Será hoje o Fim do Mundo?

302 Comentários

Segundo o Calendário Maya, hoje é o dia em que acaba o Mundo! Já foram várias as vezes que se disse que o Mundo ia acabar. Decerto todos (com mais de 12 anos) se recordam da passagem para o ano 2000, onde todos falavam do Fim do Mundo. Nada aconteceu nessa altura, assim como nenhuma alteração significativa existiu nas demais profecias, que se originaram ao longo dos anos.

00025261


A mais recente está relacionada com o Calendário Maya que indica que o Fim do Mundo será já hoje, dia 21 de Dezembro de 2012.

Mas será mesmo? Vamos conhecer algumas situações e revelações associadas a este evento.

Ao longo dos anos, mais propriamente partir dos anos 90, várias teorias e profecias sobre o “Fim do Mundo” têm sido abordadas. Nalgumas delas, várias religiões indicavam que o mundo acabava em 1996 e no ano 2000, afirmando que o fim da humanidade e do planeta como conhecemos era no 2º milénio. Mas tudo passou, e actualmente podemos verificar que as teorias e profecias referidas eram simplesmente mitos.

Contudo, durante estes últimos anos, têm-se vindo a desvendar mais uma vez certas profecias de algumas civilizações antigas, como o caso da Civilização Maia, e teorias de certos estudiosos de diversas áreas científicas que indicam que 2012 é o ano do grande evento.

Profecia Maia

calendariomaia

A profecia Maia (entre outras civilizações), indica que no dia 21 de Dezembro de 2012, portanto hoje!, é fim do calendário Maia, onde grandes eventos, como catástrofes naturais irão surgir e que será o fim da humanidade, como mostra o filme “2012”.

Teorias Científicas – Ufologia

Outras teorias, mais científicas, como de certos ufologistas acreditam que nos nossos antepassados tenham sido dominados por seres alienígenas, e que no dia 21 de Dezembro de 2012, vão regressar ao nosso planeta.

UFO-2

Sublinhando que não irá ser o “fim do Mundo” mas sim uma nova era para a humanidade.

Astrologia

Também a nível da ciência, mais na área da astrologia, acreditam que nesse mesmo dia os astros vão estar alinhados, e como esse alinhamento irá provocar impactos sobre o nosso planeta, que por consequência irá provocar desastres naturais.

meteor

Além destas teorias referidas, também foi posta a hipótese de um meteorito poderá colidir com a terra e por consequência acontecerá o mesmo que aconteceu há milhões de anos, na época glaciar, que deu a extinção dos Dinossauros.

Com estas teorias geradas por volta desta data, dia 21, surge também, a possibilidade de um apocalipse Zombie. Esta ideia, ou teoria, é falada e espalhada pelos blogs que retratam o “fim do Mundo”. Talvez uma teoria um pouco absurda e cinematográfica, mas mesmo assim é bem discutida.

Mas será mesmo verdade?

Apesar de incrivelmente assustadoras, todas estas teorias científicas, tirando as da área da ufologia, foram desmentidas pela NASA, com a justificação que algo do género como a queda de um meteorito ou algo a ver com a astrologia, não acontece num dia para o outro, e que é possível ser detectado antecipadamente, e até a data, nada de extraordinário que possa provocar tais acontecimentos foi detectado.

Que consequências este evento já teve?

Todo este alarido à volta do evento do Fim do Mundo, já trouxe algumas consequências, todas elas onde se verifica a preocupação das pessoas:

  • Na China, cerca de 1000 pessoas foram presas por lançarem campanha contra seitas/cultos que anunciassem o fim do Mundo.
  • Na pequena vila de Bugarach (França) bloquearam o acesso à montanha local, uma vez que se acredita que irá abrir-se, e surgirão aliens que irão recolher os humanos que estiverem por perto.
  • Ainda em Bugarach, cerca de 200 habitantes e centenas de polícias foram enviados para reforçar a segurança.
  • Na Rússia criaram um abrigo de 56 metros de profundidade – Bunker 42, onde se irá realizar uma festa de 2 dias. Cada pessoa pagará US $1.000.
  • Na vila de Sirinche (Turquia), os habitantes criaram um novo vinho com 2012 no rótulo, especialmente para hoje.
  • Na Índia, Austrália e China as pessoas já prepararam alimentos e abrigos.
  • Um agricultor de Hebei, Liu Qiyan, construiu sete esferas de fibra de vidro, com capacidade para receber 14 pessoas cada.
  • Empresas de turismo do México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador, vendem pacotes e promoções com o lema ‘O Fim do Mundo Como o Conhecemos’.
  • Nalguns locais do Brasil, preparam-se grandes cerimónias para o evento.

Se o Mundo não acabar, o que o pode fazer acabar?

Não sabemos se vai ou não acabar o Mundo hoje, mas  existe um fenómeno bem preocupante e que já começa a afectar o nosso planeta: a grande libertação de energia do Sol.

O Sol sempre esteve e estará em actividade, como é normal, mas ultimamente essa sua actividade tem sido mais intensa. Esse evento do Sol, poderá afectar-nos de uma maneira muito significativa, como ficarmos sem eletricidade no nosso Planeta. Apesar de não causar um desastre natural, este evento iria provocar uma crise global, que poderia ser o início de uma nova era, uma era sem eletricidade, começando tudo do zero.

Nota: Eu não tenho a certeza que este artigo chega a ser lançado! Smile

O que pensam em relação a este assunto? Acham que o Mundo irá mesmo hoje?

Comentários

302

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Frias
    Jorge Frias

    Estou baralhado. Maya ou Maia?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Podem ser ambos.
      Como Nova iorque/new York.

      1. Avatar de João Almeida
        João Almeida

        Ora se o artigo está escrito em Português, não podem ser ambos, mas apenas Maia…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Não..
          Podem ser usadas ambas.

          Vais ficar centrado nisso a noite toda?

          Cumprimentos.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Pode ser usada ou uma ou outra, não as duas no mesmo artigo 😉

            Se optam por escrever Maya têm que colocar sempre Maya em todo o artigo.

            Mas sim, são pormenores… Mas muitas vezes são os pormenores que fazem a diferença 😉

          2. Avatar de Marisa Pinto

            E qual a lei que diz isso? Já agora gostava de saber…

            Há pormenores e há pormenores.

            Feliz Natal.

          3. Avatar de José Oliveira

            Aqui a falarmos do fim do mundo e fim da humanidade e voces preocupados em como se escreve Maia?
            ahahah!!!
            É preferivel mesmo o fim do mundo….ahahah
            Cumprimentos e foi um prazer ler todas as vossas noticias todo este tempo PPLWARE!!!
            Vemo-nos numa encarnação proxima!! 😀

          4. Avatar de Marisa Pinto
          5. Avatar de lmx
            lmx

            Jõao Oliveira…
            ainda não sabemos se vai haver teletransporte para outra encarnação…lembra-te que tem havido greves por ai a fora…

            cmps

          6. Avatar de Vasco
            Vasco

            epa confeso que bastou ler 3 linhas do artigo para isso também me começar a fazer comichões :S por irrelevante que seja.

            Maya nunca tinha ouvido. Mas ainda aceito que possa ser dito das duas maneiras…

            Mas as duas formas no mesmo artigo é um bocado…

          7. Avatar de Marisa Pinto

            Maya nunca tinhas ouvido?, ok..

            E tens alguma coisa dizer quanto ao artigo?

            Feliz Natal.

          8. Avatar de Vasco
            Vasco

            Quanto ao artigo só tenho uma coisa a dizer!

            http://www.youtube.com/watch?v=wWhc29j5U3U

            Mas li o artigo com muito interesse para não mudar a minha opinião anterior: bunch of bullshit 😛

            Há tantas teorias de apocalipse como análises que dizem que o calendario maia não contemplava anos bissextos, e assim sendo o dia 21 de dezembro deles foi há 6 meses atrás ou assim. Em relação aos fenómenos associados a este dia, não tenho qualquer autoridade cientifica para comentar, mas parece-me que é obra do acaso: deve ser possivel associar um fenómeno cósmico excepcional capaz de extinguir a vida na terra como a conhecemos a qualquer dia do ano (aliás, partindo do pressuposto que o espaço é infinito, então esta probabilidade é 101% – como é que ainda estamos vivos?)

            De volta ao calendário maia, tanto quanto sei apenas marca o fim de um ciclo. grossa comparação, é como se passassem de AC para DC no nosso calendario gregoriano…

            Mas prima pela curiosidade genérica o artigo, considerações gramaticais à parte.

        2. Avatar de João Sousa

          como o novo acordo ortográfico entraram também as três letras (k, y, w) no abecedário português.
          portanto pode-se escrever das duas maneiras

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Pronto, aí está a explicação. Obrigada João!

            Feliz natal

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            Ninguém disse que não podias escrever das duas maneiras, o que está em discussão é que após escolher uma forma de escrever a mesma deve ser mantida durante o artigo.

            “Aquela equipa é boa, mas aquele time é melhor”

            “I like this color, but I prefer that colour!”

            Que raio de sentido isto faz?! Num artigo “profissional”!

          3. Avatar de Vasco
            Vasco

            O facto das letras existirem não quer dizer que eu escrever kadeira em vez de cadeira seja gramaticalmente correto.

            (sem relação direta à questão maia/maya)

          4. Avatar de Marisa Pinto

            Nesse caso ‘não se pode’ pois Kadeira não é uma palavra que exista (oficialmente), nem que tenha o mesmo significado (oficialmente mais uma vez) que Cadeira.7

            Já Maya/Maia/Mayan são 3 formas diferentes de escrever um nome, e todas com o mesmo significado.

            Feliz Natal. 🙂

          5. Avatar de mikaelle

            vou dizer uma cosa sicerra pra voces que sabem o dia e a hora que o mundo vai sem acabar e deus nao sao voces okk

          6. Avatar de Telemaco
            Telemaco

            Pode-se sim, mas quando se usa um num artigo não se usa outro. Regras de bom português.

        3. Avatar de Bruno
          Bruno

          Caro Joao,

          A Marisa esta Certa, podem de facto ser usados os dois nomes, Passo a explicar:

          Neste artigo, o Claudio Refere o “Calendario Maya” e a “Civilizacao Maia”

          Seria inconsistente se mais abaixo o Claudio mudasse para Calendario “Maia” e Civilizacao “Maya”.

          Como tal nao acontece, e o Claudio manteve a consistencia na denominacao de Calendario e Civilizacao, esta perfeitamente correto!

          Cumprimentos.

        1. Avatar de Jorge Frias
          Jorge Frias

          Não sei se há alguma lei ou não. Não lhe vou dizer como fazer o seu trabalho. Apenas o disse por uma questão de coerência. Mas eu não percebo nada disto… digo eu…

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Ora exactamente,
            Nao me vai com certeza dizer como vou fazer o meu trabalho.

            Já quanto ao fim do mundo, gostaria de saber a sua opinião. É para isso que cá estamos 🙂

            Feliz Natal.

          2. Avatar de Jorge Frias
            Jorge Frias

            Faço-lhe a pergunta ao contrário:
            Qual a lei que diz que se pode escrever de duas maneiras diferentes no mesmo artigo? E não venha dizer que é o acordo ortográfico? Como é o seu trabalho deve saber explicar-me. É que continuo confuso…

          3. Avatar de Marisa Pinto

            Nao uso AO, nem isso tem tem nada ver com AO.

            Nao há lei, portanto posso fazer, certo?

            Continuo à espera da sua opinião acerca do tema..

            Cumprimentos.

          4. Avatar de Marisa Pinto

            Quando se pede opinião, é isto que acontece..

            Feliz Natal, mais uma vez.

        2. Avatar de Luís Cruz
          Luís Cruz

          Não há fim do mundo hoje, porque eu acredito que os ET somos nós num futuro longínquo que regressamos ao passado… Logo não acaba hoje 😀

          Uma vez dada a minha opinião sobre o fim do mundo, e sendo pieguice ou outro adjectivo qualquer, é de muito mau grado ver uma administradora/editora, de um blog de esta dimensão, ter as reacções que teve.
          De facto não sei se existe uma lei ou não… Não estou qualificado nem informado para tal. Mas relativamente à coerência num texto que seja, ela tem que existir.
          E como vos conheço há muito anos, não é de todo esta a filosofia de ‘ignorar’ o que os leitores tentam alertar, mesmo que estes estejam totalmente errados.
          Mas deixo a dúvida ao tardio da hora…

          Festas felizes para todos!!

      2. Avatar de andre lopes

        Correto, o problema é que pelo que se tem visto os filmes e séries dão azo aos cromos replicarem na realidade, repara no que tem acontecido pelo mundo fora, “fenómenos” de extrema violência e uma estúpida ignorância de copiar o que é visto nos filmes. Tudo tem limites nesta vida. Este medo incutido e expiatório de haver sempre alguém que quer descobrir o que é ser uma verdadeira besta!! O que vejo nestes fenómenos de fim do mundo, bug do milénio, o Nibiru, só imaginação. A culpa desta é do Sr. Dr. Cabelos em pé que aparece em múltiplos programas que passam no Canal História e no National Geographic, são horas a fio de puro disparate, baseado em um argumento de que a verdadeira ciência não consegue provar o contrário doravante há espaço para a redundância patética. Facto real e mais que comprovado, os Maias foram um povo próspero e com uma crença muito particular, desenvolvidos pois estudavam e observavam o meio ambiente e a ligação aos astros, pois deles dependiam e acreditavam piamente nisso. Nao, não foi nenhum ET(zinho) que veio à Terra deixar pó de pirilipimpim para os primatas Maia virar um ser inteligente.

        O Homem realmente é inteligente, mas não aprende. Porque depois deste “fim do mundo” vai haver sempre mais um e over and over again. Deixo uma questão, deveras pertinente para mim.

        Porque ainda andamos de volta dos peanuts???

    2. Avatar de Carlos
        1. Avatar de Marcelo Jordao
          Marcelo Jordao

          Mas referem-se ‘a Maya, astrologa, ou a abelha? Agora estou confundido….

    3. Avatar de luiz alves de melo junior
      luiz alves de melo junior

      sera que todos irão sombar dos mayas se o mundo não acabar hoje

  2. Avatar de zicx
    zicx

    Por aqui pelo Alentejo ainda esta tudo calmo…..

    1. Avatar de André
      André

      Aqui pelo Alentejo é tudo mais lento!
      É como a gripe das aves, antes de cá chegar já tinha acabado.
      Portanto, por cá estamos safos 🙂

      1. Avatar de lmx
        lmx

        olha que não sei …eles encontram-te nem que estejas escondido lol 🙂

        cmps

    2. Avatar de Joel Caetano
      Joel Caetano

      Aqui pela Guarda também 🙂

  3. Avatar de Tony Silva

    Este blog contém muitos artigos a explicar estes e outros mitos.

    http://www.astropt.org/

    1. Avatar de Claudio Catarino
      Claudio Catarino

      Gande blog 😉

  4. Avatar de Jorge Castro
    Jorge Castro

    Vou me servir de voluntario para ajudar o bruce willis para arrebentar com o calhau. toda ajuda é bem vinda….

  5. Avatar de m4x
    m4x

    Epa, à umas horas lá fora ficou escuro, pensei que o mundo estava a acabar, mas afinal só estava a ficar de noite…..

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Aqui ouvi as portadas a bater, mesmo à 00:00

      Por acaso até associei, eheh

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Aqui no trabalho, já esta um frio de rachar nas imediações, estimo que esteja para acontecer, estou prevenido por algum tempo…tenho ar condicionado, mas se eles cortarem a luz…”fico na mão”…

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        é que não tenho alcool aqui para aquecer… 🙂

        cmps

        1. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          Bom dia ,

          Quanto ao artigo , ele é pertinente porque pelos vistos até alguns dos políticos que comandam actualmente Países vieram com este assunto a baila , refiro-me como exemplo a Austrália .

          Eu sou por defeito desde tenra idade muito materialista , isto o que significa é que para mim toda a minha percepção das coisas se baseia no processo cientifico , tudo o resto passa-me ao lado .

          Na minha modesta opinião o artigo tem um erro enorme , nós só ficaremos sem electricidade se existirem tempestades electromagnéticas vindas do sol , existem alguns geradores por esse Mundo fora que têm blindagens contra essas radiações , mas são de facto poucos , o que quero dizer é que nada de muito significativo se alterou na estrela Sol nos últimos anos , essas tempestades podem acontecer agora como poderiam ter acontecido a milhares de anos atrás e provavelmente já aconteceram .

          Por aquilo que acabei por escrever perceberam que embora preocupante o facto de ainda não se terem generalizado em todos os dispositivos que estejam de uma forma ou de outra dependentes da electricidade protecções que evitem estas radiações , eu diria que ainda mais preocupante que tudo isto é o aquecimento global que tem transformado por completo a dimensão das tempestades no nosso planeta , o aquecimento global pode condenar o planeta a ma terceira era glaciar precoce e isto é gravíssimo , porque deveriam ter sido tomado medidas a muito tempo e por questões meramente economicistas não se faz nada , agora até o protocolo de Kioto está ser posto de lado .

          De qualquer das formas é sempre bom que um artigo destes seja publicado e deveria ter-se discutido o conteúdo e menos se Maia se escreve assim ou assado .

          Cumprimentos

          Carlos Carvalho

          1. Avatar de Marisa Pinto

            “e deveria ter-se discutido o conteúdo e menos se Maia se escreve assim ou assado.”

            Pois realmente, porque, mesmo que saibamos que pode ser apenas evento que não trará alterações, estes artigos servem principalmente para estas discussões saudáveis, ver pontos de vista, conhecer opiniões e perspectivas acerca do assunto.

            Feliz Natal 🙂

  6. Avatar de Joel Caetano
    Joel Caetano

    Muito bom, gostei do artigo mas penso que não irá acontecer nada de especial.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Claudio Catarino
      Claudio Catarino

      Vais ver que vai ser apocalypse zombie 😀

      1. Avatar de Joel Caetano
        Joel Caetano

        Pois é a teria mais plausível :p

        1. Avatar de Claudio Catarino
          Claudio Catarino

          Assim já se pode dar uso aos anos de COD xD

          1. Avatar de Joel Caetano
            Joel Caetano

            Claro, não ando a treinar para nada!!! 🙂

          2. Avatar de Claudio Catarino
            Claudio Catarino

            Mas não fiques para trás 😀

          3. Avatar de Joel Caetano
            Joel Caetano

            Não meu 🙂

          4. Avatar de Mr. PeaceXDA
            Mr. PeaceXDA

            Tambem se te vais basear no jogos menos tãtico que existe nao te vais safar muito xD

          5. Avatar de Claudio Catarino
            Claudio Catarino

            Lá está, é esse o objectivo

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Cá é dia 21 há 1 H.
    Em Sydney já são 12 H do dia 21.
    Em Lima, Peru ainda faltam 5 H para o dia 21.

    Não se sabe nada sobre a hora/fuso horário do acontecimento ?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      E a pergunta mais pertinente…

      haverá stream da coisa??

      😀

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Houve uma certa embrulhada quanto à segunda imagem do post, se era Maia ou Azteca. Esta foi a imagem que mais gostei sobre o dia 21.
      http://www.flero.net/wp-content/uploads/2012/11/574719_369568133132877_78040813_n.jpg

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        You deserve a price for that! You will see the end of the world in first hand, live, and ultra realistic! You will feel like a non-survival of the end! Congratulations!

        Just kidding man, you deserve an oreo

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          eu já tinha visto isso antes, mas continuo a rir

      2. Avatar de Marcos Santos
        Marcos Santos

        O pessoal tende a confundir os calendários, por acaso tinha mesmo há pouco colocado um comment sobre isso.

    3. Avatar de lmx
      lmx

      o fuso horário seria o da local onde viveriam os Maias, lógico….

      quanto ao streaming em directo e free não sei, mas Pago certamente vai haver…vai ser descontado no teue no meu subsidio de Férias lol, por isso já que imos pagar, optem por streaming pago que é de qualidade!!

      cmps

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    O artigo está bom no geral, pois não mente nem desmente só analisa as teorias. Mas estragaste um bocado no último parágrafo.. A actividade do Sol não anda nada de especial a nivel de intensidade, está tão intenso como em 2004. Não viste um dos videos da NASA sobre o assunto? É que o pico de actividade do Sol só acontecerá para o ano e será o MENOR pico de actividade dos ultimos 50 anos!

    1. Avatar de Claudio Catarino
      Claudio Catarino

      Sim exacto, mas tme sofrido alguns picos, e bem a pouco tempo sofreu alguns, que até houve problemas com o trafego aereo 😀

    2. Avatar de Marisa Pinto

      No entanto é uma das hipoteses.

      Assim como o aquecimento global que, pessoalmente, me preocupa mais.

  9. Avatar de TM
    TM

    Alguém me sabe dizer se o fim do mundo está atrasado?
    Isto é uma vergonha. Nada funciona como deve de ser em Portugal.
    Aposto que nos outros países o mundo já acabou e nós aqui à espera e nada.
    O Governo tem que por fim a estas greves.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Acho que já privatizaram o fim do mundo!!

      1. Avatar de Paulo Silva

        Creio que cancelaram a privatização. Não estavam reunidas todas as condições para que o Mundo pudesse acabar para o nosso Ministro das Finanças!

      2. Avatar de Leandro
        Leandro

        A palavra Maya tinha que estar em itálico, mas isso pouco importa

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Assim sendo teriamos que colocar TUDO que é nomes não portugueses em itálico. (windows, linux, android, iphone…..)

          Maya não é uma expressão, mas sim um nome.

          Gostava de saber era a tua opinião acerca do artigo.

          Feliz Natal.

    2. Avatar de Joel Caetano
      Joel Caetano

      É sempre a mesma coisa em Portugal 🙂

  10. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    É só para dizer que por aqui já acabou. Para já estou a gostar, quebrou a rotina e não doeu quase nada!

  11. Avatar de David Silva
    David Silva

    Acho sinceramente um post desnecessário, e que em nada é interessante, visto que não adiciona nada de inteligente ao que o comum intelectual já sabe.. Já agora..
    O tal fim do mundo dado para o ano 2000, era por causa do tal possível bug do y2k, em que os computadores ficavam com um bug qualquer por terem três 0s ou qualquer coisa do género.. E advinha daí uma catástrofe qualquer.. Absurdo.
    O calendário Maia é usado em “numeração” de base 13, assim como o nosso é decimal.. E é de facto o fim do calendário, mas assim como o nosso passa de dia 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, o deles (um dos muitos utilizados), também volta ao início..
    Se algum objecto vindo de fora da terra estivesse em rota de colisão com a terra, era certamente avistado bastantes dias antes.. Nenhum asteróide viaja a velocidade suficiente para chegar de um zona não visível até à terra em horas/minutos..

    Acho que no mundo em que vivemos, espertos são os que se aproveitam da situação, de forma ética e legal, obviamente, como alguns empresários norte americanos, que constroem bunkers de alta tecnologia, com geradores de energia para semanas, comida para meses… Não os vendem baratos, certamente, e não enganam ninguém..

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Vá lá.. ambos sabemos que se não tivesses gostado, não estarias aqui a comentar, ainda para mais com tanta teoria. 😉

      Feliz Natal

    2. Avatar de Mr. PeaceXDA
      Mr. PeaceXDA

      Ou seja reclamas-te do post, mas nao adicionas-te nada de inteligente e que nao foi falado e abordado. Ok…

    3. Avatar de lmx
      lmx

      isso dos asteróides serem detectados a tempo não é bem assim…não existe uma politica de observação radial sobre a defesa do planeta de asteroides…

      Por acaso nós planeta terra já tivemos alguns sustos e alguns recentemente,e descobriram-se por acaso, graças a deus passaram al lado, porque se viessem para cima de nós….o calendario Mais tinha falhado por pouco…
      é-nos completamente impossível controlar feitos dessa natureza neste momento, se já a monitorização é imprecisa e existe quando existe, imagina arranjar uma solução em dias para resolver este problema…
      Já viste a pura das complicações que é uma básica missão a Lua, por exemplo….imagina agora uma coisa feita em dias para lidar com asteroides alguns maiores que a terra e desvia-los a velocidades incríveis…não é fazível pura e simplesmente…

      cmps

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Bom dia ,

        Concordo a monitorização do espaço sideral é ainda algo incipiente , diria que não é liquido que se detecte asteróides ou outros corpos celestes com a antecedência necessária , desde a queda da URSS e do termino da guerra fria que praticamente não se investe nesta área , excepção feita a alguns telescópios ou a criação da estação espacial Internacional , mas como disse de uma forma muito lenta .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

      2. Avatar de João Inácio
        João Inácio

        Um asteróide maior que o planeta seria um planeta errante, não um asteróide. De qualquer maneira, basta um asteróide com alguns km de diâmetro para provocar extinção a nível global.

        Mas sim, o céu é um “sítio” muito grande para ser observado fácilmente e não temos meios para uma monitorização eficiente e muito menos contramedidas rápidas e eficazes.

        Acho que no dia em que detectarem um asteróide em rota de colisão com a Terra, mais vale fazermos as nossas preces.

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    Hoje é o fim do fim do mundo

    Finalmente acaba!

    Agora que este está a acabar temos que começar a pensar num novo fim do mundo

    1. Avatar de Paulo Silva

      Mas com um Ministro das Finanças diferente, ok?

  13. Avatar de Azorean
    Azorean

    Aqui nos Açores só sopra um vento forte e por vezes uma chuva mais intensa, o que por esta altura do ano é normalissimo. Tudo normal aqui nesta altura…

    1. Avatar de Azorean2
      Azorean2

      Aqui em São Miguel O vento sopra forte :O

  14. Avatar de Bruno Catarino
    Bruno Catarino

    UAU!!! que grande mudança no mundo…
    Já é INVERNO!

    ps: é a unica alteração que notei :p

  15. Avatar de BeGone
    BeGone

    Quer dizer…se o pico do ciclo deca-anual do sol coincidir com o dia de hoje. E se a EMC vier direitinha a nós… Sem dúvida que sim…e se isso coincidir com o calendário dos maias…os gajos até podem vir a ter razão 😉 Vamos esperar para ver…esperemos que a existir a dita “anómala EMC” ela passe muito ao lado da nossa Terra.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois…isso de esperar para ver, tanto pode correr bem como correr mal…mas quando não temos outra solução…

      cmps

      1. Avatar de BeGone
        BeGone

        Pois amigo…com 8 min de antecedência…pouco se pode fazer, a não ser esperar para ver. E para quem tem Fé…rezar 😉

  16. Avatar de André
    André

    Vocês acreditam em tudo o que a NASA vos diz? Acham que se a NASA soubesse que o mundo ia acabar dizia a população humana? Para depois entrarem todos em pânico e ser o caos total? Não acreditem em tudo o que eles vos dizem porque muitas das vezes estão a mentir para a população não entrar em pânico.

    Cumprimentos

    1. Avatar de BeGone
      BeGone

      Amigo…uma “coisa” com a potência de “1 milhão de bombas atómicas” (esta específica do pico o ciclo de 10 anos do sol). Anteriormente já fomos(planeta)atingidos de “raspão” por pequenas EMC’s (EUA; informa-te)com prejuízos avultados. Sabe-se(fotos da NASA;HUBLE confirmam em outros sistemas solares) que já destruiu planetas e até estrelas !? Sobre o nosso planeta já A NASA não afirmou nada, e da mesma forma eu só considerei a hipótese. Lembra-te que a luz do sol demora 8min a chegar até nós, e a NASA não tem como prever em que direcção é que vai a EMC (se já não ocorreu). Portanto é impossível evacuar um planeta inteiro em 8min…e mesmo que fosse, iriam evacuar-nos para onde ? Marte ?

      1. Avatar de Mr. PeaceXDA
        Mr. PeaceXDA

        Pois xD evacuar o mundo em 8 minutos… bem esse era o melhor achivement de sempre xD tives-te piada hahaha (pela positiva) xD Feliz Natal!!!

        1. Avatar de Paulo Silva

          Sem dúvida, seria um troféu Platina na PS Network!
          🙂

      2. Avatar de lmx
        lmx

        concordo plenamente…somos demasiado básicos e pequeninos para podermos alterar um facto destes, da mesma forma que outras civilizações anteriores e sofisticadas foram incapazes de sobreviver aquilo que as fez desaparecer…

        Se tiver que acontecer e algum dia acontecerá…não seremos capazes de detectar isso, ou a detectar, e tarde demais, ou não temos hipotse de fuga…estamos fechados no aquario, além disso somos demasiados para evacuar…não sei pra onde …

        cmps

        1. Avatar de Mr. PeaceXDA
          Mr. PeaceXDA

          epah mas aqui ninguém viu o filme armageddon? é possível!! xD

        2. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          @LMX ,

          As civilizações que no nosso planeta desapareceram não foi devido a uma EMC nem a nenhum choque de qualquer corpo celeste , no caso dos Mais foi o sistema de irrigação que eles montaram que acabou por sucumbir e o alimento acabou , as guerras são outro dos factos que fazem com que certas civilizações tenham desaparecido , não foram as pessoas que desaparecerem ainda hoje existem descendentes do Mais , é preciso não fazer confusão .

          Cumprimentos

          Carlos Carvalho

      3. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        a luz é que demora 8min, a matéria demora mais tempo, do tipo uma hora(mais coisa menos coisa)… mas como dizes-te é impossível prever e evacuar a Terra, e para além do mais o Sol não esta no seu pico de atividade, I mean já esteve mais, e não sobe de uma hora pra outra

        1. Avatar de BeGone
          BeGone

          Amigo, a matéria que falas…é luz. Mas num fluxo anómalo de energia que equivala a um milhão de bombas atómicas sob a mesma forma de radiação pela qual nos chega a luz em 8min. Essa luz é resultante da radição emitida pelas tempestades solares na superfície do sol. Mas não vale apena estarmos com preciosismos, quando falamos de um periodo de tempo tão curto. A NASA previa o pico so ciclo solar de 10 anos para Dezembro de 2012…mas agora já dizem Maio de 2013. A ciência é assim…o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira.

  17. Avatar de Fábio

    Mas mesmo se o mundo acabar vai ter o sorteio do Windows 8?
    heheheheeheheheh….
    Sempre estaremos cercados de pessoas que acreditam em qualquer profecia, mas como diria Descartes, devemos duvidar de tudo, buscar provas racionais do que esta sendo afirmado.
    Então o mundo não vai acabar e provavelmente não ganharei o Windows 8.
    Um forte abraço,
    Fábio

    1. Avatar de Claudio Catarino
      Claudio Catarino

      Epah, podiam antecipar o do iPad mini xD

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu acho estas teorias todas muito engraçadas, principalmente quando são desmentidas categoricamente por alguém com dois dedos de testa xD

    No outro dia foi o director do centro de astronomia (não tenho certeza deste nome) à TV falar sobre este assunto, e convidaram também uma astróloga. A senhora levou uma tareia… UI! Até a mim doeu xD

    1. Avatar de lmx
      lmx

      sabes ća em portugal tinhamos também indivíduos muito expertos no Banco de Portugal, mas sabes a realidade é que tiveram que ser os dirigentes de Cabo Verde a dizer a Portugal que havia dinheiro em Barda a ser levado do País…pois é…
      fia -te nos doutores e não corras e vais ver se não és atropelado por eles…

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        estou obviamente a falar do BPN, para os menos atentos lol

        cmps

  19. Avatar de andre lopes

    OMFG até aqui? Nibiru, Maias e amiguinhos ET’s é tudo marketing lá dos doutores das teorias, repara, vendem-se livros, faz-se programas, séries, filmes, replicações de filmes ao estilo low cost e entope-se os media de tretas. O Maias afinal na visão do Doutor cabelos em pé (Canal História), eram uns gorilas, eram lá inteligentes(?) wtf! Esta gente demonstra uma visão muito autista da realidade (my friends). Qual mitos do top de audiências, melhor que o Planeta X ou o Godzilla seria mesmo o Tubaralho, quiçá vai cair no planeta terra no dia 23/12 (Maia fails? Nám, puro marketing do Doutor cabelos em pé). Cmps e até ao mundo novo de amanhã lol, acabou-se a Era MAia enought!

    1. Avatar de Mr. PeaceXDA
      Mr. PeaceXDA

      Em relação aos filmes ainda bem e séries tambem… sao sempre bem vindas….

      1. Avatar de andre lopes

        Entretanto estou-me a recordar do fenómeno dos anos 60(?) Alien abduction, os ET[zinhos] que vinham cá a Terra fornicar a malta, aquilo era dia sim dia sim, meh… Já se fartaram? Ou o big foot, ou o monstro do lago ness, ou as esplicações de que os maias e outros receberam ajudar dos ET’s, que os seus deuses eram ET’s, So much crap…

        isto nao é o fim, é o inicio de mais peanuts.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ignorance is bliss. Good for you…

  20. Avatar de Luis
    Luis

    Eu vendo lugares no céu e/ou no inferno.. é como quiserem 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Lol, por momentos li ‘vendo celulares’

      Mas nao vamos mais longe, no artigo, onde diz consequências, houve quem já fizesse dinheiro ao construir abrigos onde só entra quem paga.

      A vida é um negocio, cada vez mais tenho certezas disso. 🙂

      Feliz Natal

    2. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      bora abrir um negocio, tu arranjas os lugares, eu faço as viagens para os clientes, até faço com diferentes tipos e velocidades, dá dinheiro

      hehehe

    3. Avatar de AcerTravel
      AcerTravel

      Sem fatura, pois o fisco aí não toca…
      🙂

  21. Avatar de Luís
    Luís

    Só Deus sabe!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      lol
      o problema acho que é esse mesmo é que nem DEUS sabe lol… 🙂

      cmps

  22. Avatar de SERGIPE
    SERGIPE

    EXISTEM SATÉLITES SEM FUNCIONAR… AQUI EM SERGIPE… O SBT E OUTROS CANAIS SAÍRAM DO AR…

  23. Avatar de SERGIPE
    SERGIPE

    SERÁ QUE ISSO ESTÁ OCORRENDO EM OUTROS ESTADOS…?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      é o fim do mundo meus caros…ondas electrómagneticas enormes capazes de rebentar com as comunicações..ja esta lol 🙂

      1. Avatar de Mr. PeaceXDA
        Mr. PeaceXDA

        HAHAHAHAAH isto só visto LOOOL este pessoal…..

    2. Avatar de Juliana
      Juliana

      Aqui em Sao Paulo estamos sem SKY desde ontem…

  24. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    Well, eu hoje tenho consulta no médico, pra mim é de certeza o fim heheh

    Just a question: porque que mandaram 200 habitantes lá praquela aldeia? a polica percebo mas os habitantes, será carne para canhão?

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      *para aquela

    2. Avatar de lmx
      lmx

      “Well, eu hoje tenho consulta no médico, pra mim é de certeza o fim heheh” lol 🙂

      cmps

  25. Avatar de Agostino De Giorgio
    Agostino De Giorgio

    Segundo o que li o povo Maia ao fazer o calendário não teve em consideração os anos bissextos. Ou seja, o mundo supostamente já deveria ter acabado à cerca de 7 meses atrás LOL

  26. Avatar de lmx
    lmx

    lol…
    não digo hoje, um dia terá que acabar certamente…já houve momentos em que esteve muito perto de acabar, quer por acção humana(1995 salvo erro), quer pelo facto de antecipadamente se terem apercebido de se dirigiam para a terra asteroides enormes a velocidades loucas…mas afinal passaram ao lado, graças a deus…lol.

    Não sei , mas realmente o calendário Maia/Maya, wherever intriga-me…eles tinham um calendário com uma exactidão quase impossível, capazes de prever situações a milhares de anos(é o que os cientistas do assunto dizem)…
    isto parece-nos estranho…pensando o ser humano que afinal tinha chegado ao ponto mais avançado da civilização humana e afinal descobre que muito antes afinal havia povos….avançadissimos…

    nessas civilizações fica sempre a questão…porque desapareceram??
    Se isso aconteceu com eles, pensamos nós e com lógica…acontecerá connosco certamente…

    eles tinham um calculo cíclico de 500 em 500 anos acontecia algo de errado…eu não sei mas o que é certo é que o calendário acaba cedo para nós…

    Qual o cataclismo que os impediu de continuar o calendário???bem vou deixar isso para quem sabe lol(talvez os extraterrestres sejam os culpados).

    cmps

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      o que aconteceu em 95? quanto ao desaparecimento deles há quem diga que houve uma guerra entre 2 tribos e se mataram entre si. yup esse foi o fim do mundo deles.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..

        Eu tenho uma referencia aqui algures no meu “sótão” lol a 1995 🙂

        Trata-se obviamente do lançamento em grande escala e até a exaustão de bombas atómicas da RUSSIA para os EUA e dos EUA para a RUSSIA.

        O ser humano não conseguiria suportar condições de forma que sucumbiria…o próprio planeta terra, não lidaria bem com a coisa e muitas alteração aconteceriam…se calhar era mesmo melhor cais um asteroide do que isso acontecer lol.

        Trata-se portante de alarmes de ataques nucleares, e os RUSSOS que detém o maior Arsenal Nuclear do Mundo cerca do dobro dos EUA, prepararam-se para a coisa…mas não aconteceu.

        Não consigo encontrar um link de 95, estava convicto de quer era de 95 se encontrar coloco.

        Deixo-te no entanto um de 1983 do famoso Stanislav Petrov…

        http://en.wikipedia.org/wiki/Stanislav_Petrov

        cmps

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Fico fascinada com o conhecimento que para aqui anda…

          Somos um país de talentos “escondidos”! 🙂

          Feliz Natal

          1. Avatar de lmx
            lmx

            lol 🙂

            sabes que a malta gosta destes assuntos, causa sempre muita surpresa e uma busca incessante pelo que aconteceu e porquê heheh.

            🙂

            Feliz Natal

          2. Avatar de Carlos Carvalho
            Carlos Carvalho

            Marisa ,

            Basta teres acesso ao censos que foi feito a 2 anos acerca dos visitantes do Pplware para perceberes que o nível de conhecimentos dos nossos leitores é grande , aliás estava na altura de um outro porque me apercebo claramente que em 2 anos temos muito mais leitores .

            Carlos Carvalho

          3. Avatar de Marisa Pinto

            Tenho que fazer outros censos 🙂

      2. Avatar de lmx
        lmx

        boas…
        eu bem me parecia que tinha isso aqui arrumado no “sotão” lol 🙂

        Trata-se de um incidente quanto a mim e a muitos provocado intencionalmente mas que poderias ter acabado muito mal…foi na Noruega, e uns anos depois do fim da guerra fria…la estão os Américas a picar de novo a Russia!!

        O presidente russo chegou mesmo a abrir a famosa mala de lançamento dos misseis, e vá lá lembrou-se de não carregar no botão, por bom senso…aconteceu assim!

        http://en.wikipedia.org/wiki/Norwegian_rocket_incident

        cmps

    2. Avatar de Jorge Alex
      Jorge Alex

      Imx, há teorias sobre o porquê de os Maias terem desaparecido, mas não há certezas. Mas o maior mistério nem é o seu desaparecimento, mas sim de onde veio todo o conhecimento que detinham! São uma civilização antiga é verdade, mas surgiu do nada, demonstrou conhecimentos avançadíssimos e desapareceu… sem ninguém saber responder a nenhum desses 3 mistérios.
      No entanto uma coisa é sabida e é isso que eu gostava de corrigir. Os Maias não se baseavam em calendários de 500 anos. Eles baseavam-se em bak´tuns, cada um dos quais correspondia a 26 mil anos. Esses 26 mil anos correspondem ao ciclo do aparecimento das Pleiades no céu. A cada mês de Março elas tornam-se visíveis no céu noturno (atualmente falando) e sempre no mesmo dia em períodos de 72 anos. De 72 em 72 anos aparecem 1 dia antes em relação aos 72 anos anteriores. Entretanto, a cada vez que o Sol e a Terra coincidem com o centro da galáxia, a recontagem recomeça e as Pleiades completam o ciclo. A soma de todos esses ciclos perfaz 26 mil anos. E é precisamente isso que a data de hoje indica!
      Hoje a Terra estará alinhada com o Sol e por sua vez esse alinhamento apontará exatamente para o centro da Via Lactea. Da mesma forma, as Pleiades estarão no céu exatamente no mesmo ponto em que estavam há 26 mil anos atrás. Esse é o final do ciclo, o início de outro cíclo, de outro bak´tun, de outro calendário.
      Agora o verdadeiro mistério sobre o fim da humanidade é real! Os planos também não são ficção, nem se espera que os humanos destruam o planeta. Por isso é que até 2030 todos aqueles que não se tornaram vegetarianos terão sido eliminados da face da Terra. Isso não será nenhum efeito astronómico, nem solar, será uma exigência de Bolon Yokte e será aplicado sobre os humanos… por humanos!
      Bom Natal e Bom Ano a todos.

      1. Avatar de Jorge Alex
        Jorge Alex

        Bem, corrigi o Imx, mas na verdade também tenho de me corrigir a mim e apresentar as minhas desculpas.
        De facto eu falei em bak´tun quando deveria ter dito grande contagem, ou ciclo maior. Na realidade o que o Imx disse não está assim tão incorreto, pois quando diz que os Mais tinham um cálculo cíclico de 500 anos, o que ele estava na verdade a exemplificar era um bak´tun.
        Não são 500 anos, mas são aproximadamente 400. A grande contagem engloba 13 desses bak´tuns, que perfaz 5.125 anos. Dessa forma surge a data de hoje por oposição ao ano de início, 3114 A.C.
        Reinicia-se hoje um novo bak´tun sim, mas sobretudo uma nova grande contagem, devido à localização das Pleiades em relação à Terra. No fundo é apenas isso em termos astronómicos que há a registar. Em termos ocidentais é apenas mais um solstício de inverno.
        Quanto ao fim do mundo… bem, em termos geológicos e planetários, não se espera que acabe de um dia para o outro. Na verdade existirá um fim para o mundo, provavelmente quando o Sol engolir a Terra daqui a 5 mil milhões de anos, mas nessa altura já não haverá humanindade nem qualquer tipo de vida na Terra há muito tempo.
        Quanto ao fim da humanidade informem-se melhor sobre a nova ordem mundial ou a irmandade Rosa Cruz, poderão ter uma ideia da escala da mortalidade que devemos esperar. O motivo já o disse e a informação que justifique isso também pode ser entendida se estiverem dispostos a pesquisar e entender.

        1. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          Boa noite esclarece lá isso melhor eu sou vegetariano a 16 anos ,mas não pertenço a nenhuma religião ou ordem ou seja o que for , manda lá aí uns links para que a malta possa ler um pouco sobre essa irmandade Rosa Cruz , eu entretanto fiquei tão curioso com o teu post que me vou por já a caminho de perceber aonde queres chegar .

          Cumprimentos

          Carlos Carvalho

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Obrigado Jorge Alex pela explicação…

        É uma área que me fascina , esta sobre grandes civilizações…

        o que eu tentei dizer é que os Maias previam que a cada cerca de 500 anos acontecia algo mau…

        não conhecia a forma de calculo deles, mas parece-me extremamente evoluída…como é que eles observavam o espaço, não poderia ser a olho nu??!!

        Para eles terem um calendário tão avançado, como civilização…estariam cá a muito tempo…custa me a crer que desapareceram rapidamente…só pode ser explicado por catástrofe…

        pois se eles eram muito evoluídos, em guerra ganhariam sempre…a não ser que não investissem em tecnologia militar lol

        estranho mesmo…

        cmps

    3. Avatar de Mr. PeaceXDA
      Mr. PeaceXDA

      Segundo a história o nossos vizinhos espanhóis dizimaram toda a tribo…

    4. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Com os Mais o que aconteceu foi a fome e depois a guerra , os canais de irrigação construídos pelos Mais para alimentar a sua população colapsaram , afinal nada assim de tão intrigante .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  27. Avatar de Dat55
    Dat55

    o fim do mundo só começa ás 06:30

    1. Avatar de Juliana
      Juliana

      Em ponto? Horário de Lisboa? 🙂

      1. Avatar de Vasco

        Hahaha.. horário de brasília !

    2. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Acho que não! Ainda vai durar até as 12:10 horas, que é quando começa (ou devia começar) o Inverno.
      Agora fora da brincadeira,
      Isto de calendários é uma grande confusão; provavelmente há mais de dez calendários em vigor! E mesmo o que nós usamos para ficar um pouco mais rigoroso “tiraram-lhe” os dias 5 a 14 de Outubro de 1582 inclusive! e mesmo assim, lá para o ano 4 mil e tal haverá uma diferença de um dia que será necessário “eliminar”
      Boas Festas p’ra todos!

  28. Avatar de sonia
    sonia

    xiiiii k medo nem consigo dormir:D

  29. Avatar de Rui
    Rui

    Se a electricidade no mundo falhasse não começávamos do zero!! Porque o conhecimento FELIZMENTE está armazenado em livros!
    Acredito sim num período difícil de reposição dos serviços e alguma anarquia, mas por si só não seria a causa do fim da humanidade.

  30. Avatar de joao verissimo
    joao verissimo

    aqui em coimbra está tudo normal….

  31. Avatar de iryna

    todoa sabem que e mentira
    mas se fosse verdade ja nao presisar de comprar prendas pro o natal
    e ja nao e presiso ir a escola

  32. Avatar de Luu
    Luu

    na verdade eu estou mais preocupada com o fim do mundo nao com a maneira q a pessoa escreve:)
    se o mundo acaba hj ninguem nunca vai saber q houve uma leve briga sobre Maia Ou Maya 🙂

  33. Avatar de Juliana
    Juliana

    No Brasil ainda estamos aqui…tudo bem!!! 🙂

  34. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Pelo distrito de Santarém tudo normal.
    Mas disseram que o sol, a terra e a via láctea estariam alinhados, fenómeno que acontece todos os anos…mas em Portugal esta programado para as 11h11m certo? Se tiver enganado, digam.

  35. Avatar de andre ferraz
    andre ferraz

    Não vale a pena dramatizar… no mundo árabe, hoje é dia 7 de Safar (2º mês do calendário) de 1434, pelo que ainda falta uns anitos para chegar a 2012…

    1. Avatar de Pedro Duarte
      Pedro Duarte

      Bem visto xD
      E no Chinês então…

  36. Avatar de Casstiel
    Casstiel

    Nalguns paises hoje já é dia 22 😀

    Se acaba ou não, penso que não, pois acho que é preciso vida para tudo ter sentido, se o mundo acabar qual é a lógica de nem haver um vazio?

    Se haverá alguma transformação, gostava que sim, a humanidade precisa de mudar este sentimento egoista da sua proprio vida e passar a conviver no sentido se viver.

    BOM NATAL

  37. Avatar de Fernando Borges
    Fernando Borges

    Em Vila Real, de momento está tudo OK!
    Esta história vai mesmo acontecer. Penso que não com o drama que nos foi vendido com o filme 2012, mas pelo menos as variações no equilíbrio dos polos é falado como sendo um dado científico. Depois numa coisa que os Maias acertaram e já lá vão muitos anos, os planetas vão mesmo estar alinhados e essa conjugação é efectivamente perigosa. A ver vamos, sem stress.
    Ainda assim, curtam o mais possível. Quem devia acabar de uma vez por todas era o nosso governo. Pelo menos alguma coisa de boa acontecia.

  38. Avatar de ThiagoF
    ThiagoF

    Se em Portugal chega atrasado e no Brasil então que chega atrasado e com juros :P.

  39. Avatar de Fernando Borges
    Fernando Borges

    Em Vila Real, de momento está tudo OK!
    Esta história vai mesmo acontecer. Penso que não com o drama que nos foi vendido com o filme 2012, mas pelo menos as variações no equilíbrio dos polos é falado como sendo um dado científico. Depois numa coisa que os Maias acertaram e já lá vão muitos anos, os planetas vão mesmo estar alinhados e essa conjugação é efectivamente perigosa. A ver vamos, sem stress.
    Ainda assim, curtam o mais possível. Quem devia acabar de uma vez por todas era o nosso governo. Pelo menos alguma coisa de boa acontecia.

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Acerca do governo estou contigo , ontem já era tarde para estes gajos sem vergonha saírem do poleiro .

      Carlos Carvalho

  40. Avatar de Diogo
    Diogo

    Por acaso vou passar a noite prevenido. Estou com três amigos. Um fuzileiro – para os zombies, um enfermeiro – para tratar das feridas que ai venham, e um bancário – que ou serve de escudo ou para atirar aos zombies… 😛

    1. Avatar de Vasco

      Eu pegava algum Sr. Politico para essa função de escudo ! hehehe..

      1. Avatar de Carlos Carvalho
  41. Avatar de André Carvalho
    André Carvalho

    Estas coisas sempre me fizeram rir! E se o mundo ‘acabasse’ mesmo, o que e’ que podiamos fazer ? E’ completamente estúpido discutir-se um assunto destes.
    O que não e’ estúpido são os rios de dinheiro que ja’ correram ‘a pala disto. E nem 1 euro veio aqui parar..

    1. Avatar de André Carvalho
      André Carvalho

      Atenção que não me estou a referir com ‘estúpido’ ao artigo, nem nada que se pareça. Estúpido e’ todo este alarido à volta de algo sem qualquer fundamento científico.

  42. Avatar de José Silva
    José Silva

    Boa noite

    Durante o presente dia (21/12/2012) ficará provado que o povo Maia (ou Maya) ou qualquer outra civilização antiga não tinha o que os seus grandes defensores pensam que tinha.

    Já se questionaram: Quantas mentes brilhantes existem na terra?? será que as catastofres naturais (geradas pela propria natureza, como é obvio), tem uma data especifica para acontecer? ou então, para os mais facciosos: já pensaram na quantidade de milhões e milhões de dolares que são gastos atualmente pela NASA??

    Existe (felizmente)muita mente brilhante, muito dinheiro a ser gasto para que nós estejamos em segurança. Não adianta vir com a teoria A,B,C…

    Sinto-me contente, porque sempre acriditei que a atual inteligencia neste mundo fosse superior à que já existio.

    Mais uma história. =)

    abraços e cuidado com o fim do mundo..ahahah

    1. Avatar de Pedro Duarte
      Pedro Duarte

      Se a NASA fosse exemplo para alguém… Aliás, se os Americanos fossem exemplo para segurança da humanidade!!!!!!!!!!!!

  43. Avatar de Rui Guedes
    Rui Guedes

    A autora deste artigo merece um prémio! Não só escreveu um artigo em condições, como tem sido hábito, como tem respostas à altura de cada comentário! 😀 quanto ao mundo acabar hoje, nao me convinha mesmo, mesmo nada… É que acabou de me chegar o raspberry pi e ainda nao tive tempo de brincar com ele. 😉

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Rui Guedes , estas distraído , não foi a Marisa que escreveu o artigo ela só o publicou .

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Rui Guedes
        Rui Guedes

        Pronto, mas pelo menos deve ter sido ela que respondeu aos comentários… 😀

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Olá,
          Obrigada antes de mais pela atenção 🙂

          Sim, foi o Cláudio que escreveu o artigo, assim como eu coloquei algumas partes para complementar.

          Feliz Natal 😉

  44. Avatar de Hermes
    Hermes

    Galera de boa…imaginem se em algum lugar do planeta faltar energia hj???…pode ser no interior de sp ou em qualquer parte do mundo!!…imaginem como as pessoas que acreditam piamente no FINAL DO MUNDO vao agir??…maluco isso ne??..Deixo a todos um feliz ARMAGEDOM..e tbm,quem sabe…UM FELIZ NATAL A TODOS!! (se caso nao formos exterminados!!)…vlw genteeeeeeeeeeee!!!

  45. Avatar de Gontijo
    Gontijo

    Aqui em Goias a energia acabou nesse exato momento e a Record está fora de ar.

    1. Avatar de Gontijo
      Gontijo

      Em São Tomé Das Letras aconteceu algo de estranho já? ‘-‘

  46. Avatar de Azorean2
    Azorean2

    Não é por nada mas acho que acabou de fazer um pequeno sismo aqui nos açores na ilha de são miguel :O

  47. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém sabe se o fim do mundo já chegou à assembleia da república?

    Isso sim era uma notícia positiva!

    1. Avatar de AcerTravel
      AcerTravel

      Apoiado!

    2. Avatar de Gonçalo Damas
      Gonçalo Damas

      Podes querer 😀

    3. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      É pá essa é que era uma boa noticia .

      Carlos Carvalho

  48. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    “Também a nível da ciência mais na área da astrologia,(…)”
    A astrologia é uma ciência? Desde quando? O professor Bambo é cientista? E a Maya, aquela do dilema na TVI, também é cientista?
    Não haja dúvidas: estamos mesmo no fim do mundo…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Quando se fala em astrologia nem sequer penso nessas pessoas.
      Astrologia é uma ciência (pode é n ser aceite como tal no mundo cientifico), uma vez que se baseia num estudo intensivo de alguma questão, tem fundamentos, e tem anos de pesquisa.

      Agora nao podemos confundir ciência com cientistas, e aí claro que nao tem nada a ver.

      Estou a falar da arte em sim, sim é ciência uma vez que ciência = conhecimento

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        A astrologia é considerada uma Pseudociência …

        Abc e bom Natal

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Ou ciência não exacta.
          Mas continua a ser ciência

          Feliz Natal 🙂

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Não! A astrologia não é ciência!
            Ou tu vais a 50 000 astrólogos e pedir para te preverem o futuro e eles dizem-te o mesmo?

            Astrologia não tem método científico, é uma tanga que inventaram para enganar as pessoas.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Caro Pedro,
            Reveja pf., o significado de ciência não exacta.

            Cumprimentos,

            Marisa Pinto.

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Vais me dizer que a astrologia é uma ciência não exacta? Balelas!

            As ciências não têm que se basear em modelos e teorias científicas aceites! Apenas o grau de exactidão da resposta pode não ser 100%!

            Agora diz-me em que teoria se baseiam os astrólogos para fazerem previsões? De que a sombra de Júpiter influencia o comportamento das pessoas?

          4. Avatar de Marisa Pinto

            Isso terás que perguntar a um astrólogo.

            Mas ciência é conhecimento, algo que traz sabedoria, que traz aprendizagem, que está em constante pesquisa, estudo, etc etc

            Ciência não é apenas para cientistas, existem as ciências humanas (não exactas – economia, psicologia, historia…) e as ciências exactas (biologia, informatica, matematica…), e não podemos dizer que não são só porque não acreditamos.

            Eu também nao acredito em várias coisas, mas temos que ver as coisas como são ou pelos menos nas categorias que se inserem

            Cumprimentos & Feliz Natal

    2. Avatar de Pedro Duarte
      Pedro Duarte

      Offtopic: A Maya é da SIC xD

  49. Avatar de naga
    naga

    voces ainda acreditam nessa baboseira? ke vão chegar alianiginas ao nosso planeta! pff!! vão curtir suas vidas e não se preocuparem com o fim do Mundo pois o mundo so acaba para uma pessoa quando esta morre!! cumprimentos de uma pessoa que não acredita nessas mentiras!! maias os maiores mentirosos da historia! abraço!!

  50. Avatar de Stephanie

    o meu pc foi se abaixo mesmo as 00:00.hehee
    feliz natal a todos 😛

  51. Avatar de Abrao
    Abrao

    Ate’ quando toda teoria,profecia,estimativa e previsao que o mero homem tenha criado ter acabado e’ quando o veu da ignorancia ira’ se destapar da vista dos homens e verao o que o verdadeiro,todo-poderoso e atemorizante Deus mostrara’ que somente a ELE pertence o PLANO DIVINO DOS TEMPOS e seu proposito na sua imensa criacao. ELE nos diz nas suas santas escrituras que SOMENTE a ELE pertence a GLORIA,O PODER E A FORCA. Jesus disse que ninguem,excepto o PAI-DEUS, conhece o dia da terminacao deste sistema de coisas. nem os anjos,nem o filho-JESUS. Os Mayas nao se colocariam no lugar do Altissimo e avancar datas calendares do fim do mundo. Podem ter absoluta certeze que hoje nao sera’ nenhum fim do mundo. Esse mundo e’ obra dum projetista inteligente e apesar de os humanos nao entenderem porque’, ele nunca permitira’ que esse planeta chegue ao fim num ocasional acidente cosmico. O fim que o proprio DEUS decretou para este mundo, nao significara’ o fim da raca humana mas sim do inteiro e iniquo sistema de coisas controlado por Satanas e seus demonios: sistema politico,economico e religioso de coisas. E dai,DEUS restabelecera a condicao original do planeta como lar duma humanidade justa abaixo do SEU governo como nos dias do primeiro casal humano-Adao e Eva…

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Bom dia ,

      É pá o que é que eu posso dizer do teu testamento , não sei se novo ou velho , esse teu Deus tem de andar mais atento aos padres pedófilos e a outras tantas atrocidades que dizem , eu como disse no post acima sou pela ciência , acredito que tudo tenha uma resposta cientifica , mesmo que no momento actual não nos seja possível explicar como é que o Universo foi criado a teoria católica ou de outras religiões também não consegue .

      Isto porque precisamos que algo exista para que se crie e possa ser transformado , e este pequeno grande problema faz com que qualquer teoria neste momento vala zero , o que acredito sim é que um dia a comunidade cientifica tenha uma explicação .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

    2. Avatar de Pedro Duarte
      Pedro Duarte

      A data de hoje marca o fim de um ciclo e o início de outro.
      A chamada 4ª Dimensão

  52. Avatar de Ruben Miguel
    Ruben Miguel

    Epá se acabar que acabe mais a tardinha, que agora tenho muito trabalho para fazer e não me dava jeito nenhum que acabasse agora… 🙂

  53. Avatar de pacheco
    pacheco

    A grande actividade de sol é normal. De 11 em 11 anos, o Sol tem um pico de actividade. 2012 é um desses anos. Voltará a acontecer em 2023. Se tratarmos bem do nosso planeta, teremos sempre o campo magnético da terra a proteger nos das tempestades solares.

  54. Avatar de seila
    seila

    fgs asserio tao todos com medo que o mundo acabe n vai tipoo ja andao a dizer isso desde 1996 ja foi a muito tempo portanto arranjem cualquer coisa para fazer e nao penssen no FIM DO MUNDO otarios hahahahahahahahahahhahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha tou a gosar mas agora sserio o fim do mundo e soi pra quem bate as botas

    1. Avatar de pedro
      pedro

      asserio?
      tipoo cualquer coisa para fazer, talvez penssen que é melhor gosar com o isto do que levar asserio…

      loooool

  55. Avatar de kafry
    kafry

    Amanha já dou a resposta,pessoalmente não acredito nessas tretas.Agora fora de bincadeiras a Civilização Maia tao avançada para fazer estes calendarios,mas ao mesmo tempo fazer sacrificios humano…,isto é dár uma no prego e outra na ferradura

    1. Avatar de Pedro Duarte
      Pedro Duarte

      Então e nós?
      Tanta informação, tanta inteligência… E deixamo-nos enrolar por políticos corruptos? É que ainda por cima somos “nós” que os escolhemos!

    2. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Sem dúvida ,

      Eu quando era puto ainda com poucos conhecimentos achava que a civilização Maia era qualquer coisa , hoje com o conhecimento que existe sobre esta sociedade sabe-se que era violenta e acima de tudo os sacrifícios de crianças e pessoas é algo asqueroso para que eu considere sequer esta dita civilização Maia como uma das que marcou fosse o que fosse .

      Carlos Carvalho

    3. Avatar de lmx
      lmx

      não conheço praticamente nada sobre eles…mas a ideia que tenho é que eram oferendas…para que não houvesse catástrofes…

      presumo que teriam alguma figura divina como entidade máxima…
      nos cá também temos DEUS, Alá,SHIVA, e sei la mais o quê lol

      Penso que na civilização Grega também se faziam oferendas deste género, mas não tenho certeza.

      cmps

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Boa noite ,

        Na civilização grega não tinhas sacrifícios humanos , os gregos tinham os seus próprios Deuses e foram os primeiros a inventar o conceito de democracia tal como hoje a conhecemos , que convenhamos cada vez vale menos .

        Carlos Carvalho

  56. Avatar de JP (djlinux)

    Acabei de acordar… Abro os olhos, ligo a TV e… Fosga-se … As mesmas noticias de sempre, os mesmos jornalistas, a mesma lenga-lenga…Crise, TAP, Coelho, Futebol em crise, Cavaco, Hospitais em dividas, resgates…

    PORRA !! Afinal o fim do mundo é a que horas?

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      JP ,

      Acredita que estou ainda a rir do teu post , like

      Carlos Carvalho

    2. Avatar de lmx
      lmx

      hahahah

      presumo que vá acontecendo…lol

      Começou em 2008 com a crise imobiliária americana, estendeu-se a Europa e nós cá me Portugal já estamos nela há muito…

      Não sei a que horas vai ser o final da coisa, mas pelos reports que fizes-te :crises,greves, regates, hospitais em divida,troikas, etc, já chegou e posso-te dizer que é liderada por varias entidades…

      Acho que é desta lol 🙂 desta não nos safamos…

      cmps

  57. Avatar de Valente
    Valente

    O mundo já esteve para acabar no ano da Besta o 666. Mas como não aconteceu nada nesse ano passou a ser no novo ano da Besta o 1666 (por ter o 666). Neste ano ninguém fazia nada, a vida parou porque ia acabar o Mundo. Neste ano houve um grande incêndio em Lodres que destruiu mais de metade da cidade (aquilo era quase tudo em madeira!). Daí que muita gente pensasse que já era o fim do dito.
    Finalmente nada aconteceu ao Mundo em 1666.
    Portanto agora só vai acabar em 2666 o novo ano da Besta.
    Portanto, haja tranquilidade.

  58. Avatar de Rui
    Rui

    Vários Pontos:

    Ufologia e astrologia não são cências.
    Astronomia é cência e nenhum astronomo disse que o mundo ia acabar. Acerca do sol o único consenso é que vai engolir a terra daqui a 5000 Milhões de anos… Que medo

    http://www.publico.pt/ciencia/noticia/o-mundo-vai-acabar-mas-nao-sera-a-21-de-dezembro-de-2012-1578182

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Sim é o fim de um ciclo , neste caso o fim da nossa Estrela .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Ciência não se restringe apenas aos cientistas.
      Ciência é conhecimento, logo essas duas áreas são, sim ciências.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de Ricardo Cardoso
        Ricardo Cardoso

        Desculpe Marisa, mas não concordo consigo. A experiência como prova de qualquer teoria faz parte das ciências, e nenhuma dessas duas consegue provar nada… Senão que mostrem um OVNI real e palpável, ou que expliquem como duas pessoas nascidas no mesmo dia e à mesma hora tenham diferentes acontecimentos ao longo de cada dia da sua vida…

        Quanto a acabar o mundo… http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012-12-21/o-mundo-nao-acaba-hoje.html

        1. Avatar de Marisa Pinto

          É natural que não concorde.

          A questão de algumas áreas serem ou não ciências depende de muitos pontos de vista e argumento.
          O seu é válido 🙂

          Mas existem outros que a mim, e a outras pessoas, também justificam que sejam ciências.

          Por exemplo.. todas as ciências nasceram da filosofia. Porque não se considera a filosofia ciência? Toda a experiência tem que ser palpável? Não.
          O conhecimento não é algo que se mostra em forma solida, como objecto… a inteligencia, a aprendizagem, etc etc..

          Há ciências (ou se perferir, disciplinas) que o objectivo é o crescimento intelectual do ser humano, e não deixam de ser ciências porque não há um objecto final palpavel (mas que se manifesta em acções/comportamentos/atitudes..)

          É uma questão pertinente, assemelho-a a outras tantas sem resposta conclusiva 🙂

          1. Avatar de Ricardo Cardoso
            Ricardo Cardoso

            Marisa, não falei em ser palpável (físico) mas em ser passível de prova… Coisas bem diferentes… O ar não é palpável mas pode ser provada a sua existência. Toda a disciplina que não consegue provar as suas teorias, não é ciência. E Filosofia não é ciência, se o não fizer! Aliás, pelo que estudei nessa disciplina, parece-me mais uma arte de retórica e demagogia… Daí que o poder da palavra pela retórica ganhei poder na Grécia Antiga, grande fonte de filósofos!… Mas isto já é outra discussão…

          2. Avatar de Carlos Carvalho
            Carlos Carvalho

            Boa noite a filosofia foi a mãe o pai de todas as outras ciências , passando pelos métodos empíricos até chegarmos ao método cientifico foi um longo caminho e até que me provem que este método está errado continua para mim a ser a minha estrela polar , o resto pode acrescentar alguma coisa mas é uma tal mistura que ninguém se entende e isso certamente não é ciencia , sei também que no campo cientifico existem problemas do género , mas quando provado e testado pelo método cientifico em vigor não há como contestar .

            Chamo a atenção que mesmo dentro do espectro dos cientistas existem muitos que elaboram teorias antes de conseguirem demonstrar é assim que nos desenvolvemos com teorias , mas que essas teorias venham de pessoas que tenham conhecimentos reais , senão for assim saímos todos defraudados .

            Cumprimentos

            Carlos Carvalho

            Cumprimentos

            Carlos Carvalho

      2. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Errado Marisa, ciência é um método é é um perigo esse tipo de informações, chama-se a isso iliteracia científica, pode continuar a se justificar mas só vão continuar a demonstrar que não tem cultura cientifica que não tem mal nenhum eu também tenho muita falta de cultura em muito outras áreas e por isso mesmo não comento essas áreas. Este artigo está muito mau e cheio de desinformação.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Caro Nuno,
          Chame-lhe o que quiser, mas é a minha perspectiva sobre este assunto, assim como verifico que tem a sua, mas não o insulto.
          Quanto ao artigo, penso que quererá promover o seu blog, através dessas premissas, e lamento não sermos um jornal de classificados.

          Cumprimentos.

          1. Avatar de Nuno José
            Nuno José

            Eu também não a insultei ninguém, quem escreve em blog deve estar preparado para a crítica mesmo quando esta é mais mordaz, chamar alguém de insulto não é um insulto, como eu próprio digo eu sou inculto em muita coisa e por favor que seja sempre corrigido e aprenda sempre que me corrijam, achar que este artigo está correcto é que é um insulto ao conhecimento

      3. Avatar de lmx
        lmx

        Concordo que Ciência é conhecimento, e não se restringe apenas a cientistas..

        Todos nós temos a nossa ciência…

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia

        cmps

  59. Avatar de Woot!
    Woot!

    Marisa o que escreves logo no inicio está errado. Segundo o calendário maia não acaba o mundo. Parem de fazer confusão com as estórias inventadas pelos media e nomeadamente blogs como este. Segundo o calendário maia hoje acaba um ciclo de vários anos, não acaba o mundo. Em nenhum local maia encontras algo que mencione o final do mundo.

    1. Avatar de Pedro Duarte
      Pedro Duarte

      O pior é que os media têm muito mais expressão que os próprios Maia!!
      E depois, os que têm a oportunidade de fazer a diferença… Não a fazem!

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Woot!
      Bom dia.
      Em primeiro lugar, eu não escrevi.
      Em segundo lugar, basta pesquisares Maia + fim do mundo, e verificas que as pessoas associaram ess fim de ciclo, ao final do mundo, uma vez que existem outras tantas teorias.

      Cumprimentos,
      MP

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Não escreveste mas publicaste. É o mesmo.

        Se o artigo não está em condições deveria ser reescrito. O que as pessoas associam ao fim do mundo a mim não me diz nada. Uma coisa é associarem outra é dizer:

        “Segundo o Calendário Maya, hoje é o dia em que acaba o Mundo!”

        Esta afirmação está completamente errada e leva ao descrédito desta civilização, volto a frisar que em nenhum achado Maia estava presente tal citação ou profecia.

        Não é nada pessoal nem contra o artigo, apenas acho que não deveria ser transmitida informação errada, principalmente em blogs conhecidos, o mesmo se diz do jornal Metro de hoje que publica exactamente a mesma asneirada.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Estamos todos errados, portanto, pois associamos o final do calendario ao final do mundo.

          Não escrever mas publicar não é o mesmo. Queres criticar aprende a diferenciar conceitos.
          Depois a pesquisa, não precisa de ser muito extensiva, diz-nos que ha essa associação entre final do calendario/final do mundo.
          E aqui, como não somos cientistas nem pouco mais ou menos fazemos do calendario maia a nossa vida, demos a conhecer o que se tem dito/porque se disse acerca do final do mundo.

          Feliz Natal.

  60. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Daqui a nove meses a população mundial vai aumentar!

  61. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Pena é o pessoal continuar a confundir os calendários, esse que está aí é Aztec o calendário Maya não é assim.

    Aztec
    http://en.wikipedia.org/wiki/Aztec_calendar_stone
    Mayan
    http://nbcnews.to/ZjePA2

  62. Avatar de David
    David

    Claro que não! O Gangnam Style ainda não tem mil milhões de visualizações no youtube…
    http://www.idigitaltimes.com/articles/13690/20121214/apocalypse-gangnam-style-nostradamus-december-21-2012.htm
    🙂

  63. Avatar de Afonfo
    Afonfo

    gostava de saber onde é que está escrito que os maias escreveram que o fim do mundo seria hoje, isso é que seria noticia

    1. Avatar de Marisa Pinto

      O calendário Maya termina no dia 21 de Dezembro de 2012. Daí se pensar que o Mundo acaba hoje.

      1. Avatar de Pedro Duarte
        Pedro Duarte

        Já diz bem o ditado “Quem conta um conto, aumenta um ponto”.
        Agora já é tarde tirar a ideia errónea de fim do mundo

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Pois.. e com as redes sociais… ui.

  64. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    O mundo não acredite que acabe mas acaba de certeza o dia 21 de Dezembro de 2012

  65. Avatar de Pedro Duarte
    Pedro Duarte

    Já que o mundo não vai acabar, preocupemo-nos com outras coisas.
    A palavra Maia ou Maya é mesmo irrelevante. Pior é separar o sujeito do predicado com uma vírgula.

  66. Avatar de Paulo Bastos

    Estou curioso para saber qual vai ser a próxima profecia do fim do mundo, já que esta vai falhar…

  67. Avatar de Emanuel Alves
    Emanuel Alves

    *Vamos todos morrer* xD

  68. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Uma coisa é certa é o fim do mundo para muita gente, hoje.
    Especialmente aquelas crianças que morrem por falta de alimento.

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Verdade nua e crua , e já agora acrescenta as que morrem nas guerras , nos atentados mais nojentos e cobardes e os que também morrem porque uns tantos querem ser muito ricos para que os outros sejam muito miseráveis não tenham aonde viver , nem direito a saúde nem a agua potável nem ……. bom isto seria um se nr de factos que até mete dó .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

  69. Avatar de Rui Capucho
    Rui Capucho

    Um recomeço seria benvindo. Como a solução inicial para qualquer computador que comece a dar problemas – Reiniciar!

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Rui Capucho ,

      De facto o caminho seguido pela humanidade desde que os actos começaram a ficar registados e pertencem a História de todos nós , não é nada brilhante diria que existem tantos actos hediondos perpetuados pela raça humana quer com os seus semelhantes quer com o Mundo que os rodeia que provavelmente não merecemos o ara que respiramos , mas numa análise mais fina da questão o que te apercebes facilmente é que afinal esses actos que foram cometidos por Humanos como nós estavam a mando dos ditos poderosos e sempre foi assim uma pequeníssima minoria a mandar na maioria 99,9999999% , e de facto não sei se seria justo esse reboot ou reinicio como lhe chamaste .

      O que sei claramente é que a humanidade hoje está numa mudança de paradigma que é preocupante , perdem-se muito facilmente os valores morais e sociais , sendo que estes são substituídos pela avareza pela venda da própria mãe se for necessário , e aí concordo que deveríamos fazer um reset ao caminho que estamos a fazer e voltar a reposicionar para que pudéssemos voltar a um caminho mais justo com todos em que a riqueza fosse distribuída de uma forma mais equitativa e justa , para que não se verificassem os fossos enormes que cada vez advínhamos que por aí vêm , considero que a classe média foi a maior conquista que a democracia conseguiu , mas estamos a beira de perder essa classe média então será que a democracia ainda continuará a fazer sentido ?? … eu também não sei e interrogo-me todos os dias com estas novas realidades , pessoas que perdem tudo e que acabam nas ruas , famílias que se desmembram por dificuldades financeiras , este hoje é o autentico fim do Mundo que deveríamos estar aqui a discutir .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  70. Avatar de Raul Teixeira
    Raul Teixeira

    Ola malta mais uma vez vou explicar o que se sucede temos muitas teorias em questão mas só uma pode ser a mais concreta e a mais concreta e sobre o sol eu não sou cientista mas sei o que procura então aqui vai a minha explicação sobre o sol.

    Para melhor perceber o sol e o que ele faz ao nosso planeta visite este site http://pt.wikipedia.org/wiki/Neutrino

    O neutrino é uma partícula subatômica sem carga elétrica e que interage com outras partículas apenas por meio da interação gravitacional e da fraca (duas das quatro interações fundamentais da Natureza, ao lado da eletromagnética e da forte)[1]. É conhecido por suas características extremas: é extremamente leve (algumas centenas de vezes mais leve que o elétron[2][3]), existe com enorme abundância (é a segunda partícula mais abundante do Universo conhecido, depois do fóton) e interage com a matéria de forma extremamente débil (cerca de 65 bilhões de neutrinos atravessam cada centímetro quadrado da superfície da Terra voltada para o Sol a cada segundo)[4].

    Agora pergunto-me porque a terramotos?
    R:Porque quando o sol atinge a terra a terra liberta os Neutrinos que por sua vez eles entram em contacto com a agua e destrói em o subsolo ao destruir o subsolo as placas entram em movimento o que causa os terramotos e maremotos e sismos tudo isto porque o campo gravitacional entre o sol e aterra esta a ter problemas electromagnetismo..

    Sem mais um bom natal e um bom ano novo e a terra continua em movimento por mais um milhares de anos.

    1. Avatar de andre ferraz
      andre ferraz

      Permite-me discordar… as placas continentais deslocam-se porque “flutuam” no magma…
      mais cientificamente: considera-se a existência de 12 placas principais, todas elas com falhas, pelo que com o decorrer do tempo serão sub-divididas. Todas elas estão em movimento, devido às “correntes de convecção” que ocorrem na astenosfera (camada logo abaixo da litosfera): as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma) em direcção à litosfera, que, ao chegar à base da litosfera, tende a movimentar-se lateralmente e perder calor por causa da resistência desta e depois descer novamente dando lugar à mais material aquecido…

      ou seja, enquanto o manto (magma) não arrefecer e solidificar, continuará a existir o movimento das placas tectónicas e … terramotos/tsunamis (consoante a origem do mesmo)

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Boa noite ,

        Sem dúvida André , estou totalmente de acordo contigo o planeta Terra é constituído pela crosta terrestre com cerca de 40 Kms de profundidade depende das regiões pode ser ligeiramente superior ou ligeiramente inferior , depois temos o manto superior , o manto inferior e depois o núcleo também ele subdividido por superior e inferior e é aqui que se concentra os metais pesados dando origem ao campo magnético da Terra .

        Ora as placas tectonicas como o André explicou estão sempre em movimento criando zonas de subducção ( link aqui :http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_de_subduc%C3%A7%C3%A3o) que é basicamente aonde a matéria é literalmente engolida pela Terra e que criará pela fricção e aumento de calor os vulcões , existem outras zonas chamadas de cordilheiras que basicamente é aonde a Terra cresce e se expande empurrando desta forma a placa adjacente criando este ciclo de renovação destruindo muitas vezes , tal como o André explicou este movimento de placas dá-se no manto superior aonde as pressões fazem com que a temperatura atinja temperaturas elevadíssimas fazendo com que a matéria se funda produzindo o magma , que pelas suas características viscosas é ideal para que se possa mover , quando as tensões desse magma são insustentáveis para as rochas / matéria envolvente dão-se rupturas que são sentidas como tremores de terra por vezes violentíssimos .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

        1. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          Só uma coisa que me esqueci de referenciar , é por esta razão que os vulcões estão todos eles (excepto os do hawai) referenciados perto do litoral .

          Cumprimentos

          Carlos Carvalho

  71. Avatar de JustSomeone
    JustSomeone

    Sim é hoje.
    agora vou despaxar-me para ir para o ponto mais alto cá da aldeia para ver melhor.

    Foi um prazer, Pplware, obrigado por tudo 🙂

  72. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    «Esse evento do Sol, poderá afectar-nos de uma maneira muito significativa, como ficarmos sem eletricidade no nosso Planeta. Apesar de não causar um desastre natural, este evento iria provocar uma crise global, que poderia ser o início de uma nova era, uma era sem eletricidade, começando tudo do zero.»

    Hum, alguém anda a ver a série «Revolution»….

    1. Avatar de Claudio Catarino
      Claudio Catarino

      Por acaso acontece algo semelhante acontece 😀

  73. Avatar de Frederico Velez
    Frederico Velez

    Contagem longa Data Gregoriana

    0.0.0.0.0 11 de agosto de 3114 a.C.
    1.0.0.0.0 13 de novembro de 2720 a.C.
    2.0.0.0.0 16 de fevereiro de 2325 a.C.
    3.0.0.0.0 21 de maio de 1931 a.C.
    4.0.0.0.0 23 de agosto de 1537 a.C.
    5.0.0.0.0 26 de novembro de 1143 a.C.
    6.0.0.0.0 28 de fevereiro de 748 a.C.
    7.0.0.0.0 3 de junho de 354 a.C.
    8.0.0.0.0 5 de setembro de 41 d.C.
    9.0.0.0.0 9 de dezembro de 435
    10.0.0.0.0 13 de março de 830
    11.0.0.0.0 15 de junho de 1224
    12.0.0.0.0 18 de setembro de 1618
    13.0.0.0.0 21 de dezembro de 2012
    14.0.0.0.0 26 de março de 2407
    15.0.0.0.0 28 de junho de 2801
    16.0.0.0.0 1 de outubro de 3195
    17.0.0.0.0 3 de janeiro de 3590
    18.0.0.0.0 7 de abril de 3984
    19.0.0.0.0 11 de julho de 4378
    1.0.0.0.0.0 13 de outubro de 4772

    para todos os presentes e interessados aqui está o calendario MAYA , e como podem ver tem coninuidade para alem da data de hoje 21/12/2012.

    Texto muito bom , parabens.

    comp velez

    1. Avatar de Ricardo Cardoso
      Ricardo Cardoso

      Boa!

  74. Avatar de Frederico Velez
    Frederico Velez

    Agora podem fazer filhos sem problemas, ( fora de brincadeiras )mais de 2 mil milhoes de pessoas nao o fizeram devido a esta barbaridade do ” fim do mundo “

  75. Avatar de Jacó
    Jacó

    ‘Tá a chegar o fim do mês … ’tou muito preocupado 🙁

    1. Avatar de Jacó
      Jacó

      Crónica de mais um dia do fim do mundo:

      10h07 – Passos Coelho inicia a sua intervenção.

      12h05 – Toca a campainha para assinalar o fim do debate parlamentar quinzenal.

      Ler mais: http://expresso.sapo.pt/vai-haver-uma-viragem-algures-em-2013=f775382#ixzz2FgumSn7u

  76. Avatar de World
    World

    Acho uma piada, quando são membros da pplware a cometer erros em “pequenos promenores”, não é nada de mais, mas quando é para apontar os de outros, já é o bacanal do costume..

  77. Avatar de World
    World

    Ah, e para quem é interessado em saber mais, aqui têm: http://www.disclose.tv/

  78. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Parece que o assunto é interessante, a julgar pela quantidade de comentários. Estive quase para desistir pois já estava cansado de fazer scrool.

    “Também a nível da ciência mais na área da astrologia, acreditam que nesse mesmo dia os astros vão estar alinhados”

    Ficámos agora a saber que a astrologia também é uma ciência.
    Há sim quem lhe chame a ciência da tretatologia!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá, já dei o meu ponto de vista acerca desse ‘debate’ noutros comentários

      Toda a ciência é conhecimento
      Astrologia é conhecimento
      Logo, astrologia é ciência
      ________________

      Ciência remete muito para a confusão de cientista, laboratorio, experiencias, produto final, mas assim como outras ciencias (nomeadas não exactas, pois estão expostas à critica), esta não deixa de o ser apenas porque nao mostra algo final, mas promove aprendizagem, debruça-se na clarificação do assunto, promove o conhecimento da area, etc..

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Falácias….

      2. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Todas as tartarugas respiram;
        A Marisa respira;
        Logo, a Marisa é uma tartaruga.

        Desculpem, mas não resisti. 🙂

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Isso não está bem feito…
          tens que estudar lógica, 🙂

          Seria:
          Tudo o que respira é tartaruga (aqui englobas uma categoria e uma definição)
          O Marco respira (individual e definição)
          Logo, o Marco é uma tartaruga (Conclusão mediante análise das premissas.)
          ____________

          No que indicas a 1º está bem, mas não podes dizer que tudo o que respira é tartaruga, pois não indicas que tartarugas = tudo.

          Cumprimentos
          Feliz Natal

          1. Avatar de Filipe85
            Filipe85

            O Marco limitou-se a parodiar o seu silogismo, seguindo o mesmo erro de raciocínio que cometeu.

            Como me recordo do meu 10º ano de filosofia, o erro é que o termo médio (conhecimento), não se encontra distribuído em nenhuma das premissas, tornando assim o raciocínio inválido.

            Quanto à questão em si, astrologia dificilmente é considerada ciência, pois as suas bases (a influência dos astros nas nossas vidas) não estão provadas empiricamente.

      3. Avatar de Alpha
        Alpha

        Astrologia não é uma ciência. Ciência é uma estrutura de conhecimentos obtidos usando o **MÉTODO CIENTÍFICO**.

        Astrologia não é uma ciência.
        Teologia não é uma ciência.

        As ciências não exatas são assim denominadas pois trabalham com uma quantidade enorme de variáveis.

        Psicologia é uma ciência não exata.
        Física é uma ciência exata.

        Cumprimentos

  79. Avatar de Emerson Santos
    Emerson Santos

    Gostaria de saber a hora exata do acontecimento. Aqui em Belém do Pará, no Brasil, são 10:13 am e nada aconteceu ainda… Também gostaria que os irmãos lusitanos me dissessem de qual direção ele vem (o fim do mundo), norte, sul, leste, oeste. Perdoem as perguntas, mas é que preciso me preparar…
    Jesus abençoe a todos os portugueses! Um Feliz Natal!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Pois é.. parece que 1. ou está atrasado; 2. vai ser algo em grande e estão a fazer suspense..

      De qualquer forma, vai existir, verdade? 😀

      Feliz Natal 😉

      1. Avatar de Stephanie
        Stephanie

        Nao vai acontecer nada na china já está no dia 22 e nao aconteceu nada

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Também já tinha lido. lol.

  80. Avatar de fabiana
    fabiana

    nei cerci ainda e ja vou morre

  81. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    Eu acredito que pode haver algum fundamento a um nível não tão fisico como o fim do mundo, mas como uma possivel evolução de consciencia. Se for este o caso, a mudança será muito subtil, e a maioria nem sequer a nota, pelo menos imediatamente já que isso deve ser muito progressivo.
    Há quem fale que é uma passagem de dimensão, que inclui alterações de ADN que levarão o ser humano a uma nova era. Acerca disto diziam que o nosso factor de inteligência iria passar de 8 (na escala deles) para mais de 60.

    Há muito material na net, eu só sei que estou cá para ver o que realmente vai acontecer 🙂

  82. Avatar de Dani
    Dani

    Será que vamos ter o “E porque hoje é sexta” antes que esta porra vá toda pelos ares? 🙂

  83. Avatar de Sérgio Bandeira
    Sérgio Bandeira

    Então irá dar início uma nova Era, certo?
    Pode ser que, nesta nova Era, o pessoal comece a escrever melhor e a ser mais bem educado…

  84. Avatar de zeca
    zeca

    é só cromos…

  85. Avatar de Jonas
    Jonas

    Mt bom artigo na minha opinião, resume e analisa as varias teoria de forma sucinta e objectiva 😉

  86. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Tudo está ficando escuro, mal consigo respirar, passa pela minha mente tudo que aconteceu em toda minha vida… Vejo o quanto errei e acertei nas decisões que afetaram o percurso do meu destino e das vidas que me acompanharam… Vejo pessoas ao meu redor, mas não identifico… Vejo pessoas que já se foram no passado… Ouço lamentos. Meu coração parou e acabou o mundo… para mim.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Eu quero crer que não ficamos só por esta vida.. não sei, parece-me demasiado redutor.

      Mas também não acredito em muita coisa.. Qualquer hipotese (haver ou nao vida para alem da morte) é muito interessante.

      Assim como haver ou não vida noutros planetas.. 🙂

      1. Avatar de Iv@n
        Iv@n

        Ligeira correção então “… e acabou esse mundo… para mim.” 🙂

  87. Avatar de leandro

    o nome em ingles é maya e em português é maia

  88. Avatar de iago
    iago

    Estou eu aqui,todo preocupado com o fim da humanidade!já são 15:31 e nada,é verdade?

  89. Avatar de José Duarte
    José Duarte

    Desde muito pequeno me assustaram com o fim do mundo. Hoje, com 72 anos, não podia ficar assustado, pois espero-o e ele chegará: naturalmente, na cama, de preferência. A razão diz-me que tudo tem um fim – até o mundo, como o conhecemos. Só condeno aqueles que afirmam uma destas coisas terríveis como se obtivessem o dom de Deus, para explorar o seu semelhante. Claro, temos que ter muito cuidado com o “fim do mundo” que podemos criar dia após dia, por causa das desigualdades, a falta de justiça, o desemprego… Para ter fé no Homem é preciso acreditar. Boas-Festas a todos.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Obrigada pelo seu comentário!

      Fantástico saber que temos leitores com 72 anos! 🙂

      Boas Festas 🙂

  90. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    O que me preocupou foi saber que o Sol vai se apagar daqui a mais ou menos 10 bilhões de anos…
    O que faremos??

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Não é bem assim… É muito pior. Mas não te preocupes muito, eu e tu vamos estar mortos muito antes disso.

      Sobre o artigo…. lol
      Se os senhores do pplware estivessem mais preocupados com a qualidade de informação do que com a quantidade de comentários, eles teriam reparado que a imagem do afirmado calendário maia é na verdade um calendário asteca.

      O fim do calendário maia significava para eles o começo de uma nova era, uma razão para celebrar. Não sei como é que adoptamos da ideia do fim do mundo, mas sinceramente, é irritante.

      1. Avatar de Iv@n
        Iv@n

        Realmente! Tive fazendo os cálculos e realmente estaremos mortos! rsrs

  91. Avatar de firmino
    firmino

    O assunto está ligado a crença dos maia ou Maya. Eu creio noutras ideologias e teorias
    boa noite e boas festas

  92. Avatar de Helder
    Helder

    oh não….. vêm aí descendentes da maia….. 😐 🙂

  93. Avatar de Gustavo Marques
    Gustavo Marques

    Bem, eu normalmente gosto dos artigos da Marisa Pinto…mas este sinceramente só consigo classificar como mesmo muito mau, este é o tipo de artigo que eu esperaria encontrar no Correio da Manhã, não aqui!

    É que é um artigo pura e simplesmente sensacionalista e sem qualquer base de fundamento!
    E a parte final em relação ao Sol e à nova era sem electricidade……

    Não quero ofender ninguem, respeito o trabalho que tiveram, mas na minha opinião este artigo não tem pés nem cabeça!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..

      Gustavo, é sempre bom ter artigos para relaxar…acho que deverias fazer o mesmo 😉

      Nem tudo tem que ser aborrecido e demasiado sério, deve haver artigos mais “flexiveis” e nesse aspecto concordo com o trabalho realizado neste artigo!!

      cmps

  94. Avatar de jorge
    jorge

    olá, ao autor, parabens bom tema…

    Senhor autor faça-me um favor crie outro artigo como se escreve palavras 🙂

    ia ter muito interesse 🙂

    atentamente
    xico

  95. Avatar de Gustavo Marques
    Gustavo Marques

    E já agora…ou se escreve Civilização Maia ou Mayan Civilization, tal como ou se escreve Nova Iorque ou se escreve New York…isso do Nova York e da Civilização Maya só nos posts do Facebook 😉

  96. Avatar de john
    john

    ainda faltam 2h nao percam a esperança, a proposito encontrei isto na ilha terceira: lol

    http://www.flickr.com/photos/ruialmeida/8292772286/

  97. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Ufaaaa!! Teremos mais alguns meses!!!

    O mundo vai acabar no dia 16 de Janeiro de 2013

    A cada dia que passa, alguém descobre mais uma evidência de que o mundo vai acabar. Dessa vez foi o geofísico Joseph Jankowski, que declarou, no Alaska, que a rotação do planeta está desacelerando rapidamente, e que ela vai parar daqui a três anos.
    Segundo o cientista, a desaceleração vai tornar os dias e as noites cada vez mais longos até a parada total, e causará enchentes, terremotos e muita fome.

    “No verão de 2011, um dia vai durar 38,6 horas”, disse Jankowski. Segundo seus cálculos, o mundo vai parar no dia 16 de Janeiro de 2013. Isso é, se não tiver acabado dia 21 de Dezembro de 2012, como preveem profecias e filmes ruins.
    Com o fim da rotação, teremos um dia permanente num lado do planeta, e uma noite eterna no outro. “Os azarados que acabarem no lado escuro da Terra estarão num mundo cinzento e gelado. Todas as plantas morrerão em semanas, e a fome será inigualável”.

    Só irá atrapalhar o Carnaval!!! Que saco!

  98. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Ops! Falando em cálculos errei também!
    Leia-se “Ufaaa! Teremos mais algumas semanas!!”

  99. Avatar de César Oliveira

    Finalmente acabou o mundo dos profetas da desgraça
    Já era tempo:
    Que a humanidade veja finalmente o Deus de amor que não se ira nem castiga, apenas ama.

  100. Avatar de Renato Barbosa
    Renato Barbosa

    só para referir que astrologia não é nenhuma ciência! Mas sim astronomia é a ciência que estuda os astros.

    Todas estas profecias e crenças não são de teor cientifico mas sim de pseudo-ciencias, crenças absurdas como as religiões e etc.

  101. Avatar de David
    David

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Astrologia

    Para explicar a ciencia, não ciencia, e o sexo dos anjos 😉

    Quanto a Maya, Maia…pode ser escrito das mais variadas formas! não é incorrecto! Profissionalmente ficaria mais bonito serem todas as palavas iguais, mas sendodiferentes deixa de ser quam são? NAO, logo por favor façam comentários dignos e deixem de criticar quem trabalha e coloca informação para todos nós vermos! Se fosse grave? oK, ams bastava 1 nao é para as pessoas que depois querem ler os comentários e no final lembra a publicidade da Whiskas Bla bla bla whiskas saquetas 😛

    Bom Natal a todos e à aqueles que diariamente contribuem para o o bem estar de alguns um obrigado pelo vosso esforço e dedicação!

  102. Avatar de dajosova
    dajosova

    Para mim ia sendo o fim do mundo quando a rede da minha empresa estava a colapsar por causa de dois pequenos switches que me baralharam ip’s, etc. Tudo provavelmente originado por picos de tensão… Após umas longas horas e algum jejum lá recuperei o meu mundo!!! 😀

    Cont. de boa vida 😉

  103. Avatar de Paulo Sousa
    Paulo Sousa

    Escreve-se Maia… Não é um neologismo. Nem se pede profissionalismo, pede-se é menos arrogância por parte da redactora.

    “Dá das 2 formas”. Não não dá. E mais, a justificação do k, y… Fyxe, agora eskrevo axym.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Ainda nisso?

      Leva lá a bicicleta e bom Natal.

    2. Avatar de David
      David

      Você escreve como quiser!
      Maia e Maya estão correctos. É um nome de uma civilização,nome próprio que inclusive na minha opinião deveria ser sempre escrito da forma original! Mas como a Marisa diz e bem estamos a falar e eu deveria não ter dito nada!
      Contudo em relação aos comentários em cima só pecam por todos falarem da escrita da Marisa e do conteúdo que lá está!
      Bastava uma ou duas pessoas fazerem essa observação e chegava!

      Friso nos Lemos aquilo que as pessoas colocam! Tem trabalho para que você leia alguma coisa! Se está mal disposto, se não gosta, se discorda é simples pesquise outros sítios e deixe quem quer ler e saber de alguma coisa neste Forum!
      Mas nao encha a discussão nem crie mais discussão sobre esse tema!
      Não está em questão quem ganha ou perde mas na minha opinião deveria haver um moderador a apagar 90%destes comentários e deixar o que é útil…
      Cresça e seja mais humilde e compreensivo…Ou então arranje conteúdo para o Forum e todos os dias leve com as criticas como tem feito….
      Português só quer reclamar,esta insatisfeito, mas nada sabe nem faz para melhorar…só reclamar…
      Como na política…estão fartos falam falam nos fóruns mas na hora da verdade andam é nas praias e nos cafés e afins…e claro depois reclamam…

      Enfim…

      Marisa lol a bicicleta é muito cara…oferece um livro de boas maneiras e bom caracter!

      Abraço a todos
      David

      1. Avatar de Marisa Pinto

        🙂

        Nice Comment!

        Boas Festas e Feliz Ano Novo!