Firefox 17 está disponível – A Mozilla continua o seu trabalho

41 Comentários

Periodicamente, e segundo os planos bem definidos, a Mozilla traz para a rua as novidades que as suas equipas de desenvolvimento foram implementando no Firefox.

Se inicialmente as alterações e as novidades eram apenas no core do Firefox, começámos a assistir nas últimas versões ao aparecimentos de mudanças visuais e à adição de novas funcionalidades.

A mais recente versão, chegada hoje aos repositórios da Mozilla, traz novidades que ultrapassam tudo o que até agora tinha sido apresentado. O Firefox 17 está disponível e podem todos actualizar e usar.



Tal como nas versões anteriores, o Firefox 17 começou a ser desenvolvido há já algum tempo. Amadureceu as funcionalidades à medida que foi evoluindo nas diferentes versões de teste.

Chega agora à sua fase mais madura e capaz de ser usado por todos os utilizadores. As funcionalidades que foram desenvolvidas estão maduras e prontas a ser usadas.

Existem algumas novidades que se destacam na versão 17 do Firefox. Em primeiro lugar a Awesome Bar, nome dado pela Mozilla à sua barra de endereço, que permite que façamos as pesquisas directamente daí, foi alterada esteticamente e passou a apresentar informação de forma mais visível. Os ícones estão maiores e mais perceptíveis.

Outra alteração foi o voltar a ter as animações nos separadores. Estas animações tinham sido removidas há algum tempo atrás, mas agora voltaram. Estas animações são vistas sempre que arrastarem um separador para outra posição.

Uma das alterações que mais impacto vai ter na maioria dos utilizadores é a integração no Firefox 17 da Social API. Esta API vai poder integrar no Firefox a ligação às principais redes sociais. Para já está apenas disponível a ligação ao Facebook.

Esta opção, apesar de presente, não vem activa por omissão. Para o terem devem aceder às configurações do Firefox (about:config) e depois procurarem a entrada social.enabled que devem colocar a true.

A função de inibição dos plugins (Click-To-Play), que foi lançado na versão 14 do Firefox, está mais robusta. A somar aos plugins que já inibia, esta função passa a bloquear versões desactualizadas do Flash, Silverlight ou outros plugins.

Existem também alterações na interface de gestão de conteúdos para programadores. Passa a ser possível editarem o DOM das páginas HTML que estão a visitar.

Por fim, e para terminar as alterações visíveis, o Firefox 17 no Mac passa a estar também integrado com o Centro de Notificações. Todos os alertas ou mensagens que forem geradas no Firefox passam a ser apresentadas num alerta e guardados no Centro de Notificações do Mac OS X. Desta forma não se perdem mensagens e os utilizadores são alertados de imediato.

Claro que para além de todas estas novidades existem também melhorias que não são visíveis. Os atributos iframes passam a estar contidos numa sandbox para aumentar o nível de segurança e aumentar a protecção. Foram ainda implementadas muitas melhorias de performance e de estabilidade.

Esta versão do Firefox está já disponível nos servidores da Mozilla. Está também já disponível para actualização através do próprio Firefox. Actualizem para terem acesso a todas estas novidades e para testarem as principais funções que traz.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Mac OS, Linux
Download: Firefox 17 – Linux 32bits
Download: Firefox 17 – Linux 64bits
Download: Firefox 17 – Mac OS X
Download: Firefox 17 – Windows
Homepage: Firefox

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A barra de endereços já fazia pesquisas. Não é uma novidade.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Corrigida e actualizada a informação para a correcta.

      Obrigado.

  2. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Isto de bloquear as versões do flash desactualizadas tem que se lhe diga. Eu ainda estou preso à versão 11.2 porque as mais recentes têm problemas na reprodução do som que a Adobe nunca mais resolve, esta foi a última que funcionou correctamente.

    1. Avatar de Carlos Suarez
      Carlos Suarez

      Estou igual a ti Pedro A., eu também uso o falsh 11.2 que é o único que funciona bem no Firefox. Tem que haver uma maneira de tirar o flash do (Click-To-Play), senão não vou atualizar o Firefox.
      A Adobe não consegue ou não que resolver o problema do plugin, fica travando som, video e desincronizando o audio, isto está uma porcaria. Cada vez que sai uma nova atualização do Flash fico na espectativa de ter melhorando , mas continua a mesma coisa. >:(

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        O meu problema é transversal a todos os browsers.

        1. Avatar de Carlos Suarez
          Carlos Suarez

          Estou a usar duas versões diferentes de Flash, uma mais recente para o IExplorer(que não uso)e a versão antiga do Flash para o Firefox.

    2. Avatar de ked
      ked

      Recomendo o seguinte. Abram o Chrome e retirem o plugin de flash. Instalem-no e acabam-se os problemas de actualização. Ked

        1. Avatar de ked
          ked

          O Chrome vem já com o plugin de flash modificado. Abram o pacote e retirem o plugin de flash. Instalem-no e acabam-se os problemas de actualizações. ked

          1. Avatar de Abílio
            Abílio

            Não estamos a falar do Firefox?

          2. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            Não percebi… Retirar como? E instalar de onde?

          3. Avatar de ked
            ked

            No Windows:

            Abrem o ficheiro .exe do Chrome e extraem o ficheiro “pepflashplayer.dll” e alterem o nome para “NPSWF32.dll” e substituir o que estás em:

            C:\Documents and Settings\filipe\Application Data\Mozilla\Plugins

            No Mac:

            Abrem o ficheiro .dmg do Chrome e extraem o ficheiro “Flash Player Plugin for Chrome.plugin” e alteram o seu nome para “Flash Player Plugin.plugin” e colocam na pasta “Internet Plug-Ins”

            No Linux:

            Não precisam fazer nada, mas se quiserem podem abrir o ficheiro .deb do Chrome e extrair o ficheiro “libpepflashplayer.so” e alterar o nome para “libflashplayer.so” e substituam-no.

        2. Avatar de ked
          ked

          No Windows:

          Abrem o ficheiro .exe do Chrome e extraem o ficheiro “pepflashplayer.dll” e alterem o nome para “NPSWF32.dll” e substituir o que está em:

          C:\Documents and Settings\filipe\Application Data\Mozilla\Plugins

          No Mac:

          Abrem o ficheiro .dmg do Chrome e extraem o ficheiro “Flash Player Plugin for Chrome.plugin” e alteram o seu nome para “Flash Player Plugin.plugin” e colocam na pasta “Internet Plug-Ins”

          No Linux:

          Não precisam fazer nada, mas se quiserem podem abrir o ficheiro .deb do Chrome e extrair o ficheiro “libpepflashplayer.so” e alterar o nome para “libflashplayer.so” e substituam-no.

        3. Avatar de _ked_
          _ked_

          No Windows:

          Abrem o ficheiro .exe do Chrome e extraem o ficheiro “pepflashplayer.dll” e alterem o nome para “NPSWF32.dll” e substituir o que está em:

          C:\Documents and Settings\filipe\Application Data\Mozilla\Plugins

          No Mac:

          Abrem o ficheiro .dmg do Chrome e extraem o ficheiro “Flash Player Plugin for Chrome.plugin” e alteram o seu nome para “Flash Player Plugin.plugin” e colocam na pasta “Internet Plug-Ins”

          No Linux:

          Não precisam fazer nada, mas se quiserem podem abrir o ficheiro .deb do Chrome e extrair o ficheiro “libpepflashplayer.so” e alterar o nome para “libflashplayer.so” e substituam-no.

          1. Avatar de ked
            ked

            Faltou dizer que no linux devem fazer o link:

            sudo ln -s /opt/google/chrome/libflashplayer.so.so /home/username/.mozilla/plugins/

        4. Avatar de ked
          ked

          No Windows:

          Abrem o ficheiro .exe do Chrome e extraem o ficheiro “pepflashplayer.dll” e alterem o nome para “NPSWF32.dll” e colocar em:

          C:\Documents and Settings\filipe\Application Data\Mozilla\Plugins

          No Mac:

          Abrem o ficheiro .dmg do Chrome e extraem o ficheiro “Flash Player Plugin for Chrome.plugin” e alteram o seu nome para “Flash Player Plugin.plugin” e colocam na pasta “Internet Plug-Ins”

          No Linux:

          Não precisam fazer nada, mas se quiserem podem abrir o ficheiro .deb do Chrome e extrair o ficheiro “libpepflashplayer.so” e façam o link.

          sudo ln -s /opt/google/chrome/libpepflashplayer.so /home/username/.mozilla/plugins/

          1. Avatar de kuku
            kuku

            fixe ;). deixa esse tutorial no forum se puderes

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Já?!
    Ainda há dias descarreguei a versão não sei quantas, devia ser a 16 (17-1), que tinha problemas e tal…

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Exato. O meu firefox passou-se todo quando atualizou a semana passada, e agora vai atualizar outra vez?
      Olha e que tal chamarem ao próximo “The New Firefox” e deixarem de usar versões parvas de vez?

      Achei piada à componente social. É uma daquelas coisinhas que nunca vou usar. Mais uma distração.

  4. Avatar de Fabiano
    Fabiano

    Excelente está mais rápida, estável, leve e com um consumo de memória extremamente baixo!

    A Mozilla acertou a mão desta vez, tá de parabéns!

    1. Avatar de bimbo
      bimbo

      Em linux (fedora 17), continua a ser lento e freezes constantes a abrir as paginas, comparando com opera e iron.

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Tem graça, uso o Fedora 17 e removi foi o Opera 12.10 há dias, porque estava lento e me dava freezes constantes. Do Firefox não tenho queixa.

  5. Avatar de A. Lopes
    A. Lopes

    Epá, esta mania do social é que me irrita. Espero que nas próximas versões em que venha ligado por defeito, seja fácil de desligar.

    1. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      Só uma correção a um erro muito comum: A tradução de “default” não é “por defeito” mas sim “por omissão”..

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Tanto se pode usar “por defeito” como “por omissão”, isso é mais mania das perseguições que outra coisa. Mas se quiseres ser mais correcto a expressão mais correcta talvez seja “por predefinição”, pois nem “defeito” nem “omissão” traduzem tão bem a palavra “default”.

  6. Avatar de andre
    andre

    alguem sabe se existe alguma combinação de teclas para abrir e fechar a tal barra lateral do facebook?

  7. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    1º bug: a janela dos addons não abre

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      workaroud: abrir uma tab vazia e os addons já aparecem

  8. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Pá alguém consegue ver as conversações quando clicamos num contacto do FB na barra lateral? A mim aparece uma barra montes de pequena e não consigo ver o que escrevem, só o nome…

    1. Avatar de Pardinha
      Pardinha

      Esqueçam, era do tema que eu tinha. Com o tema default está tudo a bombar.

  9. Avatar de João Marques
    João Marques

    Esta nova versão do FF trouxe também pelo que li na net a possibilidade de a termos nos nossos dispositivos android com processadores ARMV6.
    Testei no meu TMN A7 e funciona muito bem 🙂

    Já agora PPLWARE podiam fazer uma guerra de Browsers mas para dispositivos Android! 😉

  10. Avatar de Francisco
    Francisco

    Alguem sabe como fazer desaparecer os espaços laterais do Firefox de modo a que a imagem fique sempre do tamanho do ecran do computador em qualquer pagina nova que se abra sem ter de estar sucessivamente a usar em simultaneo a tecla Ctrl e rodar a roda do rato?

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        F11 não dá. Refiro-me às margens esquerda e direita do ecran. No centro aparece o firefox com letra muito pequena, não abarcando o firefox a totalidade do ecran. Sei fazer com que abarque a totalidade do ecran que é premindo simultaneamente a tecla Ctrl e rodar a roda do rato até abarcar todo o ecran e essa pagina fica sempre a abarcar todo o ecran. Mas o problema é que tenho de fazer sempre isto cada vez que visito uma página nova. Gostaria de saber se há uma maneira de configurar o firefox de modo a que este abarque sempre todo o ecran: devo dizer que tenho um ecran de 24″. Com o Chrome estas margens laterais não aparecem, só que prefiro usar o firefox. Obrigado pela ajuda.

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Viva!

    A propósito do firefox, alguém tem problemas com os captchas de sites tipo o depositfiles? É que eu introduzo a palavra e depois em vez de aparecer o botão de download, aparece um novo capcha, e isto sucessivamente

  12. Avatar de Corporium
    Corporium

    O único problema que tenho é freezes constantes que dantes não tinha…isto em navegação normal, não é a mudar de páginas nem nada parecido, é simplesmente estar a navegar e o firefox parar por uns segundos…é deveras irritante…não sei de que raio será…sim não tinha antes da 17, e estou a falar de windows, que já vi ali atrás alguém que tem o mesmo stress que eu, mas para linux…

    1. Avatar de Corporium
      Corporium

      E acabei de reparar que era do plugin social, e portanto já o removi. No entanto gostava de saber se era alguma opção do plugin que causava os freezes, e que bastando alterar os valores dessa opção para não ter freezes ou se é mesmo do plugin e não há nada a fazer até que o lancem oficialmente…

    2. Avatar de Abílio
  13. Avatar de rui
    rui

    olá a todos!
    ao instalar o plugin, nao consigo colocar a barra do facebook do lado direito do sitio de pesquisa do google como aparece no printscreen no inicio deste post, e para a ver tenho de ter a “navigation tollbar” visivel
    aliás, ao ir ao “costumize”, não a consigo mover para mais nenhum sitio do firefox
    algum tem o mesmo problema? algum ajuda?
    estou com a ultima versao do FF versão portable
    obg

  14. Avatar de Mascalzoni
    Mascalzoni

    Mas afinal qual o melhor browsetr? O Chrome ou firefox… Agradecia um comentário

  15. Avatar de Hugo
    Hugo

    Existe diferença entre o Firefox para 32 bits ou para 64 bits?

    Porque no meu PC de 64 bits o Firefox está sempre a dar erros, e sei que não é só no meu. E no meu PC de 32 bits funciona lindamente.