Navegue nos data centers da Google com o Street View

43 Comentários

Os centros de dados da Google são uma das mais bem guardadas infra estruturas no mundo da informática. Poucas pessoas conseguem ter acesso ao seu interior e ainda menos conseguem ver o que por lá se passa.

São os locais onde estão guardadas e são processadas todas as informações vitais dos utilizadores e onde os servidores onde assentam serviços da Google são mantidos.

Mas estes locais secretos foram agora abertos ao mundo de forma virtual, passando a podermos visitá-los através do Street View.



As razões deste secretismo prendem-se com a necessidade de segurança e de privacidade dos dados que estão alojados nesses locais.

Poucas pessoas entraram nos data centers da Google e por uma boa razão: a nossa principal prioridade é a privacidade e a segurança da informação e temos percorrido um longo caminho para a proteger, mantendo estes locais debaixo de um olhar apertado.

Ao mesmo tempo que temos partilhado as nossas melhores práticas e design, e vindo a publicar, desde 2008, informação sobre a sua eficiência, apenas um pequeno grupo de colaboradores tem acesso ao próprio piso dos servidores.

A partir de hoje, qualquer um de vós pode ver o interior dos nossos data centers e realizar uma visita virtual sem comprometer a segurança do local.

Com a novidade agora apresentada pela Google podemos visitar, virtualmente, todos esses locais que consideramos zonas interditas e inacessíveis.

É possível visitar o data center de em Lenoir, na Carolina do Norte, e ver de forma minuciosa esse local. Mas a Google não se limitou a dar acesso ao interior do data center e permite que os visitantes percorram a totalidade das instalações.

Caminhe pela porta de entrada principal, suba as escadas, vire à direita junto à mesa de ping-pong e desça ao piso do data center. Ou então, dê uma volta pelos exteriores das instalações e veja as nossas infra-estruturas de refrigeração eficientes energeticamente. Poderão ainda assistir a um vídeo com uma visita guiada sobre o que se está a ver no Street View e sobre o equipamento.

Se não pretenderem perder esse tempo a visitar cada detalhe desse local, podem ver no vídeo abaixo uma apresentação rápida do que estão a perder. É uma visita que se recomenda a todos e não apenas àqueles que trabalham nesta área.

Vejam as boas práticas que a Google aplica nestes data centers e vejam a forma arrumada e harmoniosa como estes locais funcionam.

Para além desta nova funcionalidade do Street View, a Google disponibiliza ainda o website Where the Internet lives onde podem, através das fotografias de Connie Zhou, ver, pela primeira vez, a tecnologia, as pessoas e os locais que permitem manter a Google a funcionar.

O véu de secretismo que envolvia estes locais foi agora levantado e mostra, com algum grau de detalhe, como funciona a Google por dentro.

É uma visita que se recomenda e que todos devem fazer, ainda que de forma virtual e à distancia!

Homepage: Take a walk through a Google data center
Homepage: Google

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Goyanes
    Miguel Goyanes

    É difícil encontrar palavras para descrever isto…

  2. Avatar de antonio
    antonio

    existe alguma aplicação que possa fazer uma cena destas?

    1. Avatar de nuno
      nuno

      claro que não

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Ou claro que há, depende da cena que ele quer fazer lol

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Há aplicações variadíssimas para fazer bués cenas meu! Resta saber o que são as cenas que queres!

  3. Avatar de DarkTux
    DarkTux

    Brutal !!!

  4. Avatar de Marisa Pinto

    Mais imagens dos Data Centers da Google:
    (atenção, as imagens podem fazer com que nos apaixonemos pelos locais!)

    http://imgur.com/a/xQPKq

    1. Avatar de DJLinux

      Não levei o aviso a serio …. Agora … I’m in Love !!

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      UAU!! Altamente!

    3. Avatar de T. Castro
      T. Castro

      É simplesmente fenomenal. O nível de organização para a complexidade dos sistema é simplesmente de outro mundo (quase).

  5. Avatar de tiago
    tiago

    Na 1ªfoto está la´um cão(róbotico?) e um soldado da Guerra das Estrelas!

    1. Avatar de djx
      djx

      Existem vários easter eggs eheh
      Visitei um em 5 minutos e vi um boneco android ao lado dos servidores, um empregado a “fugir” cheio de snacks nos braços e outro com um boné às cores a ver Rick Astley – Never Gonna Give You Up! xD

  6. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    HÁ UMA DÚVIDA QUE ME ASSOLA,,,, Imaginemos que há um incêndio (cruzes credo) e aquilo tudo arde??? Como é??? Há cópias de segurança algures??? Perdem-se milhões de dados irremediavelmente???? Os dados estão duplicados algures noutro sítio qualquer do mundo, ou espalhados pelo mundo???? Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, tem de haver. Para teres uma ideia, há empresas que guardam as cópias de segurança num cofre de segurança num banco.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Até existem vários clones constantemente a ser actualizados, e cópias de segurança dos clones. Existem sempre várias cópias. Pode haver tremores de terra, incêndios, tornados ou uma guerra nuclear, que os dados estarão sempre seguros algures nos lugares mais inimaginais do planeta ou se calhar até fora dele. 😉

      2. Avatar de lmx
        lmx

        confirmo, no caso não são copias, mas sim a info com mais de 5 anos(deixa de ser legalmente requisitada)vai para um cofre!!
        ha a outra info ja esta num outro tipo de cofre…que mais parece um armazem relativamente grande ao ponto de albergar os servidores e bases de dados, a mais de 20 metros seguramente de profundidade…não sei mas pelo tempo que os elevadores demoram a descer ate talvez mais que isso!!

        cmps

    2. Avatar de Hélder Ferreira

      Claro que tem de haver.

      É capaz de terem um sistema automático de backups onde a frequência de backups são realizados em função da quantidade de dados que estão a ser gerados.

      Também devem usar sistemas redundantes, onde a mesma informação está armazenada em dezenas de outros servidores, em caso de um falhar, o outro logo imediatamente entrar em operação.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se quiseres ter uma ideia daquilo que é usado para replicar a informação, podes ler alguma informação que é pública como o artigo do Google File System.

        http://research.google.com/archive/gfs.html
        http://en.wikipedia.org/wiki/Google_File_System

        O artigo é antigo, mas acho que dá uma ideia da base da redundancia.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        os datacenters apesar de parecerem juntos normalmente estão separados…em clusters. com sistemas de eliminação de incendios, etc…oo seja estanques, normalmente existe sempre um sistema tipo mirror(raid 1) por ethernet com ligações por fibra de pelo menos 10gb/s

      3. Avatar de lmx
        lmx

        boas existem ligações tipo raid 1 com fibra optica por ethernet com pelo menos 10gb/s …

        cmps

    3. Avatar de carlos
      carlos

      a google tem vários data centers espalhados pelo mundo e as informações mais importantes estão sempre espelhadas/copiadas por vários destes data centers

    4. Avatar de tiago
      tiago

      no video está explicado que os dados estão sempre em 2 servidores em diferentes locais e os ficheiros principais sõ guardados fisicamente mais uma vez(quando vez um braço do robot a trabalhar).

      Existe uma empresa em Portugal que é considerada uma das melhores do mundo em segurança de dados.
      Tem um datacenter em Portugal anti-bomba e um dos principais clientes é a NATO.
      Não são muito grandes, são muito discretos, mas nunca perderam nenhum dado, e por isso são contratados para assegurar dados críticos de empresas e organismos internacionais.

    5. Avatar de Valente
      Valente

      Mas voltando ao incêndio. É impossível haver um incêdio nisto, nada combustível, correntes fracas curtocircuitos não contam e se houver um fuminho num canto é logo eliminado. Temperatura ambiente 20 a 24º e humidade 50 % +/- 10.
      Gostava que mostrassem o emaranhado de cabos que há debaixo daquele chão falso.
      Trabalhei nisto, não tão grande mas nada disto me admira.

    6. Avatar de Nelson Nunes
      Nelson Nunes

      Um dos datacenters em carnaxide, que é bem pequeno cada sala tem 8 extintores de 100kg cada ligados, que são accionados automáticamente em caso do minimo odor de incendio. os sistemas AVAC, são tambem importantes para manter a sala completamente “pura” sem fumos exteriores que possam activar os extintores.

      A salas são isoladas com materias não-inflamaveis e anti-incêndio.

      A Tape Store Room, é onde se mantem todas a informações de acções (LOGs), é crucial a sala tape store, cada Tape armazena cerca de 320 gigas de logs, e cada Tape Machine, leva cerca de 500 Tapes, a máquina é quase um cofre.
      A tape store está sempre numa divisão á parte do Data Room ( onde estao os servidores )

      Toda a rede interna do datacenter é em fibra-optica, alem de ter uma sala forte de alta segurança, para dados sensiveis.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Obrigado por esta actualização.

    7. Avatar de JOSE CARLOS MAXIMIANO
      JOSE CARLOS MAXIMIANO

      Minha nossa. Será que se gastariam tamanhos recursos para ser lambido por um incêndio> Existe um mecanismo de combate a incêndio por abafamento, portanto impedindo a presença do oxigênio, um dos elementos do triângulo do fogo, que impede a propagação de qualquer incêndio num ambiente de datacenter. Ele tem um custo elevadíssimo mas é elemento essencial para esse tipo de instalação.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    nao é preciso ir tao longe. basta o simples caso da avaria de um disco rigido. é óbvio que a informação não está guardada num único sitio.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Nem mais!
      Esse é o principal factor de perca de dados. Em servidores, perca de discos é o prato do dia. Gravar a informação nos discos em raid, e se algum avariar, é só trocar e faz logo cópia de um para o disco novo.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      para a situação que estas a falar os sistemas raid resolvem o problema sem replicar nada para outro lado, ou localização…

      mas a questão que se colocou era outra, a de os arrays de discos que estão num local serem comprometidos ou por fogo ou por outro tipo de danos e para essa situação existe replicação para outro lado sempre…com sistemas reduntantes e sistemas que estão constantemente a verificar se esta tudo ok…se detectarem que um cluster ficou danificado a determinado nivel , estes sistemas activam outro…o cliente nem nota!!

      cmps

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Gostei de ver o Darth Vader na sala dos servidores 😛

  9. Avatar de Valente
    Valente

    Um equipamento destes nunca pára por avaria. Circuitos em duplicado ou triplicado, avaria uma placa, o próprio equipamento informa qual é a avaria e o que está avariado. Basta o técnico pegar numa nova, ir ao local, trocar a avariada e após testes o equipamento informa OK. Só lhe falta bater palmas.
    Nos anos 80 a EDF em França já tinha salões de equipamentos assim.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      A EDF tem actualmente um cluster brutal e que foi falado aqui no pplware a uns tempos atras…não sei é o SO que corre mas se não me falha a memória acho que é o todo poderoso Debian…

      cmps

  10. Avatar de lmx
    lmx

    offtopic…or not:
    ubuntu 12.10….18/10 !!
    🙂

    cmps

  11. Avatar de watt
    watt

    um à parte… o videos do sapo está horrivel com a publicidade… o youtube esta bem melhor neste aspecto…

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem dias, o YouTube agora mete pub à frente e a possibilidade de após 5 segundos irmos directamente para o vídeo.

    2. Avatar de Mac

      e achas que a sapo e a google vivem de quê?

      Publicidade…

  12. Avatar de Paulo Bastos

    Excelente, adorei, mas por questões de segurança não sei se é boa ideia, bom mas penso que as instalações devem estar super protegidas por pessoal qualificado (refiro-me aos seguranças e não engenheiros…).

  13. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Já estive em datacenters pelo o mundo todo e participei na concepção de alguns , este para mim tem 2 aspectos dignos de referencia.
    O arrumo , e o cuidado de acabamentos (os tubos estão pintados com as cores certas 🙂 ) ,
    Os patins , que agora vejo que teriam dado um imenso jeito nalguns 😛
    Pareceu-me ver uma staging area já dentro do Datacenter , o que viola algumas boas praticas , mas pode ser para descansar que alguns servidores são pesados 🙂
    Btw , em Portugal existem alguns que não ficam atrás em aspecto , apenas na dimensão e muito , mas também , não existe ninguém em Portugal com as necessidades de storage que a Google tem.
    Também não é frequente ver Stormtropers nem R2D2 espalhados pelos datacenters , mas existem tux’s 🙂

    Abc

    Ps: A dimensão é o que mais impressiona de facto , e as cortinas por causa do arrefecimento são giras (as da APC são mais feias 🙂 )

  14. Avatar de joao
    joao

    bem que gostava de trabalhar num datacenter assim!!! ui
    i’m in love!!!;)