Estudo: Facebook deixa-nos agressivos, gordos e pobres

56 Comentários

Aqui pelo Pplware, temos dado especial atenção às redes sociais no geral, e ao Facebook em particular. Uma vez que se trata da rede social mais utilizada em todo o mundo, é pertinente dar a conhecer os estudos e pesquisas que se vão desenvolvendo relativamente a esta plataforma que conta já com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

Se recentemente questionámos se seria adequado os professores e alunos serem amigos por esta via, hoje damos a conhecer um curioso estudo que nos indica que a utilização do Facebook nos deixa mais agressivos, mais gordos… e também mais pobres!

FACEBOOK EATING UP YOUR TIME_pamperrypr-blogspot

Um estudo, levado a cabo pela Universidade de Colúmbia e de Pittersburgh, pretendeu revelar o estilo de vida e a personalidade dos utilizadores daquela que é a rede social mais popular e a mais utilizada do Mundo, o Facebook.

Os responsáveis pelo estudo foram dois professores de marketing, e utilizaram uma amostra de 541 participantes. Desses, uma parte era utilizadora da rede social Facebook e outra parte não utilizava.

Depois de usar a rede por cinco minutos, os voluntários tinham de escolher entre comer um biscoito de chocolate ou uma barra de cereais. Segundo o estudo, quem utilizou a rede social, optou pelo biscoito de chocolate, e quem não utilizou a rede ficou mais inclinado a comer a barra de cereais, menos calórica.

Sendo assim, aqueles que passavam mais tempo online e tinham muitos amigos na rede social, tinham mais tendências de comer ‘porcarias’ e ter mais gordura no corpo. Os investigadores perguntaram aos participantes sobre o tempo que passam online, e verificaram que os que passam mais tempo são os utilizadores com mais peso.

A message from your company’s computer help desk: Go out for lunch, people. A recent survey of 150 IT managers conducted by Sunrise Software, a British maker of programs that track help-desk activities, identified printer issues as the most common reason for a help-desk call. But it also revealed that in a typical one-month period, 56% of tech workers had to troubleshoot at least one food-related computer mishap. The things they encountered: everything from potato chips in a CD drive to desktops stubbornly stuck to a desk by unknown substances. In the U.S., keyboards are regularly rendered unusable by crumb buildup, spill-related stickiness, and foul odors from decaying food, says Jon Aumann, a field-agent manager for Best Buy’s Geek Squad, which serves small businesses and home offices. Aumann’s scariest memory: “I once found a sandwich inside a computer tower,” he says. “With a bite out of it.”  
–Ben Levisohn

Outra conclusão deste estudo indica que os utilizadores do Facebook são mais propensos a terem impulsos consumistas, e gastar dinheiro com mais facilidade para comprar alguma coisa. Assim sendo, ficar demasiado tempo na rede social, pode fazer com que a pessoa fique mais pobre.

Sobre esta questão, Andrew Stephen, co-autor do estudo, explica que “quando as pessoas usam o Facebook ficam mais felizes com elas mesmas. […] E as pessoas que se sentem bem, tendem a ter menos controle. E dão permissão para extrapolar nalgumas coisas.”

Para além disso, a imagem positiva que surge a partir da página, faz com que o auto-controle do sujeito diminua, e uma das consequências dessa situação é a agressividade. Isto é, as pessoas tornam-se mais agressivas no Facebook porque “quando nos sentimos bem connosco próprios, sentimo-nos no direito de fazer as coisas. E quando as pessoas querem proteger a sua imagem melhorada [que o Facebook permite que se tenha] isso faz com que se reaja mais fortemente àquelas que não concordam com as nossas opiniões”, disse Keith Wilcox, um dos autores do estudo, ao Wall Street Journal.

Outra conclusão foi também que os utilizadores do Facebook mostram-se mais preguiçosos quando devem resolver problemas matemáticos, desistindo mais facilmente das coisas. [via]

O que pensa dos resultados deste estudo? Estará a utilização do Facebook a alterar a forma como nos comportamos?

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Corporium
    Corporium

    Acho ridiculo o modo como fazem estes estudo independentemente dos resultados…para começar deviam até saber os hábitos alimentares das pessoas…eu falo por mim, sou super magro, no entanto, na parte do peso, se me dessem a escolher barra de chocolate ou de cereais…ia para o chocolate de certeza xD, só se já tivesse farto de chocolate…quanto à parte da agressividade do modo que é descrita aplico mais a uma falta de educação por parte dos pais…no meu caso não vou para o facebook fazer escândalos ou dizer mal deste ou daquele…de mal, só sobre o futebol/politica/religião…de resto cada um é que sabe como gosta de aparecer nas fotos e do que faz e eu respeito isso…o pobres vai de encontro ao mesmo…os pais/pessoas dão tudo o que se lhes pede portanto o pessoal vê coisas no face através das fotos e quer e tem…mais uma vez, no meu caso posso ver mil fotos de tudo e mais alguma coisa, no entanto sei que primeiro tenho de valorizar a comida, roupa e habitação, depois logo vejo o que resta para os extras e se não der para nada, vou ao cinema ou compro uma revista sobre algo que me interesse e está “morto” o tal vicio…

    Por isso para mim este estudo, sem saber os dados todos dos entrevistados é algo que nem preciso do facebook para saber, porque as pessoas já há muito que o fazem à minha frente até…

    1. Avatar de eduardo
      eduardo

      pensa na coisa doutra maneira!
      A personalidade duma pessoa pode levar a ter certos comportamentos no Facebook, e essa mesma personalidade pode estar associada a outro tipo de comportamentos, que nada têm a ver com o Facebook, ou que na “margem” podem ser potenciados pela experiência no Facebook, do género quem já come muito pode comer ainda mais. Isto é a “origem do problema” é mais provável estar na personalidade das pessoas.
      E há que ter sempre presente que um estudo destes não diz que uma pessoa que passa muito tempo no Facebook vai fazer isto ou aquilo. É um estudo estatístico por isso representa a população e não cada indivíduo. A extrapolação para um indivíduo em particular deve ser feita com cuidado.

    2. Avatar de José Oliveira

      ahah! 😀
      Aínda bem que não tenho facebook 😀

      1. Avatar de jorjão
        jorjão

        +1
        Como não tenho necessidade de expor a minha vida também não tenho facebook. 🙂

        1. Avatar de ruca
          ruca

          Ora, aqui está algo certeiro. +1.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Não se saber do que se fala … falta de noção lol

        2. Avatar de Marisa Pinto

          Só expôe a vida no Facebook quem quer 😉

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Ninguém precisa de expor nada se não quiser.. o facebook neste momento é simplesmente a ferramenta de comunicação mais poderosa que existe

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Já acho que a ferramenta de comunicação mais poderosa ainda são boas bocas, olhos e ouvidos…
            Sem passas por “vidros” que são as redes sociais.

    3. Avatar de Flavio Gomes
      Flavio Gomes

      Demonstras-te na perfeição , de como o estudo esta correcto repara bem na forma de construção textual e os termos utilizados , pelo estudo e conhecimento que tenho , denoto logo a agressividade, e um sujeito deprimido…

    4. Avatar de Flavios
      Flavios

      Demonstras-te na perfeição , de como o estudo esta correcto repara bem na forma de construção textual e os termos utilizados , pelo estudo e conhecimento que tenho , denoto logo a agressividade, e um sujeito deprimido…
      E sim uso FaceBook , 1 x semana como xarope para a tosse.

  2. Avatar de djx
    djx

    Então mas “quem não tem Facebook pode ser um psicopata”.
    Entre psicopata e “agressivos, gordos e pobres” prefiro psicopata.
    Esses estudos estão a tornar-se irrelevante, não estão a estudar um grupo em específico, estão a estudar a população. “Toda” a gente tem facebook logo estudos entre pessoas que têm facebook e população mundial são iguais.
    Tendo ou não tendo facebook as pessoas sempre foram agressivas, gordas, pobres e psicopatas.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      “Toda” não que eu não tenho.

    2. Avatar de Observador
      Observador

      Todos não. Nem todos aderem ao link onde as comadres po~em a conversa em dia.

    3. Avatar de djx
      djx

      Por alguma razão está entre aspas, eu também não possuo porque não me faz falta.

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Epá, estes gajos não têm mas vêm comentar.

  3. Avatar de pedro elias
    pedro elias

    Isto não é um estudo,é um sketch de humor.

    1. Avatar de Diogo R.
      Diogo R.

      já estás com o primeiro sintoma ROFL

  4. Avatar de popy
    popy

    E depois há quem dê importancia a estes estudos, não sei porquê. Será que é porque falam do facebook?

    E aquelas pessoas que não têem facebook mas usam outras redes sociais, já não se aplicam os resultados deste “estudo”?

    Uma pessoa que não usa o facebook mas use outra rede social qualquer deve tar a pensar “ah e tal, ainda bem que não o uso, assim isto não me acontece” não é?

    Vão dizer que o hi5 há 5 anos não fazia isto? E ser amigo do professor no hi5 há 5 anos?

    Eu comento este “estudo” mas o que eu digo serve para todos os outros “estudos” envolvendo facebook. “ah e tal é um perigo e isto e aquilo”, mas estes “estudos” bem podiam ser feitos há 5 anos atrás usando o hi5 e ia ser a mesma coisa.

    Em 2017, quando o facebook deixar de ser moda, e toda a gente usar outra rede social (e não vejo que seja o Google +, cada vez mais às moscas agora que todos perderam o interesse nela), os “estudos” que vão ser feitos nessa altura também vão ser noticia não se percebe bem porquê.

    Estes “estudos” tem que ser feitos à rede social da moda, que é para serem noticia. Se fizessem ao netlog ou a outras redes sociais mais desconhecidas, isto não aparecia nas noticias nem os blogs de tecnologia pegavam nela. Mas basta ter o nome facebook, parece que ficam logo num estado de alerta e se sentem na obrigação de publicar, como se o facebook fosse o único que faz “isto ou aquilo (neste caso é agressivos, gordos e pobres)” por as pessoas o usarem. E eu pergunto: e as outras redes sociais não? E o hi5 há 5 anos não?

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Acho que disseste tudo…

  5. Avatar de mnc
    mnc

    quer engordar? use o facebook 😀

    1. Avatar de Freddy Lewis
      Freddy Lewis

      Grande Win

  6. Avatar de JP (djlinux)

    O que pensa dos resultados deste estudo? Estará a utilização do Facebook a alterar a forma como nos comportamos?

    Felizmente não me vejo em nenhuma dessas situações, sou quem sou e não é uma rede social que me vai alterar.

    Mas tenho que ver a parte do engordar, os médicos em 3anos nada conseguiram, sera que se passar umas 4h no Facebook engordo? Tenho que ver isso 😉

    Um outro estudo que gostei de ler a uns dias sobre o Facebook foi que 89% de quem usa Face, prefere estar no Face do que fazer sexo ( Hahahahahahaha….)

  7. Avatar de ruca
    ruca

    e um passa tempo

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    Engraçado que uso o facebook e emagreci, pobre concordo porque podia estar a fazer algo bem mais util e rentavel mas pronto, e acho que ultimamente até ando bem calmo 🙂

  9. Avatar de jocafean
    jocafean

    se tivessem amigos verdadeiros em ves de passar a maior parte do tempo em frente a um monitor e sim concordo com a parte da agressividade principalmente quando sao contrariadas.

  10. Avatar de Serva
    Serva

    AHAHAHA ,

    Mas quem é que de facto acredita nestes cretinos , o melhor eram irem coser meias ou dedicarem-se a pesca .

    Serva

    1. Avatar de John
      John

      Eles já tentaram, não conseguiram 🙂

  11. Avatar de Facebocas
    Facebocas

    este é um estudo bastante ridiculo, para já não levam em conta hábitos alimentares, eu sou magro e como pra caraças, preferia a barra de chocolate, depois é assim, agressividade? culpem os pais que não lhes dão educação, porrada nunca fez mal a ninguém

  12. Avatar de maneu
    maneu

    Que estudo é este!? Escolher entre um biscoito de de chocolate e uma barra de cereais? Que façam o estudo novamente sem Facebook e terão os mesmos resultados, não é difícil perceber que o biscoito de chocolate é bem mais atrativo e saboroso do que uma barra de cereais.
    Como é possível alguém chegar a tal conclusão a partir de um teste tão relativo e fútil?

  13. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Confirma-se, eu tenho-me tornado um pouco agressivo, estou gordito e continuo pobre…só não sabia a quem imputar as culpas, agora já sei 🙂

  14. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Quem está contra este estudo, aposto que lhes serviu a carapuça ou se estão a dirigir a eles….

    1. Avatar de Diogo R.
      Diogo R.

      Nem mais, penso que não iam estar a inventar um estudo e se inventaram não é preciso de stressar ahah

  15. Avatar de Adolfo Diamante
    Adolfo Diamante

    85% da população mundial NÃO tem feicebuque, ou simplesmente feice para os americanizados… Vocês, os que têm são uma minoria. Leiam o que o fundador da internet disse sobre as redes sociais (estão a destruir a liberdade de circulação de informação, criando ilhas/silos de grupos de afinidade sem contacto entre eles, parece paradoxal, mas pesquisem e pensem nisso, se conseguirem desligar dos 300 “amigos” que “possuem”…)

    1. Avatar de djx
      djx

      Podes colocar aqui o link onde ele disse isso?

      1. Avatar de Adolfo Diamante
        Adolfo Diamante

        A entrevista original está em:
        Título: LONG LIVE THE WEB

        http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=long-live-the-web
        Não liguem ao site infra, leiam só o conteúdo (em português, se preferirem)
        http://www.esquerda.net/artigo/criador-da-web-critica-redes-sociais
        Ou
        http://www.guardian.co.uk/technology/2010/nov/22/tim-berners-lee-facebook
        Para pensar, se ainda houver tempo para essa actividade. Ainda se pode?

    2. Avatar de eduardo
      eduardo

      foi o Tim Berners-Lee
      http://news.cnet.com/8301-1023_3-57415764-93/tim-berners-lee-tell-facebook-google-you-want-your-data-back/
      e não se estava a referir à rede de amigos, mas ao facto de os dados que temos no facebook, Google, etc, não poderem ser acedidos de outra forma, estando separados do resto da rede!

      1. Avatar de Adolfo Diamante
        Adolfo Diamante

        O feice vai fragmentar a net. E a própria socialização. Não é raro vermos quatro amigos numa mesa do café a comunicar com outras pessoas através de aparelhinhos mais ou menos na moda. Mas esses quatro amigos não comunicam entre si, não dão entoações diferentes, não usam expressões faciais, usam emoticons e outras coisas que desumanizam a interacção humana. É para aí que vamos a correr desenfreadamente. Chegamos aqui sem parar… O homem que deu essa entrevista em 2010 não é qualquer pessoa. Ele inventou a revolucionária WWW e ninguém o conhece, preferem endeusar um cromo que achava que comer maçãs e LSD o iriam curar do cancro mais fodido e rápido que há. Vamos encosta abaixo e a rir…

    3. Avatar de Serva
      Serva

      Boa noite atenção que eu comentei desta maneira porque acho o estudo estúpido mas eu sou daqueles que tenho conta mas que só usei uma única vez e foi para ver como era , por isso o teu comentário para mim faz todo o sentido , eu sou contra esta nova forma de comunicar acho no mínimo claustrofóbica e muitas vezes é usada como uma nova forma de voyeurismo , embora saiba que possa ter outras utilidades mas arriscaria a que uma percentagem muito alta dos seus utilizadores não a usam para outra coisa .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de César Augusto
        César Augusto

        Serva, deixa que te diga, mas és das pessoas que mais gosto de ler aqui no pplware, sempre com comentários coerentes, certeiros e correctos.

        Sim, se houvesse um botão de subscrever, eu já tinha clicado!

        Fica bem 🙂

  16. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Acho que cabe a cada um cuidar de si e principalmente do seu corpo. O Facebook pode, de facto, influenciar um pouco as pessoas a não praticarem exercicio e consumirem alimentos inadequados, mas quem tiver a cabeça no sitio rapidamente perceberá que não se pode deixar controlar por uma rede. Aconteceu comigo e, felizmente, consegui dar a volta por cima 🙂

  17. Avatar de Adriano
    Adriano

    Eu pessoalmente não sou utilizador do Facebook, prefiro comer chocolate a comer barras de cereais, sem gosto absolutamente nenhum.

  18. Avatar de Adriano
    Adriano

    peco desculpa faltou acfrescentar que tenho sim pagina no facebook, mas só para controlar a pagina do meu pitote.

  19. Avatar de Abílio
    Abílio

    E eu que deitava a culpa toda ao Gaspar… 😉

  20. Avatar de Jorge Barreti
    Jorge Barreti

    sem piada nenhuma este artigo…tendo em conta o numero de users que ha no face e aos q usaram no estudo nao me parece conclusivo sinceramente

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Os estudos nunca são o conclusivos, pois são realizados mediante uma amostra que pode ou nao ser significativa, e depois ter uma analise quantitativa ou qualitativa dos resultados

    2. Avatar de eduardo
      eduardo

      Isto é um estudo revisto por pares, publicado numa revista científica!
      O número de sujeitos é bastante alto para um estudo destes, e tudo indica que estatisticamente é possível tirar conclusões. A amostra, no entanto, só representará a população americana.

      1. Avatar de Jorge Barreto
        Jorge Barreto

        fora isso…só representa mesmo a população americana

        1. Avatar de eduardo
          eduardo

          só representa porque todos eram americanos, e isto é um estudo sociológico, logo dependente da sociedade em que estão inseridos!
          A estatística não estabelece uma relação linear entre o número de indivíduos duma amostra e o número total da população. Uma boa amostra de 500 a 1000 indivíduos consegue representar centenas de milhões!

  21. Avatar de Corisco
    Corisco

    Por isto cancelei a minha conta. Estava cada vez mais pobre, gordo e refilão. Agora sou outro sinto-me melhor.

  22. Avatar de LOL
    LOL

    Trashbook?
    Tenho, para me rir dos outros à noite (a TV por vezes é uma seca) e das figuras que fazem LOL, inclusivé os da familia.
    Apanham-se mais depressa os mentirosos que sei lá.

    1. Avatar de Matias
      Matias

      yeap.
      Ainda nao tinha ouvido essa do Trashbok.
      Ve-se lá cada básico, a viver a vida através da vaidade dos gostos.

  23. Avatar de Miguel Machado

    Uso o Facebook à 5 anos, e desde então não posso dizer que fiquei mais gordo, não fiquei mais pobre e acima de tudo, desde então, possivelmente aproximei-me de gente que se não fosse usasse essa mesma rede social, possivelmente não tinha uma relação como a que tenho hoje. Pelo FB descobri muita coisa boa que foi partilhada e vejo muita coisa sem interesse nenhum… Quanto a agressividade, tendo em conta o que se vê por aqui em alguns posts, o FB é para meninos, com a diferença que no FB as pessoas têm a coragem de mostrar a cara, ou pelo menos usar o próprio nome. Confesso que não percebo tanto complexo por uma rede social, se calhar têm de socializar mais e chegar à conclusão que as pessoas têm a mesma personalidade, quer pessoalmente, quer quando estão atrás de um computador, pelo menos aqueles que como disse atrás, fazem questão de assumir quem são, atrás de um teclado…

  24. Avatar de pixar
    pixar

    “quando nos sentimos bem connosco próprios, sentimo-nos no direito de fazer as coisas.”

    ????

    Ganda conclusão!

    O que me pode levar a fazer coisas para chatear os outros é o complexo de inferioridade aliado à arrogância. Nunca o facto de me sentir bem comigo mesmo.

    1. Avatar de Pim Pam Pum
      Pim Pam Pum

      Tens razão Pixar, essa afirmação ou resultou de um erro de tradução ou, então, não faz qualquer sentido.
      Mas ainda está por demonstrar que o Facebook nos faça sentir bem connosco próprios. Até que ponto será verdade? Isso acontecerá com a maioria dos utilizadores ou apenas com uma pequena parte?
      Tenho reparado que há uma muita rivalidade entre os perfis, as pessoas passam o tempo a compararem-se umas às outras, a espiolhar à vida alheia, a alimentar ciúmes e invejas, a enviar recados/indirectas para atingir outras pessoas… esses comportamentos, normalmente, não trazem felicidade nenhuma, pelo contrário.
      Por outro lado, consigo pensar em algumas situações em que o Facebook pode contribuir para nos deixar mais agressivos, gordos e pobres… o fim de um namoro, por exemplo… muita raiva, muito sono e chocolate, e medicamentos para curar a depressão lol