Corra o MacOS num smartphone/tablet Android

17 Comentários

Os smartphones/tablets são hoje é dia autênticos PC’s, capazes de correr quase tudo o que é aplicações e plataformas. Realizando algumas pesquisas na Internet descobrimos autênticas pérolas, que nos permitem recordar e experimentar alguns sistemas/plataformas antigos.

Hoje vamos mostrar como um utilizador com Android pode facilmente correr o MacOS num smartphone/tablet Andoid Vejam como é fácil e rápido.

macOS_00

No Pplware temos apresentados alguns projectos que têm vindo a ser desenvolvidos com o objectivo de correr as mais diversas plataformas nos dispositivos moveis. Já ensinamos  Como executar o Ubuntu num Samsung Galaxy S III?  ou Correr o Windows 95 no seu Android e até já sabemos que, por exemplo, o Ubuntu já corre no Nexus 7.

macOS_07

Hoje vamos ensinar como podem correr o MacOS, versão 6.0.8 (mais concretamente o Mini VMac, um versão baseada no Mac Plus) no Android.

Para tal basta que sigam os seguintes passos:

Passo 1 – Instalação do VMac no Android a partir da Play Store (aqui)

Passo 2 – Download do Mac Plus OS (aqui)

Passo 3 – Agora ligamos o Android ao PC e no SD Card criamos a pasta minivmac, para onde extraímos os ficheiros do Mac Plus OS. Depois de copiados os descativamos o armazenamento USB

macOS_01

Passo 4 – Em seguida, executamos no Android o VMac  e, com a tecla MENU do dispositivo, escolhemos a opção Insert disk

macOS_02

Passo 5 – Depois escolhemos a opção ”896K

macOS_03

…e depois é só deixar que o sistema arranque

macOS_04

Como referido, esta versão do MacOS era bastante limitada, oferendo as funcionalidades básicas e suporte para algumas aplicações e jogos, como era o caso do Shufflepuck Cafe ou Dungeon Of Doom.

macOS_05

Por omissão a janela do sistema operativo aparece em tamanho reduzido. Para aumentar, basta que carregue na tecla de MENU e escolha a opção SCALE.

macOS_06

Aproveitem para recordar o sistema da Apple, que tem data de 1983 e digam-nos o que acharam. Conhecem outros projectos do tipo?

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Malamen
    Malamen

    Mas alguém quer mesmo correr o Mac OS 6 num tablet quando os actuais sistemas móveis são muito mais avançados? Só se for por curiosidade mesmo.

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Exactamente.

      1. Avatar de TM
        TM

        é a mm razao por alguem querer correr o Spectrum emulado no Windows…. e ha uma palavra tipicamente portuguesa que explica isso tudo!

        so what?!

        1. Avatar de mário
          mário

          isso do zx spectrum é muito à frente

    2. Avatar de João
      João

      Recordar é viver.

      Eu também poderia fazer o mesmo comentário, visto não estar familiarizado com esse sistema, no tempo que esse era o mais actual, mas para quem usou esse mac, de certo que não se importa de dar mais uma espreitadela e despertar alguma memórias passadas.

      Além disso, podemos dizer que a curiosidade humana é algo sem limites. A tecnologia não serve apenas para o propósito a que foi destinada.

      Abraço.

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        podes ter a certeza que ninguém tem saudades dessa versão do sistema. A versão 7 essa sim!!! Ou então o próprio computador, um verdadeiro clássico!

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Claro, que mais havia de ser? É bom também para impressionar!

  2. Avatar de Francisco
    Francisco

    Podiam fazer um tutorial de como fazer isso no iPad, era uma optima ideia. Parabéns também por este tutorial, Parabéns pplware 😉

  3. Avatar de Miguel Boleixa
    Miguel Boleixa

    Muito bom! O tablet usado é um HOTT T201?

  4. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Já agora, aproveito para dizer que está funcional num Nexus 7. Experimentei pouco depois de ler aqui e funciona sem problemas. O próximo passo será experimentar Ubuntu.

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa tarde ,

      Experimenta já com o Kernel 3.7 , vai ser muito mais fácil e não tens de recorrer a versão móvel .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Dogzilla
  5. Avatar de Aso
    Aso

    E que tal não correr MacOS num tablet? Muito falta do que fazer.

  6. Avatar de alex
    alex

    Ok foi enganado pelo titulo, correr o 10.7 nativamente num tablet era muito bom para ser verdade.

  7. Avatar de caganamata
    caganamata

    Deve ser a mesma sensaçao de mudar da TV HD para a TV a preto e branco.

  8. Avatar de Bernardo P
    Bernardo P

    Que saudades !!! Excelente artigo, obrigado
    😀