A nova janela de escrita de emails do Gmail

44 Comentários

A interface perfeita nunca vai existir. Vão sempre existir factores a serem melhorados e opções a serem adicionadas, para que esteja de acordo com o que parte dos utilizadores pretendem.

A Google tem investido muito do seu tempo e dos seus recursos a tornar as interfaces dos seus serviços o mais adaptadas possível ao que os utilizadores pretendem e ao que entendem ser mais produtivo.

Foi agora anunciada mais uma alteração na interface do Gmail, que pretende melhorar ainda mais a sua utilização. A janela de escrita de novas mensagens ou respostas vai mudar a sua localização e passar a ter o comportamento das janelas de conversação.



A alteração agora anunciada, e que será disponibilizada nos próximos dias, pretendem tornar ainda mais simples a utilização do Gmail.

Segundo o anuncio feito no blog oficial do Gmail, esta mudança pretende dar à janela de composição de novas mensagens o mesmo comportamento que actualmente têm nas janelas de chat, mas com uma dimensão maior e mais adequada.

Podemos mantê-las abertas ao mesmo tempo que podemos efectuar qualquer outra tarefa na interface do Gmail. Ao passar a estar nesse local e a ter esse comportamento podemos facilmente abrir outras mensagens e aceder a outras funções que necessitemos, sem termos de estar a gravar um draft, abrir a interface e efectuar as tarefas pretendidas, repetindo este processo para voltarmos às mensagens.

E como a escrita de novas mensagens têm o comportamento das janelas de chat podem inclusive escrever várias respostas ou mensagens ao mesmo tempo.

Desta forma a Google acredita que vai manter o Gmail mais rápido de usar. Podem escrever novas mensagens ao mesmo tempo que procuram informação dentro do Gmail ou verificam a chegada de novas mensagens.

How many times have you been writing an email and had to reference something in another message?

Saving a draft, opening the old email, and then reopening your draft wastes valuable minutes.

The new compose pops up in a window, just like chats (only larger).

Mas as novidades não se ficam apenas no forma como estas janelas são mostradas. A própria janela de escrita está mais simples de usar.

Todos os comandos vão estar no mesmo local onde nos habituámos a encontrá-los e vão estar disponíveis para utilização. No entanto e quando não necessitarmos deles vão ser escondidos para que tenhamos a maior área de escrita possível.

A inserção de novas imagens dentro das mensagens foi melhorada e outras novidades vão surgir em breve.

Na zona de contactos vão poder agora ver, para cada contacto, as suas fotos de perfil e assim identificar melhor os destinatários pretendidos.

Por fim vamos ter a possibilidade de arrastar contactos entre os campos de email, estando assim facilitada a composição de mensagens e gestão dos seus destinatários.

Estas melhorias vão ser disponibilizadas durante os próximos dias a título experimental e após os testes e algumas melhorias nos próximos meses vai ser tonada a única opção disponível.

A Google disponibiliza nesta página alguma informação adicional sobre a forma de activar esta nova funcionalidade e de como a usar.

As melhorias constantes das suas interfaces têm ajudado a Google a manter os seus serviços no topo das escolhas dos internautas. Esta é mais uma que se espera venha a facilitar e a acelerar ainda mais a utilização de um excelente serviço de email.

Homepage: Gmail

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hélder Ferreira

    Muito bom.
    Agora falta uma nova revisão à página do texto do email, aquela forma de agrupar respostas não dá com nada.

    1. Avatar de Joana
      Joana

      Olá
      Gosto da janela nova 🙂
      Mas gosto da forma como é agrupada as mensagens. Por isso espero q não mudem mas podiam ter uma opção para quem n gostasse…

    2. Avatar de DarkTux
      DarkTux

      Mas podes desligar nas opções o agrupamento das mensagens.
      Ficas com entradas cronológicas dos vários emails (1 por mensagens)

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Bom era acabarem com a publicidade no gmail.

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Existem montes de plugins/addons para os vários browsers que o fazem de maneira eficiente e sem comer recursos em demasia.

    2. Avatar de Andre
      Andre

      Se pagares eles não mostram 🙂

  3. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Para quando a integração do Google Talk com outos serviços de messenger tal com oo Yahoo faz para usar o chat com o pessoal do Hotmail?

  4. Avatar de Marco Rodrigues
    Marco Rodrigues

    Google leu os meus pensamentos.
    Parece bem esta nova mudança.
    O que falta ao Google + ?

  5. Avatar de José Miguel
    José Miguel

    Cá está o pessoal do Sparrow a trabalhar.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Só é pena terem parado (até ver) o trabalho na aplicação.

      Que falta fazem as notificações…

      1. Avatar de José Miguel Girão

        As notificações em iOS do Sparrow exploravam o previlégio VoIP motivo pelo qual a Apple não aceitou a aplicação em primeira instância de qualquer forma compreendo os developers quando afirmaram que optaram por não incluir o push por considerarem que o seu forte era a criação da própria aplicação e não a segurança. Estamos a falar de email e acho justo que uma empresa seja honesta ao dizer: “Não somos fortes em segurança, não vamos expor os seus dados”.

        De qualquer forma é a melhor aplicação do género para iOS e OS X e na altura senti-me defraudo por ter comprado as 2 aplicações na altura da sale que ocorreu uma semana antes da compra por parte do Google. É com muita pena que o mercado dos clients de email está ao abandono.

        Que quem usa o Gmail via web possa usufruir um bocadinho da magia do Sparrow. Ao menos isso.

  6. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Eu cá sou feliz com o meu Outlook 🙂

  7. Avatar de A. Lopes
    A. Lopes

    A mim nao me agrada. Acho que vou começar a usar um cliente de email

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Eu só uso o Gmail por causa do Google Talk porque se não fosse isso já tinha acabado com a ocnta do Google há muito tempo…

  8. Avatar de Pedro Simões

    Acaba de aterrar no meu Gmail!! E está espectacular!

    1. Avatar de muleta
      muleta

      concordo!
      está mesmo ok!!!

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Também não desgosto!

    PS: Gostei da versão Halloween do logo! 😛

  10. Avatar de dc
    dc

    No me gusta…

    Pelo facto de agora se quiseres formatar o texto, obriga-me a mais cliques para aceder a funções que estavam ali à mão… vá lá que tem a opção de voltar como antigamente.

    Mas poder estar a escrever o email ali no canto, enquanto navegamos por dentro da nossa caixa de email, parecei-me bem. Devia era de haver uma função de quando maximizávamos a janela, voltar à disposição antiga da barra de ferramentas.

  11. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não sei se gosto desta janela. Muitas vezes preciso de copiar texto do mail original e não o posso copiar na mensagem (está formatado).

    Assim vou ter de abrir o Gmail em duas janelas do browser.

    1. Avatar de Daniel

      Experimentei agora e já vi que nas respostas aos emails a coisa funciona de forma diferente.

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    Vamos ver como se integra com a Modern UI. Quando está cá em baixo genero chat vá lá que não vá, mas quem está a escrever um mail sério quer a janela maior e centralizada e nesta versão abre uma nova janela o que foge completamente à nova filosofia UI

  13. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    Mais um aparente tiro no pá do Google. Provavelmente irão fazer desaparecer várias ferramentas na edição do tecto do email a escrever…
    Desde que decidiram agrupar de maneira incompreensível os mails em conversações que deixei de usar Gmail, devido à péssima interface. Até usar em HTML simples é melhor que usar a interface gráfica do Gmail.

    Há muito melhores alternativas no mercado Hotmail, Yahoo, até o Sapo é melhor

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Podes desativar o agrupamento de e-mails nas opções…

      Aliás podes customizar quase tudo no gmail, eles oferecem uma grande quantidade de labs onde consegues fazer muitas alterações e colocares tudo à tua medida.

      A tua desculpa para não usar o Gmail não serve. Uma coisa é não gostar outra é inventar defeitos para ser “hater”.

  14. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Aqui no PPLWARE vou conseguir que o meu Halloween seja tudo menos assustador, ao ganhar o RED da Western Digital ahahahah.. Feliz Halloween para todos…

  15. Avatar de João Campos
    João Campos

    Experimentei, mas não dá para mudar o campo “From:” se quisermos enviar email com outra conta que tenhamos. Tive de reverter.

    1. Avatar de André
      André

      Aconteceu-me o mesmo.

      Alguém tem solução?

    2. Avatar de JP
      JP

      Eu consigo mudar sem problemas… É só clicar em From e mudar.

      1. Avatar de André
        André

        Onde está o from?

        1. Avatar de JP
          JP

          Aparece no lado direito ao lado do CC e BCC.

        2. Avatar de Mauricio
          Mauricio

          esta juntamente com a parte de cc cco, no canto direito, bem simples.

          adorei a nova interface.

          uso o gmail como cliente de email a muitos anos já, e nao pretendo abandona-lo por nada que existe hoje no mercado.

          1. Avatar de André
            André

            Obrigado.

  16. Avatar de JORGE
    JORGE

    Não percebi é pq a msg mais recente este no fim e não no inicio. Isso era uma coisa mt importante a mudar.

  17. Avatar de BigLord
    BigLord

    Muito boa a ideia! Ainda ontem tive de duplicar uma aba para fazer exactamente o que o artigo descreveu. Agora não vou ter de o fazer nunca mais 🙂

  18. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Eu ja me mudei do gmail por causa da interface do mm!

  19. Avatar de JORGE
    JORGE

    Agora é que estava a experimentar. Lol que palhaçada querem inventar o OVO? Quero ver na pagina toda ao email que estou a escrever. Existe uma grande diferença entre enviar um email e teclar no facebook.

  20. Avatar de JORGE
    JORGE

    Fazer ai um post como voltar ao antigo?

    1. Avatar de JP
      JP

      Para voltar ao antigo é só carregar na seta do canto inferior direito e escolher a opção apropriada.

  21. Avatar de faustino
    faustino

    Espero que neste dia as bruxas ao Pplware não venham parar porque um disco WD Red preciso ganhar.

  22. Avatar de Cesar Oliveira

    Muito bom, o google sempre a surprender

    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net

  23. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    A google realmente tem feito um trabalho imenso em javascript na web, e esta nova janela de escrita de email é o resultado de uma necessidade cada vez mais presente, ou seja, cortar ao máximo na navegação

  24. Avatar de helga
    helga

    Gente, depois que eu selecionei a opção experimentar o novo gmail, eu nao to conseguindo mais acessar minha conta. Ja deletei cookies, temp, mas nada…ate dei um ipconfig/flushdns no prompt porque no solucionador de erros estava dizendo que poderia ser problema de dns. alguem sabe de algo que possa me ajudar? ja restaurei o sistema, ja tentei usar outro navegador (I.e e ochrome), sem resultado.
    help!

  25. Avatar de helga
    helga

    da o seguinte erro:
    Esta página da web não está disponível
    O servidor em mail.google.com não pôde ser encontrado porque a busca DNS falhou. DNS é o serviço da web que converte o nome de um website em seu endereço na Internet. Na maioria dos casos, este erro é causado quando não há conexão à Internet ou quando a rede é mal configurada. O erro também pode ser causado por ausência de resposta do servidor DNS ou por um firewall que impeça Google Chrome de acessar a rede.
    Veja algumas sugestões:
    Recarregue esta página da web mais tarde.
    Verifique sua conexão com a Internet. Reinicie qualquer roteador, modem ou outro dispositivo de rede que você esteja usando.
    Verifique suas configurações de DNS. Entre em contato com seu administrador de rede se não souber o que isso significa.
    Tente desativar a previsão da rede seguindo estas etapas: Vá para o menu do Google Chrome > Configurações > Mostrar configurações avançadas… e desmarque “Prever ações da rede para aprimorar o desempenho do carregamento da página”. Se isso não resolver o problema, recomendamos selecionar essa opção novamente para melhorar o desempenho.
    Adicione o Google Chrome como um programa permitido nas configurações de seu software de firewall ou antivírus. Se o programa já for permitido, tente excluí-lo da lista de programas permitidos e adicioná-lo novamente.
    Se usar um servidor proxy, verifique suas configurações de proxy ou entre em contato com o administrador de rede para verificar se o servidor proxy está funcionando. Se você acredita que não deve usar um servidor proxy, ajuste as configurações de proxy: Vá para o menu do Google Chrome > Configurações > Mostrar configurações avançadas… > Alterar configurações de proxy… > Configurações da LAN e desmarque a caixa de seleção “Usar um servidor proxy para a rede local”.
    e eu ja tentei tudo isso…

  26. Avatar de helga
    helga

    Erro 105 (net::ERR_NAME_NOT_RESOLVED): Não foi possível determinar o endereço DNS do servidor.