Conheça o novo MacBook Pro 13”, Mac Mini e iMac

42 Comentários

A Apple tem conseguido sucessivamente melhorar o hardware dos seus produtos enquanto estes aumentam de resolução e diminuem de tamanho e espessura, mantendo a autonomia. Parece quase uma missão impossível, mas a prova disso mesmo foi a apresentação de hoje à tarde, no Apple Special Event, em que foram apresentadas as novidades da linha “Mac”: o novo MacBook Pro 13” com Retina Display, a nova linha de iMac e Mac Mini.

Conheça estes novos equipamentos ao pormenor.


MacBook Pro 13”

Foi apresentado o novo MacBook Pro 13”, um portátil que, apesar de pequeno e cada vez mais fino, vem munido de um ecrã Retina Display com uma resolução quase duas vezes superior ao FULL HD, maior ângulo de visualização, contraste , baixa luminosidade e ainda 75% menos reflexo que o anterior MacBook.

É claro que todas as especificações foram aumentadas: temos agora CPUs Intel Core i5 e i7 (Ivy Bridge) mais potentes, 8GB RAM, USB 3.0, disco SSD, Bluetooth 4.0 e câmara Facetime a 720p. Apesar de todos estes upgrades, o MacBook mantém as suas honráveis 7 horas de autonomia e é 20% mais fino!

O MacBook Pro 13” ecrã Retina está disponível com um processador Intel Core i5 dual-core de 2.5 GHz, 8GB de memória e 128GB de armazenamento flash, a partir dos €1799 euros; com 256GB de armazenamento flash a partir de €2129. As opções de configuração à medida incluem processadores Intel Core i7 dual-core mais rápidos e armazenamento flash até 768GB.

  • CPU: 2.5GHz Intel Core i5 ou i7
  • RAM: 8 GB
  • Disco: SDD de 128GB ou 256GB (configurável até 768GB)
  • Ecrã: LED, Retina Display, resolução a 2560×1600 (2 x 1080p, 227 ppi), mais 29% de contraste, 75% menos reflexo, IPS 178º
  • Gráficos: Intel HD Graphics 4000
  • Multimédia: Facetime HD a 720p de gravação, microfones e altifalantes estéreo
  • Conectividade: Bluetooth 4.0, WiFi 802.11n, 3xUSB 3.0, HDMI, 2xThunderbolt, leitor de cartões SD, porta MagSafe2
  • Peso e dimensões: 20% mais fino, 21,9 cm x 31,4cm x 1,9 cm (c x l x a), 1,63Kg de peso
  • Autonomia: 7 horas, 30 dias em stand-by (suporta Power Nap)
  • Duas ventoinhas, sem leitor óptico

Especificações completas aqui.

Mac Mini

O novo Mac Mini continua a ser o equipamento do género mais eficiente do mercado, apenas 11W em stand by. O Mac mini é disponibilizado com um processador dual core Intel Core i5 de 2.5 GHz, 4 GB de memória e um disco rígido de 500 GB por €659. Está disponível uma versão com um processador quad core Intel Core i7 de 2.3 GHz, 4 GB de memória e um disco rígido de 1 TB por por €859. Existe ainda uma outra versão com um processador quad core Intel Core i7 de 2.3 GHz, OS X Server, 4GB de memória e dois discos de 1 TB por €859.

Conheça as especificações:

  • CPU: dual core 2.5GHz ou quad core 2,3GHz
  • RAM: 4 GB DDR3 (configurável até 16GB)
  • Disco: 500GB ou 1TB (opção de 256GB SSD)
  • Gráficos: Intel HD Graphics 4000
  • Conectividade: Bluetooth 4.0, WiFi 802.11 a/b/g, 4xUSB 3.0, Mini DisplayPort, HDMI, Firewire, Thunderbolt, leitor de cartões SDXC, Gigabit Etherner,
  • Som: microfone e altifalantes
  • Peso e dimensões: 20% mais fino, 21,9 cm x 31,4cm x 1,9 cm (c x l x a), 1,63Kg de peso 

Especificações completas aqui.

iMac

A evolução dos iMacs é de facto impressionante, sempre mais fino que o seu antecessor. Desta vez, a nova linha de iMacs é 80% mais fina nas pontas, apenas 5mm de espessura!

Conheça as especificações:
  • CPU: 2.7GHz,  2.9GHz ou 3.2GHz (configurável até 3.4GHz)
  • RAM: 8GB (configurável até 32 GB)
  • Disco: SDD até 768GB ou HDD até 3TB, compatível com Fusion Drive (SSD para SO, HDD para arquivo)
  • Ecrã: LED, Retina Display, 75% menos reflexo, IPS 178º, 21.5” (1920×1080) ou 27” (2560×1440)
  • Gráficos: Nvidia NVIDIA GeForce GT 640M, 650M, 660M ou 675MX
  • Multimédia: Facetime HD a 720p de gravação, microfones e altifalantes estéreo
  • Conectividade: Bluetooth 4.0, WiFi 802.11n, 4xUSB 3.0, HDMI, 3xThunderbolt, leitor de cartões SD
  • Peso e dimensões: 21.5” (52.8cm x 45.0cm x 17.5cm, 5.68Kg); 27” (65.0cm x 51.6cm x 20.3 cm, 9.54Kg)

Veja as especificações completas aqui.

O iMac de 21,5 ”com quad core Intel Core i5 de 2.7 GHz e uma NVIDIA GeForce GT 640M será comercializado por €1399; com quad core Intel Core i5 de 2.9 GHz e uma NVIDIA GeForce GT 650M por €1599. O iMac de 21.5” estará disponível em Novembro.

O iMac de 27” com um processador quad core Intel Core i5 de 2.9 GHz e uma NVIDIA GeForce GTX 660M será comercializado por €1949; com quad core Intel Core i5 de 3.2 GHz e uma NVIDIA GeForce GTX 675MX por €2129. O iMac de 27” estará disponível em Dezembro.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    offtopic:

    Eu pela primeira vez tentei criar dualboot no meu pc (por um tutorial do pplware)

    Anteriormente só corria liveCD, mas optei por colocar na máquina dois S.O.
    Foi criado:
    1 partiçao system (default)
    1 partição windows 7 (82GB +/-)
    ao instalar windows, o resto de espaço do disco foi deixado sem qualquer formatação.

    Com o lubuntu, criei:
    1 partiçao (48GB +/-) ext4 com journal
    1 partiçao swap (2GB +/-) tenho 1GB ram

    E o resto do espaço uns 100GB seriam para videos, musicas, etc..

    Até ai tudo bem.

    Instalei windows7, lubuntu, e diz p reiniciar, aparece menu GRUB (se não tou em erro), fiz teste, entrar no lubuntu, e deu às mil maravilhas (sem muitos testes). reinciei para entrar no windows7, e deparei-me com a mensagem:

    “A disk read error occurred.
    Press Ctrl+Alt+Del to restart”

    (que nem funciona a combinação de teclas, fica pc bloqueado acho)

    Já fiz pesquisas e não consegui meter windows7 a arrancar com o que encontrei para solucionar, espero que alguém me possa ajudar.

    Ps. Sei que é um testamento, mas acho que descrevi tudo que configurei e que apareceu (configurações e sintomas), para ser mais fácil identificarem o problema. E sou noob no que toca a linux 😛 esta era uma tentativa de aprender mais um pouco que se tornou desanimadora.
    (correr lubuntu funciona, so no windows7 dá aquela mensagem)
    Cumps!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Porque não usar o fórum para este tipo de questões off-topic? 🙂

  2. Avatar de konami
    konami

    Baratinho como sempre

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Estavas à espera dum BMW ao preço dum Fiat? LOL

  3. Avatar de Jay_OR
    Jay_OR

    Novos MacBooks retina:
    -Sem LED heartbreak
    -Sem LED’s com a capacidade da bateria
    -Sem porta RJ45
    -RAM e SSD soldado na board
    -Retina display com a mesma gráfica

    Sou um FanBoy Apple e realmente não entendo estes ERROS.
    Tenho um MBP e não o troco por estes 5 anteriores pontos, vou esperar que não se preocupem tanto com a portabilidade, porque para isso comprava um MBA.

    1. Avatar de Cuevas
      Cuevas

      Permite-me informar.

      Se na realidade os de 13” forem como os de 15” que saíram no verão, então o disco não está soldado.

      O mesmo não se passa com a RAM! :).

      Cumprimentos!

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Para RJ45 podes usar isto :

      The Apple Thunderbolt to Gigabit Ethernet Adapter lets you easily connect to a high-performance Gigabit Ethernet network. Small and compact, it connects to the Thunderbolt port on your Mac computer and provides an RJ-45 port that supports 10/100/1000BASE-T networks.

      Os leds da bateria sinceramente nunca usei , mas acredito que existam pessoas que usem.

      Abc

      1. Avatar de ravager
        ravager

        Sim, se bem que não deixa de ser um inconveniente ser necessário ter de comprar um adaptador (que não é propriamente barato, diga-se) para fazer uma coisa básica que qualquer outro portátil faz “out-of-the-box”.

        É que o portátil em si já não é barato, e ainda ter de comprar adaptadores… é complicado.

      2. Avatar de Jay_OR
        Jay_OR

        Se não são soldados, mostra-me uma review dos mesmos, em que apresente essa possibilidade.

        Usar uma porta RJ45, não é como usar o leitor de cartões, é uma necessidade BÁSICA! Não haveria necessidade de implementar adaptadores.
        Chego a empresa necessito de uma ligação encriptada PPPoE, que apenas pode ser feita por cabo. Necessito de transferir quantidades enormes de dados, em pouco tempo em casa como no trabalho, vou andar sempre com o adaptador atrás?

        Já nem quero falar de qualquer computador da treta tem uma porta ethernet.Posso entender muitas inovações que a Apple faz, e a maior parte delas concordo, mas esta não tem qualquer fundamento.

    3. Avatar de jYkA
      jYkA

      no meu macbook deve ter entrado um ficha rj45 prai… uma vez :p

      1. Avatar de soudsyt
        soudsyt

        Estou para ver o aquecimento deles…
        tenho um de 13 mas se comprar agora só um imac isso sim, de resto só o ipod.

      2. Avatar de miguelmpn
        miguelmpn

        E quantas vezes usaste a porta jack, microfone ou de som?
        E o leitor de cartões?

        Muita gente não os usa com regularidade, mas há quem necessite deles

        Isso não é desculpa nenhuma, a não ser que oferecessem os adaptadores todos

        1. Avatar de miguelmpn
          miguelmpn

          E com o preço dos portáteis, não entendo porque não o fazem

          Ainda bem que ainda existe quem sacrifique muita coisa (por exemplo, vida) para comprar coisas assim.. :S

  4. Avatar de Miguel Machado

    Pela primeira vez na minha vida, começo a equacionar o MBP de 13”. Gostei da keynote, foi mais um passo em frente no que toca ao melhor Desktop do mercado, assim como no melhor notebook do mercado, pelo menos para mim 🙂

    1. Avatar de Mrs. PeaceXDA
      Mrs. PeaceXDA

      Claro que é o melhor do mercado lol

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Com placas de vídeo Intel e Nvidia M lol

  5. Avatar de Mario Mendes
    Mario Mendes

    Equipamentos muito caros.

  6. Avatar de Igas
    Igas

    È tudo muito lindo e com uma performance invejável, o pior é mesmo os preços…

    Infelizmente e por força da crise, terei de continuar a utilizar o modesto Asus.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Um asus bem escolhido não tem nada de modesto. Há que saber escolher e dar uso às suas capacidades.

  7. Avatar de Sharp
    Sharp

    Os novos iMac’s ficaram mais caros que a geração anterior certo? (digo aquando da saída da geração anterior no mercado).

  8. Avatar de aj
    aj

    Como é que a nossa economia há-de anda para a frente quando nos cobram quase 400€ a mais pela mesma coisa que é vendida nos E.U.A e até em Espanha o mesmo produto é pelo menos 10€ mais barato do que cá. Portugal nunca vai sair da miséria enquanto ficar mais barato mandar vir coisas de outros países mesmo a pagar portes do que comprar cá.

    1. Avatar de Sharp
      Sharp

      Tens de colocar o 23% de IVA no preço base.
      Em Espanha o iva é mais baixo.

    2. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      «Portugal não vai sair da miséria enquanto não pudermos comprar equipamentos de luxo mais baratos” ahahahahah

      1. Avatar de aj
        aj

        @Ecchin
        Foi assim que interpretaste? Tens 12 anos?
        @Sharp
        Sim, eu sei que o IVA influencia em parte essa diferença mas o que estou a dizer é que muita gente em vez de dar 23% ao estado português vai acabar por dar x% ao estado de outro país porque mesmo assim fica mais barato ao consumidor e é dinheiro a sair do país. O estado tanto quer ganhar que acaba por não ganhar é nada.

  9. Avatar de Blend
    Blend

    Mas que? a Apple inventou algum tipo de arrefecimento super XPTO? Porque se já os anteriores tinham problemas de aquecimento, eu não punha os dedos num Imac desses novos ligado :X

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      São mais finos, se calhar são também mais fáceis de arrefecer? Não sei. Mas que fiquei babado por teres ficado tão finos, fiquei.

      1. Avatar de Blend
        Blend

        Pelo contrário, quanto mais fino, mais complicado de arrefecer. Mas como disse podem ter inventado algo para arrefecimento.
        Senão vai ser o retorno do Apple II.

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Mas aquilo é tudo metálico por fora. A simples reorganização dos componentes pode fazer com que a ventilação e arrefecimento seja mais eficiente. Mas não sei, teria de experimentar.

  10. Avatar de Alberto
    Alberto

    É pena que tenham abandonado ligações como FireWire, input de áudio, leitor de dvd e RJ45 nos MBP. É por isso que continuo com o meu Macbook Pro pré-unibody de 2008..! Não sei se não valeria mais abandonar o “Pro” do nome dos Macbooks …

  11. Avatar de Rafael Campos
    Rafael Campos

    Quando de dedicada tem a placa grafica do de 13”?

    1. Avatar de LL
      LL

      pelo que sei tem 64 MB dedicados!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      No MBP de 2011 sem retina tem 384Mb partilhados. Neste nao sei.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Dedicada tem apenas 64MB. Aquelas placas ao que parece dão uso à ram como se fosse “dedicada”. BTW, se tentares correr o pes13 por bootcamp no windows não consegues por causa disso. Apesar de a placa ir buscar memória à ram, o software inicialmente só “vê” a memória dedicada e não te deixa correr programas que peçam mais que 64MB.

  12. Avatar de Ryan
    Ryan

    Como toda a gente nos MacBooks não gosto do preço. Se alguém gosta sabemos bem porque. E deixemos da cantiga que a qualidade pagasse essa não pega.
    Estes novos desktops e notebooks eu diria venham eles. Por agora gostaria de levar para casa um Mac Mini e ok pode ser o MacBook Pro 13′. Já referiram aqui e muito bem que faz falta o led a indicar a carga da bateria e a porta de rede.
    Como não gosto muito de ter o wifi quando estou no portátil então esta é uma grande perda a nível de hardware. De recomendo e um dia destes quando a crise se for embora um destes Macs entra em casa

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Por acaso… A qualidade paga-se. Onde é que leste que nao era assim? 😉
      Vai ver os portáteis e PC’s bons, aqueles que realmente sao fiáveis e com performance, e depois vê os preços.
      Nao estou a dizer que estes sejam melhores que A, B ou C. Digo que estes estão num patamar acima do que existe no mercado acessível, e por isso o preço é superior. Só que como é normal, todos queremos muito por pouco. É a vida.

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    É incrível… Eu gostaria de ter o novo iMac. No EUA são 1000€, em Portugal 1400€ -.- enfim….

  14. Avatar de fnmo
    fnmo

    Respondendo a pergunta do “SexOnaSal”, já que ninguém se deu ao trabalho.

    1. Se quiser simplesmente entrar no windows 7 a partir do grub
    – escolhe windows 7 no grub, não prime enter, prime “e”
    – não mexe na primeira linha, e altera as restantes de modo que fique assim:

    insmod ntfs
    set root=(hd0,1)
    chainloader +1

    – hd0 -> primeiro ou único disco, mudar caso necessário. E 1 se windows loader estiver na primeira partição.(mudar hd0, hd1,hd2…, e também hd0,1 ou hd0,2, de acordo com as partições ou discos)
    – prime F10 para arrancar o windows

    2. Se resultar, reinicia o computador, e entra pelo Lubunto
    – abre o ficheiro “grub.cfg” (/boot/grub) como root, (gksudo gedit /boot/grub/grub.cfg) e na parte “menuentry Windows 7 (loader)”, faz as mesmas alterações que fez anteriormente como teste.

    *. Esta opção tem que ser repetida sempre que actualize o kernel ou o grub.

    Solução permanente seria criar uma configuração do tipo acima no ficheiro default da grub:
    – Na consola ou terminal
    – gksudo gedit /etc/grub.d/11_Windows
    – copia o texto abaixo e grave

    #! /bin/sh -e
    echo “Windows” >&2
    cat << EOF
    menuentry “Windows 7″ {
    insmod ntfs
    set root=(hd0,1)
    chainloader +1
    }
    EOF

    – Na consola: sudo chmod a+x /etc/grub.d/11_Windows
    – sudo update-grub
    – sudo reboot

    3. A melhor opção será remover ou não criar a primeira partição "system reserved".(nota: essa partição é importante caso use BitLocker, e é importante que leia tutoriais de como remover, não só por causa do BitLocker mas também do arranque)

  15. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Tenho um iMac de 2008. Fiquei descansado ao saber que o novo iMac não tem drive óptica. Sendo assim, já não vou perder tempo a pensar como comprá-lo. Quem é que vai comprar um Mac que não lê DVDs?

  16. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Boas Tardes a todos,

    Escrevo pelo seguinte estou a pensar comprar um macbook pro retina 15″, e será o meu primeiro mac.Sempre tive maquinas de arquitectura windows? Quando a tiver pretendo em bootcamp instalar windows no meu futuro computador.

    Não sei se é boa ideia?

    Cumprimentos,

    1. Avatar de Dave
      Dave

      Boas alexandre.

      Também investi num retina, e tenho uma partição para o bootcamp.

      É sempre boa ideia devido ao seguinte:

      Podes necessitar de programas windows, e tu com o bootcamp instalas o windows e trabalhas (quase) normalmente como numa máquina Windows.

      Para mais, com o VMWare Fusion, é possivel até pegares nessa partição e criares uma máquina virtual, onde poderás trabalhar com os dois Sistemas Operativos ao mesmo tempo ;).

      Cumprimentos