The Ultimate Server Guide: Servidor Subversion com Redmine

33 Comentários

Instalação de pacotes:

 

1. Vamos começar por instalar todos os pacotes necessários para o funcionamento deste servidor correndo o comando:

sudo apt-get install subversion mysql-client mysql-server libapache2-mod-passenger libapache2-svn redmine redmine-mysql

2. Escrever a password para acesso como utilizador root no servidor mysql:

 
3. Colocar a mesma password do passo 2 para confirmação da mesma:


 
4. Seleccionar a opção “Sim” no ecrã:


 
5. Escolher o servidor da base de dados, no nosso caso será “mysql” e em seguida carregar na opção “OK”


 
6. Colocar a palavra passe colocada no ponto 2:


 
7. Colocar a palavra passe para configuração do redmine, para facilitar deverá ser a mesma do passo em cima:


 
8. Confirmação da palavra passe do ponto 7:

Índice:

  1. Pré requisitos
  2. Instalação de pacotes
  3. Configuração do Redmine
  4. Configuração SVN
  5. Integração do Redmine com SVN
  6. O primeiro Commit

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto

    Excelente artigo Francisco. Parabéns! Um abraço

  2. Avatar de Dinis
    Dinis

    esta a haver uma conferencia ao vivo de apresentação do windows 8 e respectivo hardware de terceiros e da propria microsoft.. penso que merece a mesma atençao dada aos eventos da apple, onde é feito um live update pelo pplware…

    só um reparo
    Cumprimentos
    Dinis

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Dinis,

      O Pplware está la representado pela nossa Administradora Ana. Brevemente teremos noticias do evento aqui no Pplware.

      Até já

  3. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Sugeria e pedia se não seria possivél uma série de tuturiais sobre criação e admnistração de um servidor GIT, visto num nivel micro-empresarial, se tornar mais fácil de gerir, há ferramentas gráficas espectaculares para GIT (ex: Source Tree), pelo que poderia ser interessante explorar esta potencialidade, ainda num ambiente micro-empresarial, sería interessante tentar explorar ambientes gráficos de gestão, pois é nestas empresas que a polivalencia das pessoas mais se faz notar, não sendo normalmente as pessoas especialistas em manutenção, configuração de servidores, mas “fazem uma perninha”.

    Fica a sugestão

  4. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Bom guia!

    Sugestão para mais um: Ubuntu + nginx + mysql + trac + git. Que tal?

  5. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Boa tarde Francisco,

    Excelente artigo.

    Vou sugerir algo, que me tem feito muita falta, e que nunca consegui encontrar nenhum tutorial na net minimamente apresentável.

    Preciso de criar uma máquina (com ubuntu server ou centos), para instalar o mysql e xampp (ou outro) para poder ter o meu próprio servidor web… Como o posso fazer??

    Abraço

    Continuação de bom trabalho.

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Pode sempre fazer no ubuntu server 12.10 o comando:

      sudo apt-get install apache2 mysql-server mysql-client php5 libapache2-mod-php5

      Cumprimentos

      1. Avatar de Hugo Santos
        Hugo Santos

        Boa tarde Francisco,

        Antes de mais agradeço a tua resposta.

        Aproveito para fazer mais duas questões.

        1- Como crio a base de dados e tabelas (visto não existir ambiente gráfico)
        2- Como acedo ao servidor do exterior?

        Obrigado.

        Abraço

        1. Avatar de Francisco Aragão

          Boa noite,

          Poderá utilizar este programa para a criação de bases de dados via ambiente gráfico:

          https://pplware.sitedev.pt/windows/software/mysql-workbench-desenhe-base-de-dados/

          Para utilizar o servidor do exterior deverá abrir os portos do router (TCP 80) e depois ou através de uma conta free do dyndns ou pelo IP aceder ao servidor web.

          Cumprimentos

  6. Avatar de antonino

    Achava melhor fazer isto em windows, fica muito caro a assistência técnica para instalação. “joking”

    1. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      antonino, estás a gozar, mas eu no windows tenho isso configurado com Team Foundation Server, em windows server, com visual Studio de forma simpes e rápido, se quiser configurar o mesmo esquema com Linux, controlo de versões, sistema de gestão por interface gráfico e afins, tenho de comprar Licenças de software (Apesar do apanágio que tudo é free), tenho de requerer assistencia técnica paga, e tenho de dar formação aos utilizadores de forma a usarem algumas das ferramentas gráficas miseraveis que existem para SVN ou GIT, pois há acções que só funcionam por linha de comandos, no fim, feitas bem as contas não sei o que vale mais a pena ou o que sai mais caro. E se numa empresa grande justifica ter um departamento de redes/helpdesk, numa empresa pequena ou média, não se justifica pois não há trabalho que o justifique, logo são custos extra.

  7. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    Coincidência, comecei esta semana a trabalhar com o Redmine.
    Parabéns pelo artigo.

  8. Avatar de Duarte Mechas
    Duarte Mechas

    Estás a esquecer de uma coisa… podes associar cada commit a uma Issue do Redmine.
    Pelo menos com o GIT consegues, com o SVN é provável que sim

  9. Avatar de Henrique Sousa
    Henrique Sousa

    Olá,

    Gostava de saber se poderiam fazer um Tutorial tipo este mas sobre “Como fazer um servidor de e-mail em Linux”.

    Aguardo Resposta!

    Cumprimentos,
    Henrique Sousa

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de Henrique Sousa
        Henrique Sousa

        Obrigado!

        Cumprimentos

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        +1 à espera, aliás isso sugerir isso.

      3. Avatar de Joao T.
        Joao T.

        Mais um à espera!!

      4. Avatar de Redin

        Aproveitem e instalem a ferramenta anti-spam P2T 😉

  10. Avatar de J. Nogueira
    J. Nogueira

    Como Web Developer utilizo svn há pelo menos 5 anos e para gestão de repositórios de versionamento tenho usado sempre o uSVN. Vou dar uma vista de olhos no RedMine já que parece ser interessante.

    A vantagem do uSVN é que a partir do momento em que está “emparelhado” com o subversion, é possível fazer tudo pelo interface web, desde:
    – Criação de repos;
    – Criação de users;
    – Criação de permissões por grupos de users
    – Ver worklogs/versões ao detalhe e consultar as alterações de código.

    Tenho usado sempre até aqui CentOS com acesso exterior através de uma VM em Viatta.

    Se for interessante, sugir que façam um artigo para configurar o OpenVPN ou então fazerem uma coverage ao Viatta.

    Fica a sugestão.

    Abraço a todos!

  11. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    Os meus sinceros parabéns pelo artigo , excelente trabalho Francisco Aragão .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  12. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Os meus parabéns pelo excelente trabalho. São artigos como estes que aumentam a pontuação da credibilidade e utilidade do pplware.

  13. Avatar de Paulo Pereira

    Excelente artigo Francisco. Os meus parabéns.
    Ainda com o objetivo de ajudar as micro e as nano empresas, deixava-lhe a sugestão de abordar de forma semelhante a criação de um servidor com OplenLDAP e Samba.
    Estas são necessidades de qualquer empresa seja ou não de base tecnológica.

    Cumprimentos,
    Paulo Pereira

  14. Avatar de Preto
    Preto

    Muito bom artigo Francisco e pertinente.
    Obrigado!
    Estou completamente de acordo com a sugestão do amigo Paulo Pereira.
    Sei que ainda agora começou esta rubrica, mas tambem me parece importante o Samba e OpenLdap. Apontem aí…;-)

    Continuem com o excelente trabalho.

    Nuno Preto

  15. Avatar de lmx
    lmx

    Parabéns Francisco pelo artigo, esta muito bom!! 😉

    cmps

  16. Avatar de joao
    joao

    excelente artigo!!! vai-me ser muito util!! obrigado

  17. Avatar de FSilva
    FSilva

    Antes de mais nada quero felicitar toda a equipa da Pplware, por finalmente abordarem (ainda) mais produtos e serviços OpenSource.

    Só quero deixar uma sugestão para quem só quer SVN integrado (já que o Redmine aborda muito mais serviços), o UberSVN (http://www.wandisco.com/ubersvn). No entanto ainda é “pesadito”, pois utiliza o Tomcat para motor de Java. No entanto a sua instalação é do mais simples que existe.

    Abc e continuação de bom trabalho.

  18. Avatar de ked
    ked

    Que tal colocarem esta informação toda num único documento PDF? Acho que seria um bom documento para consultar à posteriori.

  19. Avatar de xpto
    xpto

    Boas,

    Tentei instalar e seguir os passos mas dá-me sempre o seguinte erro

    Creating config file /etc/redmine/default/database.yml.new with new version
    granting access to database redmine_default for redmine@localhost: already exists.
    creating database redmine_default: already exists.
    dbconfig-common: flushing administrative password
    Populating database for redmine instance “default”.
    This may take a while.
    NOTE: Gem.source_index is deprecated, use Specification. It will be removed on or after 2011-11-01.
    Gem.source_index called from /usr/share/redmine/vendor/rails/railties/lib/rails/gem_dependency.rb:21.
    rake aborted!
    (): found character that cannot start any token while scanning for the next token at line 7 column 13

    Tasks: TOP => db:migrate => environment
    (See full trace by running task with –trace)
    Error when running rake db:migrate, check database configuration.
    /var/lib/dpkg/info/redmine.postinst: 279: exit: Illegal number: -1
    dpkg: error processing redmine (–configure):
    subprocess installed post-installation script returned error exit status 2
    Errors were encountered while processing:
    redmine
    E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
    paulocosta@srvdev:/$ Gem.source_index is deprecated, use Specification. It will be removed on or after 2011-11-01.
    Gem.source_index: command not found
    paulocosta@srvdev:/$ Gem.source_index called from /usr/share/redmine/vendor/rails/railties/lib/rails/gem_dependency.rb:21.
    Gem.source_index: command not found
    paulocosta@srvdev:/$ rake aborted!
    rake aborted!
    No Rakefile found (looking for: rakefile, Rakefile, rakefile.rb, Rakefile.rb)

    Alguém me pode ajudar? PArece-me que tem qualquer coisa relacionada com o ruby.

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Bom dia, experimenta fazer:

      1. mysql -u root -p
      2. colocar a pass de root do mysql
      3. drop database redmine_default;
      4. exit
      5. sudo apt-get install libgemplugin-ruby
      6. colcar a pass do user
      7. experimentar correr novamente

      Cumprimentos

  20. Avatar de jaocarsan
    jaocarsan

    Só faltou ali um:
    sudo service apache2 restart
    antes de poder ir a:
    http://localhost/svn

    De resto mt obrigado pelo artigo ! 🙂

  21. Avatar de Yuri Planzo
    Yuri Planzo

    Seu tuto é excelente e me ajudou muito, porém tive muita dor de cabeça para instalar o passenger, pois obtinha o seguinte erro:

    #
    # ERROR: While executing gem … (NameError)
    # uninitialized constant Gem::RemoteFetcher::OpenSSL
    #

    Descobri, depois de muitas pesquisas, que o erro acontecia porque usamos proxy aqui na empresa.

    Para resolver basta adicionar um parametro “-p” seguido do endereço e porta do servidor de proxy. No caso ficaria:

    $ sudo gem install passenger -p http://ip.do.server.proxy:porta

    Seria legal se pusessem essa dica dentro do tutorial, pois pode ter acontecido o mesmo problema com outras pessoas.

    Abraços!