Como adicionar e mudar idiomas no Windows 8

52 Comentários

A chegada Windows 8 veio trazer uma nova realidade para os utilizadores do Windows. As muitas alterações deste sistema operativo para o seu antecessor mostram uma mudança clara da Microsoft e um evoluir da sua interface.

Os pedidos que nos têm chegado de apoio para este novo sistema operativo têm incidido sobre várias vertentes, mas uma dúvida que tem sido comum a muitos utilizadores é de que forma podem alterar o idioma do Windows 8. Hoje vamos explicar em pormenor este processo que é acima de tudo simples de realizar.



A base do Windows 8 seguiu todo o trabalho feito já no Windows 7 e que, de certa forma, foi pioneiro, depois dos problemas que o Windows Vista tinha apresentado.

Serve isto para indicar que a maioria das funções que encontrávamos no Windows 7 estão também no 8, apesar de a forma de lhe acedermos ter mudado.

A necessidade de mudança de idioma no Windows pode ter várias causas, que vão desde a instalação de uma versão em Inglês e pretendermos passar a usar o Português ou a necessidade de dar acesso a alguém que domine um idioma diferente ou apenas porque gostamos mais de determinado idioma.

As razões são de cada um e o mais importante é a forma de conseguirmos mudar esse idioma. Este guia vai ser escrito tendo por base o Windows 8 em Português, mas a transposição para qualquer outro idioma é directa.

Para começarem, em qualquer das interfaces do Windows, coloquem o rato num dos cantos direito do vosso ecrã. Vão ser mostrados várias acções possíveis, devem escolher a pesquisa (Lupa).

Na caixa de pesquisa devem agora colocar o termo Idioma e pesquisar depois nas Definições. Deverá ser mostrada a opção Adicionar um idioma.

A nova janela que vos for mostrada irá apresentar os idiomas que têm instalado no vosso Windows 8. Numa situação normal devem ter apenas presente um,  o de origem do próprio sistema operativo.

Para adicionar novos devem escolher a opção Adicionar um idioma, que se encontra acima da lista de idiomas.

Ao seleccionarem essa opção, a janela vai mudar e vão ser apresentados todos os idiomas em que o Windows 8 está disponível. Devem reparar que caso determinado idioma tenha variantes, como o caso do Inglês ou o Português, estas vão estar agrupadas. No caso do Português vão encontrar agrupados o Português de Portugal e o Português do Brasil.

Escolham então o idioma que pretendem adicionar e no final cliquem no botão Adicionar.

De notar que os novos idiomas não ficam de imediatos prontos a serem usados e devem antes ser instalados.

Vão então ser trazidos de volta à janela onde são mostrados os idiomas disponíveis para o vosso Windows 8. Para activarem um novo idioma devem escolher Opções na frente do idioma preferido.

Para instalarem o novo idioma devem seleccionar a opção Transferir e instalar o pacote de idiomas para que este se torne utilizável.

O processo de descarga e instalação do pacote de idiomas pode ser acompanhado na nova janela aberta para o efeito.

Este processo pode ser interrompido a qualquer momento, sendo posteriormente retomado sem perda dos dados já descarregados.

No final do processo de instalação o novo idioma ficará de imediato utilizável. Basta que escolham a opção Selecione este como o idioma principal.

Será pedido ao utilizador que escolha se pretendem terminar de imediato a sessão ou se o pretendem fazer mais tarde.

Caso tenham, como eu, decidido terminar a sessão mais tarde, a indicação que surge é que o idioma escolhido será aplicado no próximo inicio de sessão.

Com os novos idiomas instalados podem alternar facilmente entre os pretendidos. A forma mais simples de o fazer é recorrendo à combinação de teclas Win + Espaço até chegarem ao idioma pretendido.

A imagem que vão poder ver nessa altura é a que abre o artigo e mostra os idiomas que têm presentes no vosso Windows 8.

Como podem ver a forma de adicionar novos idiomas é simples e rápida. A única excepção a essa rapidez são os quase 170 MB que cada pacote de idiomas tem e que necessitamos descarregar para os podermos instalar. É apenas uma única vez, o que torna menos moroso o processo.

Adicionem então os idiomas pretendidos, recorrendo à forma simples que a Microsoft criou no Windows 8.

Homepage: Windows 8 PT

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos André
    Carlos André

    Alguém no windows 8 tem problemas (lentidão) com a net?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não, Talvez problema do ISP ou drivers da placa

      1. Avatar de Carlos André
        Carlos André

        Quando instalei funcionava perfeitamente, mas com o tempo instalou-se a lentidão.

        1. Avatar de Internauta
          Internauta

          Caro Carlos André, logo apo´s a instalação, foi de tal ordem a lentidão do meu portátil, que acabei por desinstalar o Windows 8. Felizmente, lembrei-me que talvez fosse um problema dos drivers, pois o windows 8 apenas tinha instalado o software próprio. Voltei a instalar, actualizei os drivers com um programa específico e posso dizer-lhe que foi remédio santo….Ficou uma bomba!
          cumps

          1. Avatar de sérgio
            sérgio

            Qual programa?????

    2. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Sim, esse problema acontece. Parece que após o arranque do sistema a ligação é rápida, mas passado um bocado fica lenta.

      É drivers, comigo acontecia mas pesquisei versões actualizadas do meu driver de rede wifi e ficou tudo a funcionar correctamente 🙂

  2. Avatar de arkan
    arkan

    vou testar pq tenho um windows8a e quero mudar a linguagem ingles para pt-br.

    😉

    1. Avatar de JJK
      JJK

      A versão de teste do Enterprise válida por 90 dias + 1 rearm está disponível em pt-br. E vc pode ativar essa versão de testes até agosto do ano que vem.

      1. Avatar de Bruno Augusto
        Bruno Augusto

        eu tento ativar e não consigo, como é que se faz???
        OBRIGADO

        1. Avatar de JJK
          JJK

          Se vc estiver conectado à internet, o sistema ativa automaticamente. Para extender o prazo de avaliação para 180 dias, entre com o comando “slmgr -rearm”

  3. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    Seria interessante se explicassem como é que se podem abrir as definições e fazer uma pesquisa em uma aplicação Metro.

    Muitos utilizadores têm classificado algumas aplicações negativamente por falta de customização/barra de pesquisa quando as opções estão lá.

    Cumps 🙂

      1. Avatar de Leandro
        Leandro

        Exatamente, muitas classificações negativas, simplesmente por que não sabem usar o programa.

        Um off-topic, mas está no contexto, alguém sabe se posso comprar um Nokia 920 nos EUA e baixar o idioma em português? Vi em um vídeo que tem a opção de baixar o reconhecimento de voz em português, mas não achei sobre o idioma do sistema inteiro.
        Obrigado

  4. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Eu sugeria um artigo do tipo “Instalei o Windows 8, e agora….” onde se desse indicações mais ou menos básicas de uma costumização “padrão” para se poder obter um melhor rendimento e funcionalidades do novo SO!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pica o Simões, ele trata disso 🙂

    2. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      faz lembrar quando foi o caso do magalhães..

      Voltou a era do magalhães “tenho um magalhães e agora?”

      😛

    3. Avatar de Culto Oculto
      Culto Oculto

      Acho uma excelente ideia… Tenho-o desde que saiu e tenho andado à descoberta. Seria interessante que todos partilhassem as suas experiências.

  5. Avatar de Miguel Machado

    Ainda à pouco descobri o mesmo. Ontem instalei o Windows 8 numa maquina aqui em casa e hoje tive a limar as ultimas arestas e a explorar um pouco do sistema… Btw, até estou a comentar pela app do pplware. Do que estou a ver agora, tem umas coisas que mudava e outra que vão certamente simplificar a vida aos meus pais, que são os principais utilizadores desta maquina…

  6. Avatar de Vasco Coelho
    Vasco Coelho

    eu queria ter o 8 em inglês mas mantendo o teclado em PT. Dá para fazer?

    1. Avatar de Miguel Machado

      Dá, basta definires a lingua como eng, e nas opões, adicionais o teclado PT…

  7. Avatar de HP
    HP

    Alguém me sabe dizer onde arranjo a iso do windows 8? Comprei, fiz download, instalei numa maquina e não gravei num cd/pen a iso. Precisava de instalar numa outra máquina visto que cada serial number tem 5 licenças (corrijam-me se estiver errado).

    PS – este seria um bom tópico para o pplware

    Abraço!

    1. Avatar de Fábio André Antunes
      Fábio André Antunes

      “O preço promocional está limitado a uma atualização por PC e tem um limite máximo de cinco licenças de atualização por cliente.”

      Sinceramente, estou confuso.

    2. Avatar de Fábio André Antunes
      Fábio André Antunes

      HP, penso que já percebi a tua dúvida.

      A cópia que adquiriste só pode ser utilizada num único computador de cada vez. Por outras palavras, a Product Key, que te foi atribuída aquando da compra, não pode ser utilizada em mais do que um computador em simultâneo. Nada de novo, portanto.

      Em relação às 5 licenças, é o limite máximo de actualizações que cada pessoa tem direito de comprar via online. Provavelmente para evitar que clientes empresariais usem e abusem da promoção.

      1. Avatar de Internauta
        Internauta

        Adquiri a licença da microsoft pois tinha comprado um portátil novo. Mas agora fiquei com uma dúvida: sei que só posso utilizar a chave que me foi atribuída no computador respectivo, mas não percebo o sgnificado das 5 licenças… em concreto, isso o que quer dizer?
        Alguém me poderá explicar? Obrigado

        1. Avatar de Fábio André Antunes
          Fábio André Antunes

          Podes utilizar a chave que te foi atribuída em qualquer computador, desde que não esteja a ser utilizada por outro computador.

          Como expliquei acima, penso que as 5 licenças são o limite máximo de actualizações que cada pessoa pode comprar através da Internet.

      2. Avatar de HP
        HP

        Eu estou a instalar noutro computador… aceitou a licença. ?!?!? E agora?

        1. Avatar de Fábio André Antunes
          Fábio André Antunes

          Estás então a dizer que tens duas cópias do Windows 8 instaladas e activadas com a mesma chave?

        2. Avatar de Fábio André Antunes
          Fábio André Antunes

          Isso é, no mínimo, bizarro.

          1. Avatar de HP
            HP

            Bem… afinal não. Aceitou a chave da licença para instalar, mas para usar diz que não é válida. Agora que tenho isto instalado é que dizem que não é válida… finos!

  8. Avatar de HP
    HP

    Já encontrei.
    Neste endereço: https://www.mswos.com

  9. Avatar de Nuno Castro
    Nuno Castro

    Só queria deixar o meu testemunho que este é um excelente Sistema Operativo… Para quem usa intensamente o rato neste SO o teclado tem mais destaque. pode-se fazer tudo com o teclado.

    1. Avatar de Nuno Castro
      Nuno Castro

      finalmente as teclas windows do teclado tem o seu merecido uso…

  10. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    seria interessante era ver se dava para desactivar o aborto ortográfico da interface do W8…

    1. Avatar de HP
      HP

      Dá… nas opções de linguagem.

  11. Avatar de André Silva
    André Silva

    Por falar em idiomas no Windows 8, reparei agora que já chegou à Windows store a app Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora. Está muito bom graficamente e tem suporte para pesquisas com e sem acordo ortográfico!

    http://apps.microsoft.com/webpdp/pt-pt/app/dicionario-da-lingua-portuguesa/58F7CF25-3F27-4578-B42F-EB732285C94E

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Obrigado pela informação! Já cá está!
      Em relação ao W8 ainda há muitas dúvidas. as cinco instalações li (mas agora não consigo encontrar) que são para o mesmo utilizador em pc’s diferentes.
      No entanto, instalei neste, e hoje num portátil com o mesmo mail e chegou ao fim disse que não era possível instalar.
      Embora tivesse (e tenho) uma imagem do W7 ele encarregou-se de repor tudo, excepto o antivírus.

  12. Avatar de xoxota
    xoxota

    De facto há por aí muita gente sem nada para fazer, só assim se compreende que perca tempo com isto.

    1. Avatar de HP
      HP

      Que dizer daqueles que perdem tempo com aquilo que faz perder tempo aos outros?

  13. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu tenho o meu windows em pt-pt, mas gostava de ter em inglês. Quando tento fazer o processo acima explicado, em vez de aparecer uma mensagem a dizer para transferir o pacote de idiomas para uma a dizer que “Não estão disponiveis language packs”, alguém me pode ajudar?? Porque é que não consigo mudar o idioma. Tenho windows 8 pro.

  14. Avatar de Nuno Ribeiro
    Nuno Ribeiro

    Há uma coisa que ainda não percebi na Store do Windows 8.

    Há aplicações que não me aparecem quando pesquizo, mas que acabo por encontrar através de links externos por exemplo depois de pesquizas no Google… terá a ver alguma coisa com a linguagem… só me aparecem aplicações com idioma português.

    Alguem me consegue explicar…

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      Vai nas configurações da loja e desliga a facilidade pra achar aplicativos no seu idioma, ai vai aparecer todos os aplicativos.

  15. Avatar de Edu
    Edu

    Muito bom.
    Não gostei um pouco da tradução do Windows 8. Uma coisa bem feia, por exemplo, é na janela de personalização, o nome do menu de seletor de cores de janela ao invés de se chamar “Cor da janela” como sempre foi, foi trocado por um nome tosco Agora ficou “Colorida”. Tem mais algumas coisas, mas nada de grave..

  16. Avatar de eliana
    eliana

    bom o meu ta todo inglês como vou saber chegar nessa explicação toda me ajude . obrigada

  17. Avatar de Adrielle
    Adrielle

    Eu troquei de not e ele já veio com o Windows 8, e já tentei de tudo pra deixa-lo em português e não consigo. Me ajuda !

  18. Avatar de Claudio
    Claudio

    instalei o windows 8, mas ele esta em ingles. fiz o que esse site me pede para a troca de idioma, porem nao consiguir passa para o portugues do Brasil.
    O que pode ser feito

  19. Avatar de idiomas no windows 8

    Os pacotes de idiomas do Windows 8 não estão disponíveis em separado. Parece que você não vai conseguir alterar o idioma com os passos acima descritos. Então alguns utilizadores do Windows 8 não conseguem ultrapassar este problema.

    1. Avatar de jeronimo stuff
      jeronimo stuff

      Aminha situacao e a mesma que a do claudio, entao nestew caso o que fazer?

  20. Avatar de Pedro Henrique
    Pedro Henrique

    Olá gostaria de saber como faço para mudar o idioma do meu MENU INICIAR ele esta em Espanhol e não estou conseguindo trocar, eu o baixei o programa num blog. Gostariam que mandassem a resposta no meu e-mail. Muito obrigado.

  21. Avatar de wendell
    wendell

    Alguém me ajuda aí. No windows 8 adicionei outro idioma (Japonês), depois voltei para o Português, só que agora os blocos da tela inicial ficaram em Japonês O_o. E agora?

  22. Avatar de Adérito Lourenço
    Adérito Lourenço

    obrigado pela dica mas o meu PC é windows 8 sempre que entro pra Region and language clico ao abrir clico em “language” escolho português em seguida em options e vem escrito assim: Cheking availability. processa processa mas processa pacaramba espero espero e nada. o quê que eu faço?