é outra coisa, pois fica muito à frente do que o Galaxy S3 que também uso.
    Na minha opinião e porque a comprei mais barata (400) na TMN justifica bem o preço e a qualidade das fotos podia ser melhor, mas não me parece que seja tão má como alguns apregoam. O facto de ter um zoom óptico 21X é de facto um bom trunfo, e para o qual dei importância, visto ter como objectivo também os filmes HD, e o uso de tripé. Como a adquiri para filmaer provas desportivas o slow motion fica muito engraçado pois é perfeito.
    Em relação aos comentários anteriores de que nem é uma boa câmara nem bom telemóvel, não se aplica, pois a câmara não é telemóvel, apenas envia e recebe dado 3G ou SMS, e claro tem Wi-fi, bem como 50GB numa conta Dropbox que oferece o referido espaço por 2 anos.
    Por ultimo e em resposta a um comentário que refere que o instantâneo é impossível nesta câmara também é falso. se a desligarmos por completo demora, mas ela é feita para estar em stand-by, ou seja como acontece com os telemóveis, desligando só o display, e assim está pronta para disparar em 3 segundos, sem que drene por completo a bateria.
    Ah e outra coisa…. como não quero pagar tráfego 3G não uso o cartão SIM, aumentando assim a bateria que embora tenha boa autonomia tem a vantagem de ser a mesma que equipa o Galaxy S2, ou seja já comprei uma de reserva para os filmes maiores.
    Cumps

  22. Avatar de Silvana
    Silvana

    Olá tenho uma camera desse. Muito bom por sinal.
    Eu gostaria de saber onde tem assistência técnica aqui no Centro de São Paulo