Como configurar a placa 3G da vodafone no Ubuntu 12.10

11 Comentários

Por João Nascimento  da Comunidade Linux Pplware 

Há uns dias depois de instalar o Ubuntu 12.10 tentei configurar a minha placa de banda larga aqui no portátil, mas sem saber ainda bem o porque dava problemas. Ou não reconhecia a placa, ou ao tentava ligar esta estava tempos infinitos a tentar-se ligar à rede. Com este cenário tive de tentar encontrar uma solução que funcionasse, o que foi muito difícil já que ainda sou novato no mundo Linux.

Depois de algumas pesquisas recorri à ajuda do grupo Linux do Pplware e depois de lá colocar uma questão foi-me aconselhado o uso do Sakis3g. O Sakis3g é um ficheiro shell script que permite que qualquer modem 3G se ligue ao nosso computador com apenas alguns cliques.

pen1

Para utilizarmos o Sakis3g podemos fazer download aqui. Iremos então ser redireccionados para uma página idêntica à apresentada na seguinte imagem.

Sakis3g_00

Ai devemos ter em atenção qual a versão que queremos fazer download. No meu caso fiz o  download da versão “amd64 – Full version”.

Podemos fazer a instalação de duas maneiras, uma se clicarmos sobre a opção “Download” ai faz-se o download do repositório, ou então ir a opção “Instructions” e a partir da consola instalar e configurar a aplicação. Neste tutorial irei abordar a segunda parte já que é a que mais prefiro.

Ao abrirmos a opção “Intructions” aparece algo como o seguinte conjunto de comandos:

Sakis3g_01

Depois devemos abrir a consola e entrar como root para ser mais fácil a instalação. Por isso basta carregar em Control+Alt+T e escrevemos o comando:

sudo su

Depois devemos colocar a nossa password e pronto entramos como root. De seguida devemos indicar a pasta onde queremos que o ficheiro fique acessível, no meu caso como o quero no ambiente de trabalho faço:

cd Área\ de\ Trabalho/

De seguida escrevemos os comandos que nos são apresentados acima para a configuração do Sakis3g:

wget “http://www.sakis3g.org/versions/latest/amd64/sakis3g.gz”
echo “fd44ceb5336ef5cdab785d9301f39942 sakis3g.gz” | md5sum -c
gunzip sakis3g.gz
chmod +x sakis3g
./sakis3g –interactive

Este ultimo comando invoca a interface gráfica do Sakis3g que deve da seguinte forma:Sakis3g_02

Para nos ligarmos com o nosso ISP  devemos então seleccionar a opção “Connect with 3G”. Seguidamente ele pede-nos que identifiquemos a interface onde a nossa banda larga esta ligada.

Sakis3g_03

Isso vai depender sempre de pessoa para pessoa, o que podemos fazer é ir por tentativas e se não funcionar fechar a aplicação e voltar a correr de novo.

Depois de seleccionada a opção pretendida, no meu caso a “Interface #3” surgirá uma janela para colocarmos o pin do nosso serviço.

Sakis3g_04

Nota: Cuidado que a senha não aparece escondida por uma mascara.
Depois de colocarmos o pin aparece uma janela para escolhermos o ISP (no meu caso, a Vodafone):

Sakis3g_05

Ao escolhermos devemos aguardar um pouco e finalmente aparece a seguinte mensagem:

Sakis3g_06

E pronto assim já podemos aceder a Internet. Sei que não é a melhor maneira devido a necessidade da consola que temos, mas depois destas configurações é tudo igual. Ir a consola como root, escolher a pasta onde temos o ficheiro do Sakis3g e correr o comando ./sakis3g.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    alguma coisa para Arch?

  2. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Configurar o que?
    Aqui foi ligar e só. Plug & Play.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Melhor ainda Cláudio…afinal as coisas também são fáceis em Linux. Pessoalmente desconhecia esta aplicação. “Configurar” é uma forma de dizer.

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        telefonaste para vodafone ?

        uma vez esteva com uns problemas não conseguia ligar a pen 3g a net , liguei apar meu operador neste caso era a kanguro e deram instruções de como configurar a ligação , não preciso instalar nada .

        O bom é linux é quando as coisas são compatíveis é Plug & Play , não é preciso instalar drivers e já é assim ha muito tempo . eu mudei para linux não por causa dos vírus, mas sim por uma placa pcmcia com duas portas usb não funcionava no windows, foi ai que me lembrei de um sistema que já tinha visto num computador com o redhat e fiz uma pesquisa e instalei o fedora core , qual foi o meu espanto , vendo a placa funcionado no sistema operativo sem precisar de instalar a driver, gratuito quando no windows a mesma placa bloqueava o sistema , foi ai que pensei mas que raio um sistema que se paga as coisas não funcionam e num gratuito funcionam ? nesse dia acabou-se o windows , ainda tentei voltar ao windows a coisa era esquisita , ate hoje utilizo sistemas linux .

  3. Avatar de Carlos Santos

    Eu nunca precisei de algo assim,

    após ligar a pen 3G no menu de rede aparece lá a pen com uma rede (a 3G) basta clicar, ele pede o pin e done !!! E nunca tive problemas, inclusive ele avisa com uma notificação sempre que a rede cai ou reconecta, dá-nos bastantes informações sobre o que se vai passando com a pen 3G.

  4. Avatar de JP (djlinux)

    Pode não ser preciso agora, mas nunca se sabe o dia de amanha.

    Obrigado pelo Post.

  5. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Hmmm será essa pen “demasiado” nova. Isso no próximo kernel já deve dar.

  6. Avatar de Joao Ruivo
    Joao Ruivo

    Eu com o ubuntu 12.04 n tenho tido problemas, mas a minha pen vodafone já tem 2 anos…pena não ter serviço de sms, ja tentei com o smstolls e da erro ao ler o dispositivo (tambem com o wammu). A melhor solução foi um router my-fi, gestão pelo browser.

  7. Avatar de César Araujo

    Isto funciona em todo o lado (linux) e com grande maioria das pens 😉

  8. Avatar de Jorge andrade Gonçalves
    Jorge andrade Gonçalves

    Vivo em Cabo Verde e acabei de instalar o linux ubuntu 10.5, pois parece ser um bom sistema operativo.
    Mas estou as aranhas para instalar o meu pen de Internet 3G HSPA USB MODEM-operadora unitel-tmais.
    Será que alguém pode ajudar, ou vou ter de voltar para o windows
    um abraço